A Garota Alemã

A Garota Alemã Armando Lucas Correa

Resenhas - A garota alemã

Lorraine 11/12/2021

Nossa... este livro é lindo e ao mesmo tempo muito triste! Eu não conhecia a história do St Louis, o navio dos renegados. Ao conhecer o navio através do livro, fiz várias pesquisas e passei realmente a conhecer a história por trás de um livro tão impactante. O que aconteceu com aquelas pessoas foi realmente muito triste, e o autor conseguiu retratar o sofrimento que marca gerações. Recomendo a leitura.

Marcio Claver 14/12/2021

A garota Alemã
Achei o livro tocante! Me lembrou um pouco o livro Herdeiras do Mar, talvez pelo tipo de narrativa ou porque mostra como as guerras mudam a vida das pessoas de ontem e de hoje.

Ali 02/02/2024

Gostei bastante!
Gostei muito, e gostei mais ainda em saber que o livro mesmo sendo uma ficção ele tem como palco um momento real da história. O livro vai narrar judeus tentando fugir da Alemanha nazista por um navio que iria para Cuba. Mas muitas coisas acontecem. O livro vai alternar entre passado e presente através da narrativa de 2 pessoas. Gostei bastante, porém achei que em alguns momentos o livro acabou um pouco lento.

Gustavo616 27/09/2023

Extremamente sensível
Um dos livros mais profundos e mais sensíveis que já li na vida. Impossível não se emocionar com a história de Hanna

Vanêssa 26/03/2022

Gostei bastante do livro! Uma história triste e emocionante q se passa no período da segunda guerra mundial.

Paty Tuma 01/03/2021

Surpreendente história envolvendo duas adolescentes
No início achei a escrita meio ?infantil?, compatível com a idade da adolescente narrando a história. Com o desenrolar, me envolvi completamente com a história e com os lugares descritos. Me impressionei quando descobri que a história do navio St Louis é real e me senti em Cuba com a descrição da ilha.

Dai Solyom 18/01/2024

Atrocidades de um passado não tão distante
Essa é a primeira vez que ouço falar de St. Louis.

Eu nunca havia pensado no que poderia ter acontecido com os outros judeus que não foram capturados e mortos durante o nazismo alemão, e saber um pedaço da história dos refugiados abriu essa janela.

O livro é magistral, capítulos curtos e concisos, além de transmitir uma emoção real em diversos arcos.

A forma relatada que diversos países negaram asilo político para esses refugiados (aliás acontece até hoje) mostra que não apenas os nazistas foram cruéis executores, mas também os Chefes de Estado de tantas outras Nações condenaram cidadãos inocentes a morte.

O arco de Hanna é lindo e devastador.

Até quando existirá em pleno século XXI essa intolerância religiosa? Étnica? Cultural?

Não importa seu sexo, a cor da sua pele, sua crença ou qualquer coisa que outra pessoa queira classificar, somos todos iguais, todos humanos (alguns nem tanto).

Me dói saber que a história é um círculo perfeito, que mais cedo ou mais tarde sempre se repete.

Laís 30/08/2023

O livro conta a história da imigração de alemães para Cuba , durante o governo Nazista ! Vamos descobrir junto com Hannah o que aconteceu com seu pai e outros parentes. A história inicia-se com ascensão do Nazismo na Alemanha até a chegada de Fidel castro no poder em Cuba !

a.bookaholic 21/09/2020

Que livrão!
A Garota Alemã é baseado na história real do Navio ST Louis que zarpou da Alemanha em maio de 1939 com cerca de mil passageiros no total, sendo por volta de 900 deles judeus. O destino era Cuba, país que negociou aceitar refugiados. Porém, houve uma mudança de termos enquanto o navio estava em alto mar. A chegada ao novo país foi negada e pouquíssimos passageiros tiveram autorização para desembarcar. O navio teve de regressar para a Europa e estima-se que ao menos 1/4 desses passageiros tenha morrido em campos de concentração.

O livro é dividido entre duas narradoras que intercalam os capítulos entre passado e presente: Anna (narradora do período presente, em 2014) que recebeu uma carta de uma tia-avó distante, Hannah, que quando menina esteve a bordo do ST Louis. Os personagens são construídos minuciosamente e cada um deles têm uma história pra contar.

Nesse livro aprendi bastante sobre Cuba, sobre o período da Revolução Cubana. Que coisa horrível! Tinha até mesmo campos de concentração lá com uma frase na entrada semelhante àquela de Auschwitz.

Após negada a entrada em Cuba, o ST Louis tentou refúgio nos EUA e no Canadá, e também lhes foi negado. Essas nações, apesar de tardiamente, reconheceram a gravidade e responsabilidade de seus atos. Cuba, diferentemente, nem ao menos faz menção ao ST Louis em seus livros de história.

"Ninguém se importa com o fato de termos comprado esses documentos com as economias de toda uma vida. Agora um presidente desalmado ousa assinar um decreto para invalidá-los."

site: instagram.com/a_bookaholic

Sasa 12/09/2023

?No final, não matei meus pais. Não foi necessário. Papa e Mama arcaram com a culpa. Eles me forçaram a me atirar no abismo junto com eles.?

Gabriella911 04/05/2024

Gosto bastante dessa historia,e gosto tbm de livros da Alemanha nazista,nao sei porque mas acho muito interessante

Bru 13/10/2022

Para quem gosta de tema de segunda guerra mundial, certamente vai gostar de ler. Uma história enriquecedora e emocionante, mas triste também. Só de imaginar o que uma garota de apenas 12 anos passou naquela época, ainda mais em época de guerra, vai se comover com cada coisa que ela passou!

Indico demais!

Liliane.Alves 06/07/2020

Hannah e Anna
Livro lindo do início ao fim, que escrita envolvente, me emocionei do início ao fim