A Garota Alemã

A Garota Alemã Armando Lucas Correa

Resenhas - A garota alemã

barbaragonzagaf 27/05/2023

Muito bom! Escrita fluida, capítulos envolventes.

Inspirado em um evento da Segunda Guerra Mundial pouco explorado e comentado, que passou a ser reconhecido, por alguns governos, no final do último século e início dos anos 2000.

Marina474 13/08/2023

Tocante
Eu amo livro que me fazem engajar a ponde te querer "manipular" a cena descrita. Como se pela riqueza de detalhes e o envolvimento gerado fizessem que desejasse ter uma penseira e explorar os cantos nem sempre desvelados da narrativa. Como se, de alguma forma, eu pudesse interferir para que as coisas se curassem, as coisas se acertassem e ainda assim as atrocidades não fossem esquecidas.

Robtavares 15/08/2023

Belérrimo
Triste do início ao fim! Muito sofrida a vida das famílias retratadas... muitas perdas... a belíssima alegria do reencontro também. Um livro muito lindo! De uma sensibilidade incrível!

Taís 26/08/2023

Hannah e Anna
O livro conta a história de Hannah e cicatrizes que uma guerra deixa . Também conta a história de Anna e a ausência do pai. As duas histórias se cruzam quando chega uma carta para Anna de Hannah, sabemos o que foi o St.Louis o transatlântico que marcou sua vida. Sentimos também o que uma guerra, suas incertezas, crueldades deixam no espírito das pessoas.

Monica Sobrinho 28/08/2023

Acompanhamos a história de Hannah (1939) que vive na Alemanha nazista e, por sua família ser judia, se vê sendo obrigada a sair do seu país em um navio com outras 900 pessoas para de refugiar em outro País. Acompanhamos também a história de Ana (2014) uma garota que não chegou a conhecer seu pai que morreu no trágico acidente das torres gêmeas antes dela nascer. A história dessas personagens vai ser cruzar e elas vão se perceber uma na outra. É uma leitura rápida mas de muita profundidade.

Laís 30/08/2023

O livro conta a história da imigração de alemães para Cuba , durante o governo Nazista ! Vamos descobrir junto com Hannah o que aconteceu com seu pai e outros parentes. A história inicia-se com ascensão do Nazismo na Alemanha até a chegada de Fidel castro no poder em Cuba !

Sasa 12/09/2023

?No final, não matei meus pais. Não foi necessário. Papa e Mama arcaram com a culpa. Eles me forçaram a me atirar no abismo junto com eles.?

Gustavo616 27/09/2023

Extremamente sensível
Um dos livros mais profundos e mais sensíveis que já li na vida. Impossível não se emocionar com a história de Hanna

Portal JuLund 25/07/2018

A Garota Alemã, Editora Jangada
“A Garota Alemã” é uma obra emocionante e sensacional. Um dos pontos importantes é ser baseada em fatos reais e um dos grandes contextos é a Segunda Guerra Mundial, porém existe muito mais. Além disso, temos a história na visão de crianças, o que pode emocionar ainda mais os leitores devido a forma que veem o mundo e as tragédias que ocorrem.
Esse livro é intercalado com capítulos no passado e no presente. No passado, conhecemos Hannah que tem apenas 11 anos e vive em Berlim. Sua vida era muito boa e passava grande parte dela com seu amigo Leo. Tudo muda quando tem inicio a Segunda Guerra Mundial e Berlim é invadida por nazistas (Alemanha) e ocorre uma grande caçada a Judeus. A vida de Hannah e seus pais muda, e a garota não entende muito bem porque Berlim deixou de ser realmente um lar e o motivo para tantas pessoas menosprezarem sua família, os obrigando a se mudar.

Resenha completa no

site: http://portal.julund.com.br/resenhas/resenha-garota-alema-editora-jangada

Guynaciria 17/08/2018

Hannah Rosenthal, garota de 11 anos, judia, que está fugindo da Alemanha no auge do período nazista.

Nesse livro temos duas narrativas, a primeira é de  Hannah Rosenthal, ainda criança, vivenciando os horrores da guerra e em especial a perseguição aos judeus. A segunda é de Anna, um garotinha que mora com a mãe, e esta vivenciando o processo de luto pela morte de seu pai..

O livro tem como pano de fundo a Segunda Guerra mundial, em especial um episódio que aconteceu com o navio St Louis, que saiu de Berlim e tinha como destino final Cuba, mas que devido a diversos problemas que surgiram em decorrência da guerra e da politica interna de determinados países, acabou tendo mais de um destino final.

Foi interessante acompanhar o desenrolar dessa história, ver como as pessoas foram afetadas por uma guerra sem sentido, e mesmo após décadas, ainda se sentiam devastadas pela dor que lhes foi infligida. Mas principalmente ver, que apesar de tudo, todos mantinham uma fagulha de esperança a qual se agarravam para seguir em frente.

Esse livro é maravilhoso, é vale a pena a leitura.

Michelle.Leonhardt 01/04/2020

Vale a pena!
Um livro muito bom, vale muito a pena. Conta a história de uma família alemã que consegue fugir da guerra pelo navio St. Louis. Essa é a premissa. Porém, temos muito mais do que isso nesse livro. Temos uma visão sobre o holocausto e o curso da vida diferente de tudo que já li até hoje. A travessia foi só o começo, de certa forma.

Neste livro conhecemos Hannah, uma menina judia de de 12 anos que mora em Berlim com seu pai Max (influente professor universitário) e sua mãe Alma. Uma família judia de posses que agora sofre a discriminação no período do pré holocausto (1939). Com o cerco se fechando e a ameaça iminente, decidem partir para Cuba a bordo do navio St. Louis com outras famílias judias.

Esse é apenas um pedaço de uma história que se cruza com a história de Anna, uma menina que vive em NY em 2014. Anna e sua mãe viajam a Cuba para conhecer melhor o pai de Anna, cujo passado também está em Cuba.

Essas duas personagens vão se encontrar, como esperado pela premissa, e é esse encontro (muito mais que a própria travessia que também é narrada em detalhes no livro) que nos conduz ao verdadeiro teor e sentido da existência dessa história. O navio St. Louis realmente existiu e impactou a vida de muita gente. Um romance de ficção histórica que vale muito a pena.

Merece muito ser apreciado. Recomendo!

Suellen.Hosoi 18/08/2021

Um livro de guerra, que faz sofrer, pensar e repensar na maldade humana. Não relata os campos de concentração, mas descreve a vida dos Rosenthal, tentando fugir da Alemanha, antes da guerra ser deflagrada.
A história é contada em dois tempos. Hannah em 1939 e Anna em 2014... histórias que se misturam e contam as felicidades em Berlim, a fuga no St Louis, a esperança rumo a Havana, terminando nas "maldições" da família Rosen.