O Jardim das Borboletas

O Jardim das Borboletas Dot Hutchison

Resenhas - O jardim das borboletas

Michele.Acquafreda 20/05/2018

Terrivelmente pesado...
Uma mente doentia que acha que pode guardar a beleza das mulheres para ele de uma forma totalmente perversa. Assim era o ?Jardineiro? que criou um ?jardim de borboletas? com mulheres sequestradas, marcadas e abusadas por ele e seu filho.

Fazia muito tempo que não lia um livro tão triste e pesado como esse. Nem sei como cheguei ao fim do livro. Acho que deveria ter parado na primeira sensação de nojo e horror que tive. Acabei a leitura com o coração apertado; angustiada.
Apesar de ser uma história fictícia, sei que é algo muito próximo de fatos reais.
E isso me doeu demais. Não que eu queira fingir que certas coisas não existem ou romantizar a realidade, mas acho desnecessário reforçar algo tão cruel e de um maneira tão marcante.
A mente humana é algo que me preocupa...

Deza Farias 28/02/2019

@???????????????????
?????????????????
? ?????? ??? ?????????? | Dot Hutchinson | p. 304 | 5.0/5 ??
???????????????????
????????: cenas de sexo, estupro, violência, assassinato, abuso de menores, rapto, cativeiro... (+18)

"??????? ??????? ??????? ? ????? ???? ????????. ?????? ???????? ?? ????????? ????? ? ?? ????? ??? ?? ?????? ??????? ??????? ???? ????"

Sabe aquele livro que provavelmente vai ferrar seu psicológico, e mesmo assim você vai amar? Esse é o livro. Quem me conhece sabe que eu amo esse livro: é cruel e perfeito na medida certa. Amei fazer a releitura dele.

No livro vamos conhecer a história de Maya e de como ela se tornou uma borboleta. Na medida que Maya vai sendo interrogada pelos agentes Victor e Eddison, vamos nos aprofundando numa história de horror.

Maya vai contando como foi acordar no jardim, junto a algumas meninas borboletas, e como ela conhece "O jardineiro"

Na medida que Maya vai se aprofundando no depoimento, mesmo ela estando em frangalhos pelas últimas horas, vamos vivendo o drama pela pespectiva dela. Como era conviver com as outras borboletas, como era saber que tinham um prazo de validade, e o pior como elas se apoiavam para não sucumbir aos estupros diários.

O livro é forte demais, e mostrar uma das piores combinações: dinheiro e uma mente doente. Afinal, o jardineiro realmente achava que estava dando uma vida melhor aquelas meninas. Que ele realmente as amavam. E uma das provas era a forma como eternizava as suas borboletas.

Eu amei muitas personagens, em especial Maya e Bliss, que meninas fortes. Maya, é uma das personagens mais fortes e destermidas que já conheci. Eu chorei bastante durante várias passagens do livro, mas na parte de keely eu simplesmente desabei. E claro, os agentes também roubaram meu coração. Avery tem meu ódio eterno, e Des... Tenho as mesmas dificuldades que Maya, ele poderia ter feito mais. Deveria ter sido menos covarde.

A escrita da autora é perfeita, eletrizante e fluida. Ela nos insere na história de uma forma que conseguimos vivenciar tudo com a maior clareza.

????
? O jardim das borboletas

1° Leitura - Fevereiro/2019 - 5???
2° Leitura - Maio/2023 - 5???

thais.moore 19/03/2019

[resenha] O jardim das Borboletas – Dot Hutchison
Amazon: https://amzn.to/2UJHWLM

Hoje vamos falar de um livro que ao mesmo tempo que tem sua beleza, nós traz um sentimento de repugnância ao lê-lo. O Jardim das Borboletas é o primeiro volume de uma trilogia The Collector. No Brasil só foi publicado o primeiro volume por enquanto, sua edição está lindíssima e encanta qualquer um.

Jardim das borboletas é um livro que começa pelo fim, quando dois agentes do FBI se deparam com uma difícil missão. Eles conhecem em uma sala de interrogatório a misteriosa Maya (assim ela diz se chamar).Ela acabou de se ver livre de um cativeiro e está ali para esclarecer e dar luz ao terror que viveu dentro do jardim.

Isso mesmo amigo, um homem conhecido na história apenas como o Jardineiro, mantinha várias jovens presas em um lugar que ele chamava assim. E o nome faz jus ao local, já que realmente lá era cópia de um jardim de verdade, com árvores, flores e pasmem, até cachoeira.

Nesse local isolado, o jardineiro prendia suas reféns e lá dava a elas um novo nome, e sua obsessão por borboletas era tão grande que ele tatuava asas de borboletas em suas costas e fazia com que elas estivessem sempre lindas e prontas para servi-lo. Completamente obcecado pela beleza, o Jardineiro sequestrava meninas jovens e belas. Mas por que ele faz isso?

‘’ Ele queria encontrar mais alegria na vida do que normalmente encontrava.’’ (pág. 23)

Conhecemos durante a leitura personagens marcantes na história, na vida de Maya e do jardineiro. Ali dentro as meninas se ajudam e criam amizades, e quando o jardineiro leva um familiar para o jardim se veem mais ainda frente a frente com o terror e o medo.

O livro apesar de narrado pela protagonista tem um ritmo eletrizante. Maya com seus mistérios é a grande incógnita do livro e nos deixa mais e mais intrigadas sobre o que acontecia naquele jardim. Descobrimos que os segredos que ficaram escondidos no jardim podem ser os mais apavorantes.

O Jardineiro é a figura mais intrigante. Ele é completamente louco como percebemos logo de cara, porem ali naquele cativeiro ele trata suas ‘’ borboletas’’ muito bem, querendo que elas sempre tenham o melhor e demostrando imenso amor por elas. Doentio, não? Um passo em falso no jardim pode fazer você ter um fim terrível e assustador.

‘’ Coisas bonitas tem vida curta.’’ (pág. 76)

Todas as perguntas são respondidas durante a leitura, um livro que me surpreendeu muito positivamente, nunca sabia o que esperar e a cada página era um sentimento diferente. Visite o Jardim e desvende seus mistérios, lá um jardineiro louco deixa literalmente todas as suas borboletas marcadas.
#resenha#borboletas#editoraplaneta#suspense#amamos#book

Jad 27/04/2019

Bom!!
Gostei bastante mas o final poderia ter sido melhor.

Bee 04/05/2019

"Algumas pessoas desabam e nunca mais levantam. Outras recolhem os próprios cacos e os colam com as partes afiadas viradas para fora."
Me prendeu do início ao fim, mesmo não sendo uma leitura fácil, tive que parar pra respirar várias vezes. Só peca em alguns detalhes, achei a romantização de algumas cenas desnecessárias, bem fora da casinha, mas nada que me fizesse desistir de ler ou algo assim. Confesso que esperava mais do final, justamente pelo desenvolvimento ter sido construído de uma maneira tão intensa e gradual , só por isso tiro uma estrela, mas não deixo de recomendar.

Karin Cristine 18/05/2019

O Jardim das Borboletas
Olá meus amores tudo bem com vocês??
Meninas somem misteriosamente!! Ao acordar aparecem em um belo Jardim, seus nomes são substituídos por de espécies de borboletas.
Quem as levou??? Ele é conhecido como O Jardineiro!!!
Carambaaa!!! Que suspense policial mas MARAVILHOSO e bem bolado!!!
Nunca mas quis fazer tatuagem com forma de borboleta kkkkk
O Jardim das Borboletas é aquele livro de tirar o fôlego, quando você pega não quer mas largar.
Super recomendo !!!!
Cuidado com as Borboletas!!
? A justiça é algo falho, que na maior parte do tempo não resolve nada.

? Se uma rosa for chamada de qualquer outro nome ela deixa de ser rosa?

? Ele nos chamava de borboletas, mas éramos todas cachorras bem treinadas , na verdade.

? O problema com sociopatas, na verdade, é que você nunca sabe onde eles estabelecem seus limites.

? Porque um Jardim precisa de borboletas.

Já leu?? me conte o que achou!!
Ainda não ?? Leia, você vai amar e se surpreender !!!
Espero que tenham gostado super beijão
Kah?

Vanessa Vieira 01/06/2019

O Jardim das Borboletas - Dot Hutchison
O livro O Jardim das Borboletas, da americana Dot Hutchison, nos traz um suspense policial de primeira linha, repleto de mistério, terror e onde nada é o que realmente parece ser. Dividido entre passado e presente e com uma protagonista que segue uma linha de raciocínio nada confiável, a trama gira em torno de um serial killer obcecado por capturar a beleza de suas vítimas e que vai aos extremos da crueldade e da insanidade humana para isso. Com personagens fortes, intrigantes e repletos de facetas e um enredo ricamente elaborado, o livro se sagrou como um dos melhores thrillers policiais que eu li neste ano de 2019.

Em uma mansão isolada e quieta, circundada por um maravilhoso jardim, repleto de lindas flores e árvores frondosas, se esconde uma coleção de raras borboletas. Essas borboletas nada mais são que belas jovens, sequestradas e mantidas em cárcere privado por um homem brutal e obsessivo, que se autointitula como Jardineiro. Cada uma das moças é codificada por um nome de borboleta e, então, são tatuadas com o seu exótico desenho correspondente.

Quando tal "jardim" é descoberto pela polícia, uma das sobreviventes da terrível barbárie é levada às autoridades para prestar depoimento. A tarefa de juntar as peças deste quebra-cabeças macabro cabe aos agentes do FBI Victor Hanoverian e Brandon Eddison, que acabam trabalhando em um dos casos mais chocantes e perturbadores de suas vidas. Maya, a enigmática garota que sobreviveu as crueldades do Jardineiro, parece não muito disposta a esclarecer os sórdidos detalhes do que viveu no "jardim", o que acaba dificultando ainda mais o trabalho dos competentes agentes da polícia. Em meio a velhas mágoas e ressentimentos, traumas diversos e um relato de fazer embrulhar o estômago, fica evidente que se esconde segredos ainda mais obscuros por trás do terrível homem, obcecado pela beleza de suas vítimas...

O Jardim das Borboletas foi uma grata surpresa e um daqueles tipos de livro que conseguem te deixar intrigada do início ao fim da leitura. Com uma trama bem elaborada, intrincada e que não poupa detalhes sórdidos, a história de Dot Hutchison muito me impressionou e conseguiu me deixar aterrorizada por um bom tempo, visto que explora toda a maldade e sandice da mente humana. Narrado em primeira e terceira pessoa por Maya, o enredo é construído sobre uma base de suspense ímpar, que vai se descortinando pouco a pouco em meio as atrocidades que nos são apresentadas e que, de certa forma, acabou me lembrando vagamente o filme O Silêncio dos Inocentes, de 1991.

Maya é uma personagem forte e perturbadoramente misteriosa. Por mais que os seus relatos sejam claros, concisos e intrinsecamente pessoais, é perceptível que ainda existem esqueletos escondidos no fundo do armário e isso nos deixa ainda mais amedrontados e, claro, chocados com o que está por vir. A jovem foi espancada, mutilada e estuprada por diversas vezes, além de presenciar cenas atrozes e assassinatos cruéis e friamente arquitetados e, como mecanismo de defesa, quando estava sendo violentada, sua mente passava por uma espécie de abstração, mergulhando em livros, poemas e até nos contos góticos de Edgar Allan Poe. Mesmo sendo uma narradora nada-confiável, é por meio de sua ótica que ficamos conhecendo como o Jardineiro atuava e também a co-participação de sua família frente a toda barbárie enfrentada.

Os agentes do FBI Victor Hanoverian e Brandon Eddison são lados opostos de uma mesma moeda. Enquanto Hanoverian é arisco, incisivo e absurdamente desconfiado, Eddison é compreensivo, cria empatia por Maya e procura envolvê-la na mais profunda confiança, afim de que a garota se sinta protegida e revele com detalhes o que viveu nas mãos do Jardineiro. Entretanto, a jovem é ardilosa e escorregadia, tanto pelos traumas enfrentados quanto por seu instinto de sobrevivência, que a fortaleceu mas também lhe embruteceu perante as mazelas da vida.

"Meus segredos são velhos amigos. Eu me sentiria uma péssima amiga se os abandonasse agora."

Em síntese, O Jardim das Borboletas nos traz um suspense muito bem elaborado e conduzido, repleto de atrocidades, loucuras e obsessões. Com personagens que levam uma verdadeira vida dupla e um descortinamento pra lá de aterrorizante e surpreendente, o thriller de Dot Hutchison se mostrou uma excelente leitura e um dos melhores livros do gênero que eu li até o momento. A capa é hard cover e nos traz a ilustração de uma borboleta em meio a um montante de terra e a diagramação está bem caprichada, com fonte em bom tamanho e revisão de qualidade. Recomendo, com certeza!

site: http://www.newsnessa.com/2019/06/resenha-o-jardim-das-borboletas-dot.html

Guilherme.Ribeiro 18/06/2019

Um enredo bruto e promissor, mas com um final decepcionante
Sabe, há muitos livros que tem um enorme potencial justamente por apostarem no "chocar para conquistar". O livro é violento, sem vergonha de demonstrar o horror da obsessão do homem chamado de "O jardineiro", porém alerto para um plot twist totalmente desnecessário no final, que arruinou, ao meu ver, todo o desenvolvimento até ali, porque simplesmente pareceu forçado e colocado de qualquer jeito na história. Apesar de ter gostado de Maya, não sei se lerei a continuação.

Larissa N. 29/06/2019

Criativo dentro de um tema que já é tão difundido
Gostei muito de como a história é levada para um caminho original dentro de um tema que teoricamente não teria muito no que surpreender. Ainda que hajam falhas de percurso, como situações não críveis dentro do enredo, atinge a curiosidade ver situações um tanto inusitadas com personagens que se tornam imprevisíveis pelas dúvidas morais que se seguem. É um livro para se ler com a cabeça mais aberta pelas novidades que se tem a oferecer do que pelo enredo fechadinho.

Maria Clara | @aclaraleu 12/07/2019

Resenha @pixelbooks
Uma das minhas leituras de fevereiro foi o livro O Jardim das Borboletas, que foi o livro do último #PamdeBel. Mas, antes de comentar essa resenha quero deixar bem claro que este livro possui muitos gatilhos, muitos deles relacionados à abusos físicos e sexuais, estupro e violência no geral, então, se você é sensível a algum desses temas, não recomendamos a leitura do livro. ⠀
Neste livro, lançado pela @planetadelivrosbrasil, somos jogados logo de cara em um interrogatório policial. Aparentemente algum grande esquema acabou de ser desmascarado e a jovem Maya está sendo interrogada para contar o que aconteceu durante o tempo em que foi sequestrada e esteve no temido “Jardim das Borboletas”.

Logo de cara achei estranho o fato do livro ser dividido em apenas três partes e não possuir capítulos, mas, não se preocupem, cada parte é subdividida em tópicos e vai se alternando entre as lembranças do passado da Maya e o tempo presente, onde aos poucos, somos apresentados ao enredo da história e todas as suas nuances.

Algo me surpreendeu muito foi o enredo dessa história. A julgar pela capa, sempre achei que o livro fosse algum tipo de romance, mas, ao me aprofundar nessa leitura, fui descobrindo que a autora passou longe de qualquer tipo de enredo fofo e feliz. Indo por um lado sombrio e com um tema que eu nunca havia visto antes em nenhum outro livro.

Fiquei muito assustada com o tamanho dos capítulos, mas confesso que a escrita da autora é tão fluida e agradável - apesar do tema pesado - que li o livro super rápido. Mesmo o início também sendo meio confuso no começo, tudo começa a se explicar com o decorrer do depoimento da Maya e você acaba se vendo cada vez mais envolvido nesta trama.

O único ponto que me fez tirar diminuir a nota do livro foi o final. Achei que o plot não foi tão convincente assim e que as explicações da autora acabaram ficando meio rasas e confusas, no entanto, este fato não conseguiu diminuir o impacto que senti no decorrer da leitura.

Enfim, uma leitura bastante recomendada para todos que estejam dispostos a ler um livro com uma temática bem diferente e muito pesada.

site: https://www.instagram.com/p/BvCIZJegLOI/

Tamires.Assumpcao 26/07/2019

Fica um pouco difícil fazer uma resenha sem entregar o livro, mas já vi aqui que falaram basicamente os pontos principais dele, o resto vai sendo entregue ao longo da leitura e acredito que é isso que nos prende a ela.
Comecei a ler despretensiosamente, nunca tinha ouvido falar da escritora Dot Hutchison, confesso até que o comprei pela capa e sinopse sem ao menos ter lido resenhas, o que achei bom pois li sem criar expectativas e apenas me entreguei a leitura.
De início o achei até meio "bobo", a personagem não me impressionou tanto e desacelerei, mas daí bateu a curiosidade em continuar (ponto forte do livro) e me prendeu. Comecei a gostar da personagem, da perspicácia dela, dos seus gostos, Dot usou referências dentro da literatura para moldar a personagem e eu achei isso realmente incrível. Só que de repente tudo fica um pouco confuso, os diálogos voltam a ficar sem graça, o tom de humor usado em certos momentos fica um pouco exagerado e mais do meio pro final no livro comecei a desacelerar novamente, finalizei e me senti assistindo uma série muito boa porém com um desfecho corrido e fraco.
No geral é um bom livro, trata muito sobre a relação parental, sobre traumas, sobre a identidade de cada personagem, sobre o conceito do "amor" na visão de um psicopata e o principal, sobre família, que nem sempre trata-se do laço de sangue.

isabella 03/08/2019

Resenha (03/08/2019)
Esquisito. As meninas vivem aprisionadas, levam uma vida horrível, são abusadas todas os dias e têm ?prazo de validade?. Mesmo assim, agem na maior naturalidade de uma maneira incômoda. Fiquei o livro todo me perguntando quando que alguma personagem iria agir que nem uma pessoa real.

Jaina 20/08/2019

Final decepcionante
Gostei da história até perto do fim.
Acho que a autora se perdeu na reta final. Ou se apressou ... Poderia ter desenvolvido melhor.