Me chame pelo seu nome

Me chame pelo seu nome André Aciman

Resenhas - Me Chame Pelo Seu Nome

Juliana Rodrigu 18/02/2024

Esperava mais desta história! Acho que faltou um ?ponto?, fica uma interrogação e se? Sabe aquela dúvida se eles tivessem se dado uma chance? Elio e Oliver!

Saelsszx 17/02/2024

Call me by your name
Esse livro simplesmente me destruiu por dentro, é surreal de triste se identificar com o Elio, um garoto de 17 anos que se apaixona por um cara de 25.

A forma que o livro e o filme retrata o verão no sul da Itália é linda e aconchegante, me sinto como se eu estivesse la vivendo aquilo, as cores os aromas os sabores e tudo mais.

A forma que os pais do Elio sabiam o que ele sentia sempre me pega de surpresa quando eu leio esse ou assisto o filme, todo garoto gay sonha com essa aceitação.

Esse livro sempre vai ser o meu livro de conforto, digo o mesmo do filme, que inclusive teve a MELHOR trilha sonora que eu ja vi.

Mystery of Love foi G E N I A L

lialarson 14/02/2024

"blessed be the mystery of love." (mystery of love by sufjan stevens)
Eu comprei esse livro num sebo aqui perto, mas não imaginei que eu fosse me apaixonar tanto por cada detalhe dele.
a leitura fluiu muito bem pra mim, consegui entender tudo (e fiz umas anotações traduzindo do italiano por português e, confesso: foi minha parte favorita de fazer essa leitura).

alguns dizem que a relação do elio e do oliver foi de amor, mas eu ouso dizer que o andré aciman escreveu de uma forma tão verdadeira que acho "amor" pouco para descrever.
a itália já é um cenário naturalmente apaixonante, por mais que eu não tenha visitado, passei por cada canto e sentimentos que elio e oliver passaram.

algo que quero comentar também é a qualidade da adaptação, o filme é muito fiel ao livro e isso me encantou muito, algumas falas são iguaizinhas as do roteiro.

quero ler mais livros que se passam na europa e tenham essa energia da simplicidade rica de sentimentos :)

RickYhue 11/02/2024

Pura poesia
Eu chorei rios com esse livro, é algo tão lindo, poético. A construção de toque, pele, aproximação, afastamento, reaproximação, amizade, amor, sexo, intimidade é linda. André Aciman fez um estupendo trabalho. Reli pela terceira vez, e pretendo ler a quarta depois rsrs. Meu livro preferido da vida, leiam!! Tem resenha em vídeo também no meu tico teco: @richard_bookstan

esquisiticespacial 10/02/2024

Gideon
Terminei de ler esse livro exatamente três dias antes de completar um ano que eu comecei a leitura. Não sei explicar o motivo pra eu ter demorado tanto nessa leitura, só sei que essa obra me acompanhou o ano passado inteiro. Não importa o livro que eu estava lendo, esse sempre estava lá como uma tela de fundo, e sempre que chovia eu largava todo e qualquer livro para ler esse. Hoje, depois de muito tempo, choveu. E a leitura terminou.
Vejo muita, muita gente falando mal desse livro, e eu não amo ele exatamente, mas não odeio também. Acho que o problema de verdade é que as pessoas lêem ele pensando que vão receber um romance (e infelizmente acho que esse era o real objetivo do autor), mas eu nunca pensei nessa história como um romance. Desde o início sempre pareceu outra coisa, mas eu não sabia explicar antes.
O principal fator que incomoda os leitores (de resto é só o fato de que a história é meio esquisitinha mesmo), é a diferença de idade dos protagonistas. São sete anos, com um deles sendo menor de idade.
Tem uma expressão em inglês ? que eu não tenho a menor ideia de como poderia ser traduzida para o português ? que é ?grooming?. Significa basicamente: quando alguém constrói um relacionamento, confiança e conexão emocional com uma criança ou jovem para que possa manipulá-lo, explorá-lo e abusar dele.
Para mim é sobre isso que o livro trata.
O que aconteceu entre o Elio e o Oliver NÃO foi um amor de verão, e não é só porque o cenário é bonito, eles lêem poesia, e tem monólogos longos e bem articulados, e falam sobre história, e andam por Roma que torna as coisas menos piores. O livro e o filme são muito bonitos sim, mas a história desses personagens não é.
Tem uma cena perto do fim do livro ? quando o verão já havia chegado ao fim e o Oliver estava de volta só para visitar ?, em que o Oliver está andando com a Vemini e o Elio fica mais pra trás observando eles. E de repente ele pensa sobre como os anos que separam ele da Vemini são a mesma quantidade de anos que separam ele do Oliver. E nesse momento ele diz que sentiu o seu estômago se revirar e vontade de vomitar, até porque a Vemini é uma CRIANÇA. Mas neste momento em específico eu senti uma espécie de esperança muito grande pensando que o Elio ia finalmente perceber o que tinha acontecido com ele. Mas não percebeu.
O Elio ? como ele mesmo já admitiu pro próprio Oliver no livro ? idolatra o Oliver. Idolatra demais. Chega em pontos do livro em que ele pensa tanto mas tanto no Oliver que ele começa a enganar a si mesmo dizendo que ?nem se importa mais com ele de qualquer forma?, mas ele se importa sim, ele se importa mais do que seria capaz de admitir para si mesmo e continua a se importar depois de VINTE ANOS.
Não vou entrar muito a fundo no assunto da trilha sonora do filme, como ?Visions of Gideon? e a mitologia e toda a história de Gideon idolatrando Deus e não importava o quanto ele chamava, Deus nunca respondia. Se eu fosse falar sobre cada coisinha isso ficaria muito maior do que já está, mas preciso concluir de alguma forma.
Tudo que falei aqui foi minha interpretação, infelizmente. Eu não acredito que esse tenha sido o verdadeiro objetivo do autor quando escreveu o livro. Se tivesse sido, o livro certamente mereceria mais estrelas. Mas como não é o caso, duas e meia estão de bom tamanho. Duas estrelas e meia, não pela história em si, mas sim pelo espaço que ela deixou para interpretação do público.

martinth 09/02/2024

Me chame pelo seu nome e eu vou chamar você pelo meu
Toda a sensação de férias de verão no mar da Itália tá nesse livro.
a leitura é qualquer coisa, juro, n da pra descrever. experiência única.
mas a história de amor.. como eu queria viver uma.
no final fica só aquela saudade do amor passageiro de quando a gente era adolescente e não deu em nada mas tinha um p*ta potêncial. quem nunca? eu já, e me peguei corroida de saudades, de vontade de escrever uma carta, de aparecer na porta da casa, de reviver.
adiciono ainda: quando fico obcecada fico igual ao elio, me questiono igual ele, sinto as coisas do mesmo jeito. me identifiquei horrores com ele.
enfim. favoritado com certeza.

Guilherme634 06/02/2024

Se não depois, quando?
Depois infinitas vezes visitando q versão cinematográfica de Call Me By Your Name, finalmente algo despertou em mim, um interesse genuíno de explorar os reais detalhes que só o livro poderia me proporcionar. Bom, aqui estou. E já adianto, estou arrasado!

Não sei nem por onde começar. Esse livro me fez sentir coisas que eu jamais imaginara presenciar, uma vivência desse tipo, nossa, tudo é intenso, intimista e trágico, um buraco se abriu no meu peito assim que li as últimas palavras e uma onda súbita de calor e tristeza tomaram conta de mim, foi incontrolável e lindo.

O incrível diretor Luca Guadagnino trabalha o longa todo na perspectiva misteriosa e delicada do Elio, já aqui no livro, obviamente esse desenvolvimento de personagem se torna abrangente e rico em detalhes. Na maior parte da leitura eu era Elio, muito profundo, inteligente e repleto de paixão. Mas também fui o Oliver em alguns momentos, maduro, porém com inseguranças além de sua compreensão, dores e traumas que ele mesmo nem imaginava que habitavam seu corpo, um vida em coma e talvez até tomada por arrependimentos e decisões ?erradas?.

Acho que a melhor coisa foi o quão expressivo o desejo de dias intermináveis era o desejo mais profundo, lúcido e esperançoso de ambos. Esse amor sortudo se provou não caber dentro de uma vida, imagina dentro de apenas algumas semanas?

Triste. Triste e triste. Amei!

Alice456 06/02/2024

Livro com uma leitura super fluida, porém o formato dos diálogos não me pegou muito, em alguns momentos eu fiquei muito confusa, mas mesmo assim adorei a forma como é mostrado ele se descobrindo, algumas partes são um pouco estranhas de ler pq a escrita não tem filtro nenhum e retrata algumas cenas meio nojentas, mas é um bom livro.

Tatiane.Costa 05/02/2024

Foi uma leitura bem complicada, assistir o filme e pela primeira vez, acho que o filme é melhor que o livro.
Simplesmente nada é dito de forma direta, sempre fica subtendido e a expressão "até depois" me irritou muito.

alymscofield 02/02/2024

Oh to see without my eyes
Já briguei com algumas pessoas por conta desse livro?.. não me orgulho. Apesar de muitos negarem o livro é interessante sim, só julga algumas coisas quem nunca teve uma paixão assim adolescente. Claro que não estou passando pano para certas cenas, quero deixar isso bem claro.

romulocinetic 31/01/2024

Sedução/Tédio
A escrita é extremamente atrativa, mérito do autor. Fiquei à mercê das inúmeras confabulações de Elio em meio à sua paixão. O livro me perde pela monotonia constante, que me deu a sensação de nada que era descrito repetidamente fazia de fato alguma diferença ao fim.

Mas de fato faz. É uma história sobre as sensações e experiências, e a reflexão é maior que a própria história. Nesse caso, meu único problema foi não achar todas as reflexões tão interessantes assim. A falta de peso na narrativa me desprendeu de um sentimento mais vívido.

No fim o saldo é mais positivo, pois é realmente impressionante o texto em si. Seduz até o talo.

Gii 27/01/2024

È amore
Quando eu terminei esse livro eu senti como se alguma coisa foi tirada de mim, como se o verão tivesse acabado mesmo, ou como se o meu amor de verão tivesse ido embora (como o que parece) para sempre.

Eu sou apaixonada pelo filme (tanto que é meu favorito) mas esse livro me sugou muito mais. Eu senti tudo que o Elio sentiu, até quando o Oliver foi embora eu fiquei com o sentimento de "mas já? Fica mais um pouco". A única coisa do filme que eu senti falta no livro foi a cena que o Elio pede pra a mãe dele buscar ele na estação.

Eu achei que esse é um livro muito sentimental, muito sensual e muito sensível também, e foi isso que eu amei no livro. Ele aborda o sexo de uma forma tão sensível que é quase palpável e eu amo isso na escrita.

Eu não tenho nada a reclamar sobre a história, eu acho que é tudo bem escrito e bem amarrado. Eu amo muito esse filme, amo a história, amo o Elio, o Oliver e tudo nesse universo.

Quero muito viver esse amor de verão na Riviera Italiana.