Me chame pelo seu nome

Me chame pelo seu nome André Aciman

Resenhas - Me Chame Pelo Seu Nome

Rony Diego 16/03/2024

O desejo muito bem definido
Gosto muito dessa história por conta do filme e me surpreendi por causa da forma como o desejo é descrito aqui no livro, principalmente algumas partes que são um prato cheio para a psicanálise.
O final diferente do final do filme também me pegou bastante. Não esperava esses reencontros...

Space_girl 15/03/2024

Um livro lindo, envolvente, intenso e poético. Uma obra fascinante que me prendeu do início ao fim, Foi incrível mergulhar nos pensamentos de Élio.

robbswife 15/03/2024

Intenso, nostálgico, desesperador, feliz.

Um dos melhores livros que li, escrita impecável, muitas vezes me vi sentindo exatamente o que Elio estava sentindo. Íntimo. Riquíssimo em detalhes, nunca desnecessários. Personagens magníficos, relações incomparáveis.
Se não depois, quando?

Gabriel 14/03/2024

Eu adorei!
Não tenho certeza se acho melhor que o filme, mas, mesmo assim, vale muito a leitura. Finalizei em 3 dias que, para mim, foi um tempo bem rápido.
A história é praticamente a mesma do filme, com poucas diferenças que só quem é muito fã, vai notar.

Nota 5/5 com certeza.

Kaldeirwn 14/03/2024

Extremamente cansativo
Uma leitura lenta e agarrada onde muito é dito, mas nada acontece de fato. Descrição de detalhes incrível, porém em excesso, oq acabou por atrapalhar o desenvolvimento fluido da leitura. O mistério gerado pelos olhares "frios" do Oliver nos intriga no começo e ficamos ansiosos pra vê-lo ceder a olhar com ternura pro protagonista, mas a demora deixa me deixou cansada e sem paciência. Pulei logo pro final pra ver se valeria o tempo de ler o desenrolar da história sobre como chegamos a esse ponto e me deparei com um final igual o início. Completamente cheio de nada, entediante, raso e opaco.

Otávio Monquelat 13/03/2024

Todos que já se apaixonaram um dia foram Elio, e acho que esse é um dos pontos mais fascinantes deste livro: o poder que ele tem de te fazer se imaginar, te colocar naquele lugar quase como o de uma terceira pessoa assistindo, se conectando e se identificando nos pensamentos e inseguranças do protagonista.

Esse livro é como uma música da Taylor Swift, ele te coloca no lugar do eu lírico e te faz viver enquanto ele recorda todos aqueles trágicos acontecimentos. E como um amor de verão, ele não dura, mas te marca para sempre.
Manuely.Souza 14/03/2024minha estante
Sempre menciona Taylor Swift kakakakakak

Otávio Monquelat 14/03/2024minha estante
mas nesse caso faz sentido com o livro, pq tem uma música dela q é muito a história delesKKKKK

Manuely.Souza 14/03/2024minha estante
Eu li um livro que citava a Taylor.
?Melhor doque nos filmes?
É um romance bem água com açúcar que eu li em um dia

Otávio Monquelat 14/03/2024minha estante
gosto de romance tráfico

Mandy 13/03/2024

Q livro lindo. Amei o final, tudo valeu a penos, os traumas o pêssego, tudo por esse final, q perfeito, mil vezes melhor q o final do filme. O início é meio chatinho e lento, a primeira parte é muito lenta, a segunda é a terceira parte são melhores e bem mais parecidas com o filme. Mas a última parte é perfeita, chorei e me apaixonei, a melhor parte do livro todo. O livro como um todo é bom, bem escrito. Gostei da leitura e amei o final, favoritei o final, mas não o livro.

cah 11/03/2024

Incrível!!
Apesar das críticas que recebi quando disse que queria ler, é exatamente como eu esperava, um "romance" lento em que você mergulha em cada cenário e observa de fora cara pensamento do Elio de uma forma detalhada, quando o leitor "quebra o tabu" que é o sexo e o sentimento de excitação e transforma em algo romântico e sentimental, a forma de ler e interpretar o livro muda completamente.
gostaria de ler esse livro pela primeira vez denovo.

owendelramos 11/03/2024

Talvez eu precise de terapia
É engraçado ver como a cabeça dele funcionava depois de assistir o filme. Nas primeiras páginas fiquei meio incomodado como ele descrevia o Oliver, e as coisas que ele imaginava. Eu fiquei muito desconfortável mas a leitura foi ficando cada vez mais interessante, e quando vi, estava chorando já nas últimas páginas. O livro tem partes que são bem cansativas, como se fossem um "tampa buraco" para alguns furos, mas dá pra relevar. Se você assistiu apenas o filme, sugiro que leia, já que acontece muitas outras coisas que não são mostradas no filme. Essa obra fez eu refletir por um tempo sobre as relações que criamos ao decorrer da vida, e como às mantemos, longe ou perto.

Por alto, a nota é 4 pelo enredo, mas achei as descrições meio extensas demais (sendo que eu amo descrições longas), e talvez seja mais pela forma que estava sendo escrita.

Melissa.Maraschin 11/03/2024

Me chame pelo seu nome traz uma história bonita, eu particularmente gostei bastante, gostei de vários trechos também, muito inspiradores.
Os ambientes descritos são muito bonitos, trazem paz.
Ler este livro me trouxe um sentimento muito agradável.

Jeff 09/03/2024

Memórias de um verão inesquecível
Acho que nunca tinha lido algo que conseguisse me transportar tão bem para o ponto de vista de um personagem e me fizesse sentir todos os sentimentos dele de forma tão natural e leve e entender tudo o que ele pensa e fala. A Itália nunca me foi tão convidativa e linda quanto a dos anos 80 retratada nessa história.

Um romance de verão em que os personagens não sabem que existirá um início, sem a definitiva se haverá um meio, mas com certeza com um fim definido, definitivo para ambos.

Lindo, apaixonante, com leitura leve e muito instigante e imersiva!

Luã 08/03/2024

Fim de leitura
Gostei bastante do livro, embora os pensamentos do Elio me fizessem questionar as vezes se eu realmente devia estar lendo esse livro.

Assim como muitos, vim depois de assistir o filme, algumas cenas eu já estava preparado como a do pêssego porém, existe uma cena logo no finzinho que me fez questionar ainda mais o por que o autor achou de bom tom escrever aquilo.

O Epílogo, por assim dizer é perfeito e simplesmente me deixou triste para uma caramba, aqui a gente percebe que se hoje em dia um romance LGBT é complicado, nos anos 80 podia ser pior ainda. Novamente o autor escreve coisas questionáveis que na maioria são do Elio, eu entendo que aos 17 ele era muito novo porém aos 32 ele já devia ter melhorado e muito os pensamentos.

Por fim, creio que seja uma leitura boa, mas se você tiver problemas aí dar continuidade a leitura pausada em meio de capítulo, se prepare são 265 páginas divididas em 4 partes.

Chorei muito lendo, simplesmente leiam.

Duda 06/03/2024

é...
Eu tentei mas definitivamente esse livro n era pra mim, demorei bastante pra ler justamente pq me prendeu em pouquíssimos momentos.

Aharis 05/03/2024

Me Chame Pelo Seu Nome
Sinceramente, eu acabei gostando muito do livro e me apeguei bastante com os personagens, por muitas vezes, simplesmente me identificar. Seja pela mente do Elio, ou pelo jeito irônico de Oliver. Todas essas relações intensas entre os personagens diz muito sobre eles e refletem bastante nos relacionamentos do cotidiano. Por exemplo, Oliver estar sim apaixonado pelo Elio, mas nunca dificultaria sua vida e sua carreira para ficar com ele, que é um reflexo do seu egoísmo e da sociedade homofóbica da época. Ou seja, se prefere achar um par "perfeito" segundo seus parâmetros sociais, do que aceitar o que realmente é destinado. Ignorando toda química, amor, respeito e genuidade, que foram construída durante a breve relação. Sendo por isso, "Me Chame Pelo Seu Nome" não tem um final feliz, e nem triste, apenas realista!