Guerra e Paz vol. 01

Guerra e Paz vol. 01 Leon Tolstói

Resenhas - Guerra e Paz

Aline 06/06/2023

Um clássico, impossível de ser resumido.
"Em tempos de paz, os filhos enterram seus pais. Em tempos de guerra, os pais enterram seus filhos." [ou algo assim]

Não sem razão, temos aqui um exímio clássico da literatura. Confesso que quando iniciei a leitura ~ com um certo medo do calhamaço que me esperava ~ sabia muito pouco do livro. Claro, imaginei que teríamos algumas descrições de batalhas, mas nada como as descrições e narrações de Tolstói sobre as guerras napoleônicas e seu avanço sobre a Rússia. Como tudo começou, como aliados russos se tornaram inimigos e auxiliaram a invasão. O que fazer depois que se vence uma batalha, a guerra; o inimigo deve ser perseguido? Até quando?

Eu realmente nunca havia pensado que, mesmo durante a guerra, o resto do mundo continua funcionando... Pois é, e não apenas em outros países, mas no próprio país que está em guerra, as pessoas continuam com sua vida. Sim, existe vida e rotina concomitantemente com a guerra. Neste caso, Tolstói mostrou a nobreza russa, com suas relações, festas, saraus, casamentos... tudo continua mesmo em meio à guerra.

Além desta realidade, Tolstói mostrou também os conflitos internos de muitos, aqueles pensamentos comuns ao ser humano e ainda assim vergonhosos ~ como a traição, vista por ângulos diferentes, a morte de um pai e a busca pelo sentido da vida e seu propósito. E, por essa razão, Guerra e Paz é, sem dúvidas, um clássico da literatura mundial. E, como tal, atemporal e apátrida.

Mas, ainda assim, se trata de literatura russa, vinculada a seus costumes e regras não ditas. É comum que o leitor muitas vezes confunda os nomes dos personagens e localizações territoriais (afinal, o autor entrelaça momentos e batalha com acontecimentos sociais).

Sinceramente?! Recomendo a leitura. Mas, prepare-se pra ela; leis devagar, com calma e atenção. É um livro riquíssimo que, a meu ver, não deve ser devorado, mas apreciado.

Italo139 02/06/2023

Gerra e paz e um livro satírico perfeito para amantes de tensão romance e ação e n e a atoa que tão bom quanto falam

Matheus 17/05/2023

Espetacular!!!
Depois de um mês e meio mergulhado nesse monumento da literatura, finalmente posso dizer que entrei para o grupo seleto de leitores que leram Guerra e Paz. Que obra magnífica, não é à toa que Carpeaux diz: ?Guerra e Paz a única obra das literaturas modernas que merece o lugar ao lado da epopeia homérica.? A obra é considerado uma das maiores obras-primas da literatura mundial. Publicado originalmente entre 1865 e 1869, é um romance épico que retrata a sociedade russa durante o período das guerras napoleônicas. Guerra e Paz é amplamente admirado por sua profundidade de personagens, descrições detalhadas e narrativa envolvente. Tolstói explora temas universais como o destino, a história, a guerra e a natureza humana, oferecendo uma visão abrangente da sociedade russa da época.

A obra é conhecida por sua extensão e complexidade, apresentando uma vasta gama de personagens e histórias entrelaçadas. Tolstói mergulha nas vidas e nas emoções dos personagens, enquanto fornece uma análise detalhada dos eventos históricos. Além disso, o autor aborda questões filosóficas e morais, questionando a natureza da guerra e a busca pela felicidade e significado na vida.

Guerra e Paz é valorizado não apenas por sua riqueza literária, mas também por sua representação realista da sociedade e por sua reflexão profunda sobre a condição humana. A obra continua a ser lida e apreciada por muitos, e sua relevância e impacto perduram ao longo do tempo.

Como o próprio Tolstói disse: ?Guerra e Paz não é um épico, nem uma crônica histórica. Não é um romance ou uma reflexão filosófica. É tudo isso. Mas principalmente, é uma obra russa.?
Guerra e Paz acaba de se tornar um dos melhores livros que já li na vida. Recomendo fortemente. Leiam Tolstói!
Marina.Alcala 16/08/2023minha estante
Olá! Você pode me ajudar? Finalizei agora a leitura do livro e encontrei alguns erros na impressão e montagem do segundo volume. A segunda parte do epílogo está com algumas páginas trocadas (pelas páginas equivalentes do primeiro volume), algumas páginas ausentes e alguns números trocados (sim, um caos). Gostaria de saber se você encontrou estes erros nos seus livros ou se, infelizmente, dei azar :(

Matheus 16/08/2023minha estante
Olá, acabei de verificar no meu exemplar e está tudo certo: a primeira parte do epílogo encerrando o romance e a segunda parte trazendo um tratado sobre a guerra. As páginas estão numeradas corretamente. Aconselho você a procurar o clube para solicitar um novo exemplar; eles são bem compreensivos. Já aconteceu de eu receber um livro com um leve amasso na ponta, e eles me enviaram outro sem a necessidade de devolver o primeiro. Espero ter ajudado e que seu problema seja resolvido. ?

Marina.Alcala 16/08/2023minha estante
Obrigada por ter verificado o seu livro, de verdade! E fico feliz por você não ter sido prejudicado, na verdade. Vou fazer exatamente isso, entrar em contato com eles. Obrigada, novamente, pela ajuda! :)

matheusvbarbosa 14/05/2023

Incrível testemunho histórico
Fim da leitura desse testemunho histórico incrível? Por horas fiquei deslumbrado com os relatos de guerra e o crescimento dos principais personagens, claro, nas possibilidades da Russia daquela época. O livro tem alguns altos e baixos, confesso que esperava um final mais impactante, no que diz respeito ao final dos principais personagens. Talvez eu esperasse uma Natasha mais forte após seus devaneios ao longo da narrativa, mas na verdade, isso não é algo que Tolstoi se propôs desde o início da história. Enfim, já posso colocar no currículo meu primeiro
Tolstoi ??

Thiago 11/05/2023

Foram basicamente 6 anos para ler esse livro e no fim só digo que terminei pq não consigo parar uma leitura até finalizar mesmo que esteja muito massante. Me perdoe quem gosta, mas é chato pra caraleo.

Júlia 07/05/2023

Napoleão e Alexandre sob uma narrativa minuciosa
?Se admitirmos que a vida humana pode ser governada pela razão, a possibilidade da vida é aniquilada?. É com grande imaginação e, acredito, experiência no exército russo, que Tolstoy redige brilhantemente uma narrativa em torno das guerras napoleônicas no oriente europeu. Com uma pitada de sociologia e filosofia, o autor cria personagens da aristocracia e os mescla entre as figuras históricas, dando não apenas mais profundidade como também humanizando batalhas muito encaradas sob um ponto de vista prático e tático. Ao decorrer da obra, é possível não apenas observar o estudo intenso de Tolstoy para escrever Guerra e Paz, mas também sua opinião explícita sobre como os historiadores não descrevem corretamente diversos eventos, culpando um lado ou o outro por seus erros óbvios e não levando em consideração a humanidade sobrenatural das pessoas ali envolvidas. Seus personagens são incrivelmente falhos e reais, como é característico do realismo russo, e ainda assim suas histórias são cativantes e memoráveis, cada um com suas individualidades. Tratando muito sobre o acaso e sobre a genialidade, o nobre russo engloba em seu texto tudo o que é necessário para uma boa história, incluindo personalidade, crítica, amor (romântico, fraternal, nacionalista), história e uma escrita de tirar o fôlego. Não à toa esse clássico marca gerações há quase dois séculos.

Haryadne.Moreto 07/05/2023

Tudo tem dois lados.
Primeiro que Guerra e Paz já assusta pelo tamanho e a ideia de um livro difícil, mas o Tolstói tem uma escrita apaixonante, simples, fácil e cativante, nada de termos difíceis.
O livro basicamente vai permear entre três famílias: Rostov, Pierre - Bezukhov, Bolkonsi. Natacha uma menina que vai fazer alguns homens ficarem de amores por ela, devido sua beleza e alegria. Ela fica noiva de Andrei Bolkonsi mas a Natasha se mete em uma confusão que vai acabar com o noivado e deixa-los arrasados. Pierre que não vive muito as conveniências da época, não se sente pertencente e tenta essa busca de si mesmo; Andrei e Maria Bolkonsi que vivem com as duras rédeas do pai, principalmente Maria. Andrei, depois da decepção com Natacha, se entrega ainda mais as funções no exercito e a amargura.
A Rússia está sob o ataque de Napoleão e Tolstói vai entrelaçando essa pano de fundo com os acontecimentos nas vidas dessas personagens. Essa mistura de fatos históricos, as narrativas das guerras e como o escritor nos faz parar para pensar sobre esses fatos é maravilhoso.

Biel.Rocha 05/05/2023

Realmente um colosso
O único "defeito" desse livro é ser GRANDE, mas sem perder a vontade de ler as próximas páginas. Esse livro não é apenas um romance, é também uma aula de história e uma bela apresentação de como em cada história há um ponto de vista diferente, do qual nos faz despertar uma dúvida acerca de como REALMENTE aconteceu todos os acontecimentos históricos.

yasneryst 04/05/2023

Magistral
É como ler 10 livros em um.
Não acho que posso desenvolver descrição melhor.
Uma obra grandiosa cuja fama já fala por si só. É também um desafio para a maioria dos leitores de literatura clássica. É aquele livro que você fica mentindo que leu até o dia que de fato termina de ler.
As narrativas que se desenvolvem no livro, acompanhadas das descrições históricas, assim como a aparição de personagens históricos, traz pra obra uma característica incrível: no seu imaginário, Pierre, Natacha, Andrei e Maria existiram tanto quanto Napoleão e Alexandre I.
Se você tiver tempo para se dedicar a leitura dessa obra peço que o faça, você não vai se arrepender, mas tem que acreditar nisso.

cattess 02/05/2023

Até a metade do livro eu não tinha visto nada demais nele. Os personagens tinham me interessado pouco e a história quase nada. Depois acabei me afeiçoando por alguns e gostei de acompanhar os seus destinos. Acho que perdi muito por ler essa versão e não a de mais páginas (pelo o que eu li na resenha de outras pessoas) então talvez não tenha funcionado para mim por causa dessa edição.

Jessica858 29/04/2023

Guerra e Paz descreve a guerra napoleônica e nos mostra como a sociedade russa se comportava nesse momento histórico. Mesmo sendo um livro fictício temos uma vaga noção do momento. O romance de Tolstoi não me prendeu tanto mas não deixa de ser um livro extraordinário.

jackpveras 27/04/2023

Absurdamente Incrível
Os meus olhos acariciaram de forma terna e erótica, sem nenhuma pressa, as mais de duas mil páginas que integram esta divindade literária que compõe o cânone da literatura mundial. Guerra e Paz merece estar entre as obras de arte mais aclamadas do planeta. É, sem dúvidas, uma das maiores criações já feitas pela mão do homem.

Não recomendado a leitores ainda não habituados ao estilo russo de fazer literatura.

Depois de alguns Dostoievkis, Nabokovs, Puchkins e Mayakovskis já será possível desbravar Guerra e Paz.

Márcia 26/04/2023

No início do livro, Tolstói, de forma bem sutil, já nos mostra a complexidade da narrativa e do que irá ser tratado, “?Um passo além dessa linha, que lembra a linha que separa os vivos dos mortos, representa o desconhecido, o sofrimento e a morte. E o que existe lá? Quem está lá? Além daquele campo, e da árvore, e do telhado iluminado pelo sol? Ninguém sabe, e querem saber; dá medo cruzar a linha, e também dá vontade de cruzá-la; mas sei que, mais cedo ou mais tarde, vai ser preciso cruzá-la e conhecer o que está lá, do outro lado da linha, assim como é inevitável, um dia, saber o que está do outro lado da morte.”? (p. 262)
Nós, leitores, ávidos por uma boa história, esperávamos uma narrativa com personagens bem construídos e um texto com muita literalidade. O que de fato é, mas Tolstói consegue ultrapassar a barreira do ficcional, e nos mostra que o maior personagem não se trata de uma pessoa, e sim, a guerra. A guerra que inflama o extremo desejo de nacionalismo. A guerra que mata o semelhante. A guerra que desumaniza. A guerra que liberta. A guerra que traz a paz. Tantos paradoxos, não?!
Os personagens históricos como Napoleão e o Czar Alexandre, tornam-se apenas rótulos com que se denominam os acontecimentos, pois, toda a narrativa é permeada de discussões filosóficas a respeito do papel desses personagens, foram eles mesmos os atores principais da história? O que desencadeou o profundo desejo de conquista de Napoleão? Por que o Czar Alexandre não parou a guerra após a fuga de Napoleão? Nós somos realmente livres para fazer escolhas?
Não se trata de um romance, é também um romance! Não se trata de um livro teórico de filosofia, é também filosofia! Assim como também é história, sociologia e também um ensaio sobre a invasão francesa da Rússia. Nele encontramos várias nuances e discussões extremamente importante acerca do ser humano, da vida em sociedade, sob o pano de fundo literário de personagens encantadores e complexos, como Pierre, Nikolai, Natacha e Mária.

Vale a pena ler!

Delma 25/04/2023

Livro que realmente impressiona!
Obra-prima de Tolstói, o livro narra, com uma incrível riqueza de detalhes, a história da Rússia durante as guerras napoleônicas na Rússia.
Traz ainda os dramas dos personagens, o comportamento asqueroso da aristocracia, como também a humildade dos camponeses.
Livro impressionante!

Natali 24/04/2023

Guerra e Paz
Me arrenpendi de ter demorado tanto para ler esse livro!!! História linda bem escrita. As cenas que escrevem a guerra são bem detalhadas e eu adorei. Os capítulos se revezavam entre a Guerra e a vida da alta sociedade em Moscou e St. Petesburgo. Toltói descreve tudo com uma crítica à sociedade alienada ao que estava acontecendo. Recomendo muito a leitura desse calhamaço!!!!