Guerra e Paz vol. 01

Guerra e Paz vol. 01 Leon Tolstói

Resenhas - Guerra e Paz

Cristiane 10/11/2023

Gostei do livro, mas achei um tanto prolixo... mas pode ser o estilo do autor. É a primeira obra de Tolstoi que leio!

Jardim de histórias 26/10/2023

Um monumento! Um livro pra ser lido antes de morrer.
Um romance histórico robusto, feito para todos. Um brilhante trabalho de inquirição histórica realizado por Tolstoi. A riqueza da escrita é tamanha, que não é difícil se ambientar e se sentir na Rússia do século XIX, principalmente no período pré-invasão, quando Napoleão ordenou a invasão da Rússia. Esse clima de incerteza aristocrático, é perfeitamente retratado em uma trama repleta de personagens fascinantes e inesquecíveis, que auxiliam na criação do maior diamante da história literária, colocando para sempre este livro icônico no topo dos grandes clássicos da literatura mundial. Tolstoi, acertou de forma espetacular ao descrever o comportamento humano no anteceder e durante o período de guerra. Podemos facilmente perceber, os traços dramáticos, às paixões, a dor física e sentimental que cada personagem proporciona e auxiliam a compor quase que de forma ilustrativa em nosso imaginário. Alguns críticos literários da Rússia, na época, enxergaram a obra de Tolstoi, como uma passada de pano aos ideais anti-eslavófilos, ao descrever a cultura francesa no ambiente aristocrático russo. O que, na verdade, a obra, retrata o oposto. Graças a um brilhante trabalho de pesquisa, que, na verdade, retratou o vazio aristocrático russo, conforme a visão de Tolstoi, e a tentativa de preencher esse vazio aristocrático e suas impressões do modernismo ocidental. Trazendo linearmente o desequilíbrio social entre senhores e servos, totalmente normalizado na época, que gerou tamanha angústia e indignação, sendo um retrato da futilidade, insensibilidade e indiferença do olhar burguês referente a escravização dos servos. Tornando esse comportamento, um abismo social, que distância de forma catastrófica os camponeses (mujiques) da aristocracia, sendo essa, parte fundamental do fio condutor que futuramente irá compor ideologicamente a revolução de 1917. Onde, esse comportamento, foi associado a exploração da burguesia contra os servos. Mas, isso é assunto para outra resenha. Referente a associação da cultura francesa em território russo, o que é muito retratado no livro, para melhor entendimento, será necessário voltar em 1717, no início século VIII, durante o império de Pedro o Grande, que em suas viagens a França, iniciou-se, o período de reforma modernista, com uma grande introjeção da cultura francesa nos costumes russos. No ciclo aristocrático, o francês, era tido como a língua principal, devido à sensação de sofisticação e requintes de nobreza, essa ideia persistiu durante o império de Catarina II. Catarina, estimulava a contratação de preceptores franceses para facilitar a supremacia francesa nas gerações futuras. Somente em meados do século XIX, com o movimento Eslavófilo, organizado por intelectuais que eram contrárias as influências ocidentais que suplantaram os valores tradicionais, que começou ideologicamente o combate contra esse comportamento. O livro tem uma certa fluidez, porém, necessariamente denso, que requer total concentração e dedicação. Conhecimento de história, principalmente a que se refere a guerras napoleônicas, auxiliará muito na compreensão histórica da obra, que utiliza como pano de fundo a contraofensiva mais extraordinária da história das guerras. Outro ponto, para quem conhece mais a fundo a história de Tolstoi, tanto por meio de biografias ou por acompanhar suas riquezas literárias, percebe de forma bem diluída, um pouco das características do autor na criação dos personagens, tudo isso, muito bem elaborado, tornando essa influência, muito bem entrelaçada com às características extremamente criativas dos personagens. Outra característica importante, são a riqueza de detalhes contidas na obra, acrescentando e muito na robustez da história. Simplesmente um livro primoroso que ficará eternizado em nossa memória literária, um verdadeiro instrumento histórico, apaixonante e eterno!
N.I.X. 26/10/2023minha estante
Sou louca pra ler

Jardim de histórias 26/10/2023minha estante
Sensacional! Não se arrependerá!

Jardim de histórias 26/10/2023minha estante
Muito profundo e denso

Adriana 27/10/2023minha estante
Tão bom quanto o filme?

Jardim de histórias 27/10/2023minha estante
Sim, verdade!!!!

Bruna 21/09/2023

Resenhar um livro como Guerra e Paz, lido assim parceladinho e com tanto prolongamento, é um pouco difícil.
A obra tem muitos méritos, claro, mas acredito que o quadro geral não se caracterizou como uma história favoritada, ou até de muito apreço.
Ao acompanhar as histórias, é como se estivessem duas linhas narrativas ocorrendo: os relatos das vidas daqueles dentre a aristocracia que foram personagens da guerra ou da vida cotidiana (entre a nobreza, sempre) e a segunda parte, onde entram as próprias reflexões de Tolstoi sobre a guerra, as campanhas e a visão histórica influenciada pela França que se tinha sobre Napoleão e suas guerras.
Uma grande percalço que tive foram com as longas narrativas de estratégias de guerra que as vezes não iam para lugar nenhum. Entendo que existe muito planejamento e mudanças de planos em um cenário assim, mas deixa a leitura em certas partes tediosa.
Personagens que você se interessa e gostaria de ver mais as vezes simplesmente somem da narrativa ou morrem misteriosamente, causando certa frustração.
Senti pouca empatia em vários momentos ao ver os problemas que a nobreza encarava como sendo o fim do mundo em face da guerra, e não conseguia me conectar, já que tudo parecia simples e fútil, o que pode, claro, ser parte do objetivo do autor.
Talvez eu tivesse me identificado mais se víssemos também o ponto de vista das classes baixas, o soldado simples, a família trabalhando que o aguardava em casa.
O romance ao menos me abriu os olhos para muitos aspectos da cultura russa que eu desconhecia (como o fato de falarem francês entre a aristocracia) e por isso, considero que a leitura foi muito válida, mas não me satisfez na questão de trama.
O epílogo também, que foca tanto na parte filosófica e questões da guerra que provêm dos devaneios de Tolstoi são muito cansativos agora que não estão entremeados com as histórias e deixou a leitura um pouco mais arrastada.
No mais, me sinto muito orgulhosa por ter vencido o calhamaço.

Prênteci 14/08/2023

Impressionado com os russos na arte da escrita. Beberam de fontes ricas, e decidiram entregar muito. Guerra e Paz é desses livros que marcam para todo o sempre. Personagens vívidos, gigantes, presença quase real. Pierre e Natasha são um doce presente para quem ama incondicionalmente e sabe que a vulnerabilidade é um atributo humano. Condensando paixão, guerra, luta de classes, amor, traição, redenção, perdão e outros nobres comportamentos e sentimentos humanos, Guerra e Paz é daqueles livros que facilmente colocamos entre os melhores que já lemos. Comigo foi assim. Às vezes me peguei, na calada da madrugada, me deleitando com as tiradas das personagens e as manifestações do mais puro amor, até mesmo no olho do furacão que deve ser uma guerra. Delícia de leitura. Recomendo à milésima potência.

Joey Resende 10/08/2023

Extenso
Imenso em todos os aspectos, muitos personagens, muitas páginas muita confusão. E um enredo simples, mas em partes instigante.

Fernando.Dumas 26/07/2023

Um romance histórico perfeito
Guerra e paz é um romance perfeito, que traça um retrato perfeito da Prússia durante as guerras napoleônicas e a guerra de 1812.Tlatoi consegue construir personagens extremamente criveis.

Thais 20/07/2023

Um livro excepcional para quem gosta de clássicos. Todos os personagens são bem trabalhados e suas histórias são distintas. Há uma carga muito grande de assuntos importantíssimos, como políticas, amor e morte.

A maior dificuldade que tive foi gravar os diversos nomes e sobrenomes impronunciáveis, além dos locais e onde estava cada personagem. Mesmo assim, foi uma leitura grandiosa.

Hildeberto 12/07/2023

O filme do Snoopy estava certo
Concordo com o filme do Snoopy: "Guerra e Paz", de Léon Tolstói é um dos, senão o, melhor romance já escrito.

Não é uma leitura fácil, nem rápida - e eis a sua beleza. Tolstói escreveu algo sobre um grandioso acontecimento histórico - as Guerras Napoleônicas - ao mesmo tempo que mergulhou nas profundezas das almas de suas personagens e que contemplou verdades eternas, porém indecifráveis.

Cada personagem, cada situação, cada fato parecem reais, vivos: são pessoas que já conhecemos, situações que já passamos, fatos que já presenciamos.

Tolstói foi além: conseguiu mostrar de forma poética o que une nossas histórias individuais à história maior. Porém, o mais belo do autor é sua sutileza: em nenhum momento ele exalta o feito dos grandes homens; Napoleão foi menos elogiado do que um soldado; para ele, maior e melhor do que conquistar nações é ser uma pessoa boa; a vida em si é o que importa.
Deisi 12/07/2023minha estante
Então tu assistiu né ?

Hildeberto 12/07/2023minha estante
Com certeza kkkk

Deisi 12/07/2023minha estante
Também assistir. E tenho aqueles quadrinhos que saiu pela LPM em capa dura. Esses livros eu tenho ciúmes ??? não dou, não empresto e não vendo kkkk

Bianca.Drewnowski 16/07/2023minha estante
Também pretendo ler por causa do Snoopy ?

@fabio_entre.livros 10/07/2023

Desafio
Que "Guerra e paz" é um dos maiores épicos históricos da literatura, à altura das grandes epopeias clássicas, não é segredo. Não foi, porém, o status de obra monumental que me incentivou a encarar as quase mil e quinhentas páginas desse gigante. A bem da verdade, os russos nunca exerceram sobre mim o mesmo fascínio experimentado por aqueles especialistas em literatura com diploma pela Univerdade do YouTube que têm orgasmos múltiplos quando leem Dostoiévski, Turguêniev e Tolstói. Assim, foi por acaso (e por "acaso" entenda-se "uma promoção irresistível" deste livro) que finalmente decidi lê-lo.
Como na maioria dos romances históricos que eu já li, a parte fictícia da trama inevitavelmente me atrai mais do que a factual, e no caso de "Guerra e paz" essa predileção atingiu níveis além da expectativa. Através das histórias de três famílias nobres (há outras também, mas de menor destaque), Tolstói constrói um vasto panorama da sociedade russa das primeiras décadas do século XIX, sobretudo da aristocracia. E é uma delícia acompanhar os dramas, sonhos, intrigas e paixões que interligam essas famílias. Aliás, a família de que mais gostei foi o clã Bolkonski; inclusive, o príncipe Andrei tornou-se, sem esforço, o meu personagem favorito da literatura russa. Já os Rostov foram aqueles de que menos gostei: achei todos eles fúteis, do patriarca bufão à protagonista cabeça de vento, Natasha.
Agora, quanto à parte histórica do livro, esta assume um papel bem maior do que o de mero pano de fundo, e foi aí que enfrentei o meu maior desafio na leitura. Existe um adágio que diz que quando o assunto é guerra, há sempre três versões: a dos vencedores, a dos vencidos e a verdadeira. Nunca senti tanto a veracidade dessas palavras quanto neste livro. Os eventos históricos narrados (os conflitos entre russos e franceses durante a época das "conquistas" napoleônicas pela Europa) se passam meio século antes da publicação do romance, e até então, a versão mais amplamente difundida dos acontecimentos dessa guerra era a feita por historiadores franceses. Essa versão era, no mínimo, tendenciosa, pois idealizava Napoleão e suas campanhas como sobre-humanamente heroicos, dignos e valentes... imagem que Tolstói descarta veementemente aqui, não só apresentando o imperador francês como uma caricatura de líder covarde e arrogante, mas também o povo russo como os verdadeiros heróis e símbolos máximos de bravura e resiliência.
E é aí que está o problema; com certeza "Guerra e paz" é fruto de uma extensa pesquisa, além de ser uma importante contribuição para derrubar as falácias dos acadêmicos franceses em seu tempo, mas eu também não acho que Tolstói seja um narrador imparcial. Fazendo parte de um dos lados do conflito, o patriotismo certamente afeta a noção dos fatos narrados. Se isso é bom ou ruim, depende do que o leitor espera de um romance histórico dessa extensão.

Beatr1zp 05/07/2023

Favoritado
Eu simplesmente amei ler esse livro (mesmo eu me perdendo nos nomes dos personagens por ser difícil) foi muito bom acompanhar a história toda, esse livro foi lido exatamente no momento certo.
Não tenho dúvidas que ele virou favorito para a vida

@ALeituradeHoje 27/06/2023

Pobre alma que não gostou desse Tolstói
Que direi dessa aclamada infinidade de linhas... linhas que pareciam que estavam brotando. Porque eu lia, lia e lia, e o livro não diminuia. Que angústia.
O esqueleto é incrível. Um pouco de algumas carnes também, mas descamba para uma pegada filosófica com um tratado de guerra e uma novela medonha junto... meu Deus, eu sou muito tapada, porque nao gostei. Simples assim.
Entendo quem ame. Alguém com um cérebro um tanto maior, possivelmente terá mais paciência. Eu não tive ?

Thais 27/06/2023

??????????
Dispensa comentários. As resenhas estão ótimas e falam por mim, Guerra e Paz é um dos maiores clássicos do mundo.
Não sou de ditar regras, cada um leia o que quiser, mas poder passar por esta experiência agrega grandes valores na vida de um leitor.
A filosofia de Tolstoi fala conosco! Ele é simples e profundo.

Gabi books 24/06/2023

Favoritoo da vidaaa
Um dos melhores livros que já li na vida, foi muito desafiador pela quantidade de personagens e nomes russos. Eu fui lendo e fazendo resumo a cada 100 páginas e foi fenomenal. Eu amei esse livro demaissss

Livrosdafernandasilva 19/06/2023

Guerra e Paz
Guerra e Paz é uma mistura Maravilhosa de romance e filosofia.
Classificação ??????

Guerra e Paz é um verdadeiro monumento da literatura universal. Tolstói descreve as guerras movidas por Napoleão contra as principais monarquias da Europa, dissecando as origens e as consequências dos conflitos e, principalmente, expondo as pessoas e as suas vulnerabilidades com uma aguda perceção psicológica.