A Origem da Família, da Propriedade Privada e do Estado

A Origem da Família, da Propriedade Privada e do Estado Friedrich Engels

Resenhas - A origem da família, da propriedade privada e do Estado

luana507 30/01/2023

Uma leitura extremamente importante!
O livro apresenta uma análise crítica dos modos de organização da vida social e uma descrição dos tipos de famílias que foram formadas ao longo de toda a sociedade. Engels mostra como o relacionamento monogâmico surgiu como uma dominação pelas influências econômicas e que a partir disso surgiu o primeiro antagonismo de classes, coincidente com o antagonismo entre homens e mulheres no casamento monogâmico. A análise feita pelo Engels das muitas formas e tradições de diversas épocas ainda permanecem nos dias atuais. O livro possui alguns pensamentos eurocêntricos, o que seria totalmente anacrônico analisarmos isso sem levar em consideração a época e as únicas fontes que o Engels tinha sobre o assunto.
É uma leitura extremamente importante, ainda mais para quem é marxista, mas eu não recomendo o livro para quem nunca teve contato com a escrita do Engels. A forma que ele escreve é muito fácil, mas em muitos momentos a leitura acaba ficando densa.

laura 29/01/2023

mt bom
engels tem uma escrita fluida, gostei bastante desse livro, mas confesso q em alguns momentos, tipo ele explicando como funcionava as relações parentescas nas famílias me deram um soninhokkkkkk, mas nada que incomodasse, o livro é mt bom pra entender justamente a origem da familia, da propriedade privada e do estado.

Junior 23/01/2023

O método nos remonta a origem.
Nessa obra, podemos ver o potencial do materialismo histórico. O processo de análise e as conclusões de Engels, utilizando os importantes trabalhos de Morgan e demais historiadores, nos mostram a relação dialética entre a tradição, a base material e os antagonismos presentes nas sociedades, desde as épocas mais primitivas até hoje, culminando na nossa atual civilização dividida e marcada pela luta de classes.

vivi483 22/01/2023

Surpresa
Muito bom. Eu pensava que teria dificuldades de entender a escrita de Engels, mas me deparei com um texto muito didático. Por mais que às vezes ele enrole quando vai explicar algo, ele ainda era bem direto.

Os capítulos são perfeitos. A explicação de cada gens e da evolução da sociedade foi fundamental para o entendimento do último capítulo. Ele tende a ser um bom resumo do livro, mas é bom ler o livro todo (por mais que a leitura esteja chata em certos momentos).

Tudo de bom. Foi um ótimo livro pra ler depois de Calibã e a bruxa. Creio que ler ele antes de Silvia também surte um grande efeito. Dois grandes autores.

vicklendo 20/01/2023

I love monogamia
Devo dizer que a parte em que o Engels fala das gens, das fases da barbárie e blablabla foi MUITO chata.
Acho que eu deveria ter prestado mais atenção nessas partes e ter previamente um conhecimento aprofundado nos pensamentos de Engels e Marx para entender melhor esse livro.
Mas enfim, gostei da forma como o autor traça uma linha histórica para explicar as raízes do família, da propriedade e do Estado, de modo que fica explícito que tudo isso é marcado na relação oprimido×opressor, na hierarquia de relações que deveriam ser igualitárias.

Maria11408 08/01/2023

Pra ler isso daqui você precisa:
- Uma base sociológica e histórica boa
- Ter muita interpretação de texto
- Consciência de classe
- Um bom psicólogo pra lidar com os traumas depois

Karla Borba 27/12/2022

Para sociólogos, historiadores, economistas e quem mais se interessar por entender como chegamos nesse ponto
Este clássico de Engels é um dos livros que fazem parte da bibliografia da minha monografia e para além das questões da vida adulta que me levaram a lê-lo, considero uma livro importante para quem tem interesse em entender algumas questão sobre como se desenhou a formação do Estado, da propriedade privada e da família e principalmente como isso tudo se interliga. Pois, infelizmente, temos uma visão parcial e muito segmentada sobre como estas estruturas se dão nos levando a criar concepções e aceitando versões que nos distanciam da construção histórica e sociológica sobre como vivemos.
Mas sim é um livro muito específico e pode ser bem cansativo. Também tenho a impressão que esta não é a melhor edição, pois a tradução torna a leitura ainda mais difícil, acredito que edições mais recentes serão melhores.

prisciloca 27/12/2022

Incrível
Este livro me tirou vários questionamentos que eu tinha sobre o assunto, através deste livro tive uma mudança de ver o mundo enorme. Muito informativo e importante para a história.

Marcella.Pimenta 07/12/2022

A base do comunismo é a destruição da sociedade
Livro ótimo pra entender o que a esquerda quer (fim da família, da propriedade privada, e, pretensamente, do Estado), e em quê ela se baseia para tal.

O autor (parceiro de Karl Marx) busca, por meio de análise sob a perspectiva do materialismo histórico, argumentar que o casamento representa a dominação do homem sobre a mulher, portanto, a família é opressora (ele diz até que é escravidão) e a mulher só será livre quando trabalhar fora e deixar de lado a sua casa e os filhos.

Vê-se aí a origem do pensamento atual de que tudo é opressão/injustiça, de que a história é marcada pela luta de classes, de que um tem que perder pro outro ganhar e de que o mundo ideal é do avesso.

As passagens históricas (em que Engels opina menos) são bem chatas mas necessárias pra perceber o juízo de valor que ele faz delas.

Principalmente na parte em que se fala sobre a família, percebe-se a semente do feminismo. Sim, o movimento que demoniza os homens se inspirou nas ideias deles.

Enfim, as ideias em si são péssimas, mas excelentes pra se compreender a mente perversa e delirante da esquerda.
prisciloca 26/12/2022minha estante
mulher plmds, se não fosse o feminismo você nem votaria kkkkk

Marcella.Pimenta 27/12/2022minha estante
Kkk eu também pensava assim quando eu achava que o feminismo era sobre "igualdade e defesa das mulheres". Sobre o voto, veja que, historicamente, ele era "dado" em contrapartida ao alistamento ao Exército, por isso muitas mulheres nem queriam votar (Deus me livre de ir pra guerra, não?). Além disso, o movimento feminista não queria que todas as mulheres votassem, apenas as que tinham posses, até porque, não era todos os homens que podiam votar. E no Brasil, a primeira mulher com título de eleitor deu créditos disso ao marido, e não ao movimento feminista

renancordeiroa 11/01/2023minha estante
Como dizer que não entendeu sem dizer que não entendeu:

karlmarxs 12/01/2023minha estante
mulher, você tem certeza que leu o livro?!

Marcella.Pimenta 13/01/2023minha estante
O nível da "argumentação" contrária é tão bom que fica difícil responder

renancordeiroa 15/01/2023minha estante
Vc fala que o livro é pra "entender o que a esquerda quer" sendo que em nenhum momento o autor fala disso, é basicamente um livro de história no qual ele cita muitos outros autores referências no assunto. Mas vc trata como meras opiniões, e não como ciência. Afinal o bolsonarismo é isso, negação da ciência.

Marcella.Pimenta 16/01/2023minha estante
Engels é um dos expoentes da esquerda, (tanto que escreveu o Manifesto Comunista com Karl Marx). Aqui, ele não coloca apenas relatos históricos (dos autores escolhidos por ele), mas inclui a própria opinião, como se pode ver na página 198: "a emancipação da mulher só se torna possível quando ela pode participar em grande escala, em escala social, da produção e quando o trabalho doméstico lhe toma apenas um tempo insignificante". Esta é a visão do autor. E tem o livro do Hoppe, que eu li antes, que discorda do Engels

renancordeiroa 18/01/2023minha estante
Opinião baseada em estudos e fatos históricos, que inclusive é algo bem óbvio isso que ele falou. E onde vc viu nesse livro "fim da família, propriedade privada" e sobre luta de classes?

Duda.Araujo 21/11/2022

Depois de 3 anos tentando ler esse livro, finalmente consegui terminar. Meu erro foi tentar lê-lo sem ter a base das ideias de Engels e Marx. Livro muito tranquilo de ler, Engels escreve muito bem e de uma maneira que não fica uma leitura muito difícil mesmo não tendo ainda estudado toda a doutrina marxista compelta

Gabriel 03/11/2022

A origem da família, da propriedade privada e do Estado
"A origem da família, da propriedade privada e do Estado" é uma obra de autoria de Friederich Engels que trata da origem e das características das instituições que dão nome ao livro a partir de uma análise baseada ano materialismo dialético histórico.
Engels aponta para o fato de que as estruturas tendem a valorizar os consolidados modelos de família, propriedade e Estado, mas que tais modelos nem sempre existiriam em muitas sociedades. A partir disso, dá destaque às organizações familiares primitivas em que existia poligamia e valorização da mulher através da linhagem materna, que desaparece com o surgimento do direito paterno das sociedades patriarcais.
Ademais, o autor busca as causas históricas da propriedade privada associada ao surgimento do Estado nas organizações da antiguidade clássica (Grécia e Roma), que se utilizam da escravidão como forma de exploração da terra, unidade de valor produtivo e comercial.
Uma obra essencial para refletir sobre o surgimento de três dias mais importantes instituições das sociedades e perceber as relações de dominação e exploração nelas presentes.

Mateus.Correa 02/11/2022

Um livro que deveria ser explorado por todos que desejam entender o Estado, e a ligação com a família e a propriedade privada.

A exemplificação das linhas da família até chegar a propriedade privada é algo surreal, pra entendermos como a ideologia implica até na forma de nos relacionarmos com outros, ou seja ideologia burguesa é bem presente em todos os meios ali encontrados.

Depois dessa leitura, até a forma de relacionamento ficará mais lúcida a sua origem.

Pra não dar spoiler, ficarei por aqui!

Batatinhagelada 28/10/2022

LEIAM!
Com uma escrita crítica e histórica Engels traz toda a origem do que entendemos comigo família, monogamia, Estado e a própria sociedade de classes.
Achei um livro com uma fácil leitura apesar de lento em algumas partes, uma leitura gratificante em essência.