Um Pedaço de Madeira e Aço

Um Pedaço de Madeira e Aço Chabouté

Resenhas -

Igor.Banin 17/03/2021

Ótimo
Apesar de eu ter gostado mais de Solitário, é uma narrativa incrível que não necessita de texto para expressar.

Analuizap 18/03/2023

Sensacional!
Caraca, que quadrinho lindo e emocionante! Chaboute consegue através de um banco contar a história de vida de uma comunidade toda. É muito interessante perceber como um lugar, ou um objeto, carrega a história de muitas pessoas. Como as coisas mudam com o tempo e como nós evoluímos. História lindíssima!!

Rafael549 28/07/2023

Que coisa linda
Uma hq intimista, sem dialogos, mas que consegue emocionar e representar grande parte dos sentimentos mais intimos da humanidade, tudo na visão de um banco.
Simplesmente leiam, não percam a experiência dessa obra.

Nelissa 02/06/2021

Impecável! Mesmo como releitura, Chaboute consegue levar o leitor pra um lugar único. Tão sensível que chega a ser mágico.

Gabriella.Helena 24/06/2021

Um livro sem palavras
Essa é uma HQ que não possui nem um diálogo sequer, mas as artes transmitem toda a emoção necessária à imaginação. Super rápida de "ler", afinal é quase como se estivéssemos assistindo um curta metragem no papel.
É a história de um banquinho de praça e das pessoas que passam por ali. Achei muito bacana! Um belo recorte de situações da vida que nos tocam e fazem pensar.

Rafa569 04/07/2021

Delicado
Essa história tem como personagem principal um simples banco de praça, desses feitos de ripas de madeira e armação de ferro. Através dele observamos as inúmeras outras personagens vivendo cada qual em sua rotina, a seu tempo, com suas próprias histórias de amor, perdas, conflitos, etc.
É de uma sutileza, delicadeza e graciosidade incríveis. A história toda, de mais de 300 páginas é narrada sem um único diálogo em palavras, mas ao mesmo tempo com todas as vozes possíveis. Passa bem rápido, emociona e entretém. Foi minha segunda experiência de leitura desse quadrinista francês, e só tenho admirado cada vez mais a perfeição de seu trabalho.

Lorran.Cruz 09/08/2021

Ja imaginou se afeiçoar por um banco de praça? Chabouté com sua genialidade consegue uma narrativa, aprofundar e desenvolver personagens sem um único diálogo. Indescritível o que se passa nessa obra e todo mundo deveria conhecer.
Incrível, profundo e sentimental

miyashiro 09/08/2021

Surpreendente
Que quadrinho bom!!! Sem diálogo algum ,chaboute transmite tanta emoção através da narrativa de um banco.fantastico. obra prima dos quadrinhos!!!

Cassianohammer 27/08/2021

É incrível como o artista consegue dizer tanto sem usar palavras.
Tem humor, tem amor, tem críticas sociais, tem reflexões.
É sensacional essa HQ
Matheus656 27/08/2021minha estante
Para mim a melhor hq do chabouté

JP Schneider 06/07/2023

Reflexões a partir de um Banco de Praça
Achei brilhante a forma como o autor explorou as nuances da natureza humana através de um ponto de vista tão inusitado como o de um banco de praça. Isso demonstra sua habilidade em contar histórias de maneira inovadora e envolvente.

Ao longo do livro, somos levados a refletir sobre a essência humana e suas interações sociais. A cada página, descobrimos mais sobre cada pessoa que passou por aquele banco. Suas paixões, angústias, alegrias e raivas são expressas de maneira sutil, transmitindo-nos uma profunda conexão com seus sentimentos.

O desfecho foi verdadeiramente emocionante, quando todos se reuniram diante do banco para uma apresentação. O fato de o banco ser substituído por um maior despertou uma raiva nos personagens, que se apegaram às memórias que viveram naquele lugar.

É impressionante como o autor conseguiu transmitir uma carga emocional tão intensa, capturando a essência das experiências vividas por cada indivíduo que cruzou o caminho do banco de praça. Essa abordagem delicada nos convida a refletir sobre a importância das conexões humanas e a maneira como certos lugares podem se tornar símbolos de nossas histórias pessoais.

Juliana833 07/09/2021

Um livro diferente do que estamos acostumados. Não existe palavras, mas tem uma história. O autor faz com que algo cotidiano e tudo como insignificante presencie várias histórias e momentos, nos fazendo refletir sobre a importância que damos as coisas mínimas e que muitas das vezes nos esquecemos que em tudo contém uma história.

Jose 08/03/2023

Um Pedaço de Madeira e Aço, de Cristophe Chabouté, foi lançado aqui pela editora Pipoca & Nanquim. Eles já podem ser considerados a casa do autor no Brasil, visto que o apresentaram ao público brasileiro em 2017 com sua adaptação de Moby Dick e estão realizando o grande feito de publicar um Chabouté por ano.

Um Pedaço de Madeira e Aço é um quadrinho similar em vários aspectos ao Solitário. Ambos são mudos em sua maior parte, mas Solitário ainda tem mais palavras, visto que tem alguns poucos diálogos e lemos o dicionário do protagonista. Já Um Pedaço de Madeira e Aço não têm NENHUM diálogo, e as poucas palavras que lemos são, por exemplo, pichações no banco, escrituras em camisas, jornais, livros, etc. E por falar em banco, vamos ao personagem principal do gibi.

É o próprio banco que acompanhamos na história. Ele não tem características humanas, não fala, não pensa, é um banco de praça comum. A genialidade do Chabouté é tamanha que ele nos faz criar interesse, sentimentos e preocupação com um simples banco imóvel. A história gira em torno do banco e as várias situações que ocorrem ao redor dele. Um corredor que para perto dele e o usa para fazer alongamentos, senhoras que se sentam para conversar, vários acontecimentos do cotidiano que muitas vezes estão escondidos da nossa visão e foco, tornam o quadrinho uma leitura interessantíssima e singelamente, tocante.

Um Pedaço de Madeira e Aço é uma das melhores experiências em quadrinhos que já tive o prazer de ler. Ele estimula o leitor e te prende, para que você interprete seus quadros sem palavras e tire disso, uma mensagem pessoal. Cristophe Chabouté é um gigante de um autor, e a cada obra lida, me sinto mais puxado e atraído a sua maneira ímpar de contar histórias. Se você tiver a oportunidade, por favor, leia Um Pedaço de Madeira e Aço, é poesia em formato de quadrinhos.

Marcela 03/05/2024

A história não tem diálogos, o que faz com que as interações possam ser interpretadas de diferentes formas ( foi divertido tentar adivinhar os pensamentos dos personagens ). Ela é escrita do ponto de vista de um banco que presencia junto com o leitor o desenvolver da vida conforme o tempo passa.

Flavia.Ella 10/10/2022

É pessoal até um banco não têm paz!
Mais uma obra maravilhosa de Chaboutê, neste livro acompanhamos pela visão de um simples banco de praça os encontros, desencontros e sentimentos presenciados por uma comunidade ao passar do tempo.

André Aquino 26/04/2022

Nossas vidas através de um banco.
Acompanhamos a vida pela perspetiva de um banco, pessoas vem e vão, na vida e no cotidiano.
Chabouté explora em cada quadro a rotina das pessoas, suas dores, suas alegrias e seus devaneios. É de se emocionar com as artes, sem dizer uma palavra a HQ sensibiliza e emociona.