O arroz de palma

O arroz de palma Francisco Azevedo

Resenhas - O Arroz de Palma

leiturasdaursula 08/07/2023

Família é prato que se come quente
Histórias, intrigas e segredos de uma típica família brasileira. Há amor, ciúmes, traição, magoas, festas, alegrias e muito arroz compartilhado

Diogo Matos 03/04/2021

A história de uma família
A obra retrada a história de uma família portuguesa desde os seus primórdios.

A história é contada por Antônio, um homem de 88 anos, e primeiro brasileiro nascido na família. Muito próximo de sua tia Palma, irmã de seu pai, ela sempre o surpreende com relatos de sua família, e principalmente todo sentimento e tradição que envolve o arroz do título.

O livro mostra os costumes e tradições de uma típica família portuguesa.
Uma história bastante tocante, principalmente a aqueles oriundos de família portuguesa, como é o caso daquele que vos escreve.

Eliege 16/01/2021

Família
O bom é saber que onde quer que esteja ou como é, todas tem a essência de que Família que é prato difícil de se preparar!

Flavia 21/01/2021

"Família é prato difícil de se preparar..."
Um dos livros mais lindos que li na vida, cheio de lindas metáforas para falar de família, lembrando que nenhuma delas é perfeita, longe disso, mas que cada pequeno momento as faz tão únicas e especiais, "que quando acabam, nunca mais se repetem".

Cassia_kk 25/01/2024

Família!!
Romance geracional, já me ganha antes de começar. Adoro ver os desdobramentos familiare em outras gerações.
Esse livro é lindo e poético. Nos faz pensar bastante sobre nossa própria família. Pelo meio do romance achei que ficou um pouco cansativo talvez pela escolha de linguagem do autor, mas ainda assim vele muito a pena, além de ter citações lindas:
"Família é prato que emociona"
"Família é prato extremamente sensíve"
"Família é prato que, quando se acaba, nunca mais se repete."

Flávia Carvalho 28/12/2021

O Arroz de Palma
Acredito que criei muita expectativa para ler esse livro que é o favorito de muitas pessoas.
Não foi uma experiência de tudo ruim.
O contexto do livro é interessante com a ideia de uma questão familiar que atrai bastante a princípio. A narrativa foi legal mas me levou a pensar que foi contada com um romantismo exarcebado de forma individualista pelo personagem menos carismático da família.
Me deu vontade de escutar o ponto de vista dos irmãos, por que o protagonista me pareceu ser convencido demais. No fundo ele se achava merecedor de tudo que teve.
Confesso que alguns capítulos me pareceram bastante aleatórios que eu nem entendia pq o personagem estava tratando daquele assunto. Partes muito românticas com frases bastante clichês. Ou seja, não foi pra mim.

*** Esta resenha se trata da minha experiência com a leitura, e não quer dizer que não indico o livro, se trata apenas de uma opinião pessoal e algumas pessoas podem até não concordar, mas são apenas formas diferentes de enxergar sobre um mesmo assunto.

Salve a diversidade!

Isadora 19/05/2020

MELHOR LIVRO QUE LI NA MINHA VIDA.
Não sei como explicar o que é esse livro. Ele trata de família, de vida. Ele é sobre indas e vindas, separações e recomeços, brigas e perdões. A história é sobre a coisa mais antiga do mundo, o amor incondicional, com um quê de poesia de Francisco Azevedo.
O livro é contato por Antônio que, ao cozinhar pra família, relembra as boas histórias que abraçam suas memórias mais antigas e queridas, que sempre são acompanhadas do arroz. Arroz esse que, ao ser recolhido pela sua tia Palma, após o casamento dos seus pais, foi sendo passado como tradição da família, estando presente em momentos bons como ruins, e é ele, o vínculo forte da trama.
Contando assim, nem parece grandes coisas. Não posso dizer que não me emocionei. Não sei também se era o momento em que vivia ou se todas as situação retrataras são o espelho de todas as famílias, a questão é que vale a pena ler, pois essa é, não só uma grande história, mas como também uma ótima escrita.
Mais que recomendado!

@uma_almaliteraria

jurcasari 05/02/2023

viagem no tempo
Antônio - protagonista - nos leva a uma viagem que começa 100 anos antes da data que ele narra, em 1908, falando de toda a família e o arroz da Tia Palma, que viaja junto e mantém a família unida. A história é linda e, ao meu ver, mostra a visão de família, com diferentes ideias, erros, pedidos de desculpa, arrependimentos, comemorações, um misto de sentimentos que só a família conhece e é difícil de organizar, como o protagonista diz: família é um prato difícil de preparar! Eu achei a leitura parada mas quando voltava a ler não conseguia parar, indico muito pois nos faz refletir sobre a vida e, principalmente, sobre família.

Patricia 05/12/2020

Enquanto Antônio, um Sr. de 88 anos, prepara o almoço que será servido a toda sua família ele relembra várias histórias de seus entes queridos desde a vinda de seus pais e sua tia Palma de Portugal para o Brasil. O livro é muito sensível e com uma linguagem leve. Gostei de que mostrou personagens com suas qualidades e defeitos, as alegrias e os problemas familiares, afinal "família é prato difícil de se preparar."

Luiza.Andrade 13/01/2021

Família somos todos
Receita de família não se copia, se inventa. Não existe receita perfeita, existe receita adaptada, umas mais apimentadas, outras mais agridoces, tudo depende da pitada de cada membro familiar. Enfim, família é um prato que, quando se acaba, nunca mais se repete.
Um excelente relato de lembranças familiares, com todos seus sabores E temperos.

Nana 07/08/2017

A.D.O.R.E.I !!
Encontrei este livro aqui no Skoob por acaso, em alguma estante (não lembro de quem) e me interessei pelas ótimas resenhas. A leitura foi uma daquelas surpresas boas que temos de vez em quando, iniciei meio desconfiada e me encantei totalmente.
Um livro lindo, sensível, delicado, apaixonante, poético, cheio de lições de vida e que nos faz sentir saudade! Saudade da infância, saudade da família, saudade daqueles que já se foram e até das brigas com os irmãos.
Que alegria e orgulho um livro de literatura brasileira ser tão prazeroso!
É muito difícil escrever sobre ele pois não tenho o dom deste escritor para expressar tudo que senti durante a leitura. O que posso dizer é que a estória é muito mais do que diz na sinopse. Leiam que vale a pena!
​ Recomendadíssimo e favoritíssimo!!!
MARCIA 07/06/2019minha estante
Estou acompanhando suas resenhas, que são ótimas! Estou adicionando vários livros a minha estante graças a voce! Obrigada por compartilhar!

May :) 29/09/2022

Arte em páginas
Fui à livraria e demorei mais de 1 hora para escolher 3 livros. Um dele era esse. Cada minuto que gastei escolhendo valeu muito a pena. TUDO É RIO, conjuntamente com O ARROZ DE PALMA se tornaram meus livros de cabeceira. Dois livros que ultrapassam as folhas e a tinta das palavras. São, completamente, uma obra de arte porque, com maestria, os dois autores desenham a trajetória da vida de forma poética.
Se recomendo? Sem uma dúvida. Se a vida é bela? Esses dois livros me mostraram que sim. Uma beleza composta de felicidade, dor, desafio, amor e simplicidade. Simplicidade artística, assim definiria ambos.
Obrigada aos autores pelo amor compartilhado.

Candido Neto 01/01/2023

Não deu tempo daquele café.
Uma pessoa maravilhosa a quem eu aprendi a respeitar, querer estar perto e gostar me indicou esse livro. Disse que eu precisava ler, tínhamos de conversar sobre ele, ia me dar um quentinho no coração. Me convidou para um café se eu lesse. Mentia, não sobre o livro, sobre o café, me iludia que ia à cafeteria.
Ela mentia que tomaria café comigo. Eu fingia por fé.
Chorei exatas dezessete vezes, fui jogado das memórias do narrador às minhas tantas vezes, da família dele à minha amiúde.
Não vou poder tomar aquele café tão cedo, hoje essa amiga é uma saudade dolorosa e gostosa, assim misturado mesmo. E a saudade no singular, e a família dela é também a minha. Como diz o protagonista, família somos todos nós.
Querida, espero que demore, mas tenho tanto a te dizer, sobre os cem anos dessa família e sobre as nossas, sobre enterros e nascimentos, casamentos com pessoas novas na casa e brigas entre irmãos, sobre retornos, promessas, apostas, teimosias, arroz e café.
Ps. Que falta de sua voz. Mande um oi por sonhos.

Max 21/07/2022

Uma casa portuguesa, com certeza...
Romance de formação de um filho de portugueses emigrados ao Brasil. História de família e suas aventuras, escrita feita, por vezes, de forma pueril, mas com coração.