Viver em Paz Para Morrer em Paz

Viver em Paz Para Morrer em Paz Mario Sergio Cortella




Resenhas - O que a vida me ensinou


303 encontrados | exibindo 181 a 196
13 | 14 | 15 | 16 | 17 | 18 | 19 |


Isabella 04/08/2021

Leve e prazeroso
Cortella parece ter se assentado perto da gente e começado aquele tipo de conversa que faz o tempo passar depressa. Reflexões leves e agradáveis pra se fazer num dia de descanso, antes de ir dormir, quando se quer abrir a mente para o que realmente importa. Gostei muito.
comentários(0)comente



Julia 24/08/2021

Cortella é sempre incrível
Eu sou super suspeita para escrever uma resenha pois adoro o discurso e a inteligência do Cortella. Esse livro não poderia ser diferente. Incrível, assim como Cortella
comentários(0)comente



Julcimari 23/09/2021

Legado
Um livro do admirável Mario Sérgio Cortella, que aborda algumas reflexões importantes: que falta eu faria se não existisse? O que quero deixar depois de partir? Qual será meu legado? O que permanecerá depois de eu partir?

O livro é dividido em pequenos capítulos no qual ele vai discorrendo sobre diferentes temas, nos fazendo refletir e, ao mesmo tempo, refletindo ele mesmo. É montado com o intuito de contar momentos importantes na vida dele, experiências que serviram de lições, quase como uma biografia.

Nesse sentido, é desafiador criticar um livro cheio dos pensamentos de uma pessoa. Porque ele começa um assunto, puxa outro, traz informações, pensamentos de outros filósofos e pessoas famosas, de repente faz analogias e é quase como se eu estivesse dentro da cabeça dele... E de sábio e louco, todo mundo tem um pouco.

Gostei bastante porque me fez pensar sobre ser importante nessa vida. Não no sentido de ser famoso e nem acumular coisas e propriedades, em uma obsessão consumista, mas ser importante para alguém, ou seja, fazer falta para alguém. Além disso, texto fácil de ler, uma leitura gostosa e rápida.

Recomendo sim! ??
comentários(0)comente



Geisalanis 17/10/2021

Assim como o outro o livro é maravilhoso Cortella tem o dom da escrita e de nos tocar e envolver com suas palavras
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



caio_hrick 09/01/2022

Se eu não existisse, que falta faria?
Como já havia dito antes - uma obra-prima!

Levanta questões filosóficas que o faz pensar sobre você mesmo. Atitudes, virtudes, família, amizade, amor, a vida em si!

Mais uma vez adorei o livro do Cortella (já estou com outro na estante).

Uma dose de filosofia é sempre bem vinda, ainda mais quando não há tantas complicações.
comentários(0)comente



Geysa 15/01/2022

A essência é ser quem você é. Todos têm o seu valor e um propósito por existir. Mesmo que pense que falta não faria ao mundo, o mundo não seria o mesmo sem você.
comentários(0)comente



BeToO ... 17/01/2022

Excelente
Leitura prazerosa, por vezes, me disciplinei a parar em um capítulo, na tentativa de prolongar o relacionamento com o livro.
Curto, mas de um aprendizado infinito.
comentários(0)comente



carosengold 11/08/2023

Resenha sobre Viver em paz para morrer em paz
Escrita fluida e leitura rápida; li em dois dias, embora pudesse ter lido em apenas um. Para mim, a explicação etimológica das palavras em certos contextos foi muito bem-vinda. Achei que algumas das reflexões poderiam ter sido mais aprofundadas (o que me deu a sensação de que o livro ficou 'corrido'), e discordo muito da passagem sobre diários e Van Gogh (chamá-lo de "louco" na época em que vivemos me deixou desgostosa), mas é um livro interessante no geral; com certeza aborda filosofia de um jeito muito mais fácil de se entender
comentários(0)comente



Karol 24/01/2022

Reflexivo demais
Um livro muito gostoso de ler, Cortella sabe como prender a atenção do leitor. Refleti bastante sobre alguns assuntos, nunca tinha lido um livro dele, agora pretendo ler mais.
comentários(0)comente



Murilo Lorençoni 18/02/2022

Esperava mais
O livro traz ponderações interessantes, mas peca ao explora-las com superficialidade. Algumas citações poderiam ser mais que citações, de modo que trariam algum embasamento filosófico.
Leitura rápida
comentários(0)comente



Patrícia Belmonte 26/10/2017

"VIVER EM PAZ PARA MORRER EM PAZ"; MÁRIO SÉRGIO CORTELLA - EDITORA PLANETA
Neste livro o filósofo e escritor Mario Sergio Cortella discorre sobre assuntos importantes na nossa trajetória de vida.

Não é ser famoso e nem acumular coisas e propriedades, em uma obsessão consumista. Importante é ser importante para alguém, ou seja, fazer falta para alguém.

Como na filosofia em si Cortella nos faz questionar sobre o sentido real da vida e seus valores.

Leitura recomendadíssima!

site: http://atualizandolivros.blogspot.com.br/2017/10/viver-em-paz-para-morrer-em-paz-mario.html
comentários(0)comente



Well 21/04/2018

O filósofo e professor Mario Sérgio Cortella é amado por muitos por servir como inspiração, inclusive por mim, com suas ideais e convites a reflexões contundentes.

Esse livro, curtinho e dividido em pequenos capítulos com textos que servem quase como crônicas reflexivas sobre questões diversas.
Admito que esperava um pouco mais desse livro. Porém, nada do que eh dito por Cortella é descartável, apenas criei uma expectativa exagerada.
Logo na introdução ele nos informa que o objetivo do livro é fazer-nos pensar em nossa importância para a sociedade e para as pessoas que amamos ao nosso redor. A pergunta do subtítulo "se vc não existisse, que diferença faria?" norteia toda a obra, dando um vago ar de auto ajuda.
Entretanto, o autor não dá nenhuma dica direta do tipo: faça isso ou aquilo. Como bom filósofo (e ele o é) o que faz é trazer até nós reflexões sobre o perigo de consideramos tudo como óbvio; o sentido da palavra graça em diversos âmbitos e que conhecê-la nos ajuda a entender algum dos sentidos da vida; a tendência moderna é o perigo da super exposição e por que fazemos isso (pode ser que ele repita isso noutro livro seu, lançado também recentemente); as nossas âncoras e raízes e nos propõe que descompliquemos a vida para que ela possa ser vivida de forma não apequenada (para referência o autor).
Além dos temas, que se entrelaçam de forma fragmentada, temos relatos da trajetória do autor que servem como inspiração.
O que considerei fraco, foram algumas abordagens serem dispersas demais, talvez não criando uma unidade para todo o livro. Por isso considero como crônicas esparsas sobre reflexões da existência. Notei também a incidência de diversos temas e até frases que Cortella já utiliza em seus discursos em palestras, aulas e entrevistas, deixando ausente um senso de novidade.

OK... Para quem não acompanha o professor como eu, tem muita coisa inédita, útil e de grande ajuda (mesmo não sendo de auto-ajuda, eh bom reforçar). E mesmo para quem gosta dele, muitos textos tem a capacidade de ser coeso e por isso de rápido digestão, podendo servir como um excelente livro de cabeceira para aqueles momentos em que precisamos pensar melhor no sentido da nossa existência e em nossa importância como humanos pensantes e principalmente mortais.
Agradável, não enjoativo porém sem grandes novidades para quem o acompanha a muito tempo. Mas um ótimo exemplar.
comentários(0)comente



Debora.Gomes 05/09/2019

Reflexão
Leitura incrível, embora eu discorde de determinados pontos, mas que permite uma autorreflexão sobre coisas que certamente já vivenciou ou poderá vivenciar, a busca pela felicidade, desejo, o apego as coisas, suas paixões e qual legado você deixara quando morrer ? e se você não existisse, que falta faria?
De fato, é um livro bem rápido de ler e recomendo.
comentários(0)comente



303 encontrados | exibindo 181 a 196
13 | 14 | 15 | 16 | 17 | 18 | 19 |