Viver em Paz Para Morrer em Paz

Viver em Paz Para Morrer em Paz Mario Sergio Cortella

Resenhas - O que a vida me ensinou

Arthur.Sousa 06/07/2022

A vida que vale a pena ser vivida...
A vida é aquela que transcorre, queira ou não ela passará, logo o que temos de valor nessa vida qie segue e o valor de como vivemos ela, se possível vivamos de forma relevante...
Uma vida de sucesso é apenas admirável, uma vida relevante porém, deixa marcas, estabelece legados e muda destinos!

ProfManoel 08/08/2022

Desnecessário
Sei que Cortella tem uma vasta experiência e já tive encontro com produções dele que são interessantíssimas. Está não é uma delas.
Texto corrido para ser lido por pessoas que vivem numa sociedade criticada por ele. É perceptível a falta de profundidade em questões importantes como gênero e filosofias orientais. Faz críticas rasas a questões muito profundas e na minha visão, falta até um certo respeito por filosofias milenares, como o budismo.
Penso que esse é um livro feito para dar lucro a editora. Não reduzindo uma pessoa gigante como Cortella, mas fazendo com que ele continue sendo lembrado pelo que já fez. Nunca por esse livro.

MitMit 08/08/2020

Ok ! Eu aprendi um pouco com esse livro.

NickSnow31 09/08/2020

Se você não existisse, que falta faria?
Viver em paz para morrer em paz é um livro com pensamentos e reflexões sobre a vida que aborda temas como a felicidade, a evolução, virtudes, desejos e paixão.
Cortella é impecável em sua escrita vomo sempre o que nos leva a refletir durante todo o livro sobre nosso legado para o mundo em capítulos curtos e com linguagem acessível.

Thiago.Amorim 27/08/2020

Parei pra pensar !
Faz pensar o quando deixamos passar nas nossas vidas oportunidades de crescer como ser humano e acabamos virando egocêntrico e egoísta !

Valdo.Alencar 21/09/2020

Mário Sérgio Cortella consagrou-se como um dos maiores pensadores e escritores da atualidade. Essa é mais outra de suas obras que merece ser apreciada. É um ótimo livro para lhe introduzir, de forma muito simples, a temas recorrentes e outros mais.

natiimartinello 13/02/2023

Se eu não existisse, que falta faria?
Esse livro é repleto de (como o próprio Cortella gosta de chamar) provocações filosóficas. Gosto muito da escrita do autor e da forma como ele aborda certos temas, principalmente a vida, a felicidade, o amor e a paz.
Confesso que em alguns momentos, ele se refere às pessoas jovens de uma maneira que me incomodou, e por isso que essa releitura não foi 5 estrelas, mas mesmo assim, é um livro que vale a pena para quem se interessa pela filosofia do cotidiano.

giulia.berbel 26/10/2020

Qual legado você quer deixar?
Mario Sérgio Cortella quer saber: "Se você não existisse, que falta faria?". Essa é a pergunta que inicia o livro "Viver em Paz para Morrer em Paz", no qual somos levados à refletir sobre o que é importante na vida e se nossas escolhas estão relacionadas à essa importância.

O filósofo escreve em capítulos curtos, simples e diretos, com exemplos do dia a dia, da vida real. Porém, não se aprofunda em nenhum tema, deixando esse trabalho investigativo em si mesmo para o leitor.

"Percalços são inevitáveis. Toda vida é composta por erros e acertos, por dores e delícias. A maioria das pessoas acredita piamente que aprende com os erros. Cautela com isso. Na minha opinião, aprendemos é com a correção dos erros; se aprendêssemos com os erros, o melhor método pedagógico seria errar bastante. Ora, brincando, podemos lembrar que todo cogumelo é comestível, só que alguns o são uma única vez... Eis um equívoco que não dá para corrigir depois. Não é o erro; é a correção do erro que ensina.

Eloi 01/04/2023

Minha opinião:
Foi uma ótima experiência! Certamente irei reler. Pois aborda temas que me fizeram refletir e ficar muitas madrugadas refletindo, imaginando, pensando sobre a vida. Cada capítulo até chegar ao término da leitura, senti apenas vontade de querer ler mais livros de Mário Sergio?

Jose.Neto 08/04/2023

Muitas boas ideias
Ótima leitura

Leitura breve, dá pra ler em algumas poucas horas.

Nesse livro o Autor traz questionamentos que nos instigam e conduz o livro com maestria em relação ao tema:

"Se você não existisse, que falta faria"

Essa frase que nos obriga a pensar o que temos feito, deixado de fazer pra trazer mudanças positivas em nosso entorno social

Recomendadíssimo!!!

Daiana.Klauck 16/05/2023

E se eu partir, que falta faria?
"Viver em paz não é viver sem problemas, sem atribuições, sem tormentas. Viver em paz é viver com a clareza de estar fazendo o que precisa ser feito, ou seja, não apequenar a própria vida e nem a de outra pessoa, ou qualquer outra vida.".
Nesse livro, Cortella trás temas que nos perseguem ao longo de nossas vidas. Amores e paixões, experiências, sexo, medos e ansiedade. E principalmente como tudo isso nos faz sentirmos vivos, e também e forma como lidamos com nossas questões afeta nossa vida.
Leitura leve e simples, mas que trás muitas reflexões.

NataliaNMC 23/06/2023

Não é tudo isso
Tem muitas citações legais, achei o meio confuso, confesso que quase abandonei. Mas persistir, e os últimos capítulos são bons. Mas não foi tudo isso não hahaha

Franciele30 14/04/2023

Faria falta?
Uma pessoa que eu detesto indicou uma leitura e o mais chocante é que aceitei a indicação. E que coisa absurda que foi realizar esse processo. Dado os acontecimentos recentes da minha vida, comecei a chorar na introdução do livro. Poucas vezes tive a sorte de ler as palavras certas que me fizeram me conectar aos sentimentos tão reprimidos que eu tanto tenho lutado para libertar.

Discordo de alguns pontos de vista, mas acho que valeu a experiência e as reflexões as quaisme submeti.

Lara1596 28/11/2020

Por que fazemos o que fazemos?
Ao fazermos o que fazemos será que analisamos de fato a importância de nossa atividade?

O porquê de acordamos cedo todos os dias ou o porquê de estudar e nos interessar por determinado assunto.

O livro nos mostra que para morrermos em paz não é necessário acumularmos bem ou atingirmos aquilo que ninguém conseguiu, o verdadeiro sentido de viver em paz para morrer em paz é saber responder que faltaria faria você, na vida de alguém.

Poderia dizer hoje, que marcou a vida de alguém significativamente a ponto de fazer falta?

Aylana Almeida 02/12/2020

Livro curtinho mas com uma mensagem arrebatadora!