Viver em Paz Para Morrer em Paz

Viver em Paz Para Morrer em Paz Mario Sergio Cortella

Resenhas - O que a vida me ensinou

Geisalanis 17/10/2021

Assim como o outro o livro é maravilhoso Cortella tem o dom da escrita e de nos tocar e envolver com suas palavras

Jonatan 09/10/2023minha estante
Oi Fer td bem, adorei seu perfil, acessei seu YouTube e vi que temosno gosto pela leitura em comum, abraços

Fer Sugano 11/10/2023minha estante
Oi, Jonatan! Tudo bem? Que bacana! Isto é bom! Obrigada pela visita ao meu Canal no Youtube. Seja bem-vindo :) Até mais!

caio_hrick 09/01/2022

Se eu não existisse, que falta faria?
Como já havia dito antes - uma obra-prima!

Levanta questões filosóficas que o faz pensar sobre você mesmo. Atitudes, virtudes, família, amizade, amor, a vida em si!

Mais uma vez adorei o livro do Cortella (já estou com outro na estante).

Uma dose de filosofia é sempre bem vinda, ainda mais quando não há tantas complicações.

Geysa 15/01/2022

A essência é ser quem você é. Todos têm o seu valor e um propósito por existir. Mesmo que pense que falta não faria ao mundo, o mundo não seria o mesmo sem você.

BeToO ... 17/01/2022

Excelente
Leitura prazerosa, por vezes, me disciplinei a parar em um capítulo, na tentativa de prolongar o relacionamento com o livro.
Curto, mas de um aprendizado infinito.

Karol 24/01/2022

Reflexivo demais
Um livro muito gostoso de ler, Cortella sabe como prender a atenção do leitor. Refleti bastante sobre alguns assuntos, nunca tinha lido um livro dele, agora pretendo ler mais.

Murilo Lorençoni 18/02/2022

Esperava mais
O livro traz ponderações interessantes, mas peca ao explora-las com superficialidade. Algumas citações poderiam ser mais que citações, de modo que trariam algum embasamento filosófico.
Leitura rápida

Patrícia Belmonte 26/10/2017

"VIVER EM PAZ PARA MORRER EM PAZ"; MÁRIO SÉRGIO CORTELLA - EDITORA PLANETA
Neste livro o filósofo e escritor Mario Sergio Cortella discorre sobre assuntos importantes na nossa trajetória de vida.

Não é ser famoso e nem acumular coisas e propriedades, em uma obsessão consumista. Importante é ser importante para alguém, ou seja, fazer falta para alguém.

Como na filosofia em si Cortella nos faz questionar sobre o sentido real da vida e seus valores.

Leitura recomendadíssima!

site: http://atualizandolivros.blogspot.com.br/2017/10/viver-em-paz-para-morrer-em-paz-mario.html

Quel Magda 23/11/2017

Fazendo você pensar...
Esse livro me trouxe diversas reflexões sobre atitudes que eu tomo em minha vida e em como, muitas vezes, não percebemos o óbvio. Me peguei pensando várias vezes em como pude me cegar diante de situações tão claras...
Aconselho para quem quer refletir sobre a vida, sobre o amor, a paixão, e, sobretudo, em como viver em paz para morrer em paz!!!

Well 21/04/2018

O filósofo e professor Mario Sérgio Cortella é amado por muitos por servir como inspiração, inclusive por mim, com suas ideais e convites a reflexões contundentes.

Esse livro, curtinho e dividido em pequenos capítulos com textos que servem quase como crônicas reflexivas sobre questões diversas.
Admito que esperava um pouco mais desse livro. Porém, nada do que eh dito por Cortella é descartável, apenas criei uma expectativa exagerada.
Logo na introdução ele nos informa que o objetivo do livro é fazer-nos pensar em nossa importância para a sociedade e para as pessoas que amamos ao nosso redor. A pergunta do subtítulo "se vc não existisse, que diferença faria?" norteia toda a obra, dando um vago ar de auto ajuda.
Entretanto, o autor não dá nenhuma dica direta do tipo: faça isso ou aquilo. Como bom filósofo (e ele o é) o que faz é trazer até nós reflexões sobre o perigo de consideramos tudo como óbvio; o sentido da palavra graça em diversos âmbitos e que conhecê-la nos ajuda a entender algum dos sentidos da vida; a tendência moderna é o perigo da super exposição e por que fazemos isso (pode ser que ele repita isso noutro livro seu, lançado também recentemente); as nossas âncoras e raízes e nos propõe que descompliquemos a vida para que ela possa ser vivida de forma não apequenada (para referência o autor).
Além dos temas, que se entrelaçam de forma fragmentada, temos relatos da trajetória do autor que servem como inspiração.
O que considerei fraco, foram algumas abordagens serem dispersas demais, talvez não criando uma unidade para todo o livro. Por isso considero como crônicas esparsas sobre reflexões da existência. Notei também a incidência de diversos temas e até frases que Cortella já utiliza em seus discursos em palestras, aulas e entrevistas, deixando ausente um senso de novidade.

OK... Para quem não acompanha o professor como eu, tem muita coisa inédita, útil e de grande ajuda (mesmo não sendo de auto-ajuda, eh bom reforçar). E mesmo para quem gosta dele, muitos textos tem a capacidade de ser coeso e por isso de rápido digestão, podendo servir como um excelente livro de cabeceira para aqueles momentos em que precisamos pensar melhor no sentido da nossa existência e em nossa importância como humanos pensantes e principalmente mortais.
Agradável, não enjoativo porém sem grandes novidades para quem o acompanha a muito tempo. Mas um ótimo exemplar.

Osmar 13/05/2018

Nesse livro, o Cortella se debruça sobre os dilemas da existência. Diferente do "Por que fazemos o que fazemos?", em "Viver em paz para morrer em paz", o autor consegue com maestria, a partir de situações do cotidiano e várias outras referências, oferecer ferramentas para o leitor refletir sobre questões importantes da vida, de maneira sucinta, fácil e sem rodeios. Parte de mim gostaria que ele foi mais a fundo nas suas explicações, citando mais pensadores e ideologias do que observei, contudo, entendo que se trata de uma estratégia para tornar o livro enxuto e de fácil consumo.

Debora.Gomes 05/09/2019

Reflexão
Leitura incrível, embora eu discorde de determinados pontos, mas que permite uma autorreflexão sobre coisas que certamente já vivenciou ou poderá vivenciar, a busca pela felicidade, desejo, o apego as coisas, suas paixões e qual legado você deixara quando morrer ? e se você não existisse, que falta faria?
De fato, é um livro bem rápido de ler e recomendo.

Vanessaf 26/11/2019

Fraquíssimo!