O Mau Exemplo de Cameron Post

O Mau Exemplo de Cameron Post Emily M. Danforth

Resenhas -

valadão 15/10/2020

o ódio que eu passei lendo o livro
muito bom de verdade, explica muito bem como a cameron se sente sobre tudo que acontece em sua vida e aborda a religião de uma forma muito interessante. só acho que o livro poderia ter menos cenas explícitas pq isso particularmente me incomoda.

Luana 09/03/2018

Resenha completa:

site: https://leitoresviajantes.blogspot.com.br/2018/03/autora-emily-m.html

Ariadne 14/08/2020

Como eu queria abraçar a Cameron. Por ser uma pessoa LGBT+, o livro me tocou de uma maneira muito pessoal. Embora não tenha passado por isso, é impossível não se identificar. Infelizmente, isso ainda acontece muito em nossa sociedade, e livros como esse se fazem
muito necessários.

Luluas2 04/08/2020

Finalmente
Finalmente li um livro com protagonistas lésbicas! Figuras que na literatura são tão pouco representadas. O livro teve vários pontos que me emocionou, apesar de eu saber que ele enrola bastante pra chegar onde tem que chegar. Apesar disso, eu gostei do relato o cotidiano, mais do que dela no acampamento. Adorei as referências a filmes também, e admito que queria um pré final diferente, talvez quisesse ela de novo em Miles City ou reencontrando algumas certas pessoas deixadas de lado na história, mas tudo bem haha porque o final em si achei ótimo, o momento de conexão.

May 02/07/2020

Representatividade
O descobrimento da própria verdade, culpa e emoção, é o que essa leitura nos passa, contando a vida da Cameron Post que  é só uma pré adolescente de 12 anos, descobrindo sua sexualidade, quando perde os pais em um acidente. Ela carrega a culpa de estar beijando uma menina um dia antes do acidente, como se fosse um castigo ou algo assim. Quando a guarda dela fica com a tia extremamente religiosa e de mente fechada, as coisas começam a ficar pior, já que a cada ano que passa a Cameron tem mais certeza dos seus sentimentos em relação à outras mulheres. É uma leitura muito emocionante que mostra o desenvolvimento de uma pré adolescente cheia de medos e dúvidas, até ela mais velha, onde é possível enxergar que apesar de ter dificuldade e nenhum apoio, ela tem mais certeza e confiança de quem é, com uma pitada de romance que serve apenas para dar mais contexto a história cheia de preconceito e confronto interno que a personagem enfrenta. Porém, essa é uma leitura que deve ser feita sem expectativas e sem ler a sinopse antes, pois ela entrega um acontecimento que só vai acontecer depois da metade do livro, por isso o leitor fica esperando acontecer a todo momento e isso torna a leitura um pouquinho decepcionante, mas vale super a pena, pois é uma história sobre a famosa cura gay, e ao final do livro é possível enxergar uma personagem muito mais forte e consciente dos seus sentimentos, mesmo passando por momentos ruins e preconceitos vindos da própria família e amigos, além de tudo, somente no final ela enfrenta a culpa que sentia pelo acidente dos pais, e essa sem dúvidas é a mensagem mais bonita de autoconhecimento que já li. Infelizmente a realidade da personagem é a realidade de muitos LGBTQIA+ até hoje, e algumas realidades são ainda piores. Não fechem os olhos para isso.

O livro ganhou uma adaptação em 2018 que ganhou o prêmio Sundance. Porém, para quem assistiu o filme, mais uma vez, leia o livro sem expectativas, pois o filme foca desde o início nesse acontecimento marcante, enquanto no livro só acontece depois da metade.

skuser02844 26/06/2020

Não sei bem o que dizer sobre o livro. O início foi meio arrastado mas sem dúvidas a protagonista e sua história são coisas muito bem construídas.
Vi gente achando o final muito vago e insatisfatório mas eu achei perfeito e necessário.
Não é meu livro favorito, mas é um que vou carregar a história comigo com muito carinho.

Ketly 18/06/2020

55% feat o resto
No começo temos o romance de Irene e Cameron, depois o acidente que levou os pais dela. É ai que tudo muda. E essa mudança é uma das melhores, porque a Cameron começa a se descobrir mais até meados dos 55%. É como se antes dos 55% se tratasse de descoberta e romance, e o restante fosse abuso psicológico e religioso e amizade.

Eu estava mesmo esperando um final diferente, mas o que teve foi bom... porém eu queria que fosse melhor.

Somente três estrelas porque, embora o livro tenha 400 e poucas páginas, poderia muito bem ter 350, por aí. Muitas informações desnecessárias e cansativas, principalmente dos 45% (o resto). Não vou mentir, pulei certos parágrafos e páginas, sim. Foi uma tortura pra mim ver a forma cristã de "curar os gays". O que é bem estranho se vocês forem parar para pensar no conceito de colocarem duas lésbicas ou dois gays para dormirem no mesmo quarto. Afinal, o que eles achavam que iria acontecer?

Ps: só vou fingir que no final ela conversou com a *****, ela admitiu que nunca escreveu a carta e elas se acertaram, fugindo pelo mundo para serem felizes em paz, longe de todo mundo.

Marcela 01/11/2020

Gostei bastante do livro. Superou minhas expectativas.
Segue a tendência dos livros que são bem melhores que os filmes.

toguedes 17/06/2020

Eu tenho mil coisas para reclamar, mas...
Eu realmente posso listar uma infinidade de coisas que poderia reclamar sobre esse livro, principalmente pela falta de final diante ao enredo apresentado.

Porém, esse livro têm duas histórias e enquanto eu estava focado em todo o processo de "cura gay" e como a protagonista venceria aquilo, percebi que a autora queria passar outra mensagem: tanto importa o resultado que aconteceria com ela, isso não vai ser de fato relevante para mudar o que ela sente.

O que a autoria quis mostrar são os problemas que a personagem têm diante suas reais dores (estas, que deveriam ser tratados com mais importância e foram completamente esquecidas por todos em sua volta).

Por isso, entendo a lentidão da história, o maior estudo de personagem, os três atos e um final vazio, mas com muito significado.

Um livro que te faz pensar, sentir raiva de certos absursos que homossexuais tiveram que passar durante sua adolescência, além de uma escrita fantástica.

Emilly 24/05/2020

O descobrimento do eu
Cameron não sabe quem ela é. Essa é uma jornada de descobrimento e indignações, de compreender desejos e pessoas.

John87 24/05/2020

Uma pequena boa história para um imenso livro
Antes de tudo quero deixar claro que eu gostei, sim, do livro. Contudo, devo te alertar que é um livro imenso, cheio de detalhes desnecessários - não que eu não goste de uma escrita detalhada, eu amo Tolkien, mas aqui é demasiadamente fora do comum. A história de Cameron é interessante, os personagens são legais e em algumas partes apresentam carisma, mas como um todo, era realmente necessário as 500 páginas?
Se você vai ler por conta do filme, te adianto que a adaptação pulou as duas primeiras partes do livro o que dá umas 200/300 páginas (o que, pensando bem, o próprio livro poderia excluir também sem muitos problemas).
Se você não curte capítulos muito longos, como eu, então vai sofrer com Cameron, mas é um bom livro, vale a pena tirar algumas horas do dia para lê-lo, e a protagonista é sem sombra de dúvidas sensacional, mesmo que aparente um pouco apática na maior parte da leitura.

carolina119 18/05/2020

o livro aborda muito religião, e homossexualidade. me senti muito pertubada em alguns momentos, me deu muito gatilho...
apesar de ter feito eu surtar de diversas formas diferentes, é legal e me prendeu desde o começo  (apesar de alguns capítulos ser pura enrolação e não acontecer literalmente nada) o livro é bom mas em compensação o final foi meio??? vi as resenhas por aqui, e já sabia que nao me surpreenderia com o final,porém esperei demais e acabei me decepcionando...

Li 13/05/2020

É um livro interessante, sobre um assunto muito polêmico. Tem um enredo legal, personagens marcantes, um bom ritmo. É daquele tipo que você tem dificuldade de largar. Mas o fim foi meio decepcionante. Eu supus que foi o fechamento de um ciclo pra Cameron, nas ficou vago... Eu fiquei imaginando se a autora não tem em mente fazer um segundo livro.

Pam 04/05/2020

O desenvolvimento de Cameron durante a narrativa é rico e faz você entender cada uma das suas decisões, por mais questionáveis que sejam.