O Mau Exemplo de Cameron Post

O Mau Exemplo de Cameron Post Emily M. Danforth

Resenhas -

isaaoki 09/01/2022

O livro tem um ritmo bemmmm lento e a escrita, as vezes, parece um pouco arrastada com capítulos de mais de 20 páginas.
Particularmente, não gostei muito do final e dos conflitos que foram deixados em aberto. Acredito que se o livro alternasse em passado e presente seria mais legal.

rafaela 12/01/2022

é ok
ele é bom mas tipo de livro mto detalhado as vezes irrita

o final deixa a desejar viu mas acho q gostei qnd li pq foi uma das minhas primeiras leituras de mulheres gostando de mulheres

muito melhor que o filme aliás o filme só é bom pq tem algumas cenas específicas se é q vc me entende

jajajaded 24/01/2022

E um mundo inteiro além daquela margem...
Apressadamente, quando ainda estava lá pela página 100 e pouco, eu imaginei que daria no máximo quatro estrelas para esse livro. O ritmo é lento e intimista, a vida da Cameron profundamente entrelaçada com a rotina entediante e a melancolia dos pensamentos da protagonista enquanto tenta se entender "minissapatão" (nas palavras da irritante, mas fiel Lindsay) em uma comunidade hetero-cis-cristã. É dolorosamente fácil se identificar com os sentimentos e experiências dela, o que tornou a leitura quase difícil de continuar por vezes. Mas aí que vem o momento surpreendente: quando Cam chega no fundo do posso, quando parece que agora ela recebeu o tapa final e não vai se levantar, é quando as coisas começam a acontecer e ela prova a força que sempre teve dentro de si ao reagir. E esses momentos valem toda a leitura. Fiquei com gostinho de quero mais e queria uns capítulos extras? Horrivelmente. Mas, ao mesmo tempo, o final me deu uma paz que, se fosse em outra qualquer outra estória, eu acho que não teria.

Amanda 29/12/2023

Esse livro dói!
O livro é bem escrito, apesar de ser arrastado em alguns momentos, e o enredo é interessante. Li após ver o filme, então parte do que iria acontecer eu já sabia, mas ainda assim torci para que não acontecesse. Quando você é LGBT, criado por uma família evangélica e lê um livro desses, onde a religião condena uma pessoa apenas por existir e ser ela mesma, dói. Dói pq você provavelmente vivenciou esse tipo de situação ainda que em menor grau e é difícil de esquecer. A chamada cura gay é tortura e torço pra que um dia ela seja vista e criminalizada como tal em td o mundo.
Também preciso comentar que senti falta de um capítulo para finalizar a história, eu realmente não gosto de finais em aberto e aqui não foi diferente.

Alice 21/03/2022

Realmente de início não estava esperando muito do livro, visto que conheci a história do mesmo por meio do filme. Mas posso afirmar que fui surpreendida. Alguns podem dizer que a narrativa ocorre de forma lenta, entretanto é de certa forma necessária para podermos entender tudo o que a personagem principal (Cameron) passa. O livro consegue repassar os sentimentos e angústias sofridas pelos personagens perfeitamente para nós (leitores). O único ponto que poderia ser melhorado foi a questão do final, acho que deveria haver um pouco mais de contexto sobre o que virá a acontecer com os personagens futuramente, não ficando totalmente em aberto, como é deixado. Mas fora esse ponto, o livro é incrível, consegue repassar exatamente a experiência de viver em uma sociedade homofobica e dominada por princípios religiosos. Vale muito a pena a leitura.

ladyluffy 29/06/2023

Um livro profundo que me levou a muitas reflexões
Eu simplemente amei esse livro, amei os personagens e a história. Pra falar a verdade não li ele tão rápido pq a história é meio lenta e talvez não muito viciante - mas isso definitivamente n faz o livro ser pior.
Acho que, pelo fato da protagonista estar passando pela descoberta da sua sexualidade, foi uma leitura muito importante pra ver se eu começo a aceitar minha sexualidade logo (talvez eu estar passando por esse processo tenha influênciado minha avaliação). Gostei principalmente da visão realista que o livro traz - diferente de muitos que colocam que a homossexualidade já deixou de ser tabu e é aceita por todo mundo (acho que gera o sentimento de identificação)
Porém, esse livro tem um defeito gigante: o final é ruim, eu senti que diversos pontos ficaram abertos e a história não ficou fechadinha, sabe? poderia ser muito melhor, poderiam até fazer um segundo livro porque eu acho que ainda tinha muita coisa pra contar!!
Mesmo com esse "pequeno" problema, esse livro ainda tem um lugar no meu coração, e eu recomendaria pra quem tá passando o mesmo que eu e tem a família bem religiosa ou conservadora.

panisetcircense 03/06/2022

férias de verão, refrigerantes, chicletes e beijos roubados
eu não sei o que eu estava esperando mas eu gostei?
até a metade do livro o desenvolvimento é meio arrastado, mas não deixa de ser bom, não consegui largar o livro
me identifiquei muito com a cameron e passei muita raiva em alguns momentos
só senti falta de mais alguns capítulos, queria saber o que aconteceu com a cameron, jane e adam

Est 17/08/2022

DE CAIR O C* DA BUND4
Eu não tive duvidas que queria comprar esse livro no instante em que comprei, deixei ele no fim da minha lista de espera, e realmente fico muito feliz de ter feito isso.
A história é sofrida porem extremamente linda e diabolicamente real, a ideia é otima e a realização ultrapassou minhas expectativas!

Matheus Luckas 27/08/2022

Intensidade e sensibilidade à flor da pele
A escrita da Emily traz as vivências da Cam de forma muito crua e nítida para perto do leitor, com questionamentos comuns, complexos e reflexões profundas. A linha cronológica da narrativa acompanha muito bem o desenvolvimento da personagem principal e ressalta como ela é única, moldada a partir de fragmentos da sua história. É um livro que traz muitos questionamentos e pensamentos que misturam sociologia, filosofia e psicologia não de forma banal, mas que ressaltam a importância de sempre tentar buscar ser autêntico e não condescendente vim o status quo. Apaixonado demais pelo início, meio e fim!

Cla 14/10/2022

Talvez esse livro não seja perfeito, mas eu amei. Amei a narrativa, a escrita e o sentimento bom e envolvente que ele me proporcionou. A escrita da autora é sensacional, muito fluída. Você se interessa pelas personagens e torce muito por elas. Gostaria de ter lido esse livro com representatividade mais nova, com certeza seria muito bom. De toda forma, amei.

Yamaai 13/11/2022

Eu achei bem parecido com o " a vida invisível de Addie Larue" no quesito de estrutura, quanto as 400 páginas são bem distribuídas, e a história não ser um clichê mas não consigo dar 5 estrelas, talvez é pelo fato de que o final é meio merda e muita referência American 90's

Tabita.Maier 31/12/2022

Superou as minhas expectativas
Acho que para quem, assim como eu, viu o filme antes de ler o livro, chega a conclusão de que o livro é muito melhor! Gosto que ele é dividido em capítulos, assim fica mais fácil de organizar a leitura que é bem fluida.

A história é narrada em primeira pessoa, aos olhos da protagonista Cameron Post, quem perde os pais muito cedo em um acidente de carro e acredita que a morte deles está ligada a sua vida amorosa com a melhor amiga. Desde aí Cameron começa uma difícil busca de aceitação da sua sexualidade queer, passa por um acampamento para "cura gay" e deixa a culpa da morte dos pais de lado ao finalmente se dar conta de que não há nada de errado com ela.

É uma história sobre amizade, sobre as relações familiares e a ditadura religiosa imposta em tantas pessoas.

Vale ler cada parágrafo!