O Mau Exemplo de Cameron Post

O Mau Exemplo de Cameron Post Emily M. Danforth

Resenhas -

Vanessa.Cezar 24/11/2021

Tão bom encontrar um livro que desenvolva personagens LGBT de forma profunda, sem cair em redundâncias e estereótipos e nem reduzí-los apenas a sua sexualidade.
mafê 24/11/2021minha estante
sim!!!

moonsf4ll0 13/04/2022

começou bem, a proposta do livro é muito boa, mas a partir de 30% começa a ficar cansativo, principalmente por causa dos capítulos grandes que têm cenas que não mudam nada na história

a partir da metade volta a acontecer coisas novas e isso fez eu terminar o livro.

não odiei o final, mas acho que teria sido legal a autora colocar um capítulo de "6 meses depois" ou algo assim, só pra gente saber como a cam e os amigos ficaram.

preciso assistir o filme!!

Alice 16/04/2020

leitura boa (mas cuidado com os gatilhos)
a leitura é boa e um pouco mais leve que o normal dos livros f/f. contém gatilhos sobre discurso de religião (e o abuso psicólogo que às vezes rola) e auto mutilação.

May 02/07/2020

Representatividade
O descobrimento da própria verdade, culpa e emoção, é o que essa leitura nos passa, contando a vida da Cameron Post que  é só uma pré adolescente de 12 anos, descobrindo sua sexualidade, quando perde os pais em um acidente. Ela carrega a culpa de estar beijando uma menina um dia antes do acidente, como se fosse um castigo ou algo assim. Quando a guarda dela fica com a tia extremamente religiosa e de mente fechada, as coisas começam a ficar pior, já que a cada ano que passa a Cameron tem mais certeza dos seus sentimentos em relação à outras mulheres. É uma leitura muito emocionante que mostra o desenvolvimento de uma pré adolescente cheia de medos e dúvidas, até ela mais velha, onde é possível enxergar que apesar de ter dificuldade e nenhum apoio, ela tem mais certeza e confiança de quem é, com uma pitada de romance que serve apenas para dar mais contexto a história cheia de preconceito e confronto interno que a personagem enfrenta. Porém, essa é uma leitura que deve ser feita sem expectativas e sem ler a sinopse antes, pois ela entrega um acontecimento que só vai acontecer depois da metade do livro, por isso o leitor fica esperando acontecer a todo momento e isso torna a leitura um pouquinho decepcionante, mas vale super a pena, pois é uma história sobre a famosa cura gay, e ao final do livro é possível enxergar uma personagem muito mais forte e consciente dos seus sentimentos, mesmo passando por momentos ruins e preconceitos vindos da própria família e amigos, além de tudo, somente no final ela enfrenta a culpa que sentia pelo acidente dos pais, e essa sem dúvidas é a mensagem mais bonita de autoconhecimento que já li. Infelizmente a realidade da personagem é a realidade de muitos LGBTQIA+ até hoje, e algumas realidades são ainda piores. Não fechem os olhos para isso.

O livro ganhou uma adaptação em 2018 que ganhou o prêmio Sundance. Porém, para quem assistiu o filme, mais uma vez, leia o livro sem expectativas, pois o filme foca desde o início nesse acontecimento marcante, enquanto no livro só acontece depois da metade.

Mariana 20/04/2023

Autenticidade X Conservadorismo
Como ser autêntico? Fiel a si mesmo, a sua história, desejos, valores, opiniões... Talvez a resposta para isso seja uma tentativa de todos nós quando optamos pelo nosso autodesenvolvimento, mas para isso, é necessário espaço, liberdade, flexibilidade. Na minha opinião, "O mau exemplo de Cameron Post" mostra isso. Sem espaço não conseguimos ser nós mesmos, enquanto houver crenças que tolhem nossa subjetividade, nossos desejos e necessidades, não poderemos ser autênticos, não teremos vida, estaremos à beira da morte, simbólica ou literal. Alguns trechos que o livro traz, são, inclusive, muito perturbadores nesse sentido, pois mostram exatamente o que religiões conservadoras fazem com passagens bíblicas para manipular e podar o indivíduo em prol de um ideal, de um cordeiro manso, que vai com o bando sem mais questionamentos ou reflexões. O que tais religiões e líderes não percebem, é que nunca vai adiantar. As pessoas nunca estarão felizes dessa forma, tolidas, caladas, manipuladas. Não existe cura para o que não é doença, para o que é apenas um outro jeito de ser, de encarar e apreciar a vida.
Gostei da personalidade de Cameron, dos colegas Adam, Jane, e também de Lindsey, entre outros corajosos. Mas senti falta de ainda mais coragem, ao menos para servir ao mundo como inspiração. Conservadorismo mata, Mark foi exemplo disso, e como existem Marks por aí!
O tema é bom, a história tem muitos detalhes (às vezes me cansava), e o final é simbólico, encaixa, mas nos deixa mesmo querendo um desfecho mais completo.
verena.evans 20/04/2023minha estante
Acho q essa é a melhor resenha que li desse livro

Mariana 20/04/2023minha estante
Que bom que gostou!

Babis Schuina 18/06/2022

O Excelente Exemplo de Cameron Post
Eu tinha expectativas altas, e mesmo assim esse livro me surpreendeu! É dramático, é leve, é doce, é profundo, são tantas coisas! Mesmo se passando entre o fim dos anos 1980 e parte da década de 1990 o enredo é incrivelmente atual e necessário.
Eu fiquei realmente feliz que mesmo com uma carga dramática tão forte, a autora não descambou num dramalhão, ele tem sim momentos angustiantes e tristes mas ela consegue equilibrar muito bem com momentos mais leves.
Tudo é muito natural, plausível e real. As descobertas da Cameron, a culpa, as dúvidas e a forma como, a cada página, ela se aceita e entende que o seu jeito não é errado é tocante!
Eu realmente amei!

Bia 05/07/2021

Essa foi uma leitura complicada pra mim. Eu gostei muito mas tive certa dificuldade lendo.

O tema abordado é super importante e é interessante ver a realidade de algumas pessoas vivendo em épocas e contextos diferentes dos nossos. É uma história triste e revoltante, mas a autora consegue trazer humor e leveza em vários momentos. É legal acompanhar a história da Cameron, consegui me conectar bastante com ela e passei por várias emoções lendo (principalmente raiva, diga-se de passagem).

O maior problema pra mim foi o fato da narrativa ser muito arrastada. As coisas demoram muito pra acontecer e a autora se prolonga demais em acontecimentos que não são tão relevantes. Mas acho que era pra ser esse mesmo o estilo do livro, só que pra mim esse tipo de abordagem não dá certo. A escrita em si é bem descritiva e detalhada, mas é muito boa.
Também esperava mais do final, o livro todo foi bem parado e quando começou a ficar mais instigante o livro acabou. Entendo a autora deixar o final aberto mas sei lá, me decepcionei um pouco.

Enfim, acho que é importante a gente ler sobre essas coisas às vezes, e o livro aborda esse assunto de um jeito bem próprio (pelo que eu li, a autora colocou parte da sua própria experiência na história). Falando no geral, por mais que o estilo e o jeito que ele foi escrito não funcionem muito pra mim, é um livro muito bom e interessante.

?? Aviso de gatilho: homofobia e automutilação. ??

Ibagcaetano 13/03/2021

Difícil
É difícil ser lésbica e reconhecer ao longo na leitura sentimentos e não pertencimento.

Me vi na vivência na protagonista e lembrei da minha própria dor enquanto lia a dor dela;

Ser lésbica nunca foi fácil, ler a trajetória de outras, é reviver algumas memórias já esquecidas.

De forma geral, além do grande impacto emocional causado pela semelhança nas vivências, há uma narrativa gostosa e fluida, envolvendo a gente em cada página.

Camps 09/11/2022

Enquanto a primeira metade do livro demorou uma eternidade pra acabar, a outra foi muito rápida. É um livro bem legal, mas o começo podia ter um pouco menos de detalhes (ou não), e o final, mesmo que muito bonito e poético, me deixou meio que esperando mais. Queria muito saber o que aconteceu com eles depois.

Esther 29/04/2020

Livro/Filme
Olha, o filme só começa depois do meio do livro, se isso te interessar.
Gostei bastante do livro. Gostei de ela escrever bastante sobre a infância da menina.
Não sei se teria tantas meninas lésbicas/bi experimentabdo nos anos 80, em uma cidade pequena e de Montana ainda.
Pode ser que a vida sem internet seja assim mesmo, não sei...
O final está devendo mesmo. Parece que ela cansou de escrever, já que o livro é bem grandinho.

Maik 24/04/2020

Um calhamaço desnecessário
'O mau exemplo de Cameron Post' era originalmente um conto, e talvez isso explique quase todos os maiores problemas do livro. A história não rende as quase 500 páginas, e muito do livro soa arrastado e desnecessário. O romance só começa pra valer lá pela página 200, e ainda assim nunca vai além de morno. As personagens são todas apáticas e vão simplesmente se deixando levar, não demonstram descontentamento com nada, não proporcionam um momento interessante de embate dentro de tantas páginas. O tema da cura gay, que é algo tão pesado na vida real e poderia render uma narrativa mais densa e contundente, aqui tem quase nenhuma importância. A protagonista parece ter sido mandada apenas para passar umas férias na fazenda. Não existe sofrimento nenhum, não existe conflito. E no final, que depois de muita enrolação se acaba nas pressas em 10 páginas, parece que não resolve simplesmente nada.

Hêlo 11/08/2021

esse foi um dos livros mais bonitos que eu já li, o final é bem aberto, mas não deixa de ser lindo! incrível o jeito que a autora trabalha a aceitação do luto e a descoberta da Cam sobre si mesma.

ps: só fiquei curiosa pra saber qual foi k final da Coley, Lindsey e Irene.

Maysa 17/10/2021minha estante
to assim também vei, terminei agora e eu só quero saber o que aconteceu com os três depoisssss. e tb queria saber sobre jamie e irene, principalmente jamie (gostei muito dele), qnd ela voltou para a cidade nas férias, eu fiquei esperando um reencontro mas nada :((

hirna 18/08/2021

Esperava mais
O livro em geral traz uma perspectiva bem real das coisas, principalmente o preconceito e a intolerância por parte da sociedade, além da culpa e dor presentes na protagonista, algo que fica muito visível na relação que ela tem com a morte dos pais. Porém teve pontos que falharam muito, por exemplo, a Cameron é bastante conivente durante a maior parte da narrativa; alguns personagens simplesmente sumiram em alguma parte e não tiveram um desfecho; o final aberto, que deixa a deriva da imaginação, influenciada muito mais por os feitos dos amigos do que os da Cam, porque se dependesse dela nada seria sustentado, ela nunca "sairia" do armário, ela só quis tentar algo com quem não podia, apesar de me identificar com lance dos "momentos" sendo honesta sobre o que ela sente, acho uma verdadeira palhaçada ela não ter noção sobre algumas mer***, como o fato de ela sempre querer condenar alguém por ter a influenciado aff... E sem contar os capítulos longos e entediantes, enfim, não me arrependo da leitura, no entanto achei muito previsível alguns detalhes e a estória com toda certeza poderia ser melhor desenvolvida, mas entendi que foi uma questão da autora não colocar nenhum tipo de ativismo, considerando a parte de sua vivência inserida na obra, que segundo ela soaria falso.