O Mau Exemplo de Cameron Post

O Mau Exemplo de Cameron Post Emily M. Danforth

Resenhas -

Predo21 03/01/2024

O mau exemplo não foi dela
Um livro que mostra de forma crua os horrores das clínicas de conversão dos EUA nos anos 90 pelo ponto de vista da Cameron. Mesmo numa situação em que tudo estava contra ela, a garota não deixou de lutar para se descobrir e ajudar seus amigos a fugir de lá. Além disso, a parte que mostra a hipocrisia gigante dos donos da clínica foi de fato minha parte favorita do livro.

Japson 03/10/2021

Comprei o livro principalmente pela capa que me chamou atenção, e ele acabou me surpreendendo bastante, de maneira positiva.
Pra quem está a procura de romance esse não é o principal foco do livro, ocorrem alguns ao decorrer da narrativa, mas não possuem grande duração. Mas msm assim tive alguns surtos por conta deles.
O livro trata principalmente sobre como era ser lgbt anos atrás, e grande parte da história se passa com a Cameron um retiro para jovens, em que buscam a famosa "cura gay". E é incrível o desenvolvimento da personagem no local, a visão do mundo q ela adiquire e as amizades que ela faz.
Adquiri ódio de alguns personagens ao decorrer dos capítulos, mas em compensação amei alguns outros.
Super recomendo a leitura

Nath @biscoito.esperto 08/07/2018

Eu amei esse livro de um jeito que eu sinceramente não esperava amar.

É inegável que a literatura LGBT+ está em alta atualmente. Muitos autores estão colocando personagens da comunidade queer em seus livros, e isso é incrível, mas também podemos notar com facilidade que a maioria dos livros LGBT+ tem protagonistas masculinos.

Eu consigo pensar em uns 10 livros LGBT+ em que o personagem principal é um menino gay se descobrindo e vivendo aventuras, mas eu preciso me esforçar para pensar em livros com meninas lésbicas ou bissexuais como protagonistas. Do topo da minha cabeça eu só me lembro de um livro, que ainda por cima nem é YA, mas de terror (A Menina Submersa, muito bom, recomendo!).

Então, quando eu soube que The Miseducation of Cameron Post seria publicado no Brasil, fiquei super animada. E eu não me decepcionei nem um pouco, mesmo a hype sendo grande. Aliás, queria parabenizar a tradutora pela excelente tradução do título.

O ano é 1989 e Cameron tem 13 anos. Ela tem uma melhor amiga, Irene (eu imaginava a Irene do Red Velvet enquanto lia, desculpa mundo), de quem é muito próxima. Próxima demais, talvez. Cameron sabe que gosta de Irene de um jeito diferente de amizade, e que não quer beijá-la apenas por que seria engraçado ou para treinar antes de beijar meninos. Mas, ao mesmo tempo, Cameron se sente culpada, como se seus desejos fossem algo ruim. Tudo piora quando ela de fato beija Irene e, logo em seguida, recebe a notícia de que os pais morreram num terrível acidente de carro. Cameron acha que isso é uma espécie de castigo divino.

O tempo passa. Cameron agora mora com a avó e a tia, duas mulheres muito religiosas, e divide seu tempo entre a igreja, a escola e as competições de natação e atletismo. E é nas competições de natação que ela conhece Lindsey, uma menina assumidamente lésbica que mora do outro lado do país. As duas se tornam grandes amigas e Lindsey de certa forma explica a Cameron o que é ser lésbica e como o mundo funciona.

Cameron agora tem 16 anos e se torna amiga de Coley Taylor (eu ficava pensando no Corey Taylor do Slipknot, oh god why). Cameron e Coley se conheceram na igreja, pois ambas suas famílias são religiosas. Coley é linda e tem um namorado, mas isso não impede Cameron de se apaixonar por ela. E, conforme a amizade das duas avança, parece que talvez Coley também esteja afim de Cameron.

Quando a tia religiosa de Cameron descobre o que está acontecendo ela não tem dúvidas: irá mandar Cameron para uma escola evangélica que supostamente irá curar sua homossexualidade.

Esse livro foi uma verdadeira jornada. Vimos Cameron crescer. Ela descobre e explora sua sexualidade de forma natural. Faz amizades muito importantes, com meninas e meninos. Ama sua família, mesmo com todos os problemas e com a homofobia, e sente a falta dos pais.

Cameron luta para manter sua identidade desde a primeira página do livro até a última, o que é algo massacrante de acompanhar. Mais importante, é algo real. Toda pessoa LGBT+ sabe como é ter que se reafirmar e manter sua sanidade num mundo que te julga a todo momento por coisas que você não pode controlar. Ninguém escolhe ser gay, ou bi, ou pan, ou trans, ou ace. Eu sei que eu não escolhi. Lutei contra esse lado meu por muitos anos por causa da heteronormatividade.

Eu me vi muito em Cameron, mesmo que nossas personalidades e vidas sejam tão diferentes. Eu queria ter lido esse livro quando tinha 12 anos, pois as coisas teriam feito mais sentido. Mas fico feliz por ter tido a oportunidade de ler agora.

site: www.nathlambert.blogspot.com
Karen 30/07/2019minha estante
Esse livro é DEMAIS! Tão poderoso. Realmente é tão difícil encontrar livros YA com personagem lésbicas ou bissexual. Você já leu ? Os dois mundos de Astrid Jones ?? A personagem principal é lésbica e tem uma jornada
bonita também.

Sunny 22/01/2020minha estante
Amei a sua resenha! Estou com muita vontade de ler um livro, especialmente um em que a protagonista seja (de preferência) lésbica e depois das suas considerações muito brilhantes e bem colocadas, vou ler este livro e espero voltar aqui dentro de algum tempo e também poder dizer que queria ter esse livro para dar ao meu eu de 13 anos de idade, teria evitado muitos sofrimentos. Um abraço!

m.dalri 01/07/2023

Que leitura incrível, rápida e fluida. A história é maravilhosa, me apeguei muito aos personagens. Super recomendo

Marcela 01/11/2020

Gostei bastante do livro. Superou minhas expectativas.
Segue a tendência dos livros que são bem melhores que os filmes.

evy 15/03/2021

incrível
a escrita é adorável o que ajuda a leitura a fluir com facilidade e a representativade e todo o processo de descobrimento e aceitação são muito bem abordados.

phantomhives 06/02/2021

Cirúrgico
Eu amei! A autora descreveu perfeitamente o processo de crescimento de autodescobrimento de uma criança que se torna adolescente, quase adulta, num mundo que não a aceita de verdade. A riqueza dos detalhes me comoveu de verdade, dá pra perceber que tem um toque de "experiência própria". Tornou-se um dos meus livros favoritos.

abnara0 06/08/2022

O mau exemplo de Cameron Post
Não sei nem o que dizer, não era o que eu esperava, mas é bonzinho... Eu só achei MUITO arrastado e quando chega no final é um pouco decepcionante, de todos os livros que li esse semestre esse foi o piorzinho
Capítulos grandes e história arrastada, sem muitos acontecimentos para te fazer querer descobrir o que vai acontecer sabe?!
Mas é muito legal ver o desenvolver da Cam, só fiquei decepcionada pq romance gay n teve e nem nada! Poderia ser melhor

toguedes 17/06/2020

Eu tenho mil coisas para reclamar, mas...
Eu realmente posso listar uma infinidade de coisas que poderia reclamar sobre esse livro, principalmente pela falta de final diante ao enredo apresentado.

Porém, esse livro têm duas histórias e enquanto eu estava focado em todo o processo de "cura gay" e como a protagonista venceria aquilo, percebi que a autora queria passar outra mensagem: tanto importa o resultado que aconteceria com ela, isso não vai ser de fato relevante para mudar o que ela sente.

O que a autoria quis mostrar são os problemas que a personagem têm diante suas reais dores (estas, que deveriam ser tratados com mais importância e foram completamente esquecidas por todos em sua volta).

Por isso, entendo a lentidão da história, o maior estudo de personagem, os três atos e um final vazio, mas com muito significado.

Um livro que te faz pensar, sentir raiva de certos absursos que homossexuais tiveram que passar durante sua adolescência, além de uma escrita fantástica.

danda 12/05/2022

me surpreendeu
confesso que, antes de começar a leitura, vi algumas resenhas sobre o livro, que diziam que ele era lento, e tive um pouco de receio de continuar, pensando se valeria à pena. mas, optei por ir lendo e ver no que dava ? e que bom que fiz isso! o livro é, sim, um pouco extenso, mas não acho que tenha coisas desnecessárias nele: é a história de todo um processo, da adolescência de uma menina, mostrando seus medos, suas desculpas, suas dores e tudo o que pesava na balança das decisões que ela tomava. nisso, eu tenho que defender o livro. e sobre o final, sendo sincera, não senti uma falta tão grande de um fechamento mais específico para o enredo, inclusive, gostei bastante dele, enxerguei perfeitamente um ciclo se encerrando.
enfim, posso dizer que não foi um livro catártico, que mudou minha vida ? e nem penso que era esse exatamente o objetivo dele ? mas, de qualquer forma, me manteve por dias e dias presa na cabeça de uma adolescente que passou por coisas parecidas comigo, vivendo seus amores e suas dores e que inclusive me ajudou a enxergar de outra forma algumas coisas.

Bia 19/01/2021

Essa história nos faz refletir sobre muitas coisas, sobre preconceitos, religiosidade, família, confiança e como algumas pessoas tem sorte de só serem quem são, sem o preconceito e o desprezo dentro de casa e da comunidade e outras que, infelizmente, passam por situações como as do livro.

priscillacarriel 22/02/2021

O MAU EXEMPLO DE CAMERON POST
Cameron é uma menina de 12 anos que está descobrindo sua sexualidade. Ela se apaixona por uma amiga e esporadicamente as duas se beijam, até que numa noite os pais de Cameron sofrem um acidente de carro e ela se vê órfã e sentindo uma mistura de tristeza pelo luto e alívio por saber que seus pais jamais descobririam o seu segredo. Com a avó já idosa, a tia de Cameron, uma mulher extremamente religiosa, toma as rédeas da vida da sobrinha em questões de criação e a estimula a ir para uma igreja. Ela insere Cameron no cristianismo e conforme ela vai crescendo, se depara com o dilema entre gostar de garotas e ser repudiada pela religião. Apesar desse repúdio, obviamente nada a impede de sentir o que sente e Cameron se vê novamente apaixonada por uma menina, dessa vez uma menina que frequenta a mesma igreja e tem um namorado. Sem controlar os sentimentos, Cameron acaba se envolvendo com Coley, mas é traída por ela, quando Coley arrependida pelo o que fez conta sobre o envolvimento de ambas para a própria mãe que por sua vez conta para a tia de Cameron. Revoltada, a tia manda Cameron para um internato cristão de reversão sexual, mais conhecida como ?cura gay?. Com pouco contato com o mundo exterior, Cameron faz descobertas muito reflexivas sobre sexualidade, religião, amizade e família. A leitura é um misto de tristeza, mesmo sendo uma ficção dá muita agonia imaginar como é ser mandada para a terapia de reversão sexual e entusiasmo pra que Cameron se livre logo daquela prisão. Eu gostei bastante e aproveitei pra ver também a adaptação pro cinema, o título é o mesmo e a história difere bem pouco do livro.

clarinha91 09/10/2022

muitos ensinamentos de uma maneira gostosa de ler
um livro com ensinamentos do começo ao fim, valiosas coisas pensadas e ditas sobre a homossexualidade (não falando do que o pessoal falava no acampamento de maneira negativa para eles)
e sim do jeito q a cameron pensava, a sinceridade em os sentimentos que sentia e a culpa que residia em seu coração.
eu amei cada instante desse livro (mesmo nas partes em que a Lydia aparece, aquela lazarenta)

Rosiane 24/02/2021

Quando os pais de Cameron Post morrem em um acidente de carro, a primeira coisa que ela sente, para sua própria surpresa, é alívio. Alívio que eles nunca vão precisar saber que, algumas horas antes, ela estava beijando uma menina.

Mas o alívio não dura, e Cam é forçada a morar com sua tia ultraconservadora e sua bem-intencionada mas antiquada avó. Ela sabe que, daqui em diante, tudo será diferente. Sobreviver nessa pequena cidade rural de Montana exige que Cam finja ser igual a todo mundo e evite assuntos indelicados (como diria sua avó), e ela é boa nisso.

Até que Coley Taylor chega à cidade. Coley é perfeita, e tem um namorado perfeito para completar. Ela e Cam forjam uma amizade intensa, que parece deixar espaço para algo mais. Mas assim que isso começa a parecer possível, a religiosa tia Ruth decide que é hora de ?consertar? sua sobrinha, a mandando para God?s Promise, um acampamento de conversão que deve ?curar? sua homossexualidade. Lá, Cam fica frente a frente com o custo de negar quem ela é ? mesmo que ela não tenha certeza que sabe realmente quem é.

O mau exemplo de Cameron Post é uma estreia literária inesquecível e impressionante sobre descobrir quem você é e ter a coragem de viver de acordo com suas próprias regras.

Lu 05/02/2019

Capsula do Tempo
Sabe quando você senta pra refletir sobre seu passado e simplesmente tem vontade de voltar no tempo e mandar uma mensagem pra prevenir os próprios erros?
Bom, se eu pudesse voltar no tempo, eu daria esse livro para meu eu do passado.
O Mau Exemplo de Cameron Post retrata bem a vida de uma menina de uma cidade pequena que se descobre apaixonada por outras meninas. E você sabe o que dizem, a vida de uma pessoa gay começa depois dos 20 - quando você passa duas décadas tentando entender seus desejos e seus sentimentos. Cameron enfrenta os conflitos de qualquer adolescente ao mesmo em que ela sabe que não é qualquer adolescente que vai se sentir assim - ela é diferente. E ela não tem desejo nenhum de ser normal.
O livro foi um grande aprendizado sobre como os adultos se fecham demais pra entender como o mundo está mudando e como, às vezes, temos que fingir que concordamos com eles antes de amadurecer e encontrar força em famílias que, na verdade, nós que escolhemos: nossos amigos.