Feminismo em comum

Feminismo em comum Marcia Tiburi

Resenhas - Feminismo em Comum

Nicolas 28/07/2020

"O feminismo em comum é um convite e um chamado para o diálogo e a luta. Aceitá-lo é uma questão de inteligência sociopolítica e de amor ao mundo."

Bianca 02/11/2021

leitura fundamental a todas, todes e todos
Esse livro abriu muitas portas na minha cabeça em relação ao feminismo. Me considero feminista já a alguns anos, mas sempre que me perguntavam oque era o feminismo, eu simplesmente dizia "um movimento que luta pelos direitos das mulheres", mas esse livro me fez entender que o feminismo é muito mais que isso, ele é não só um movimento, mas uma análise crítica social e política, uma desconstrução do patriarcado, e que luta pelos direitos de TODOS. Também me fez perceber que o feminismo está presente em inúmeras áreas das nossas vidas e que ele está profundamente ligado á política. Tirando isso, a única coisa que me incomodou no livro foi o fato da autora ter usado o termo "índio" ao invés de indígena, que é ocorreto. Além disso, a linguiagem do livro é um pouco massante, oque me fez distrair facilmente, e provavelmente entediaria muitos jovens que não tem o costume de ler, mas que poderiam se interessar pelo tema.

Catharina.Mattavel 01/09/2020

Patriarcado e sexismo
Marcia Tiburi, graduada e mestre em filosofia aborda em Feminismo em Comum de forma objetiva muitos assuntos acerca do tema, mas principalmente o que chamamos de patriarcado, explorando a dificuldade de desconstruir esse sistema enraizado na cultura e nas instituições. Muito além de discursos prontos e modismo, Marcia relembra que essa luta é um direito de todas, todos e todes.

Mesmo que sendo um livro introdutório, daqueles que a gente consegue ler de uma vez só, é muito difícil não se pegar refletindo sobre o quanto estamos contribuindo para esta luta que tem o objetivo de beneficiar todos os indivíduos. Por ser um livro brasileiro, a abordagem é muito próxima das realidades em que vivemos explorando políticas anti-sexistas. É bem possível que você, mulher, se identifique inclusive.

Sempre trago aqui propostas de livros de entrada, esse aqui é mais uma dica importante. Se você for uma pessoa que busca se informar acerca do movimento, aqui aborda vários assuntos que perpassam a esfera do feminismo de forma introdutória. Mas como sempre, existe dicas e referências para o aprofundamento. Por vezes, tem uma linguagem um tanto rebuscada mas que até instigar o leitor.

Pode ser ainda que não concorde com tudo escrito aqui, mas garanto que aprenderá muito. A ideia de um livro é justamente provocar debates e reflexões, certo? Marcia Tiburi atinge esse objetivo ao abordar classes, gênero e pessoalidade.

site: https://www.instagram.com/p/CEXBmqTjmf_/?hl=pt

Katita 25/08/2020

"Aprenderam que o feminismolje devolves a biografia roubada"
Feminismo em comum é realmente para todos, todes e todos.
Em uma narrativa gentil em seu acolhimento longe dos julgamentos tradicionais, percebe-se inúmeros assuntos que se interagem com o tema e como todo o processo social esta devidamente estrutura na logica dos olhos crueis para com as mulheres.
Claro, a gentileza da autora vai permitir sugerir que determinados comportamentos, e eu concordo, esta inconsciente coletivo de um modo genérico.
O que se sugere com ações feministas e naturalmente o reconhecimento em se apresentar sendo é a verdade que o feminismo permite a cada pessoas quando se levanta os direitos e deveres de qualquer pessoas ser livre para se apresentar ao mundo como desejar e não seguir o padrão conservador de um patriarcado torturador.

!?"meu feminismo me faz lembrar e reinterpretar essas pessoas. Respeitar a miséria de cada um. O feminismo se torna meu gênero nesse momento, é um nome que dou à minha consciência política e ao espírito do meu corpo" ?¡

Se reconhecer feminista é ter consciencia de quem sou como pessoa no mundo.

É aqueles livros que você se sente na obrigação de presentear cada pessoa que cruza na rua (a um metro de distância, claro).
Leiam!!

Gabrielle.Ecks 18/01/2021

Feminismo como filosofia
Muito interessante como a autora relaciona o feminismo como uma força iniciada pelo capitalismo, uma vez que as mulheres tiveram que trabalhar fora de casa para contribuírem com as contas de casa. Se quer aprender o básico do feminismo, comece por outro livro. Neste aqui, a ideia é pensar o papel de cada um para uma sociedade mais gentil.

Ali 08/10/2021

Não sei se entendi bem.
Bom, não sou nenhuma expert no tema, e por isso, justamente por este motivo me propuso a ler esse livro. Possui uma narrativa difícil e é notório que tenta abordar inúmeros temas de forma rápida, mas sem conclusão de fala, o que me fez questionar muitas coisas.

Por favor se alguém estiver lendo isso, me indiquem livros sobre feminismo. Me sinto leiga nesse tema e com certeza quero saber mais!
Nicole 11/04/2022minha estante
Não sei se ainda interessa, mas um livro bom sobre o feminismo pra qm ta começando é O Feminismo é Para Todo Mundo, da Bell Hooks. (:

Lia 30/11/2020

Um livro leve e bem didático. Para quem tá começando a ler sobre feminismo e quer entender mais o que significa e ter uma ideias de suas ramificações.

Bru Fátima 14/06/2018

Altas Expectativas e Um Baita Tombo
Quem me conhece sabe que defendo muito o tema, mas estou longe de ser uma expert no assunto. Sou bem leiga, mas gosto muito de ler sobre o tema e ir formando opinião, agregando, sabem? ⠀⠀ ⠀⠀ ⠀
⠀⠀ ⠀⠀ ⠀
Então foi com grande empolgação e ânsia que iniciei esse livro. E o que eu achei? Bem, antes de mais nada, lembrem-se não sou uma estudante assídua sobre o feminismo, apesar de apoiar e defender. ⠀⠀ ⠀⠀ ⠀⠀
Achei que o livro aborda muitos sub-temas importantes dentro do livro. E que esses temas são extremamente densos, logo achei o livro pequeno para tanto conteúdo. Seria necessário um livro para cada tema sabe? Para que fizesse valer. ⠀⠀ ⠀⠀ ⠀
⠀⠀ ⠀⠀ ⠀
Os exemplos simples e relatos pessoais tornaram a compreensão panorâmica, visto que o vocabulário não é das mais fáceis. E confesso algumas palavras parei e fui procurar no dicionário. ⠀⠀ ⠀⠀ ⠀ ⠀⠀ ⠀⠀ ⠀
⠀⠀ ⠀⠀ ⠀⠀⠀ ⠀⠀ ⠀
Enfim, é um livro rico que deveria ter os temas mais explorados e com uma linguagem mais popular. Pois, assim tornaria a compreensão mais fácil a um público que tem menos acesso a tais informações. Não consigo ver minha mãe se empolgando com a leitura, mas já vi ela acompanhando blogs direcionados ao feminismo. ⠀⠀ ⠀⠀ ⠀ ⠀

site: https://www.instagram.com/naoemprestolivros/
Aline.Mendel 21/07/2018minha estante
Comecei a ler ontem e tb estava cheia de expectativas. Mas confesso q estou achando-o um pouco superficial e enviesado. Vamos ver se a leitura vai melhorando...

Bru Fátima 16/09/2018minha estante
Aline, e ai? Concluiu a leitura? O que avhou? ?

Eduarda.Colognesi 11/12/2020

Confuso
O livro aborda alguns assuntos muito importantes do feminismo que sim devem ser estudados, entendidos, abordados, disseminados e todos outros processos que façam com que os ideais dessa luta sejam aderidos cada vez mais por todes, mas acaba sendo repetitivo e confuso ao vir e voltar nas mesmas pautas e frases. Resumindo fala muito pra dizer pouco.
Leitura cansativa

Isa | @odigaisa 30/10/2018

Apesar de acreditar no tema, a escrita de Tiburi não me ajudou com esse livro, não fluiu, precisei reler os parágrafos várias vezes... Não desceu.
Santi 17/01/2019minha estante
Aconteceu o mesmo comigo

Isa | @odigaisa 30/01/2019minha estante
Chato isso, né? Mas acontece mesmo

ClaudiaMF 24/02/2019minha estante
O livro é fraco mesmo

ClaudiaMF 24/02/2019

Eu indicaria outro livro para quem quer se aproximar dos feminismos
Vários problemas teóricos e conceituais. E claramente alguns "escorregões" quando se tenta entender os feminismos na perspectiva estética. Passa ao largo de questões históricas, regionais, raciais e coloniais. Apenas umas leves pinceladas, que dá o tom de texto mais elitizado, apesar de se propor um texto para "todas e todes". Leiam bell hooks ou Lélia Gonzáles pra não perder o tempo que perdi.

Michely 18/07/2018

Um livro sobre feminismo mas com um viés comunista
O livro propõe trazer reflexões sobre o machismo, o patriarcado e o feminismo. Mas, infelizmente, tais reflexões são desconexas, superficiais, e o livro é extremamente viesado. Em inúmeros momentos a autora se refere ao patriarcado como associado tão somente ao capitalismo. Como quando diz sobre o lar, que ?...nunca é um lugar doce para as mulheres, mas um núcleo fundamentalmente capitalista?. Se é assim, suponho que em países socialistas (Venezuela, Cuba...) as mulheres gozem de plenos direitos tais como os homens, que não sofram violência tão somente por serem mulheres e tampouco sejam vítimas de misoginia, confere? Não , não é a realidade. Elas sequer têm acesso a métodos contraceptivos, porque não é de interesse dos homens que estão no comando. Aliás, em regimes socialistas, não há mulheres no comando! Como não questionar isso? Faltou profundidade, faltou conexão de assuntos. O problema não me parece estar no modelo capitalista ou comunista (demonizando um e endeusando o outro, por exemplo), mas na forma com que se organizou e se hierarquizou a sociedade humana...enfim, não sou de direita nem de esquerda, e queria ter tido a oportunidade de ler algo sobre o assunto que realmente acrescentasse, o que pra mim, não foi o caso.
Aline.Mendel 21/07/2018minha estante
Comecei a ler ontem e tb achei as ideias bem enviesadas. Muito interessante a sua resenha.

Michely 29/09/2018minha estante
undefined

Giovanna 16/03/2019minha estante
o movimento feminista é essencialmente anticapitalista

fantanauser 18/08/2020

Um livro bem introdutório, algumas partes acho que deixam a desejar no que diz respeito a política de gênero, mas para quem está começando a descobrir o feminismo e políticas anti-sexistas é um bom norte. é bem legal ter um livro brasileiro, por que a abordagem é muito próxima das realidades em que vivemos, é possível relacionar com casos e vivências pessoais. não acho que seja um livro indispensável para quem já tem mais conhecimento no assunto, mas vale a leitura por ser bem escrito e ter ótimos pontos apresentados.

artvgogh 02/01/2021

esse livro poderia facilmente ser considerado uma 'utilidade pública'. esclarece dúvidas, todos deveria ler.

Amanda.Paes 09/08/2020

Embora já tenha feito diversas leituras sobre feminismo, esse foi o primeiro livro oficial.

Com uma proposta de ser um livro de entrada, achei que a linguagem poderia ter sido mais acessível. Além disso, em diversas pontos achei a escrita confusa... Acho que seria mais interessante abordar menos pontos de forma mais clara e profunda do que deixar um monte de coisinhas soltas.

Também preciso registrar que algumas coisas me incomodaram como a forma como a autora abordou a situação das vítimas na lógica da violência.

Dito isso, a leitura me despertou a vontade de saber mais acerca do feminismo interseccional. Aceitando indicações :)