Flores Para Algernon

Flores Para Algernon Daniel Keyes

Resenhas - Flores para Algernon

Butterfly ⨠07/06/2024

Que livro espetacular!!!
Esse livro é profundo e surpreendente, eu gostei muito da história no geral e da forma como o autor nos fez se conectar com o personagem de forma tão profunda., eu achei que os personagens são muito bem estruturados, e apesar da escrita errada no início do livro ter me dado agonia, eu achei a ideia excelente, porque nos fez entrar de forma dinâmica dentro da história e nos fez sentir que de fato estávamos vivendo aquilo junto com o personagem!!, eu achei tudo perfeito, a única coisa que me incomodou um pouco foi o final não ter me surpreendido, eu meio que esperava por isso dês do meio do livro entao o fim não me chamou muito a atenção, mas acho que não poderia ter acabado de uma maneira melhor devido a profundidade do tema e as lições tão importantes que ele nos apresenta!. No geral, foi uma ótima leitura e eu de fato me apeguei aos personagem como se ele fosse um parente meu, recomendo muito a leitura!.

Hannah 07/06/2024

A leitura mais tocante dos últimos tempos.
Comecei a ler por indicação de uma amiga, não tinha lido nem a sinopse... Cada página foi uma surpresa, um suspense!

Quando vi que Algernon era um rato de laboratório, "colega" do Charlie, sabia que não dava pra ser coisa boa. A história fica densa, tensa, profunda. Ao mesmo tempo, é de um olhar muito sensível sobre a vida.

Muito lindo, recomendo para todos.

Vivi0103 07/06/2024

Recomendo muito a leitura
Acompanha a história de Charlie Gordon, um homem com deficiência intelectual, que passa por um experimento científico destinado a aumentar sua inteligência. O experimento, anteriormente testado apenas em um rato chamado Algernon, é inicialmente um sucesso, e Charlie rapidamente se torna um gênio. A narrativa é apresentada em forma de relatórios de progresso escritos pelo próprio Charlie, o que proporciona uma visão íntima e evolutiva de sua mente e personalidade. No começo do livro, seus relatórios são simplistas e cheios de erros gramaticais, refletindo sua capacidade mental limitada. Conforme o experimento progride, seus relatórios se tornam mais complexos e bem articulados, mostrando seu desenvolvimento intelectual.

No entanto, o aumento da inteligência de Charlie vem acompanhado de uma série de desafios emocionais e sociais. Ele começa a perceber as nuances das interações humanas e se dá conta de como era tratado antes do experimento. As relações com as pessoas ao seu redor, especialmente com seus colegas de trabalho e a equipe médica, mudam drasticamente, levando-o a sentimentos de alienação e isolamento. Ele também desenvolve uma consciência crítica sobre a ética e as consequências do experimento. O desfecho é emocionalmente impactante, levando os leitores a refletirem sobre temas como a natureza da inteligência, a dignidade humana e o valor das relações interpessoais. É uma obra profunda e tocante que combina elementos de ficção científica com um exame sensível da condição humana. Recomendo muito!

José Wilson 06/06/2024

Um livro sensível e absurdamente emocionante
Acompanhar Charlie foi um dos momentos mais sensíveis de toda leitura que já tive. A descoberta do mundo pela visão do personagem é extremamente emocionante. Vê-lo tentar compreender a vida e poder admirar suas atitudes compassivas faz qualquer pessoa se emocionar. Flores para Algernon é um livro que merece todos os elogios possíveis.

Alex Lerman 05/06/2024

Entre o Ser e o Estar
Daniel foi maestro apesar de taciturno e singelo apesar de específico.

Flores Para Algernon nos revela um contexto triste e que se deprime no decorrer da própria narrativa. É uma longínqua caminhada do Se Tornar. Muitas vezes, podemos nos questionar: Quem somos? Nosso amado, identificável e solúvel Charlie apresenta essa mesma questão! (E que talvez seja inerente ao ser humano).

Por causa de sua Deficiência Intelectual, Charlie possui um dos mais belos e fantásticos aspectos da Natureza Humana: A Pura Inocência. Ele consegue entender a felicidade na simplicidade, mas se usando de Rosseau: Não é o suficiente para a vida com semelhantes. Charlie também possui um imparável ímpeto que o faz procurar seu próprio destino.

A inteligência lhe é prometida como uma dádiva e uma benção e buscando consolar seu âmago ferido, acolher sua criança esquecida e perdoar sua maternidade ardilosa, Charlie sacrifica sua Inocência. Mas a inteligência se mostra com uma cruz pesada e um erro brutal.

Na infindável busca de Se Tornar, Charlie deixou de Ser. E como uma lição Sartreana com um toque de Fenomenologia, vemos o ascender, o cair e o se reinventar de um homem que aprendeu que a necessidade humana de mensurar, classificar, categorizar... cientificar o mundo, destrói o nosso sentir, existir, perceber e... Viver.

Responder nossas perguntas pode ser mais doloroso que apaziguador. Com a escrita e conhecimento de Daniel Keys, fica a critério do leitor, buscar veemente (e cegamente) se responder através do Charlie. Ou conviver pacificamente também com o Charlie e consigo mesmo.

Entre a Ignorância e o Conhecimento, há uma Vida inteira de Possibilidades. Entre o Ser e o Estar, existe o Aqui e o Agora.

inaway 05/06/2024

Minha leitura de maio. De modo geral gostei da construção da história, esse modelo dos relatórios diários ajudaram a ter um contato mais próximo com o progresso e sentimentos do personagem. Confesso que fiquei entediada em umas partes do livro, mas valeu a pena. Inclusive penso em reler no futuro.

Mariajb 04/06/2024

E no finau do dia eu colocarei flores pru Algernon
Peguei o livro sem saber absolutamente NADA, não li sinopse, não li sobre o autor, não vi outras resenhas. Eu não sabia oque me esperava e eu fui surpreendida, pega de surpresa e foi algo inexplicável. Em um primeiro momento eu fiquei confusa, não sabia ao certo se eram cartas ou algo do tipo. Então fui pega de surpresa com os erros gramaticais, deduzi que eram cartas feitas por alguma criança e no final eu tecnicamente eu estava certa.

Esse livro me deu um tapa na cara que nem eu esperava, a ideia de ter tudo e perder tudo foi algo mostrado de forma eficiente no livro ou até mesmo o fato de nem todos os amigos serem de verdade e que você pode ter tudo mas no final ser sozinho, isso ficou evidente em todo o livro, mas oque me pegou de forma desprevenida foi outra lição; Charlie não pensa duas vezes antes de fazer a operação ? um caminho mais fácil com certeza ?, mas e se ele não tivesse feito e estivesse aprendendo aos poucos? E se ele tivesse escolhido outra passagem do labirinto? Charlie fala que o caminho que ele escolhe no labirinto é oque faz dele ser ele e foi justamente isso que me pegou, pois mostra que a vida não so tem um caminho e que tudo bem errar, você pode voltar do inicio e tentar novamente até encontrar uma saída, essas escolhas, esses caminhos, essas tentativas fazem de você quem você realmente é pois no processo de todas elas você encontra um final.

Caiho Gabryell 04/06/2024

Esse foi o primeiro livro que li na minha vida, o livro que fez eu ter paixão pela leitura, Charlie Gordon? você é incrível, a sua história é incrível, Charlie tem uma deficiência mental, e seu sonho é ser inteligente, apenas isso? Será que ele irá conseguir? Chorei muito com esse livro, um mix de emoções, se querem chorar muito, se apegar muito, LEIAMMMMMM.

ClariceSilv@ 04/06/2024minha estante
Pronto, agora quero ler esse também ??

Caiho Gabryell 04/06/2024minha estante
LEEEEEEE, pode ler sem arrependimento nenhum, prometo que vai gostar!

Maria Fernanda 04/06/2024minha estante
O tanto que eu me apeguei ao Charlie ???

Caiho Gabryell 04/06/2024minha estante
Eu me apeguei tanto a ele tbm ?

maltchik/ 04/06/2024minha estante
Da vontade de tirar o Charlie de dentro do livro e dar um abraço nele

Lucas1429 03/06/2024

Completamente tocante
Esse livro teve uma leitura difícil não por ser arrastada ou nada disso , mais por nos ensinar tantas coisas sobre a vida e sobre como o ser humano a cada ano que passa se torna mais podre e individualista

Charlie você merece o mundo o mundo que não merecia você

Nado 03/06/2024

O livro é uma obra-prima da ficção científica, publicado pela primeira vez como um conto em 1959 e posteriormente expandido para um romance em 1966. A trama narra a história de Charlie Gordon, um homem com deficiência intelectual que se submete a um tratamento experimental para aumentar sua inteligência
Toda a história da obra é apresentada na forma de diários escritos pelo protagonista, permitindo que os leitores conheçam sua jornada emocional e intelectual. No início, Charlie possui um QI extremamente baixo, mas é escolhido para participar de um experimento que visa aumentar sua inteligência. O procedimento já foi realizado com sucesso em Algernon, um rato de laboratório, e os cientistas têm esperança de que possa funcionar em humanos.
À medida que o tratamento começa a fazer efeito, Charlie experimenta uma rápida e dramática melhoria em suas habilidades cognitivas. Ele começa a aprender rapidamente, a compreender conceitos complexos e a superar desafios intelectuais que antes eram intransponíveis para ele. No entanto, à medida que sua inteligência aumenta, Charlie também enfrenta uma série de desafios emocionais. Em muitos momentos, o rapaz revisita seu passado, vendo por uma nova ótica tudo o que passou com a família, sobretudo com uma mãe severa.
Eu acredito ser impossível não ter empatia por tudo o que Charlie passou, passa e passará em sua trajetória. As injustiças e crueldades vividas pelo personagem são tão grandes que por várias vezes é preciso respirar fundo antes de continuar a leitura. Uma questão que o livro também aborda é sobre a ética da ciência e o quanto o ser humano pode ser rapidamente transformado em apenas um número.
Recomendo fortemente para os leitores que desejam uma trama envolvente e que traz uma nuance peculiar a respeito do preço que o conhecimento pode trazer.
Aylla.Mendes 03/06/2024minha estante
Esse livro me marcou tanto meu deus. Chorei muito quando terminei

Nana 03/06/2024minha estante
Bem forte

Maria11668 03/06/2024minha estante
Uma obra prima

Eduarda2662 03/06/2024

É um livro incrível, retrata de modo perspicaz a vida sob a perspectiva de uma pessoa dentro do que poderia se assemelhar ao espectro autista. A narrativa é intrigante, os personagens são bem desenvolvidos. Ao longo da história acabamos envolvidos com o passado de charlie e todos que vivem com ele. É emocionante e atemporal, deveria ser uma leitura obrigatória!!! Um dos meus livros favoritos

Fe Miranda 03/06/2024

Ritmo diferente
Para o meu gosto pessoal foi uma leitura até parada de mais, oque não significa que seja um livro maçante.

Muito interessante a ideia do livro oque me intrigou muito a querer ver mais e mais no que iria dar. É possível perceber uma crítica velada no livro que pode fazer você se questionar ao longo dele oque é excelente , pra quem gosta de aventura talvez não seja a melhor opção mas pra quem curte ler autores que saíram da caixa na hora de ter uma ideia é muito legal