Flores para Algernon

Flores para Algernon Daniel Keyes

Resenhas - Flores para Algernon

Annelise11 22/05/2024

Que livro triste e intenso
É muito angustiante acompanhar a ascensão e o declínio de Charlie, todos os seus pensamentos mais profundos, suas preocupações e suas relações machucadas. O livro traz umas reflexões muito fortes sobre a vida, família, conhecimento/inteligência e faz a gente pensar sobre como a sociedade tem tratado as pessoas com qualquer atraso intelectual. É uma leitura muito forte, impossível não se emocionar.

"Sinto medo. Não dá vida ou da morte ou do nada, mas de desperdiçá-la como se eu nunca tivesse existido."

Simara Martins 22/05/2024

Flores para Algernon
Ahhh que livro maravilhoso. Não conseguirei expressar o quanto esse livro mexeu comigo.
Considero esse livro de leitura obrigatória para todos. Recomendo muito esse livro. A escrita do autor foi de uma sensibilidade. Conseguiu mostrar toda a evolução de Charlie somente nos relatórios.
Vale a pena a leitura.
Nota 5.

Vvih007 22/05/2024

Triste e profundo
De longe esse é um dos livros mais tristes e profundos que eu já li, e arrisco dizer que foi o livro onde eu mais senti as dores do personagem, é uma leitura pesada e realista mas que te faz refletir muito e se apegar muito ao personagem, não tenho nem tantas palavras para descrever esse livro, apesar de ter me deixado com uma leve depressão vou dar 5 estrelas pois ele cumpre o seu papel, recomendo demais
kaatyane 22/05/2024minha estante
Um dos meus livros favoritos da vida! ?

Maju Rosa 21/05/2024

O que dizer???
Não dá pra dar 10 estrelas não? 5 me parece muito pouco para essa obra. Virou uns dos meus livros preferidos sem dúvida nenhuma

Pamela706 21/05/2024

Nem toda inteligência do mundo vale de nada sem afeto humano
O livro tem suas razões pra ser famoso, ele é bem escrito, o desenvolvimento do personagem foi incrível e muito bem elaborado. Não tem como não ter empatia por Charlie, rapidamente adorei ele e me emocionei em muitas partes. Não achei nenhuma parte desnecessária ou chata de ler, cada página foi essencial demais.

"Inteligência e educação sem doses de afeto humano não valem droga nenhuma."

xuxudoblues 21/05/2024

"colo qui umas flores no tumulo du Algernon"
Acabo de finalizar "Flores para Algernon", e não sei como posso descrevê-lo senão como IMPACTANTE. É um livro com o final previsível, mas que vc se prende à história esperando o desenrolar de tudo. É muito sofrido esperar, porque assim como o Charlie Gordon, você também fica aguardando o que sabe que acontecerá. Meu coração está em pedaços com o fim desse livro.

Lív 21/05/2024

Derramei todas as lágrimas que segurei assim que li a última página e fechei o livro. O livro, para mim, é uma obra prima, do início ao final. Não houve um momento sequer me senti fatigada, sempre queria saber mais e mais assim como nosso querido Charly. Charlie tinha sede por conhecimento, eu tinha sede por Charlie, por seu fervor, aprendizado, emoções, pensamentos...

Acabei de assistir ao filme "Os Dois Mundosbde Charly", que acho que para a época que foi produzido, foi um excelente filme, mas infelizmente não conseguiu captar 2% da proeza de Daniel Keyes. Recomendo fortemente a leitura!

Max 20/05/2024

Inteligência e educação sem doses de afeto humano não valem droga nenhuma.
Como fazer resenha de um livro em que a grandiosidade não pode ser medida em palavras? Charlie Gordon é um homem de baixo QI e recebe a oportunidade de participar de uma cirurgia para "ficar inteligente".

No decorrer do livro a gente vai descobrindo mais sobre a vida familiar do Charlie durante a infância, como foi crescer com uma mãe abusiva, um pai isento e uma irmã egoísta (que apesar de tudo, também era uma criança). A relação do Charlie com os colegas do trabalho também é mostrada e enquanto ele está alegre, é difícil para o leitor, já que a gente entende que ele não está sendo tratado tão bem quanto ele pensa.

"Quanto mais inteligente você se tornar, mais problemas você terá, Charlie. Seus crescimento intelectual vai ultrapassar seu crescimento emocional. E acho que você observará que, ao progredir, haverá muitas coisas sobre as quais você vai querer falar comigo."

Conforme a inteligência do Charlie vai aumentando, a personalidade dele também vai se alterando, ele vai ficando mais soberbo, mas não intencionalmente. Ele também vai ficando mais irritado conforme percebe como era tratado antes e como é tratado após a cirurgia.

"Estava tudo bem enquanto eles pudessem rir de mim e parecer inteligentes à minha custa, mas agora eles se sentiam inferiores ao imbecil. Comecei a ver que, por meio do meu surpreendente crescimento, eu os fiz encolher e enfatizei suas inadequações. Eu os havia traído, e eles me odiavam por isso."

"Ele comete o mesmo erro que os outros quando olham para uma pessoa de mente débil e riem porque não entendem que existem sentimentos humanos envolvidos. Ele não percebe que eu era uma pessoa antes de vir para cá."

Cheguei até 65% do livro em um ritmo bom, até o Charlie perceber o que vai acontecer no futuro dele, nesse ponto a leitura se tornou tão difícil pra mim (não pela escrita, mas pelo que eu sabia que ia acontecer) que demorei quase duas semanas pra ler o resto. É um livro muito bom, porém triste. Vale muito a pena.

Raony.Lima 20/05/2024

Uma experiência
Acho que a sensação após ler um livro, é uma experiência pessoal, que varia de pessoa pra pessoa, e depende de muitas variáveis.

Ler Flores para Algernon para mim foi uma experiência fantástica, acho que nunca senti tanta empatia por um personagem, e o modo como se deu a escrita, a evolução, os problemas decorrentes dela, e o seu declínio foi algo simplesmente fantástico.

Acompanhar Charlie na descoberta do seu passado e como ele reagia a isso foi triste, as coisas que ele descobriu de sua própria personalidade e o modo como ser um gênio não foi nada igual ao que ele esperou um dia além do entendimento que era uma cobaia o transformou num gênio solitário.

Você pode ser a pessoa mais inteligente do mundo, mas sem inteligência emocional você não é nada.

ana rafaella 19/05/2024

Benção:
Ignorância
substantivo feminino
estado de quem não tem conhecimento, cultura, por falta de estudo, experiência ou prática.
estado de quem não está a par da existência ou ocorrência de algo.

Sharlinx 19/05/2024

Charlie
Um livro bem escrito que não se atenta a detalhes e muito menos previsibilidade, talvez as reviravoltas tenham tido um peso emocional maior, também o fato de me identificar em uma taxa de 71% com o protagonista Charlie Gordon.

Obs: chorei nas últimas duas páginas e por dois minutos após o a conclusão da obra.

Paula 19/05/2024

"Flores para Algernon" conta a história de Charlie, um jovem com deficiência intelectual que, após uma cirurgia experimental, se torna um superdotado. Achei a história bonita e gostei de como o autor conseguiu mostrar o desenvolvimento e os conflitos internos do personagem. Contudo, a leitura foi difícil e chata no início, de maneira que pensei em abandonar o livro várias vezes. Ao longo da história, comecei a me encantar com o personagem e a leitura ficou mais dinâmica e prazerosa. A leitura valeu a pena, gostei de ter teimado em terminar ele, mas é daqueles livros que vc lê aos pouquinhos ao invés de devorar.

Felps 19/05/2024

Talvez um dos melhores livros que li esse ano, sem dúvidas, virou favorito.
Esse livro é emocionante e difícil de digerir. Acompanhar o personagem principalmente é árduo e ver ele tomando consciência da maldade a ele feita é de partir o coração.
Charlie tem fenilcetonuria, uma doença que resulta em uma descapacitação cognitiva severa, seu sonho é ser inteligente. Porém conforme ele vai evoluindo depois de um procedimento cirúrgico no cérebro, o peso de ter uma consciência emocional e intelectual vai pesando em sua vida. Ele aprende que a vida é cruel, e ao não possuir mais a máscara da inocência que o protegia se depara com o pior da humanidade.
O livro gira em torno do capacitismo que Chatlie sofre, é uma denúncia ao preconceito. Muito bem escrito.

Natalia 18/05/2024

A ignorância é uma benção...
Resolvi ler o livro pois vi inúmeras recomendações, inclusive quando comprei, o vendedor me disse para ler com uma caixinha de lenços pois seria um livro emocionante. Li com essa expectativa, mas não é um livro triste ou emocionante. Foi um livro que me trouxe muita reflexão...
Até onde vale a pena aprendermos, o que vale a pena aprendermos??
O entendimento está acima da sua felicidade?? A sabedoria vale mais que a simplicidade?

Em nenhum momento senti pena ou tristeza pelo caso de Charlie, ele não precisava desse tipo de sentimento de ninguém, ele precisava ser visto e ouvido, ninguém o via como um ser humano.

Quantas vezes deixamos de ver e ouvir nosso próximo?
Quantas vezes somos silenciados e ocultados??

Será que vivemos como gostaríamos?? Ou será que nosso antigo eu, está na janela nos olhando e lembrando dos nossos traumas?

Será que todos aqueles que considero meus amigos, são realmente meus amigos? E meus inimigos, realmente são meus inimigos? Ou será que tudo, e todos os nossos relacionamentos não passam de uma interpretação errada dentro da nossa cabeça?

Lucas 18/05/2024

Ignorância é uma benção?
Talvez nunca tenha sentido tanta pena de um personagem literário quando Charlie, o livro faz um ótimo trabalho de imersão, principalmente na forma em que ele é escrito, fazendo com que até as vírgulas tenham um papel narrativo importante (literalmente), com reflexões importantes sobre a busca incessante pelo conhecimento e a maldade do ser humano quando seu ego está em jogo, esse certamente é um livro que vai trazer muitos pensamentos, por muito tempo após suas frases finais, que puxam todos os sentimentos das páginas anteriores e joga na sua cara