Flores para Algernon

Flores para Algernon Daniel Keyes

Resenhas - Flores para Algernon

Stephane.Grizafis 26/04/2024

Esse livro me mudou
Mesmo tendo lido esse livro no final de 2023, sinto que preciso fazer uma resenha sobre. Não sei nem o que sentir em relação a esse livro. Muitas emoções continuam efervescendo na minha mente, mesmo após ter concluído a leitura há um bom tempo. Cada vez que penso sobre esse livro, um bolo de emoções pesa no meu estômago; São tantas reflexões sobre existência, o valor do ser humano perante a sociedade, a sociedade em si, que cultua e valoriza somente seres ?funcionais?, traumas de infância e como eles podem contribuir para o não desenvolvimento intelectual pleno de pessoas com deficiências mentais. Também questões sobre solidão e o sentimento de não pertencimento. Esse último, tendo me afetado de maneira pessoal, pois tenho um irmão autista não-verbal, então lembro como pessoas com limitações mentais são estigmatizadas e o quanto isso parece já afetá-lo, ainda que só tenha 7 anos de idade.
É difícil perceber que a sociedade atual não está preparada para receber pessoas com deficiência ou com limitações mentais, e o livro retrata muito bem isso; como se não existisse espaço no mundo para elas. Essas pessoas frequentemente sentem que não pertencem a lugar nenhum, pois em qualquer espaço, são ridicularizadas, humilhadas e muitas vezes, maltratadas; tratadas como se suas vidas não tivessem o mesmo valor que de serem humanos com capacidades intelectuais elevadas.
Essas pessoas não merecem ter sonhos? Não merecem encontrar amor, sucesso, valor em sua vida? Devem ficar fingindo que não existem para ?não incomodarem?, apenas aguardando até o dia de suas mortes?

Esse livro trata exatamente disso, de maneira excelentemente bem elaborada e nada apelativa, visto que o decorrer dos fatos são narrados pelo próprio Charly, que infelizmente não tem capacidade intelectual para identificar as situações traumáticas pelas quais passa e a segregação dos outros para com ele. Ele narra seu dia a dia durante o processo do experimento para aumentar seu nível de inteligência, e podemos ver sob a perspectiva mais inocente e honesta, as mazelas de pessoas na situação dele, e também como o comportamento das pessoas vai mudar contrastantemente conforme ele vai adquirindo inteligência. Isso nos mostra como - além de termos mais questionamentos quanto mais pensantes somos e isso não necessariamente resulta em uma vida mais feliz - a inteligência é valorizada na sociedade, que trata essas pessoas como seres superiores, de maior valor.
Além disso, com a capacidade intelectual adquirida, ele foi capaz de assimilar os traumas que passou, podendo elaborá-los e se mobilizar para superá-los, algo que só pôde acontecer dentro do universo ficcional do livro. Mas e as pessoas reais que possuem limitações/deficiências intelectuais? Essas nunca poderão aumentar seu QI, e dessa forma não tem ferramentas para lidar com as situações degradantes em que são colocadas, portanto, não terão a oportunidade de refletirem sobre a própria vivência e fazer algo para melhorá-la. Além disso, também continuarão sempre vistas como seres humanos de menor valor, pois nunca poderão deixar de ?ser burras?. A vida é injusta e cruel para essas pessoas e nós, enquanto privilegiados por poder ler, escrever e interpretar temos o dever de utilizar nossos privilégios para tentar equiparar esse mundo e fazer dele um lugar mais receptível à essas pessoas, pois elas tem tanto direito quanto nós de ambicionar uma vida plena, mesmo que a estrutura social atual demonstre o contrário.
Esse é um livro perfeito. Você vai sorrir, ficar com raiva pelo Charly, ficar feliz pelas conquistas dele e chorar. Você vai chorar, mas vale a pena, pois esse livro é TRANSFORMADOR. Não à toa, já é considerado leitura obrigatória em muitas escolas nos EUA, tem tudo para se tornar um clássico pois é impossível você terminar de ler sem ter sido impactado. Esse é um livro que todos deveriam ler, pois nos faz seres humanos melhores.

Davi1253 26/04/2024

Como nossa arrogancia e inocencia afeta as pessoas a nossa volta
O livro de Daniel Keys, apesar de uma ficção, trata de uma caracteristica bastante real e presente nas nossas vidas. O texto que retrata a evolução de um paciente que passa por procedimente, apesar das aparencias, descreve algo muito mais profundo, as relações humanas. Somos levados a imaginar que participamos de uma equipe de cientistas observando resultados clinicos de uma cirurgia, porem o verdadeiro experimento é como nossa arrogancia e inocencia afeta as pessoas a nossa volta. Excelente reflexão.

Jessica 26/04/2024

Um livro triste, contado em primeira pessoa, em forma de um diário.
Charlie Gordon conta em relatórios todo o progresso e a regressão da vida deleantes e depois de uma cirurgia que mudaria totalmente seu estilo de vida.
Durante o progresso é bonito ver que mesmo mais inteligente, ele continua com a ingenuidade de um menino.

Barbara.Monteiro 25/04/2024

SENSACIONAL
Que livro mais sensacional. Me fez parar e pensar em tantas coisas, mas principalmente em como as pessoas com deficiências mental são tratadas, como elas são invisíveis.
Eu amei muito esse livro e com ctz é uma leitura que recomendo para todo mundo.
O livro é triste, depois fica lindo e depois triste de novo.
Como é difícil fazer o caminho de volta, principalmente dentro da mente. E cada vez mais a frase "a ignorância é uma benção" faz mais sentido pra mim. A gente é mais feliz quando não entende, pq ficamos "resguardados" da maldade alheia.

Enfim, leiam Flores para Algernon, é sensacional!

Eduarda.Acioli 25/04/2024

Tive dificuldade de me concentrar no começo pelo fato da escrita errada, mas com o tempo vi o quão necessário pra imersão essa escrita foi. Depois fui me envolvendo bastante com o livro, mas por uma boa parte do livro perdi a conexão e senti falta de emoção. No fim voltei a me conectar e emocionae

readbarbss 25/04/2024

?Eu era uma pessoa antes da cirurgia?
É curioso pensar o quão palpável é a situação do Charlie, viver se anulando pela promessa de ser amado e aceito. Quantas vezes não fizemos a mesma coisa? Uma falsa promessa de crescer intelectualmente, financeiramente, uma luta por um reconhecimento que não nos satisfaz.

Ver que o Charlie só entendeu a importância de afeto ao final do livro dói demais, só quem é verdadeiramente amado sabe a importância de conseguir compartilhar seus medos e feitos e ser verdadeiramente ouvido.

fernanda.gesser 25/04/2024

Atemporal
Que livro forte! já ouvi tantas pessoas ao longo dos anos falando bem dele, e agora que finalmente li, entendi o porquê. durante a leitura eu me perguntava e ficava ansiosa o tempo todo sobre o rumo que a trama ia tomar e isso fez essa experiência de leitura ser extremamente fluida e agradável.
a história é diferente de tudo que eu ja li, e achei a proposta extremamente ousada desde o início. o caminho tortuoso que segue a vida do charlie me comoveu profundamente, me fez refletir sobre pessoas como ele de um jeito mais minucioso e com muito mais empatia, por quase sentir na pele a negligência da sociedade perante indivíduos como ele.
esse foi, com toda certeza, um dos melhores livros que li esse ano, quiçá em toda vida! recomendo a todos, não é atoa toda a fama desse livro! sei que vou lembrar dessa grande história no meu dia a dia por muito tempo.

K_One 25/04/2024

"Platão riria de você"
Flores para Algernon, de uma forma perspicaz me prendeu do início ao fim. Acompanhar o avanço do personagem junto com todo seu desejo sendo realizado, perceber sua decadência, consequente disso a insatisfação cada vez mais frequente no personagem.
Uma alusão clara a visão de mundo de Schopenauer sobre como somos escravos de nossos desejos, ligando ao personagem no qual vaga por uma incansável busca por satisfação e nunca a encontra.
Além claro, de sentimos na pele as dificuldades e exclusão que pessoas com doenças mentais sofrem pela sociedade.
Mirunakk 25/04/2024minha estante
Uma ótima visão do livro! Me senti na pele do protagonista muitas vezes, feliz que vc gostou da leitura ?

yasmimdeluca 24/04/2024

Não me prendeu como eu gostaria, mas a história é bem interessante. Não gosto muito de acompanhar personagens principais masculinos, talvez seja por isso que eu cansava do Charlie com muita facilidade.

Ana 24/04/2024

Terminei o livro chorando. Impossível ficar indiferente com esse livro. Todas as reflexões perturbadoras que essa história nos traz, as emoções conflitantes. Li a história como se Charles estivesse ao meu lado, senti sua inocência, a felicidade, a decepção por descobrir o mundo tão brutal, sua confusão, arrogância, seu desespero. E as últimas linhas do livro me emocionou demais.
vivian 24/04/2024minha estante
eu desidratei qnd li ??

Marcia 23/04/2024

Bom, porém esperava mais pelo tanto que comentaram sobre esse livro. Confesso que tinha horas que até pensava em desistir da leitura, mas continuei. Radicalismo a parte, acho que o problema foi comigo, talvez não fizesse meu estilo.

leiladavitoria 23/04/2024

Emocionante, sensível
Quando coloquei esse livro na minha lista de leitura não imaginava que seria essa obra prima. Na verdade, não imaginava nem mesmo o tema, acreditava se tratar de outra coisa. Que surpresa maravilhosa eu tive. Livro lindo, emocionante, impactante, sensível... Me deixou sem palavras e emocionada em diversos momentos.