Flores para Algernon

Flores para Algernon Daniel Keyes

Resenhas - Flores para Algernon

LestatFidelis 01/05/2024

É uma ótima ficção científica,a história narra um experimento com um humano que era ?burro? e acaba por ter um aumento de QI.

Narra a vida antes,durante e depois?
Todas as problematicas e preconceitos que os deficientes mentais sofrem e por vezes nem percebem, e também os contras de se ter um QI tão alto?

Lindo! Final muito triste

Carol.Moraes 30/04/2024

"Por que estou sempre olhando pra vida por trás de uma janela?"

Por onde iniciar, esse livro começa com uma pegada de drama, de apego ao personagem onde a história ainda é desconhecida.

O drama se torna profundo, você se compadece e odeia o personagem, porém sabe que não é culpa dele.

Até onde a inteligência vale o preço? Até onde a humanidade termina e se inicia? A que ponto o humano pode ser igual a um rato, apenas cobaia deixada para ter resultados é logo após descartadas para o espaço de outros.

É simplesmente absurdo, fascinante e perturbador o quanto a leitura te faz sentir culpa, remorso, compaixão e no fim apenas uma enorme pena de Charlie Gordon, até por que sabemos que não existiram flores para ele.

"Estou faminto de mero contato humano."

Le 30/04/2024

Charles Gordon. Como não gostar desse cara?
Flores para Algernon é emocionante do início ao fim. Toda a estrutura do livro é montada com essa base, sabe aquele história de 'não meter a mãe no meio...' é bem isso. E as camadas que o autor usa para nos fazer adentrar no mundo de Charles, como o mito da caverna e referências bíblicas e a outros clássicos da literatura, é brilhante. Sem dar nenhum spoiler, se tornou um dos livros que mais gostei de ler esse ano e o safado me fez chorar umas três vezes. Filosófico, sensível e incrívelmente envolvente. Valeu muito a pena.

Thais 30/04/2024

A ideia é bem interessante e original, ao meu ver, mas esperava algo que me deixasse mais reflexiva, uma sensação de ter tido um grande ensinamento sobre a vida, e não me ocorreu. Expectativas..

Selis 30/04/2024

No começo do livro, achei muito interessante ver a forma que tudo foi escrito. Quando Charlie era retardado, ele escrevia com diversos erros gramaticais e poucas palavras; após a cirurgia, é notável a mudança na escrita e na forma de se expressar.
A evolução dele, saindo de uma alma inocente para um ser super intelectual e percebendo a maldade existente no mundo. Ao mesmo tempo que ele evolui na inteligência, seu emocional é muito perturbado, já que percebe que todos os seus amigos o tratavam mal, e a memorias de sua infância, com a mãe descontrolada e irmã mimada. Ele não tinha um emocional preparado para isso.
A relação entre ele e Algernon foi mostrada no inicio como uma questão mais técnica, e depois evoluiu para uma relação emocional, onde Charlie se identificava com a situação do rato.
Os relatórios pós cirurgia, para mim, se tornaram maçantes e entediantes (cheguei a pensar em abandonar o livro algumas vezes). Mas o final, acabei literalmente chorando. Nas ultimas paginas estava muito triste, e no ultimo paragrafo, desabei KAKKAKA

todos deviam ler esse livro!!

line.xavier 29/04/2024

Um gênio
Esse livro tem tantas camadas que me pegam.

Lembro de que no começo eu sentia ódio de todos aqueles que mexiam com a inocência do Charlie, fiquei revoltada com a malícia do mundo a sua volta e de ver também como sua mãe e irmã o tratavam.

Mas Charlie fez o experimento, Charlie virou um gênio, muito mais inteligente do que muitos conseguem ser e sendo exatamente o que ele sonhou.

O marcante desse livro é que ele explora essa ficção de tornar uma pessoa que possui retardo mental completamente inteligente alcançando um nível que quase nenhum humano, mesmo sem ter essa doença, consegue alcançar. Então, o autor explora os lados bons e os ruins.

Tanto que amamos o Charlie e odiamos o Charles, porque ele vai de uma pessoa boa para uma pessoa arrogante que não tem maturidade emocional para lidar com sua nova situação, então não é culpa dele, aí a gente descobre o quanto custa ser mais inteligente que a maioria, o preço de saber de menos e de saber de mais.

Prendeu-me do começo ao fim. Charlie é especial, é marcante e mesmo antes de fazer a cirurgia e atingir um QI absurdo, ele já era um gênio.
Mari 29/04/2024minha estante
Eu devorei esse livro, indignada com a falta de empatia de algumas pessoas, mas no final o bem venceu.

Gessyka.Loyola 29/04/2024

"É fásil ter amigos si você dexa as peçoas rirem de você"
Um dos livros mais lindos que já li, estou devastada e feliz por ter lido.
Charlie é um personagem de ouro e acompanhar sua trajetória na buscar do que ela acha que vai fazer as pessoas gostarem dele é incrível.
O vínculo que ele cria com Algernon é lindo, eu me apaixonei por esses dois.
Milla 29/04/2024minha estante
ainda não me recuperei! esse livro tem todo meu coração ?

rach 29/04/2024

Marcante
Comecei a leitura sem saber o que esperar, nem mesmo a sinopse olhei, pois bem, me surpreendeu de maneira encantadora. Acompanhamos Charlie em sua trajetória de sonhador a entendedor até as flores para Algernon.

Virgolino. 28/04/2024

Impactante
Livro marcante que faz a gente refletir de forma social e pessoal.
Achei incrível a forma em que a gente percebe a transição intelectual do
personagem pela sua forma de escrever. No começo fiquei muito agoniada com os erros de grafia, mas foi elemento essencial pra entender tudo que acontecia com o personagem (até porque é um relatório de progresso).

Fiquei impactada pela forma em que Charlie era tratado por ser uma pessoa com transtorno mental e em como era massacrado diante de uma sociedade tão ridícula.

Com ele a gente percebe que nem sempre "ser inteligente" é saber tudo sobre vida.

Recomendo muitoooo!

itz.lanay 27/04/2024

Tocante e profundo ...
Essa obra contém uma história que com certeza permanecerá gravada na memória de todos que a leram. Aborda questões tão profundas sobre a natureza da Inteligência humana e, na medida que ocorre a narrativa, surge em nós querer questionar o papel de ser humano e a maneira de como devemos nos dirigir ao próximo. Essa com certeza é uma leitura que evoca uma gama de sentimentos, desde a alegria até a tristeza, e nos faz refletir sobre a nossa própria humanidade e a forma como tratamos o diferente.

Gisele667 27/04/2024

Um dos livros mais emocionantes que já li e completamente diferente do que eu esperava. Eu não fazia ideia da carga dramática que este clássico da ficção científica traria durante a leitura. Recomendo muito e, inclusive, acho que todos deveriam passar por essa experiência. ?

Jacob.Almada 27/04/2024

Arrebatador
Fiquei preso na leitura do início ao fim. Acompanhar toda ascensão e queda foi uma viagem que passou pelo deslumbre e caiu no sufocamento.

Através dos relatórios você consegue se colocar no lugar do personagem, é realmente tocante