Flores para Algernon

Flores para Algernon Daniel Keyes

Resenhas - Flores para Algernon

Gato Preto 26/05/2021

Para refletir.
O que um homem precisa para ser feliz?
Inteligência?
Amor?
Dinheiro?
Charlie Gordon é alvo de uma experiência que tira ele das profundezas da ignorância e o eleva ao Olimpo do conhecimento, mas é aí que a estória nos pega, será que agora ele é mais feliz?
O livro é uma viagem maravilhosa pela alma de um homem que através de sua evolução enxerga e expõe o quanto as pessoas normais não sabem o valor das coisas mais simples, mesmo sendo tão inteligentes.
mia 26/05/2021minha estante
virou um dos meus favoritos!!

Alyne 26/05/2021minha estante
Que livro!!

llaiscavalcante 05/03/2023

Sem dúvidas o livro mais triste que eu ja li. prefiro não comentar sobre, te amo charlie gordon, vou sempre lembrar o quão gentil você é
Davi Teixeira 05/03/2023minha estante
É um dos meus livros favoritos da vida

Tom 05/03/2023minha estante
Que livro????

natfrnd 05/03/2023minha estante
te amo charlie gordon, vou sempre lembrar o quão gentil você é
ei apague isso eu me arrepiei só de lembrar ????

Beatriz1918 15/01/2024

Deveria ser leitura obrigatória
Eu sinto que deveria dar um tempo antes de escrever sobre essa história, mas não consigo me conter. Sem duvida alguma foi um dos melhores (se nao o melhor) livro que ja li em toda minha vida. Essa história me jogou para folha da minha bolha de uma forma que nenhum outro livro fez. Estou com o coração apertado com o final (o qual me fez chorar) e só queria que todos tivessem a oportunidade de ter contato com essa história. Charlie Gordon, você sempre será lembrado por mim.
katnissgirl 15/01/2024minha estante
um dos meus favs, merece mais reconhecimento

ED73LH 15/01/2024minha estante
Sim, é emocionante do início ou fim ?

Giovana Nobre Netto 15/01/2024minha estante
Livro tocante e incrível!

Joel.Martins 13/09/2020

Profundo e Emocionante
O livro nos lembra o quanto somos naturalmente egoístas e que não somos preparados para dar o amor e a atenção necessária ao próximo. Principalmente aos que fugiram da curva da naturalidade e não são egoístas, amam de verdade e sem maldade, mas precisam do apoio dos "normais".
Estamos preparados para eles? Acho que não.
Para mim é neste contexto que acompanhamos a jornada emocionante do Charlie, em busca de conhecimento e
aceitação.
Obs: lido em junho/2020

Jac 09/01/2021

NADA SUPERA O AMOR E O AFETO
No decorrer da leitura achei que ia conseguir ser forte até o final mas essas últimas páginas não deu.

Mais um pra lista dos que me fizeram chorar kkk

Que livro lindo e doloroso.

Confesso que no começo achei que o autor ia trazer um lado mais filosófico e a princípio acabei me decepcionando.

Mas o caminho que a história tomou partindo para o lado emocional conseguiu me cativar e fazer a leitura valer muito a pena.

P.S: Fica de lição que necessitamos de amor e afeto independente do nosso nível de conhecimento e inteligência.

Somos todos humanos e o AMOR é a resposta.
@otiobacca 09/01/2021minha estante
Consegui ir firme e forte até às últimas palavras, então eu desabei. Excelente leitura.

Renato Zanotte 31/12/2021

Ótimo.
Um dos melhores livros que li esse ano. Uma história incrível que mostra como o ser humano pode ser baixo e mesquinho. E como a procura pelo conhecimento pode ser o inverso de prazeroso.

Aline221 10/02/2022

Du Algernon nu quintau
Isso aqui acabou comigo.
Foi um livro confuso, angustiante, triste, um livro que me fez pensar muito, em algumas partes eu achei coisas bem estranhas e ver o Charlie ao longo do livro foi como estar lá ao lado dele vivendo ao lado dele. A leitura é fácil, rápida, desenvolveu bem e o final acabou comigo. A escrita do Daniel Keyes é maravilhosa, gostei bastante. Quando vi que o ele morreu fiquei mais triste (não tem haver com o livro obviamente). Um livro muito bom, não imaginava algo assim e vai prós favoritos porque mexeu demais comigo. Se tiverem a oportunidade leiam.
saritah 10/02/2022minha estante
Enrolei pra ler o final pq já deduzia o q poderia acontecer e não queria aceitar isso.
Acho que todos deveriam ler esse livro pq ele fala muito também aobre ter empatia com pessoas que possui dificuldades de aprendizado. Ele e incrível mesmo amg :(

Jade 10/02/2022minha estante
Eu fiquei muito triste com o final também ? chorei tb! E realmente todos deveriam ler essa obra! P.s.: fiquei curiosa pra saber como o autor morreu agora, irei pesquisar

theresakellyla 19/01/2021

Gostei muito
Amei principalmente como o escritor começa o livro e vai se adaptando de acordo com a vida do personagem.

Sergio.Vianna 01/05/2021minha estante
Eu gostei muito desse livro, faz a gente refletir sobre a forma como lidamos com as outras pessoas. É um bom livro para desenvolver a empatia.

Cerry35 02/05/2021minha estante
Simmmm

Mari 03/08/2023

"Sou como um homem que passou a vida inteira semiadormecido, tentando descobrir como ele era antes de acordar. Tudo está estranhamente borrado e em câmera lenta."

Que livro incrível, nele vemos o protagonista Charlie Gordon que possui um QI extremamente baixo. Porém ele se sujeita a realizar uma cirurgia que promete deixá-lo mais inteligente. No decorrer do livro vemos os testes de progresso antes da cirurgia e após a sua cirurgia, acompanhando seu crescimento intelectual, emocional e como isso começou a afetar/mudar sua vida.

É um livro que me fez refletir bastante no quesito de que a inteligência pode muitas vezes nos fazer esquecer da nossa essência e quando perdemos essa parte nos tornamos solitários e arrogantes.

"Sei que deveria dormir, mas cobiço cada segundo de tempo acordado. Não é apenas por causa dos pesadelos; é porque tenho medo de me perder."
Canoff 03/08/2023minha estante
Para mim, a melhor coisa que esse livro tem é a progressão intelectual do Charlie. Ler os primeiros relatos dele e compará-los com os relatos finais é uma coisa muito incrível. Acredito que se alguém realmente se submetesse a experimentos como esses, a progressão seria da mesma forma. Um livro muito necessário e realista.

Mari 03/08/2023minha estante
Concordo totalmente com você.

JoicyR 29/03/2021

Perfeito
?Inteligência sem a habilidade de dar ou receber afeto leva a um colapso mental e moral, para neurose, e possivelmente até para psicose. E digo que a mente absorvida e envolvida em si mesma como um fim autocentrado, a ponto de excluir relações humanas, só pode levar à violência e à dor.?

Kethelen.Vitoria 19/08/2021

APENAS LEIAM!!
Meu Deus, eu tô apenas destruída depois desse livro, você sente o que Charlie sente e como a história se desenvolve é apenas maravilhoso, palmas para esse autor!!
Eu que tenho parente com deficiência mental, sofri com os acontecimentos que Charlie passou apenas por ser alguém "diferente" e isso acaba trazendo um pouco de revolta em ver o quão podre as pessoas podem ser.
Esse livro deveria ser uma leitura obrigatória, se você tem a oportunidade de ler apenas leia e reflita sobre tudo o que o livro traz.
Mais um favorito pra lista ???

Marcello.Buzon 13/01/2022

Indispensável
Eu não gosto mto de histórias tristes, fujo disso sempre que posso, mas Flores para Algernon é extremamente essencial, completamente indispensável pra qualquer pessoa. Este livro é um manual de empatia, de ver e sentir o lado do outro e de coisas que não nos damos conta.
Eu não sei nem o que dizer mais, só que é um livro incrível, maravilhoso e dolorosamente cru.
A parte final foi me destruindo de uma forma que eu já não achava mais possível.
LEIAM ESTE LIVRO!
Cah 13/01/2022minha estante
Ta na minha lista de compras. Tua resenha deu mais um empurrãozinho.

Daniel 13/01/2022minha estante
Fiquei curioso com o livro e, com certeza, vou ler. Já está na minha lista de leituras. Obrigado, Marcello, por compartilhar conosco sua resenha.

Marianna71 09/02/2023

Dissociação
Que livro triste. Juro q não dá pra ser feliz, não tem um momento de esperança nele. Só queria proteger Charlie de tudo que é ruim e q ele tivesse uma vida melhor.

Cada memória contada me fazia entrar num dilema, se era bom ou não que ele soubesse. O desenvolvimento dele era incrível e terrível de se acompanhar.

Foi uma história muito humana e atual, me surpreendeu, e eu já sabia q seria uma leitura difícil. Esperava chorar no final, mas mesmo sem derramar uma lágrima, estou me sentindo completamente desolada e miserável.

Acho q preciso de um romance leve pra recuperar a alegria da vida.
Cristiane174 09/02/2023minha estante
É triste, mas tem muita coisa pra refletir

Cristiane174 09/02/2023minha estante
É triste, mas tem muita coisa pra refletir

Midi 10/02/2022

Eu não acredito nisso tudo mesmo sendo tão óbvio
A leitura foi Simplismente maravilhosa. O autor tem uma escrita linear e impecável, sem detalhar demais, mas também, te oferece uma visualização da cena de uma forma mais do que adequada.
Esse livro pode te trazer reflexões incríveis e a forma como todos os personagens foram desenvolvidos é instigante, apesar de achar que poderiam ter acrescentado mais histórias sobre alguns personagens.
Eu super recomendo esse livro.
Acho que eu esperava muito e obtive o que eu esperei, por isso, as 5 estrelinhas.
Queria poder ler ele de novo, como se fosse a primeira vez.
Me identifiquei com o personagens em momentos que eu nem imaginava.
Por fim, amei, recomendo.
Rafael Kerr 10/02/2022minha estante

kaio 10/02/2022minha estante
amg vc chorou mt?? dizem q da pra chorar lendo

Midi 10/02/2022minha estante
Não chorei não kkkk mas é bem emocionante em muitas partes