Odisséia

Ruth Rocha

Resenhas - Odisséia

Thiago 29/12/2023

Clássico
Um livro que remonta partes do passado grego que moldaram as estruturas da leitura ocidental.
Um livro que me fez gostar ainda mais da historia e da cultura de um povo.

Leandro. 27/12/2023

Odisseia: Uma grande aventura.
Homero é um escritor muito bom em todas as suas palavras, sua linguagem é simples, mas infinitamente vívida. Gosto do fato de que tudo o que o autor escreve é ​​aquilo em que ele acredita.
O enredo do livro é muito rico, contém muitos heróis mitológicos. A história é sobre um herói que não tem medo de monstros míticos e está pronto para se jogar no abismo e retornar para sua amada.
A história é sobre uma esposa dedicada que, apesar das tristezas e problemas, continua fiel ao marido.

Zaqueu 25/12/2023

História maravilhosa
Segunda obra de Homero que conta a história de Odisseu retornando para a casa sofrendo com a ira de Poseidon e tendo ajuda de Palas Atenas. Odisseu volta, mais encontra um caos no seu próprio lar e cabe a ele colocar a recuperação da ordem. Incrível como ele se transforma no decorrer dos tempos como se fosse um amadurecimento pessoal a ponto de no começo da história ele ser irresponsável no fim temos um Odisseu mais correto verdadeiro e que quer de certa forma recuperar a sua família e colocar sua casa em ordem. De uma pessoa esperta ele vai se tornando sábio, claro com ajuda de Palas Atenas( deusa da sabedoria e da guerra).Obra maravilhosa que com certeza farei releituras futuramente pois são obras que deve ser sempre revisitadas e que sempre teremos novas interpretações.

Igor_Resenha 24/12/2023

Uma leitura clássica
Grande parte do público leitor já ouviu falar na Odisseia de Homero. A história em linhas gerais é conhecida. No entanto, na edição da Principis temos o texto integral e não mais uma adaptação. O que instiga o leitor aqui é ler o texto original. É trabalhoso. Mas, a edição conta com um trecho de "Notas da Edição" e "Notas do Tradutor" que ajudam no entendimento da obra. Recomendo para quem está buscando erudição.

Michelan 20/12/2023

Clássico
UM CLASSICO
esse livro me faz feliz pois me sinto inteligente lendo ele kakaka
amo mitologia grega e ler isso me fez mais próxima dessa crença

Eliezer 19/12/2023

"Odisseia", a monumental epopeia atribuída a Homero, é uma jornada literária que transcende o tempo e continua a ecoar através dos séculos. A obra é uma tapeçaria magistral de mito, aventura e reflexão sobre a condição humana.

A trama gira em torno de Ulisses, o astuto herói grego, que enfrenta uma odisséia épica enquanto tenta retornar para Ítaca, sua terra natal. Durante seus infindáveis percalços, Ulisses encontra uma miríade de personagens mitológicos, deuses manipuladores e desafios formidáveis. A narrativa é um mosaico de episódios, cada um revelando as complexidades da natureza humana e a interação entre mortais e divindades.

Homero tece sua narrativa com uma habilidade poética incomparável. Seus versos, ricos e evocativos, dão vida às paisagens fantásticas, aos perigos iminentes e às emoções profundas dos personagens. A descrição da Caverna do Ciclope, a sedução das Sereias e o confronto com o deus Posídon são exemplos notáveis da maestria de Homero em criar imagens vívidas e atmosferas envolventes.

A "Odisseia" não é apenas uma saga de aventuras, mas também uma exploração profunda da natureza humana. Ulisses, um herói complexo, lida com questões de identidade, lealdade, astúcia e perseverança. Sua jornada simboliza a luta constante entre o desejo de regressar ao lar e o chamado irresistível do desconhecido.

Os deuses do Olimpo, ativos observadores da jornada de Ulisses, adicionam uma dimensão divina à narrativa. A intervenção dos deuses na vida dos mortais revela uma cosmovisão onde os destinos humanos estão intricadamente entrelaçados com as vontades divinas, proporcionando uma reflexão sobre o papel do divino na existência humana.

"Odisseia" é uma epopeia que transcende as fronteiras da cultura grega antiga, abordando temas universais como coragem, inteligência, amor e resiliência. A obra permanece como um farol da literatura clássica, iluminando os corações e mentes daqueles que buscam compreender a riqueza e complexidade da experiência humana.

Em resumo, "Odisseia" é um testemunho duradouro da genialidade literária de Homero e uma obra-prima que continua a inspirar, educar e encantar leitores em todas as eras.

Bruno Henrique 03/12/2023

Muito Bom
Sempre quis ter contato direto com a Odisseia, a experiência foi bastante gratificante. A história traz trechos que no meu imaginário pertenciam inicialmente a Ilíada. É uma história bem mais dinâmica e ao mesmo tempo complementar a Ilíada.

FlAvia1040 29/11/2023

Clássico nunca morre
Esse livro me impressionou. Narrativa bem feita, embora muitas vezes um pouco confusa, não perdeu a graça. Falando em graça, algo em Homero traz suas histórias em uma perspectiva muito realista mesmo com vários contos fantasiosos, essa história fala de saudade, força, esperança e vingança. Mesmo hoje um exemplo de poema que aflora todas as emoções possíveis.

Mari 27/11/2023

A melhor coisa que tem é o audiobook, desencalho os livros da minha wish list enquanto trabalho.
É um livro bem simples de entender, rápido para quem quer ler ou ouvir (cerca de 1h 30), é bem interessante a história, p quem gosta de livros com mitologia grega mas que não foca tanto nos deuses e sim no poder que eles podem ter com certeza vai gostar muito desse livro.
AndrAa58 27/11/2023minha estante
Estou lendo o livro em voz alta, me ajuda a manter a concentração e entender melhor. Você foi mais esperta, se existe um livro para ser contado é esse, vou experimentar o audiobook ? obrigada.

Carolina332 17/11/2023

Achei chato, só li por causa da faculdade... É uma odisseia mesmo né, mó rolo pra tudo acontecer. Achei Homero um pé no saco
AndrAa58 29/11/2023minha estante
???

siathy 15/11/2023

4 estrelas
É uma adaptação boa da obra original, faz você conhecer a história de um livro clássico em menos tempo. O enredo em si é ótimo e te prende muito na leitura.

Lynafp 14/11/2023

?Peca igualmente quem apressa o hóspede que não quer partir e quem o detém quando este já está partindo.O hóspede deve ser bem tratado se fica, e não deve ser impedido de partir se assim o deseja.?

Camilla288 03/11/2023

Clássico dos clássicos
A Odisseia conta a história de Ulisses, depois do episódio do cavalo de Tróia, e as dificuldades que ele tem para voltar a Ítaca, ilha em que era rei.
O livro é bem curto, dá para lê-lo em um dia, o vocabulário é bem simples e não é difícil de ler. Recomendo para quem quer um livro curto e divertido, com história de guerras e lutas.