Se não houver amanhã

Se não houver amanhã Jennifer L. Armentrout

Resenhas - Se não houver amanhã

LiteraTudo 20/09/2018

Se Não Houver Amanhã | Jennifer L. Armentrout.
Lena está prestes a começar o último ano do ensino médio quando ocorre uma catastrófica reviravolta que vira sua vida do avesso.

A garota então sente que perdeu o direito de ficar bem novamente depois de cometer um erro que afetou não só a sua, mas a vida de outras pessoas. Como seguir em frente sabendo que foi a sua conduta que ocasionou tamanha tragédia e que não há forma de voltar atrás?

Se Não Houver Amanhã é um livro que nos mostra o poder que uma escolha pode ter em nosso futuro. A atitude da Lena foi um erro que certamente a maioria de nós já cometeu ao menos uma vez por acharmos que nunca acontecerá conosco. Mas, infelizmente, acontece. Essa estupidez tem o poder de destruir a nossa vida e mesmo assim arriscamos brincar com a sorte.

A história é muito triste, ainda mais que a autora escreve de tal forma que é possível sentir exatamente as emoções de Lena, uma protagonista rodeada por culpa, tristeza e arrependimento. Não consegui deixar de me emocionar pela tragédia e é impossível ler o livro sem recordar de ao menos um caso semelhante ocorrido na vida real.

Porém, nem toda a história é só tristeza, isso acontece da metade em diante. O início é livre de qualquer carga emocional que não seja a preocupação de Lena com o último ano escolar e com a paixão platônica por Sebastian, seu melhor amigo.

Devo dizer que o romance é bem clichê; amigos de infância que sempre foram apaixonados um pelo outro, mas nunca tiveram coragem para revelar seus sentimentos por medo de não serem correspondidos e acabar estragando a amizade. No entanto, o casal tem química e mesmo achando que faltou um aprofundamento maior, não foi algo que me incomodou.

Adoro a escrita da autora, quando vi um lançamento novo já quis pra mim! Ultimamente tenho fugido de livros tão dramáticos então se soubesse que esse seria assim deixaria para outra hora, mas a leitura é viciante e uma vez que você inicia não consegue largar!

Enfim, a história é linda e tocante! Recomendo para quem não está nem aí em usar um estoque de lágrimas! haha'

Fernanda.Granzotto 26/03/2018

Este livro foi uma montanha russa de emoções
Este é um livro rápido para ler, que carrega uma carga emocional muito grande.
Não sei o que esperava deste livro,mas não foi chorar tanto assim.

Jéssica Spuzzillo @pintandoasletras 29/08/2018

Quando o amanhã é incerto, quando devemos medir nossas atitudes...
"Nenhum de nós tem a garantia de um amanhã. Aprendemos isso, não aprendemos? Nem sempre temos um depois (...). Cansei de viver como se tivéssemos.”

Lena Wise está prestes a começar o seu último ano do ensino médio. Quais são as preocupações de uma jovem nessa idade? Aproveitar o máximo de tempo possível com os amigos, às inscrições para as faculdades da sua escolha e garotos. Falei garotos no plural, mas na verdade ela é apaixonada por um. O seu melhor amigo, Sebastian.

Esse ano seria épico, tantas oportunidades, tantos momentos marcantes. Mas muito rapidamente algo terrível muda sua vida, uma escolha, a escolha errada, deixa a vida de Lena de cabeça para baixo.

Ela começa a afastar todas as pessoas que se importam e a cada dia se afunda mais e mais em um espiral de culpa e tristeza. É muito difícil seguir em frente, quando nada mais parece certo e o amanhã sequer é garantido.

Sou completamente apaixonada pela escrita dessa autora, todos os livros que li dela são envolventes do começo ao fim. Os temas presentes nessa história são reais e intensos e mostra como é importante ter plena consciência dos nossos atos.

Não posso contar o que aconteceu com a Lena, mas é o tipo de coisa que pode acontecer com qualquer um, adulto ou adolescente. Meu coração ficou apertado por essa garota e por outras pessoas que já passaram por isso, talvez seja uma história que já ouvimos antes, mas com toda certeza é uma que merece ser repetida.

Jennifer Armentrout manda muito bem no gênero YA. Ela escreve histórias trágicas e acaba levantando questões sociais que devemos debater, mas ao mesmo tempo lança uma história de amor digna de suspiros. Adorei a narração pelo ponto de vista de Lena, mas senti falta de um ponto de vista masculino, no caso o do Sebastian.

Vale ressaltar que a Lena é uma leitora assídua e ama livros de fantasia, incluindo Corte de Espinhos e Rosas. Essa história vai ficar comigo por um longo tempo, a leitura foi muito fluida, me emocionei muito em alguns momentos e dei risada em outros. Definitivamente um livro que indico de coração para vocês que assim como eu também adoram um bom romance, regado de drama e ensinamentos importantes.

site: https://www.instagram.com/pintandoasletras

Juliana 25/08/2018

Trama rasa sobre um assunto sério.
Taí um livro que eu termino decepcionada. Definitivamente não sou o target deste tipo de literatura. Tenho 31 anos e não consigo imaginar qualquer pessoa com mais de 20 se identificando ou se emocionando com ele. É ruim mesmo.

É terrível que a narrativa seja em primeira pessoa porque estar na cabeça dela é simplesmente um martírio. A menina é imatura demais pra alguém com 17 anos e tem esse complexo de olhar para o próprio umbigo o tempo todo e construir a narrativa em torno da paixonite dela mesmo com tudo de horrível que lhe aconteceu foi lamentável.

Trama rasa sobre um assunto sério, eu como alguém que perdi alguém recentemente cheguei a me sentir ofendida sobre como funcionou a cabeça dela e como os fatos de desenvolveram.

Protagonista terrível a parte, a escrita é pobre e confusa teve um momento que achei que ela tinha mais uma culpa do que o que foi apresentado e no final era um remoer de mais do mesmo. Também faltou profundidade nas relações e complexidade nas emoções porque passei o livro inteiro achando que era era uma desequilibrada mimada.

Enfim, entendo que definitivamente não sou o target, mas é de doer ver esse desperdício de um tema tão rico transformado num drama adolescente.

Kennia Santos | @LendoDePijamas 18/08/2018

Uma única escolha pode mudar tudo.
Título: Se Não Houver Amanhã (If there's no tomorrow)
Autora: Jennifer L. Armentrout
Classificação: 4/5

Lena Wise é uma adolescente que sempre anseia o dia seguinte, especialmente agora, que está começando o último ano do ensino médio. Mesmo amando ler e ficar no seu próprio canto, ela está decidida a curtir ao máximo e aproveitar todo o tempo possível cercada de seus amigos, completar as inscrições para as faculdades e talvez, quem sabe, dizer à Sebastian, seu vizinho e melhor amigo de infância, que o que ela sente por ele vai além da amizade.

"Às vezes, eu só queria... não sei, fugir da vida. Mergulhar de cabeça em um mundo que lidava com questões da vida real para abrir meus olhos, ou em um mundo que fosse alguma coisa, algo completamente irreal." (p.19)

"Para mim, o amanhã sempre será cheio de possibilidades e potencial, mas quando chegava, eu empurrava as coisas para o dia seguinte." (p.96)

Suas expectativas para o ano são altas, e ela espera aproveitar tudo que lhe resta do tempo escolar. Até que uma escolha, um momento, um segundo.. muda e destrói tudo que ela planejou.

Agora, Lena não está mais ansiosa pelo dia seguinte. Agora, ela não quer mais sair para curtir com seus amigos. Agora, ela não acha mais viável se inscrever para as faculdades. Agora, ela sequer cogita a possibilidade de revelar a Sebastian seus verdadeiros sentimentos... não quando ele pode nunca perdoá-la pelo que aconteceu.

Conforme o tempo passa, a culpa que Lena carrega consigo toma proporções cada vez maiores, e parecem ditar o seu futuro.. ou a falta dele. Todos dizem a ela que a única opção é superar o ocorrido. Mas como ela vai superar algo que alterou radicalmente sua vida e a vida de seus amigos? Como superar algo dessa dimensão?

"O que eu teria feito diferente naquela noite se eu soubesse que não haveria amanhã? Tudo. Eu teria feito tudo diferente." (p.307)

Em "Se não houver amanhã", Jennifer L. Armentrout nos traz novamente uma história que envolve emoções e muito drama. Uma história que é singela, mas cheia de mensagens tocantes.

De certa forma, senti falta do aprofundamento dos personagens -Lena e Sebastian- e da interação deles, algo incomum da autora, e também de um pouco mais de humor e romance. É uma boa história, mas que faltou aquela caracterização que liga o leitor diretamente à trama. Existem também algumas vertentes que foram abordadas e poderiam ser bem melhor trabalhadas.

Mesmo assim, a história não deixa de ter seu encanto e a Jennifer continua com a narrativa que faz o leitor grudar no livro e não largar mais. Uma leitura despretensiosa, mas boa e significativa.

Erica 05/08/2018

Romance adolescente
No início a leitura não me prendeu muito, achei muito infantil, mas quando houve a mudança de rumo na história, li em dois dias. Senti a mesma coisa que a personagem sentia e me envolvi na história. Gostei do final. Só não dou 5 estrelas porque o início realmente não me prendeu.

Lina DC 27/07/2018

"Se não houver amanhã" é narrado em primeira pessoa e tem como protagonista Lena Wise, uma adolescente de 17 anos de idade. Lena está no último ano do ensino médio, aquele momento em que começam a se preocupar com o futuro, as inscrições das universidades e o que acontecerá no dia seguinte. São muitas expectativas, sonhos e desejos, e entre eles está sua paixão secreta por Sebastian, amigo de infância, vizinho da casa ao lado e melhor amigo.

"Não havia dancinha no meu coração, apenas uma batida violenta que eu sentia reverberar em cada parte do meu corpo." (p. 104)

Tudo o que Lena precisa se preocupar é lidar com os problemas "comuns" da adolescência. Durante seu crescimento pessoal, ela conta com a ajuda de seus amigos: Sebastian, Megan, Abbi e Dary. Os quatro amigos são o seu mundo e eles acreditam que nada irá separá-los e que mesmo quando estiverem bem mais velhos, ainda serão amigos.

"Mas amanhã seria um dia melhor. Amanhã tinha que ser." (p. 136)

Até que algo inesperado muda tudo o que Lena acreditava...

"Uma noite mudou a nossa vida irrevogavelmente. Uma escolha tinha alterado o curso do que todos nós deveríamos nos tornar. O que eu teria feito diferente naquela noite se eu soubesse que não haveria amanhã? Tudo. Eu teria feito tudo diferente." (p. 307)

Lena é uma personagem complexa, mas ao mesmo tempo carismática. Atleta, leitora ávida, trabalhadora e dedicada aos estudos, Lena é uma garota incrível, cheia de vida e emoção. Seus sentimentos são bem expostos na narrativa, de forma que o leitor consegue se conectar com ela. Há a expectativa pelo primeiro amor, as incertezas das decisões tomadas e o medo em continuar. Tudo isso é muito palpável durante a leitura.

"Só o que eu consegui fazer foi encará-lo, pois senti que tinha entrado sem querer em uma realidade alternativa - o tipo que só existia nos romances superadultos que eu li, em que as declarações públicas de amor eram abundantes e os finais felizes, uma promessa." (p. 125)

É muito complicado resenhar esse livro sem contar o que acontece, mas o que não pode ser negado é a sensibilidade da autora ao escrever o seu texto. De forma fluida e emocionante, Jennifer L. Armentrout nos traz uma história de recomeços, perdas e amadurecimento pessoal. A história também discute o "não deixarmos para o amanhã" para dizer tudo aquilo que sentimos, para apreciarmos as pessoas ao nosso redor, para viver com mais intensidade.

Em relação à revisão, diagramação e layout a Universo dos Livros realizou um bom trabalho. Existem erros de grafia e digitação, mas isso não interfere na compreensão do texto. A capa não é feia, mas não remete ao conteúdo da história.

"Como a pessoa supera uma coisa dessas? Como a dor diminui ao longo dos ano? Como é que um buraco na nossa vida, o lugar que pertencia à outra pessoa, vai conseguir ser preenchido algum dia?" (p. 184)

site: http://viajenaleitura.com.br/

Junior.Silva 26/09/2018

Resenha postada no site Leitor Compulsivo
Olá, Compulsivos! hoje vamos falar de um livro cheio de reviravoltas e com uma história bem profunda que vale a pena ser lida. Se não houver amanhã, da autora Jennifer Armentrout, foi publicado aqui no Brasil pela Editora Universo dos Livros e trás a história de Lena, uma jovem que está iniciando o último ano da escola e se preparando para ir em busca do seu lugar no mundo. Porém, um acontecimento muda toda sua perspectiva e coloca Lena nos maiores confrontos com ela mesma. Vai ser difícil escrever essa resenha sem falar sobre o tema central do livro e, mesmo não estando na sinopse, é importante citar aqui pra falar dessa história. Então, se você preferir, pode ler essa resenha só depois de ler o livro.

Diria pra você que esse livro se divide em duas partes, no início temos uma personagem cheia de expectativas, vivendo intensamente seu último ano na escola e a paixão que sente por seu melhor amigo, Sebastian. Os dois são amigos de infância e nunca assumiram essa paixão com medo de perder algo tão legal que há entre eles, mas desde o início há uma química real entre os dois. Você pode até achar que esse tipo de coisa é meio clichê, mas acredito que as paixões são meio clichê, por isso são tão boas.

Na segunda parte, bom, é aqui que entra o drama real dessa história e vemos que esse é um livro cheio de polêmicas, mas com discussões muito importantes para o nosso dia a dia. Logo no início da história conhecemos a Lena em um dos momento mais complicados de sua vida, nas páginas seguintes voltamos no tempo e vemos tudo que a levou até aquela situação. Lena tomou uma única decisão, que muito provavelmente você ou eu também já tomamos na vida, mas para ela essa decisão trouxe consequências irreversíveis para o resto de sua vida. A personagem viverá nas páginas seguinte com o sentimento de culpa por tamanha tragédia que dificilmente poderá voltar atrás.

Com um misto de alegria e tristeza, esse é um livro que vale a pena ser livro, mas a forma como a autora desenvolve a história de alguns personagens algumas vezes deixa tudo meio arrastado e esse foi o ponto principal para que eu concedesse apenas 3 estrelas para o livro. Por ser um livro voltado pro público jovem, trás uma discussão extremamente importante e, principalmente, nos faz perceber que as consequências das nossa escolhas podem mudar toda a trajetória da nossa vida. Foi a minha primeira leitura da autora, vi um grande potencial por tocar em pontos que muitas vezes preferimos fechar os olhos e fingir que nunca poderão nos atingir. Se você já leu, compartilha aqui nos comentários a sua opinião sobre o livro? Vou ter o maior prazer em saber o que você achou. Até a próxima pessoal!!

site: http://leitorcompulsivo.com.br

Natalia.dasilva 07/07/2018

Livro para se pensar...
Amoo livro assim romance adolescente que se desenvolve na escola, mas que esse amor vem dês da infância. Começo foi bem divertido ver as trapalhadas dos amigos, festas, ciúmes, como livros desse género deve ser... Mas aí vem a tragédia, e essa passagem faz com que a gente reflita sobre as coisas, uma coisa bem real se sente lendo conseguimos sentir as emoções que o autor quer passar.
Não dei o máximo de estrelas por que achei que fico muitas partes em haver, que poderiam ser desenvolvido e partes complementada...O fim fico vago eu achei na minha opinião, mas ainda recomendo ler.

Thuany 05/07/2018

Mais difícil do que escolher é viver com as consequências da escolha.
Eu amei o livro. A primeira metade é muito leve e até engraçada. Me senti assistindo a um seriado. Muito agradável de ler. Roubou boas risadas de mim. Já na segunda metade fica um pouco mais tenso, pois é quando há a reviravolta.
Como uma pessoa que já passou por uma situação parecida acho que a descrição do fato foi muito bem feita.
O processo todo é muito intenso e real. Gostei de como foi desenvolvido.
Gostaria de ter tido a oportunidade ver algumas coisas mais resolvidas ao fim do livro, mas entendo que do jeito que foi colocado está "real".

Só não dei nota máxima porque infelizmente há muitos erros de digitação e isso é meio chato durante a leitura.

Leiam. Vale Muito a pena e trará reflexões.

Isadora 29/06/2018

Faltou alguma coisinha aí...
Eu até gostei. Um romance entre adolescentes, que se passa na escola. A garota que gosta do melhor amigo de infância etc e tal. Mas no decorrer de tudo, quando as coisas estavam começando a dar certo, senti que faltou aquela coisa a mais, ver um melhor desenvolvimento do namoro. Afinal, eles tiverem tantos percalços, poderia ter mostrado mais de como tudo ficou na escola, eles saindo em encontros, ele sendo romântico. Poderia, num é mesmo...

Só que ficou no poderia e não foi bem desse jeito. Mas ainda assim me faz passar o tempo, deixou aquele gostinho de quero mais. Quem sabe não é uma série vindo por aí.

Ca Melo 25/06/2018

Um livro necessário...
Que leitura necessária! Jennifer L. Armentrout conseguiu me conquistar com este livro tão envolvente, apaixonante e angustiante, tudo ao mesmo tempo, mas na medida certa. A história trata de questões difíceis, de traumas, mas ressalta a importância de saber lidar com as escolhas e as consequências delas, principalmente os erros. A narrativa também nos faz nos apaixonar e sensibilizar com seus personagens tão marcantes, que além de todas as dúvidas, ainda precisam lidar com acontecimentos que ficarão marcados para sempre, e o futuro só depende da reação individual de cada envolvido. Se não houver amanhã é um livro que eu super recomendo: é sobre amor, amizade, família e superação.

Resenha completa no blog! ;)

site: https://abookaholicgirl.wordpress.com/2018/06/10/quatro-por-4-se-nao-houver-amanha-por-jennifer-l-armentrout/

Ariana.Bookstagram 19/06/2018

Impactante, forte e verdadeiramente real
Confesso que eu pensei que esse livro seria um YA (Young Adult), bem água com açúcar, que fala muito sobre amor e primeiras vezes, mas eu estava totalmente enganada. O livro traz uma carga emocional tão grande que é difícil não se envolver. Ele é daqueles que deixa o coração apertado e faz a gente pensar sobre as prioridades da vida.

Neste livro conhecemos a história de Lena. Ela é uma típica adolescente americana, boa aluna e atleta. A vida dela costuma ser sempre uma rotina, trabalhar no Joanna’s, ficar com seus amigos e ler estão entre suas coisa favoritas do mundo. Tudo seria perfeito, se não fosse por Sebastian, seu melhor amigo e vizinho desde a infância, por quem ela sempre manteve uma paixão secretamente.

Após ir a uma festa regada a bebida e ver seu crush conversando com a ex namorada, ela decide ir embora e vai com a amiga Megan, o ex namorado de Megan, Phillip, Chris e Cody. Apesar de ser a única sóbria do grupo, a direção fica nas mãos de Cody. Somando bebida e direção, um acidente acontece. Por ser a única que usava cinto de segurança, é a menos prejudicada em tal fatalidade.

Lena estão acorda de um acidente de carro onde ela não se lembra de praticamente nada e que muda sua vida para sempre. A partir do ocorrido, ela enfrenta uma grave depressão que faz com que se afaste de todos os seus amigos, e mesmo descobrindo que Sebastian também gosta dela, mantém certo distanciamento e não se permite uma oportunidade de relacionamento.

Com a ajuda do terapeuta da escola, ela luta para enfrentar as consequências de seus atos e para voltar a ser a Lena de antes, superando essa infelicidade que a cerca.

O livro é narrado em três partes (por assim dizer) ontem, hoje e amanhã. Mas não pensem que é mais um daqueles livros cheios de flashbacks que nós começamos a ler e depois ficamos super confusos. Nós vamos acompanhar a narração antes e depois do acidente. só que na mesma linha temporal (mais ou menos isso). Quando vocês lerem vão entender rsrs No decorrer da leitura você vai perceber que a história está se passando antes do acidente, depois logo após o acidente e o próximo momento é quando a protagonista toma algumas decisões.

Se não houver amanhã é um livro marcante, que deixa mensagens que nos fazem refletir bastante, principalmente a respeito da imprudência no trânsito e o quanto o álcool pode afetar em tudo isso. É um drama que fala sobre perdas, sobre chegar ao limite e ter algo em que possa se segurar firme, alguém que seja constante e que te faça sentir segura.

Fabi | @ps.leitura 11/06/2018

{resenha feita no blog PS Amo Leitura}
Se o amanhã não existisse, o que você faria hoje para mudar a sua vida? Faria escolhas diferentes? Viveria intensamente sem se preocupar com as consequências? Mas e se o amanhã de outras pessoas também dependesse de você, como seria?

Lena Wise é uma adolescente no último ano do colegial e está decidindo para qual faculdade ela irá. Além disso, ela é uma bookaholic e isso é perceptível em muitos momentos da leitura. Ela fala sobre preferir os livros ao invés das pessoas (olá, Lena!). Mas, assim como qualquer adolescente, ela está passando pela descoberta do primeiro amor, só que esse primeiro amor é o seu melhor amigo.

Sebastian é o seu melhor amigo. Além de estudarem na mesma escola, ele mora na casa ao lado e sempre que quer visita-la, entra pela varanda do seu quarto e passa várias noites por lá conversando. Mas, assim como Lena, ele não fala sobre seus sentimentos. Um não sabe do sentimento do outro, só sabem que os relacionamentos anteriores não deram certo, mas não há uma justificativa além disso.

Porém tudo muda na vida de Lena e Sebastian quando eles se beijam. Com medo de perder seu melhor amigo e ele não ter gostado de sua atitude, Lena acaba se distanciando. Mas como se distanciar de uma pessoa que convive há anos com você e ainda é seu vizinho? Então, certa noite, ele a convida para uma festa e é lá que a vida deles e de todos seus amigos está preste a mudar para sempre.

Uma escolha; um instante que é capaz de mudar tudo. Lena estava ansiosa para resolver seus pequenos problemas, mas agora sua vida é diferente e seus problemas são ainda maiores, sem contar a culpa que ela carrega em sua vida. Ela só está ansiosa para um amanhã melhor. Mas como seguir em frente se o amanhã não tem nenhuma garantia?

💭

Com uma carga extremamente emocional, Jennifer L. Armentrout nos traz diversos acontecimentos marcantes, chocantes e de partir o coração. Muitos momentos da leitura eu tive que parar, respirar, olhar pela janela do ônibus para não chorar. Realmente foi completamente marcante o que aconteceu e após ler a sinopse deste livro, achei que seria completamente diferente.

A premissa do livro é excelente! Mas acredite em mim: o livro vai além do que a premissa é capaz de mostrar. “Se não houver amanhã” é um dos livros que marcam a nossa vida, nos faz pensar em um amanhã melhor e pensar nas consequências de certas atitudes. Se seguirmos por determinado caminho, teremos tais consequências; mas se seguirmos por outro caminho, serão outras consequências. Então tudo é questão de escolha! E uma escolha, realmente, pode mudar tudo.

Esse livro foi o terceiro que li da autora, sendo os dois primeiros “espero por você” e “fique comigo” da série Wait for You, e, mais uma vez, me encantei com a escrita e narrativa da autora. Mesmo apresentando momentos com muita intensidade, ela consegue mostrar uma personagem irônica e engraçada, assim como os personagens secundários que também são excelentes e tem um grande humor! Me encantei por todos apresentados.

E não é só! Em muitos momentos você vai parar e pensar sobre tudo que está sendo relatado no decorrer das páginas. É um livro que apesar de ser um Young Adult e mostrar dramas adolescentes, ele traz grandes reflexões. A dor da perda, o luto, a negação e principalmente a culpa são todos os sentimentos que rondam a personagem. Isso faz com que o leitor se envolve completamente neste drama que dá vontade de entrar no livro e consertar tudo que aconteceu para tudo acabar bem.

Além de tudo que já citei por aqui, Jennifer também mostra a esperança nos dias ruins. Mostra que apesar de uma tragédia que é capaz de nos mudar, sempre haverá um dia melhor, um dia tudo voltará a ser normal, mesmo que não seja como antes. É ter esperança e acreditar num amanhã melhor! Lutar para que este amanhã chegue. Você está vivo; você só precisa lutar e acreditar.

Lindo, emocionante, envolvente, verdadeiro e arrebatador! “Se não houver amanhã” é um livro que vai te arrancar todas as lágrimas possíveis, mas no final vai te trazer a esperança, assim como foi para Lena.

site: http://psamoleitura.blogspot.com/2018/06/resenha-se-nao-houver-amanha-de.html