Se não houver amanhã

Se não houver amanhã Jennifer L. Armentrout

Resenhas - Se não houver amanhã

Marílis 03/12/2018

Essencial
Este livro é um tapa na cara de 99% da população, ele trata de um tema muito comum... O que acontece com as pessoas que ficam depois de um acidente com vítimas fatais? O que mais me impactou foi o fato de como somos negligentes e confiantes quando deixamos alguém que bebeu assumir a direção, o quão grave nossa escolha pode ser. Na vida há escolhas e erros que podem nos assombrar eternamente, infelizmente.

EstanteColoridadaIsis 16/11/2018

#ResenhadaColorida
Lena é uma jovem de 17 anos que está prestes a iniciar o último ano do colégio e já está fazendo planos para a faculdade junto com suas três amigas, Meghan, Abbi e Dary. Além de todas as preocupações com faculdade, time de vôlei e seu trabalho, Lena tem uma maior: ela está irrevogavelmente apaixonada pelo seu melhor amigo, Sebastian. Está cada vez mais difícil esconder isso, tanto que um dia, Lena simplesmente beijou ele, o que acabou deixando a relação dos dois meio esquisita. Após ir a uma festa com seus amigos e ver seu crush conversando com a ex namorada, Lena acaba indo embora e essa decisão irá mudar sua vida completamente. .
"Se não houver Amanhã" é um livro que trás muitos ensinamentos e o mais importante é o de que temos que aproveitar nossa vida como se não houvesse amanhã. Não deixe as mudanças para depois ou falar o quanto você gosta de uma pessoa, você pode não ter essa oportunidade. Eu não conhecia a escrita da Jennifer, que também escreveu a saga Lux e posso dizer que amei. A narrativa é feita em primeira pessoa e os capítulos são curtos, o que deixa a leitura fluida. Eu adoro livros com essa pegada Young adult, as mudanças e escolhas nessa fase nos moldam para a fase adulta e isso acontece nitidamente nessa história. Teve momentos que me irritei com a protagonista, mas depois tive mais empatia por ela e parei de julgar, porque não sei como eu agiria se o que aconteceu tivesse sido comigo. Os personagens secundários são ótimos e tem momentos que chegam a roubar a cena. Essa leitura me surpreendeu, achei que seria somente um romance clichê, mas foi muito mais que isso. Amei !

site: www.instagram.com/estantecoloridadaisis

Kelly Martinez 03/05/2018

Escolhas que mudam a vida!
Não sei exatamente o que falar do livro! Sabe aquele livro que não é ruim mas tb não te pega de jeito? Pois é! É assim que eu to me sentindo!
Temos aqui um romance adolescente que vai tratar de escolhas ruins feitas por adolescentes- o que normal!
Um determinado fato acontece com a protagonista da história e dai por diante teremos o desenrolar do enredo!
Adolescente, drama familiar, bebidas, escolhas ruins e culpa, tudo isso contado décima maneira muito delicada!
Acho q o livro não aconteceu pra mim pq, na minha opinião, a mocinha é chatinha, sem sal, que poderia ser qualquer uma ( ao contrário do mocinho que já logo chega dizendo ao que veio!).
É um livro 3,75! Esquecível! Morno! Não aquece o coração!
Se vc for ler o conselho que eu te dou é: leia despretensiosamente! Mas se não for o caso, vc também não vai tá perdendo grande coisa!

DEREPENTE.LIA 18/10/2018

Poderia ser mais envolvente
Este livro traz a história da Lena, uma jovem de dezessete anos prestes a iniciar o último ano do ensino médio. Ela tem três melhores amigas: Megan, Abbi e Dary e um melhor amigo, Sebastian, por quem é apaixonada desde a infância.
Após ir a uma festa regada a bebida e ver seu crush conversando com a ex namorada, ela decide ir embora com amigos... E se envolve em um acidente, e desde então você com a culpa de que poderia ter evitado mas não o fez e isso faz com que ela renuncie ao amor e as alegrias da vida, até quando ?
O principal objetivo do livro é alertar o consumo de bebida e direção.

nismuel 03/10/2018

Encantador
Ler esse livro sem ter lido primeiramente a sinopse foi muito bom, os acontecimentos acabaram surpreendendo muito e me envolvendo na história Por mais que o livro enrole com a superação de Lena, acaba sendo uma boa leitura pela mensagem mostrada além de grantir boas emoções.

gi 01/10/2018

Melhor leitura do ano
A melhor leitura do meu ano!! A história da Lena e de todos que a cercam é tão incrível e real! Eu senti muito com a protagonista em todos os problemas que ela teve, me apaixonei pelo Sebastian, QUE É INCRÍVEL! Chorei muito, dei risadas e com certeza aprendi uma grande lição com esse livro! Queria que ele não acabasse nunca! Definitivamente, um dos meus queridinhos!

Malucas Por Romances 05/03/2019

Esperava mais
Olá, leitores!
Estou esse mês estou numa vibe de dramas e querendo livros que me tirem o fôlego. Amo os livros da autora e jurava que ia favoritar, mas não foi isso que aconteceu. Vem comigo nessa resenha que te conto o por quê não gostar tanto assim da história.

"Esperar é arriscado demais. Não existe uma hora ruim para dizer que se ama uma outra pessoa."

Se Não houver Amanhã é um livro da autora Jennifer L. Armentrout, publicado pela editora Universo dos Livros. A autora já conhecida aqui no Brasil pela Saga Lux que eu amei e outros livros publicado por aqui. O livro é único, então pode ler sem medo de ter que esperar alguma continuação.

O livro conta a história de Lena uma adolescente de 17 anos que está no último ano da escola com a preocupação a onde ela vai fazer faculdade, se vai continuar vendo os amigos e sua paixão pelo melhor amigo Sebastian. Tudo muda por causa de uma escolha e suas prioridades mudam. Toda escolha tem sua consequência, e Lena vai pagar caro por elas.

Logo nas primeiras páginas a autora já deixa claro no prólogo que uma tragédia está por acontecer na vida de Lena, então você já começa a leitura por sua conta e risco. Lena logo no começo achei ela chata, travada demais e pensei que iria melhorar isso com o decorrer na leitura, só que isso não acontece, se possível ela fica mais chata.

Entendo que Lena vai passar por algo que vai deixar ela em depressão profunda, mas gostaria de ver algum crescimento do personagem que não teve. Lena tem 17, mas com atitudes de 13, como ser mimada e egoísta. Deu pra perceber como eu gostei de Lena, né?

"Nem sempre temos o amanhã. Às vezes não é por causa da de uma morte. Às vezes, são as decisões que tomamos por nós mesmos."

Sebastian o melhor amigo de Lena vai estar sempre ali para ser o ombro amigo, e vi mais eles como bons amigos do que um casal. Não torci pelo dois, e sim que Sebastian desse um pé na bunda de Lena. Não me leve a mal, gostei do Sebastian, mas faltou uma pegada forte nesse menino ai.

Os personagens secundários aparecem a todo momento e tem um papel importantíssimo na história. Adorei as amigas de Lena e gostaria mais cenas com o casal na história. Lena com esse chove não molha empaca a história.

Apesar dos pontos negativos que citei o livro passa uma mensagem bacana pra os adolescentes sobre bebidas, drogas e amizades. O livro não foi de todo ruim e mostrou como escolhas ruins podem ter péssimas consequências.

RESENHA COMPLETA NO BLOG

site: http://malucaspor-romances.blogspot.com/2019/02/resenha-se-nao-houver-amanha-jennifer-l.html#axzz5hJxn5Yk0

LiteraTudo 20/09/2018

Se Não Houver Amanhã | Jennifer L. Armentrout.
Lena está prestes a começar o último ano do ensino médio quando ocorre uma catastrófica reviravolta que vira sua vida do avesso.

A garota então sente que perdeu o direito de ficar bem novamente depois de cometer um erro que afetou não só a sua, mas a vida de outras pessoas. Como seguir em frente sabendo que foi a sua conduta que ocasionou tamanha tragédia e que não há forma de voltar atrás?

Se Não Houver Amanhã é um livro que nos mostra o poder que uma escolha pode ter em nosso futuro. A atitude da Lena foi um erro que certamente a maioria de nós já cometeu ao menos uma vez por acharmos que nunca acontecerá conosco. Mas, infelizmente, acontece. Essa estupidez tem o poder de destruir a nossa vida e mesmo assim arriscamos brincar com a sorte.

A história é muito triste, ainda mais que a autora escreve de tal forma que é possível sentir exatamente as emoções de Lena, uma protagonista rodeada por culpa, tristeza e arrependimento. Não consegui deixar de me emocionar pela tragédia e é impossível ler o livro sem recordar de ao menos um caso semelhante ocorrido na vida real.

Porém, nem toda a história é só tristeza, isso acontece da metade em diante. O início é livre de qualquer carga emocional que não seja a preocupação de Lena com o último ano escolar e com a paixão platônica por Sebastian, seu melhor amigo.

Devo dizer que o romance é bem clichê; amigos de infância que sempre foram apaixonados um pelo outro, mas nunca tiveram coragem para revelar seus sentimentos por medo de não serem correspondidos e acabar estragando a amizade. No entanto, o casal tem química e mesmo achando que faltou um aprofundamento maior, não foi algo que me incomodou.

Adoro a escrita da autora, quando vi um lançamento novo já quis pra mim! Ultimamente tenho fugido de livros tão dramáticos então se soubesse que esse seria assim deixaria para outra hora, mas a leitura é viciante e uma vez que você inicia não consegue largar!

Enfim, a história é linda e tocante! Recomendo para quem não está nem aí em usar um estoque de lágrimas! haha'

Raquel Soares 11/09/2018

Um livro pra vida!
Que história! Esse é um romance q te faz pensar e continuar refletindo sobre suas atitudes e sobre a sorte q teve ao ser imprudente. Te faz pensar q um erro, uma escolha, pode definir a sua vida e acabar com a vida de outras pessoas.
Lena fez uma escolha, assim como outros amigos. Pegaram a estrada alcoolizados e após um acidente, 4 de seus amigos morreram. Mesmo não estando na direção do veículo, ela se sente culpada e agora precisa encarar a realidade. Precisa aprender a viver com as consequências das suas escolhas e entender q não há como voltar atrás e fazer diferente. A vida continua e ela vai precisar aprender a viver com as consequências. Um livro pra vida, gente!
Eu amo a escrita da Jennifer e super indico a leitura!

Jéssica Spuzzillo @pintandoasletras 29/08/2018

Quando o amanhã é incerto, quando devemos medir nossas atitudes...
"Nenhum de nós tem a garantia de um amanhã. Aprendemos isso, não aprendemos? Nem sempre temos um depois (...). Cansei de viver como se tivéssemos.”

Lena Wise está prestes a começar o seu último ano do ensino médio. Quais são as preocupações de uma jovem nessa idade? Aproveitar o máximo de tempo possível com os amigos, às inscrições para as faculdades da sua escolha e garotos. Falei garotos no plural, mas na verdade ela é apaixonada por um. O seu melhor amigo, Sebastian.

Esse ano seria épico, tantas oportunidades, tantos momentos marcantes. Mas muito rapidamente algo terrível muda sua vida, uma escolha, a escolha errada, deixa a vida de Lena de cabeça para baixo.

Ela começa a afastar todas as pessoas que se importam e a cada dia se afunda mais e mais em um espiral de culpa e tristeza. É muito difícil seguir em frente, quando nada mais parece certo e o amanhã sequer é garantido.

Sou completamente apaixonada pela escrita dessa autora, todos os livros que li dela são envolventes do começo ao fim. Os temas presentes nessa história são reais e intensos e mostra como é importante ter plena consciência dos nossos atos.

Não posso contar o que aconteceu com a Lena, mas é o tipo de coisa que pode acontecer com qualquer um, adulto ou adolescente. Meu coração ficou apertado por essa garota e por outras pessoas que já passaram por isso, talvez seja uma história que já ouvimos antes, mas com toda certeza é uma que merece ser repetida.

Jennifer Armentrout manda muito bem no gênero YA. Ela escreve histórias trágicas e acaba levantando questões sociais que devemos debater, mas ao mesmo tempo lança uma história de amor digna de suspiros. Adorei a narração pelo ponto de vista de Lena, mas senti falta de um ponto de vista masculino, no caso o do Sebastian.

Vale ressaltar que a Lena é uma leitora assídua e ama livros de fantasia, incluindo Corte de Espinhos e Rosas. Essa história vai ficar comigo por um longo tempo, a leitura foi muito fluida, me emocionei muito em alguns momentos e dei risada em outros. Definitivamente um livro que indico de coração para vocês que assim como eu também adoram um bom romance, regado de drama e ensinamentos importantes.

site: https://www.instagram.com/pintandoasletras

Juliana 25/08/2018

Trama rasa sobre um assunto sério.
Taí um livro que eu termino decepcionada. Definitivamente não sou o target deste tipo de literatura. Tenho 31 anos e não consigo imaginar qualquer pessoa com mais de 20 se identificando ou se emocionando com ele. É ruim mesmo.

É terrível que a narrativa seja em primeira pessoa porque estar na cabeça dela é simplesmente um martírio. A menina é imatura demais pra alguém com 17 anos e tem esse complexo de olhar para o próprio umbigo o tempo todo e construir a narrativa em torno da paixonite dela mesmo com tudo de horrível que lhe aconteceu foi lamentável.

Trama rasa sobre um assunto sério, eu como alguém que perdi alguém recentemente cheguei a me sentir ofendida sobre como funcionou a cabeça dela e como os fatos de desenvolveram.

Protagonista terrível a parte, a escrita é pobre e confusa teve um momento que achei que ela tinha mais uma culpa do que o que foi apresentado e no final era um remoer de mais do mesmo. Também faltou profundidade nas relações e complexidade nas emoções porque passei o livro inteiro achando que era era uma desequilibrada mimada.

Enfim, entendo que definitivamente não sou o target, mas é de doer ver esse desperdício de um tema tão rico transformado num drama adolescente.

Kennia Santos | @LendoDePijamas 18/08/2018

Uma única escolha pode mudar tudo.
Título: Se Não Houver Amanhã (If there's no tomorrow)
Autora: Jennifer L. Armentrout
Classificação: 4/5

Lena Wise é uma adolescente que sempre anseia o dia seguinte, especialmente agora, que está começando o último ano do ensino médio. Mesmo amando ler e ficar no seu próprio canto, ela está decidida a curtir ao máximo e aproveitar todo o tempo possível cercada de seus amigos, completar as inscrições para as faculdades e talvez, quem sabe, dizer à Sebastian, seu vizinho e melhor amigo de infância, que o que ela sente por ele vai além da amizade.

"Às vezes, eu só queria... não sei, fugir da vida. Mergulhar de cabeça em um mundo que lidava com questões da vida real para abrir meus olhos, ou em um mundo que fosse alguma coisa, algo completamente irreal." (p.19)

"Para mim, o amanhã sempre será cheio de possibilidades e potencial, mas quando chegava, eu empurrava as coisas para o dia seguinte." (p.96)

Suas expectativas para o ano são altas, e ela espera aproveitar tudo que lhe resta do tempo escolar. Até que uma escolha, um momento, um segundo.. muda e destrói tudo que ela planejou.

Agora, Lena não está mais ansiosa pelo dia seguinte. Agora, ela não quer mais sair para curtir com seus amigos. Agora, ela não acha mais viável se inscrever para as faculdades. Agora, ela sequer cogita a possibilidade de revelar a Sebastian seus verdadeiros sentimentos... não quando ele pode nunca perdoá-la pelo que aconteceu.

Conforme o tempo passa, a culpa que Lena carrega consigo toma proporções cada vez maiores, e parecem ditar o seu futuro.. ou a falta dele. Todos dizem a ela que a única opção é superar o ocorrido. Mas como ela vai superar algo que alterou radicalmente sua vida e a vida de seus amigos? Como superar algo dessa dimensão?

"O que eu teria feito diferente naquela noite se eu soubesse que não haveria amanhã? Tudo. Eu teria feito tudo diferente." (p.307)

Em "Se não houver amanhã", Jennifer L. Armentrout nos traz novamente uma história que envolve emoções e muito drama. Uma história que é singela, mas cheia de mensagens tocantes.

De certa forma, senti falta do aprofundamento dos personagens -Lena e Sebastian- e da interação deles, algo incomum da autora, e também de um pouco mais de humor e romance. É uma boa história, mas que faltou aquela caracterização que liga o leitor diretamente à trama. Existem também algumas vertentes que foram abordadas e poderiam ser bem melhor trabalhadas.

Mesmo assim, a história não deixa de ter seu encanto e a Jennifer continua com a narrativa que faz o leitor grudar no livro e não largar mais. Uma leitura despretensiosa, mas boa e significativa.

Erica 05/08/2018

Romance adolescente
No início a leitura não me prendeu muito, achei muito infantil, mas quando houve a mudança de rumo na história, li em dois dias. Senti a mesma coisa que a personagem sentia e me envolvi na história. Gostei do final. Só não dou 5 estrelas porque o início realmente não me prendeu.

Lina DC 27/07/2018

"Se não houver amanhã" é narrado em primeira pessoa e tem como protagonista Lena Wise, uma adolescente de 17 anos de idade. Lena está no último ano do ensino médio, aquele momento em que começam a se preocupar com o futuro, as inscrições das universidades e o que acontecerá no dia seguinte. São muitas expectativas, sonhos e desejos, e entre eles está sua paixão secreta por Sebastian, amigo de infância, vizinho da casa ao lado e melhor amigo.

"Não havia dancinha no meu coração, apenas uma batida violenta que eu sentia reverberar em cada parte do meu corpo." (p. 104)

Tudo o que Lena precisa se preocupar é lidar com os problemas "comuns" da adolescência. Durante seu crescimento pessoal, ela conta com a ajuda de seus amigos: Sebastian, Megan, Abbi e Dary. Os quatro amigos são o seu mundo e eles acreditam que nada irá separá-los e que mesmo quando estiverem bem mais velhos, ainda serão amigos.

"Mas amanhã seria um dia melhor. Amanhã tinha que ser." (p. 136)

Até que algo inesperado muda tudo o que Lena acreditava...

"Uma noite mudou a nossa vida irrevogavelmente. Uma escolha tinha alterado o curso do que todos nós deveríamos nos tornar. O que eu teria feito diferente naquela noite se eu soubesse que não haveria amanhã? Tudo. Eu teria feito tudo diferente." (p. 307)

Lena é uma personagem complexa, mas ao mesmo tempo carismática. Atleta, leitora ávida, trabalhadora e dedicada aos estudos, Lena é uma garota incrível, cheia de vida e emoção. Seus sentimentos são bem expostos na narrativa, de forma que o leitor consegue se conectar com ela. Há a expectativa pelo primeiro amor, as incertezas das decisões tomadas e o medo em continuar. Tudo isso é muito palpável durante a leitura.

"Só o que eu consegui fazer foi encará-lo, pois senti que tinha entrado sem querer em uma realidade alternativa - o tipo que só existia nos romances superadultos que eu li, em que as declarações públicas de amor eram abundantes e os finais felizes, uma promessa." (p. 125)

É muito complicado resenhar esse livro sem contar o que acontece, mas o que não pode ser negado é a sensibilidade da autora ao escrever o seu texto. De forma fluida e emocionante, Jennifer L. Armentrout nos traz uma história de recomeços, perdas e amadurecimento pessoal. A história também discute o "não deixarmos para o amanhã" para dizer tudo aquilo que sentimos, para apreciarmos as pessoas ao nosso redor, para viver com mais intensidade.

Em relação à revisão, diagramação e layout a Universo dos Livros realizou um bom trabalho. Existem erros de grafia e digitação, mas isso não interfere na compreensão do texto. A capa não é feia, mas não remete ao conteúdo da história.

"Como a pessoa supera uma coisa dessas? Como a dor diminui ao longo dos ano? Como é que um buraco na nossa vida, o lugar que pertencia à outra pessoa, vai conseguir ser preenchido algum dia?" (p. 184)

site: http://viajenaleitura.com.br/