Se não houver amanhã

Se não houver amanhã Jennifer L. Armentrout

Resenhas - Se não houver amanhã

Larissa.Stoco 24/09/2021

Resenhando Se Não Houver Amanhã
Se Não Houver Amanhã é um Youg Adult daqueles com romance bem clichê. Algo voltado para o friends to lovers bem gostosinho de ler. Porém, trás um acontecimento que muda a vida de todos os personagens e encarar isso não foi fácil.

Todo o enredo é bem estruturado, todos já tinham seus problemas antes desse fato ocorrer e agora tudo se acentua. Lena precisa passar por momentos interno complexos e que não é nada fácil.

O livro me engatilhou bastante, foi bem incisivo na minha ferida. Não é algo que atinge todo mundo fortemente, mas com certeza é de se fazer pensar. Pensar em como continuar vivendo com todos os sentimentos ruins que temos dentro de nós.

A história trás muito sobre culpa, sobre querer alterar o passado e sempre adiarmos o futuro. Sobre como encarar nossa parte em situações que nem queríamos estar. Fala muito sobre reconciliação também. É um livro pesado, com um tema pesado e que faz refletir em como nossas ações impactam nas nossas vidas e nas dos outros. Não é algo fácil de encarar.

Apesar de ser um romance youg adult, com toda a trama que esse tipo pede, a problemática que o livro trás é bem impactante.

Cuidado com os gatilhos: acidente de carro, problemas com alcool, perda e luta, culpa, insegurança, problemas familiares...

anne 18/09/2021

já queria ler esse livro tem muito tempo, uma booktuber recomendou e eu tô -
Um livro lindíssimo, o romance é fofo, eu amo o conceito de melhores amigos que se apaixonam. Mas o foco aqui é a protagonista, que passou por um trauma/perda terrível, e ver ela superar tudo isso foi muito bom, me identifiquei muito, foi lindíssimo.

Hemy.Lyn 18/09/2021

Uma escolha, em um segundo, pode mudar tudo... O livro, além do romance, é sobre perdoar os erros e viver com as consequências de suas escolhas.

Maria Cristina 11/09/2021

Decisões e consequências
?O que eu teria feito de diferente naquela noite se soubesse que não haveria amanhã??

Esse livro é simplesmente incrível e angustiante. Tem aquelas coisas na vida que por mais óbvias que possam ser, nós insistimos em ignorar. A autora narrou de uma forma muito real um desses momentos, onde a sensação de invencibilidade que parece nutrir os seres humanos, até os mais responsáveis, é quebrada tão drasticamente. Todos mundo deveria ler esse livro, não por apresentar informações novas, nada nele é diferente do que já sabemos, mas porque ele nos insere nessa realidade. Eu sofri como se tivesse sido comigo, pode de fato poderia. Eu me vi naquela situação mais vezes do que poderia lembrar. E se tivesse sido comigo? Acho que é a pergunta que reverbera na cabeça de todos que leram ou que presenciaram algo parecido. Ainda assim, é chocante como parecemos esquecer constantemente que decisões têm consequências e quando não seguimos nossos instintos, quando não agimos com responsabilidade, nem sempre elas sao reversíveis.

A autora foi igualmente brilhante ao narrar o pós acontecimento. Todo o trajeto de dor e culpa até o início da superação. Porque essa é talvez uma das melhores verdades da vida. Tudo passa e tudo muda. E não há vida sem fé e coragem.

?Eu poderia deixar o que eu tinha feito me destruir, ou poderia aprender a conviver com isso?

Outro ponto que eu gostaria de destacar é o papel das pessoas que gostamos quando vivenciamos situações trágicas. Outro ponto onde a autora foi brilhante. Por mais que seja óbvio que não podemos superar as coisas sozinhos, esse deve ser talvez o primeiro instinto da grande maioria: se fechar. Uma decisão que só nós aprisiona na dor do acontecimento.

?Só o que eu podia fazer era mudar o amanhã, contanto que houvesse um amanhã?

gio 31/08/2021

confesso que na primeira vez que li achei ele mto chato que demorei quase 1 ano pra ler, mas depois quando fui ler novamente com uma mente diferente gostei dele
recomendo

milooocas 30/08/2021

Só mais um clichê? Acho que não
Hoje eu terminei de ler esse livro e confesso que eu enrolei dois dias para terminar porque na verdade eu não queria terminar nunca. É o livro que eu queria nunca ter lido para ler pela primeira vez de novo.

Eu amo essa escritora. As histórias dela tem uma profundidade e tocam a alma.

A história é maravilhosa. No prefácio a gente sabe que algo vai acontecer mas a história vai indo e em algum momento achei que ia ser só mais um clichê mas eu sabia que essa autora não ia deixar assim.

É uma história de luto, superação, aceitar o que aconteceu e o que não pode ser mudado. Aprender a conviver com as escolhas das nossas decisões e nossas omissões de fala. Me deixou muito reflexiva sobre a vida, os momentos dela.

É isso. Se houvesse amanhã é, por enquanto, o meu livro do ano. Eu chorei, eu ri, me tocou no fundo da minha alma e aqueceu meu coração. Tem tudo

Duda 24/08/2021

O romance não é o foco do livro e sim o reconhecimento, a aceitação e o perdão diante dos erros cometidos.

É tocante e real.

Liv 09/08/2021

Sofri o livro inteiro, romance sofrido é gostoso de ler, me senti na pele dela quando ela soube, não era possível acreditar

Roberta.Rozin 06/08/2021

Coisa mais linda ??
Linda história, delicada, verdadeira, triste e muito tocante.
Lena tem muito para ensinar, tem muito amor pelos amigos e um relacionamento inexistente com o pai. Uma menina comedida, responsável, toma uma decisão na vida que muda tudo o que ela tinha programado para seu último ano na escola antes de ir para a faculdade.
Apesar de ser uma história adolescente eu mergulhei nas emoções dessa personagem, me diverti com ela e suas amigas, senti suas dores e sofri com as suas dúvidas.
Uma história de descobertas, luto, perdão, amor e amizade.
Lindo livro, daqueles para aquecer o coração.
?Nem sempre temos o amanhã. Às vezes não é por causa de uma morte. Às vezes, são as decisões que tomamos por nós mesmos.?

Vivian Fernandes 22/07/2021

nossa, ok
a escrita da autora é incrível, gostosa, imersiva, mas nossa... comecei achando que ia ler uma coisa e me decepcionei kk a promessa do livro é incrível, mas eu fui querendo um romance arrebatador e fiquei vagando encima de luto. Se o romance tivesse sido mais desenvolvido talvez tivesse me animado mais, se a personagem principal tivesse usado tudo que ela leu da literatura na vida dela, seria tão incrível, divertido, original... agora eu fico pensando o que eu li no começo e o rumo que tudo foi tomando, sei la, foi bom, foi ok, mas nada surpreendente, nada uau, nada que me prendeu. Só lembro do nome do sebastian, do resto nada.

Lucas 17/07/2021

V e r d a d e i r o
Esse livro conseguiu me surpreender de forma que poucos fizeram. No começo era só mais uma história de romance adolescente mal resolvido (que eu tbm amo ler), mas a partir da página 100 ele toma rumos inesperado e importantíssimo de ser debatido.

O que mais gostei foi da autora ter escolhido por finalizar de forma realista, mostrando que nem tudo será perfeito, que a vida tem seus nuances.

Adorei a Lena, super me identifiquei e aprendi muito com ela. (Sobre o Sebastian não tem nem o que dizer, QUE HOMEM).

Evelyn182 12/07/2021

Comecei lendo achando que era apenas um clichê, que foi o que aconteceu nas primeiras 100 páginas, mas esse livro mostrou o significado de superação de uma forma que eu amei, a leitura flui de uma maneira maravilhosa, você fica viciado em todos os personagens, o quanto eles foram bem construídos e fora que eu chorei muito, eu achei incrível a forma como a autora foi necessária e mostrou a função real da terapia, tem livros que apenas mostram que a melhora é pelo mocinho, mas esse livro mostrou o processo de cura e aprendizado por meio da terapia e eu simplesmente achei isso incrível. Simplesmente perfeito e apenas não dei 5 estrelas por ter momentos que fiquei com uma leve raiva, mas eu amei tudo.