A Bússola de Ouro

A Bússola de Ouro Philip Pullman

Resenhas - A Bússola de Ouro

Brena Sâmela 23/03/2013

Ele a teria seguido até o fim do mundo.
"A grandiosidade daquela missão os silenciou. Lyra ergueu os olhos para o céu em chamas. Tinha consciência de como eram pequenos, ela e seu dimon, comparados com a majestade e a vastidão do universo; e de como sabiam pouco, em comparação com os profundos mistérios acima deles."

Lyra uma garota que vive da Universidade Jordan em Oxford, ela não tem pais, e vive lá desde que não consegue se lembrar, Lorde Asriel seu tio é um homem muito ocupado e muito importante, ele é seu responsável desde que seus pais morreram, a faculdade Jordan é uma espécie de lar para Lyra, porém mais parecida com uma liberdade incrível (que provavelmente não teria caso tivesse um lar parecido como as outras crianças), ela era do dona da Universidade Jordan, dona de Oxford! a Oxford da Lyra, e de se amigo Roger, eles eram donos do mundo lá, explorando cada canto da universidade, andando sobre os telhados dos prédios, tendo pequenas guerras e cometendo pequenas travessuras com os gípcios, até que coisas estranhas acontecem, como crianças começarem a desaparecer por toda parte, e a estranha tentativa de envenenamento planejado pelo reitor da Jordan ao seu tio, colocam Lyra em uma missão que vai muito além que ela poderia imaginar e relevando segredos do passado e mostrando um futuro tão assustador e incrível.
Philip Pullman nos leva a uma história maravilhosamente incrível, e inimaginável, uma aventura apaixonante e extraordinária, uma escrita tão encantadora que fez me apaixonar a cada página, e querendo ler o mais breve possível a continuação da trilogia de Fronteiras do Universo.

Naldo16 12/03/2023

É um clássico moderno. Se engana quem pensa que vai encontrar apenas material infanto-juvenil. O autor toca em temas espinhosos e não disfarça nem um pouco as suas criticas a determinadas instituições.

Patricia Lima 13/06/2019

A Bússola de Ouro
O livro é uma fantasia infanto-juvenil mas eu me senti bem perdida na leitura no início, até entender como é esse mundo e o que estava acontecendo.

Tem muitos elementos mágicos e diferentes nesse universo, as coisas começam a aparecer do nada sem explicações e você tem que ir deixando se levar durante a leitura.

Igual a imaginação de uma criança eu acho, pelo menos foi essa a sensação que tive ao ler o livro.

Todas as pessoas aqui possuem o seu Deamon, que seria a sua alma em forma de um animalzinho, o que eu achei muito fofo e incrível.

E na história também tem ursos guerreiros, tem feiticeira, tem uma bússola que dá respostas em forma de enigmas, tem profecia e muito mais.

Então são coisas assim que tornam esse universo bem complexo, e é uma história muito recheada de aventuras.

É um livro muito divertido, muito empolgante, porque sempre está acontecendo algo e aparece alguma coisa nova.

Vitor Dias 28/06/2021

Lyra da Língua Mágica
Já li duas vezes esse excelente livro. A bússola de Ouro, é incrivelmente envolvente com uma excelente trama. Os personagens são bem desenvolvidos, alguns você odeia outros você ama.
Apesar dessa edição ser mais curta que outras a experiência mesmo assim é incrível. Com uma linguagem simples e cheio de dilemas sociais e religiosos.
Philip Pullman, escreveu uma excelente história de fantasia e aventura,com altas críticas a religião.

Um excelente livro de fantasia!

Davi 08/05/2022

simples
construir um universo não e uma coisa simples, um completamente a parte do nosso pelo menos não, nesse livro vemos algo parecido um universo diferente do nosso mas igual ao mesmo tempo, sua evolução histórica e completamente diferente pois a igreja ainda reina e no nosso a muito esse domínio caio, e a partir desse ponto podemos ver as diferenças politicas e avanços científicos existente, tudo isso mostrado de forma muito sutil enquanto acompanhamos uma garota em busca de seu amigo raptado, passando por locais que mostra como nossos mundos são diferentes mas as pessoas ainda demostra os mesmos medo do desconhecido, com ajuda de feiticeiras e usos de armaduras ela vai atravessar 1/4 do planeta em uma aventura fantástica e épica.

Thay 04/03/2022

A bússola de ouro
A construção de mundo nesse livro é sensacional. Não tem diálogos expositivos e as coisas acontecem naturalmente. Mas de 80% pra lá fica um pouco confuso, tem uma crítica a igreja que achei meio embaralhada e difícil de compreender. Mas no geral o livro é bom e vale a pena!

Pricila.lima 10/01/2021

Incrível
O primeiro volume da trilogia Fronteiras do Universo, de Philip Pullman, se passa em um mundo muito parecido com o nosso — mas com algumas curiosas diferenças. Ciência e religião se confundem. Todo ser humano possui um daemon, um animal inseparável que na infância toma várias formas. E existe um raríssimo objeto que aponta a verdade, mas ninguém sabe fazê-lo funcionar. Lyra é uma menina levada que vive na tranqüila cidade universitária de Oxford, na Inglaterra. Lá, crianças começam a desaparecer. E quando seu grande amigo Roger, some, Lyra parte em sua busca, disposta a desafiar seus próprios temores. Na paisagem árida do Norte, onde tenta encontrar Roger, Lyra enfrenta uma terrível conspiração que faz uso de crianças-cobaias em sinistras experiências. Entre ursos usando armadura e bruxas que sobrevoam as sombrias geleiras, Lyra terá que fazer alianças inesperadas se quiser salvar o amigo de seu trágico destino.

EuGabes 19/05/2021

Uma fantasia excepcional que envelhece como vinho
Eu enrolei demais em começar a ler as fronteiras do universo, já tinha visto a série e isso induziu meu cérebro a imaginar todos os personagens (normalmente eu não gosto disso, gosto de criar os personagens na minha cabeça) mas uma coisa é inegável: a excelência que foi a adaptação da HBO/BBC pois a série segue à risca os eventos do primeiro livro, e fico feliz que a Lyra tenha sido muito bem adaptada, sendo uma personagem muito interessante, astuta e humana. O livro é um dos universos mais ricos da fantasia que vi desde senhor dos anéis, tudo é muito bem construído e todo o embasamento com o mundo real e a Bíblia deixa tudo ainda mais verossímil. Leitura obrigatória para todos os fãs de fantasia!

Nick 06/05/2021

A bússola de ouro
O universo da bússola de ouro é um universo incrivelmente peculiar onde cada pessoa tem seu daemon é os ursos uma armadura. Gostei do livro porém não me apaguei muito na leitura

Bruno236 20/02/2022

O universo criado pelo autor é fantástico e a trama envolvendo questões religiosas é bem intrigante e inteligente. A protagonista Lyra e seu deamon são muito carismáticos (assim como vários outros personagens). Impossível não se apegar e torcer por eles.

e QUE FINAL, HEIN???

Gostei demais! Partiu segundo volume!

heitor 26/04/2020

Um belo começo
Particularmente eu achei o livro bom, não foi uma obra surpreendente, mas foi interessante para ver como tudo começa (não sei se foi pelo fato de já ter visto o filme e a série, que por sinal, a Lyra do livro é cem mil vezes melhor que a do filme e a da série ? ainda que a da série seja bem mais mandona e ativa)

O mundo criado pelo autor é grande, mas só com mistérios e mais mistérios nessa primeiro livro! Não sei se entendi realmente o que é o Pó kkkkk

De tudo, eu gostei! Meu objetivo lendo essa livro foi mais para poder ler o segundo e responder os mistérios deixados na série da HBO/BBC

Welington Souza 22/05/2020

Livro sensacional, a história, os personagens a escrita... Com certeza vou continuar a série. Quis ler logo esse primeiro livro para assistir à primeira temporada da série de TV.

Vi | @dulcevibooks 15/04/2022

Que universo e personagens!!
Eu já imaginava que ia gostar dessa leitura, mas não sabia que ia gostar TANTO assim!

Gostei muito da forma como o universo é descrito, dos personagens e dos acontecimentos. Confesso que alguns momentos tiveram muita descrição que não era tão necessária e algumas coisas um pouco óbvias, mesmo assim gostei.
A escrita do autor é bem fluída e por ser um livro infanto juvenil é super simples (apesar de alguns nomes estranhos com relação a fantasia KKKKKKK).

Ansiosa demais pelos próximos livros e para saber o que vai acontecer!!