A Bússola de Ouro

A Bússola de Ouro Philip Pullman

Resenhas - A Bússola de Ouro

Leticia 17/09/2020

Simplesmente sensacional, considero uma das melhores fantasias que já li. A construção do universo é magnífica, me senti realmente imersa no mundo criado por Pullman.
Eu já tinha assistido a adaptação para o cinema, e na época não tinha me chamado muito a atenção. Diferentemente do filme, o livro é sensacional, os acontecimentos ocorrem de tal forma, que eu sempre queria saber o que aconteceria no próximo capítulo, não conseguia parar de ler, cheguei a ler em madrugadas, o que fazia tempo que não ocorria. Com certeza uma das melhores leituras do ano.

Duarda13 18/12/2020

Uma fantasia fascinante
Conheci o universo de fronteiras do universo por causa da série, ela me encantou de várias formas e fez surgi uma curiosidade pra ler os livros, então por favor assistam a série His Dark Materials!

Agora falando um pouco sobre o livro, ele é simplesmente encantador, a escrita é super natural e precisa quando tem que ser, busca detalhar sobre o que está falando, mas não se perde nisso. O resultado é uma leitura bem mais rápida por mais que os capítulos sejam relativamente grandes.
Vi algumas resenhas até no YouTube dizendo que o livro é lento, porém não consigo concordar com isso, pra mim ele não possui essa lentidão de maneira alguma a história é muito bem divida e tem uma organização impecável, a cada capítulo a gente vai entendendo e descobrindo mais sobre aqueles mundo de modo que não tem como a leitura ficar arrastada.

Lyra é uma personagem diferente, uma criança em sua forma mais realista possível, ela é mimada às vezes, mentirosa, malcriada, entretanto temos o seu lado realmente infantil, a pureza, o lado brincalhão e até sua esperteza que é o contraste ideal pra nós apegarmos a ela e querermos conhecer mais de sua jornada. O livro não peca trazendo tudo para as costas da protagonista, como se ela fosse resolve absolutamente tudo e sem quase nenhuma ajuda, o que na minha opinião faz com que os problemas sejam resolvidos da maneira mais inteligente possível.

A estória também possui outros personagens bastante interessantes  como Sra. Coulter, Lee Scoresby e Lorde Asriel, que eu espero serem meus trabalhados nos próximos livros, mas que aqui já deu pra enxergar muito da complexidade deles. Os capítulos finais desse livro são deliciosamente intensos e com um final que acende ainda mais a nossa curiosidade sobre todo esse universo que foi criado.

Só fazendo o último adendo eu queria dizer que essa edição é muito linda, a capa é maravilhosa, a textura da folha muito boa e a diagramação e o espaçamento também.

Amanda.Pers 24/01/2023

Um história cheia de detalhes e muito bem construída que envolve o leitor logo de começo, apesar da narrativa ser feita por uma criança e possível ver que Lyra uma e criança inteligente e que se mostra forte em vários pontos, consegui ver seu crescimento em meio da história. O livro possue um mundo paralelo muito bem construído e como já dito uma boa narrativa e mesmo sendo um livro infantojuvenil me surpreendi muito com ele!

Isadora 07/04/2020

Gostei muito
Uma história muito boa, cheia de aventuras, não da pra parar de ler. Uma história bem envolvente.
Murilo.Martouza 07/04/2020minha estante
Se você já gostou de "A Bússola de Ouro" se prepara, porque "A Faca Sutil" é 3 vezes melhor e pelo que me parece até o atual momento "A Luneta Âmbar" é 6 vezes melhor!

Isadora 07/04/2020minha estante
Já estou começando A Faca Sutil!!!

Victória 25/03/2021

A bússola de ouro
Quase desisti desse livro porque o começo é muito complicado, o autor não explica coisas fundamentais daquele universo, e as coisas vão acontecendo como se você soubesse de tudo. Mas ainda bem que não desisti porque o livro vai ficando cada vez mais interessante e envolvente, conforme Lyra vai se aventurando e descobrindo os mistérios.

Mandy do @blogsobrealeitura 23/01/2022

Não imaginava que seria assim
Eu tô bem surpresa. Imaginava que o livro seria bobinho, talvez reflexo de lembranças sobre o filme, mas é muito bom e bem mais profundo, violento e triste do que eu imaginava. Pullman foi bem audacioso e genial nessa obra.
BrunoFF 23/01/2022minha estante
essa trilogia é incrível

Anna 30/11/2020

Nunca tinha entendido o filme, até ler o livro. As vezes, tive raiva de como tratavam a Lyra, por ser uma criança e principalmente por ser uma menina. E tudo se resume, a Igreja querer controlar tudo, pra variar.

Rodolfo Vilar 16/12/2022

Nada se compara ao poder de uma releitura. Digo isso porque lembro como foi reler diversas vezes Harry Potter e descobrir entre as linhas, coisas novas que antes não havia percebido. Preciso até depois fazer uma postagem exatamente sobre isso, sobre o poder das releituras. Digo isso porque foi sensacional reler "A bússola de ouro" do Philip Pullman.
Embarcar de volta com Lyra a passear dentro da Universidade Orford e descobrir seus mistérios. Se intrigar com a figura misteriosa de Lorde Asriel. Ter raiva da ambição da Senhora Coulter e criar um vínculo de empatia com todos os personagens secundários: Mãe Costa, Le Scoresb, Iorek Byrnison e muitos outros.
A segunda leitura me abriu os olhos para a Instuição da Universidade em que Lyra foi abrigada durante seu abandono na infância, a sua opulência como orgão, a sua exclusão de mulheres no conselho, a estrutura organizacional como um todo e os misteriosos espaços dentro de seus labirintos. O vínculo da Igreja com os demais orgãos, que segue o mesmo fluxo de dominação de nossas instituições e a grande preocupação pelo domínio do conhecimento, que nas mãos de qualquer um pode se transformar em arma.
Os pequenos "Dimons" que parecem bichinhos de estimação, mas que na verdade são as almas dos humanos, que vivem sob essas formas animalescas e visivéis, vulneráveis, expressivas, e que conforme o crescimento da criança não tem mais o poder de multar-se, como a nossa própria imaginação que aos poucos vai perdendo a inocência.
Não lembrava da Lyra tão abusada, tão chata em certas partes e que exatamente por ser assim consegue chegar onde chega, com sua língua afiada e sua mente astuciosa. É com essa imaginação tão rica que Philip Pullman cria o seu universo tão mágico, que envolve gipcíos, ursos falantes e feiticeiras, unindo ciência e religião numa teia de trama e mistérios que prendem o leitor até as suas últimas páginas. Seguiremos no segundo volume...

nymeria 07/04/2021

?Afinal, ela era Lyra!?
Conheci bússola de ouro através do filme que foi feito, quando eu ainda era bem novinha. Tinha achado a estória muito interessante, mas não tanto encantador como Harry Potter, e Harry Porter era tudo para uma garota de 7/8 anos.
Depois de uns anos, descobri que tinha um livro sobre o filme, eu como uma leitora árdua que sou, queria ler. Mas, demorou anos até eu tomar coragem para fazê-lo.
No final de 2020, assisti his dark materials, que é a sua feita pela a hbo baseada nesses livros, achei super interessante e legal e resolvi finalmente ler! O momento finalmente chegou, caros!
Eu sabia que o livro era narrado por uma criança, mas eu não sabia a dimensão da escrita do autor e a mensagem por trás do livro, isso só porque estou no primeiro volume.
A Lyra é uma personagem muito valente, leal e amorosa. A valentia dela, me lembrou a Arya Stark, eu simplesmente a amei. Chorei com alguns acontecimentos que ocorreram com ela, sou coração mole. Ela é uma criança totalmente preciosa, não merece os familiares que tem. Ela foi atrás de seu melhor amigo, mesmo não sabendo se ele estava vivo ou não. Enfrentou várias dificuldades, tinha em mente a sua inferioridade por ser uma criança em um mundo adulto. Ela teve medo, chorou, mas nunca desistiu.
Colocar uma criança para ser a principal em livros que abordam muito mais do que infanto-juvenil, o autor mostra como ele é sútil em sua perspicácia. Tenho em mente, que caso a Lyra fosse adolescente ou adulta, estragaria toda essa ingenuidade de criança (apesar que a Lyra é muito esperta, e teve momentos que eu até pensei que ela tivesse uma mente de uma mulher engenhosa de 40 anos), tratar de assuntos pesados usando um narrador jovem, é uma forma de balancear a escrita deixando ela muito agradável.
A relação com o daemon, é incrível. A criação do mundo, é incrível (e só estamos em um!)
O livro traz muito a antropologia, o conhecimento na mão da igreja, relações sociais e até matéria escura!
Esse livro aqueceu o meu coração, ele é incrível. Tanto o enredo como os personagens que nele engloba.

Clara Oliveira 30/11/2020

Ursos polares, feiticeiras e aventura garantida
Cheguei ao livro através da série da HBO (inclusive irei panfletar por que é perfeita demais).
O universo que Pullman criou é incrível. Um universo bem elaborado e fechadinho com tudo explicado, tudo com um sentido. Me apaixonei logo de cara com tamanha criatividade e maestria em sua obra.
A bússola de ouro é um livro que te faz sair de onde está e te leva pra se aventurar em novos horizontes com feiticeiras, ursos polares, aventuras incríveis, etc.
A escrita pra mim foi um pouquinho lenta mas não deixou de ter a magia que precisava. Os personagens são muito bem construídos e com fortes personalidades. Lyra tem apenas doze anos, mas tem uma bravura dentro de si que ultrapassa qualquer coisa. Ela com certeza é um dos meus personagens favoritos junto com o Lee scoresby (homem perfeito!).
É uma obra que todo mundo deveria ler. É, na minha opinião, um dos melhores livros de fantasia que existe.

Caroline 21/03/2021

O começo é bem confuso, é como se tivesse uns capítulos em que explica tudo faltando.
O desenvolvimento é bom, a estória em si é boa,
Mas aí o final me decepcionou!
??

Lucas 22/03/2023

Fronteiras do Universo
(Está resenha conterá minha opinião geral da trilogia)
Comecei a ler esta trilogia por recomendação de um amigo. Conhecia muito pouco da história e do autor, mas decide dar uma chance a este livro. Mas não esperava ficar tão apaixonado por esse universo.
O modo como a escrita de Pullman flui durante os livros é fantástico, e a criação desse mundo parece confusa no início, mas quando a história se desenrola, prova que o autor foi muito criativo e original. Me apeguei aos personagens e me senti vazio quando terminei o último livro da trilogia.
"Fronteiras do Universo" é uma saga essencial para quem é fã de livros de fantasia e com certeza tornou-se uma das minhas histórias favoritas.

chorumelas 29/10/2009

Interessante, mas...
Comprei o primeiro (A Bússola de Ouro) pq vi o trailer do filme baseado no livro e achei que seria uma leitura interessante. E foi. Só que fiquei impressionada com o assunto que é a base dos livro: Teologia. Não me leve a mal, pq o livro é muito bem escrito, interessante e ótimo de ler, mas de juvenil não tem nada. Os fanáticos que adoram queimar Harry Potter nas praças públicas escolheram o alvo errado, meu bem. Um parágrafo do A Luneta Ambar tem mais heresia do que todos os Harry Potters juntos, pelados, de mãos dadas, cantando Carmina Burana no Soltício do Verão!!!! :D

Pra mim que sou cristã foi um choque, pra dizer o mínimo, ler entre imagens de contos de fadas (como ursos de armadura, bruxas e animais que falam) que Deus é uma invenção da Igreja (o livro faz uma referencia explicíta à Igreja Católica e a Santa Inquisição), que o Universo e tudo que nele existe é simplesmente um aclomerado de partículas com intenção e vontade (o tal Pó que a personagem principal busca) e que Satanás (que o livro chama de Autoridade) governa todos os mundos através do medo do conhecimento e que quando morremos vamos para um mundo subterrâneo onde somos infernizados por harpias que sabem todos os nossos podres e passam o tempo jogando-os na nossa cara...
filipebelchior 23/12/2009minha estante
interessante... estou terminado de ler o 1o livro... já tinha percebido algumas poucas indiretas... é fantasia? é! mas autores de livros não escrevem sem segundas intenções, ainda mais quando "está na cara". Quero dizer que a história tinha tudo pra ser muito boa, com dimons (daemons), ursos de armadura e outros seres "mágicos", mas foi desnecessário o tratamento com religião.

Ellen 12/11/2013minha estante
A Autoridade falada no livro é Deus, e não Satanás. Acho que você não prestou a devida atenção no livro.

Doufe 07/04/2014minha estante
Acabei de começar o segundo.

Ironicamente, sua resenha fez a história toda parecer ainda mais interessante! :D

James 16/10/2014minha estante
"...quando morremos vamos para um mundo subterrâneo onde somos infernizados por harpias que sabem todos os nossos podres e passam o tempo jogando-os na nossa cara..." O autor não poderia ter dado uma explicação melhor que a sua. Ri demais disso :)

08/10/2020

Divertido
Me surpreendeu positivamente. Fiquei ansiosa para ler os outros livros

Viviane 29/05/2020

Referência em todo canto
Logo no início do livro o leitor se depara com algumas referências a cultura popular, tornando o livro mais próximo e relembrando em alguns momentos a nossa própria infância, além disso o livro deixa a explicação do que seria o pó e os próprios dimons por conta do leitor, assim cada um tem uma interpretação e consegue enquadrar no seu próprio contexto, super indico, principalmente para aqueles que adoram um teoria.