A Bússola de Ouro

A Bússola de Ouro Philip Pullman

Resenhas - A Bússola de Ouro

Mel ð¯ 15/05/2021

Um universo inteiro num livro só
Cheio de aventura e ação, o primeiro livro da saga Fronteiras do Universo possui uma trama muito bem construída que prende do início ao fim.
No livro, acompanhamos as aventuras de Lyra, uma menina que têm uma consciência profunda de si mesma, de sua coragem e seu poder de liderança, em um mundo onde os humanos têm suas almas em forma de animais, os deamons.
Crescendo em uma faculdade aos cuidados de catedráticos, sem conhecer a mãe e o pai, Lyra vive suas pequenas aventuras com seus amigos pelas ruas de Oxford, sempre tramando planos mirabolantes e se metendo em confusão. Mas, um dia, as coisas comessam a ficar estranhas no pequeno universo de Lyra: tentativa de assassinado, sequestro de crianças, descobertas científicas abafadas pela igreja e viagem para o Polo Norte?...
Uma narrativa bem trabalhada com uma mistura de fantasia, ficção científica e um leve toque de teoria da conspiração, somados à personagens bem construídas e uma rica descrição de lugar e sociedade, me deparei com um universo inteiro num livro só.

Caio_Rafael 18/07/2021

Uma história fantástica!!!
Escrito por Philip Pullman, A Bússola de Ouro é o primeiro livro da trilogia chamada Fronteiras do Universo, que já rendeu um filme (Talvez não seja tão bom agora depois de ter lido o livro) e uma série da HBO (Essa parece ser boa rs). Com certeza se está afim de ler um livro de fantasia, você não ira se decepcionar com A Bússola de Ouro.

Ursos de armadura, companheiros fabulosos (Daemon), assassinos, feiticeiras e muito mais, A Bússola de Ouro cria um universo fantástico com personagens fenomenais. Lyra e seu Daemon nos encantam logo nas primeiras páginas ao lado de outros personagens mágicos que vão aparecendo em sua jornada, que também são incríveis.

É uma história rica em detalhes, com personagens maravilhosos e uma história que te prende do inicio ao fim, fazendo você querer ter seu próprio Daemon.

Gii 20/03/2021

Fantástico
Mesmo sendo uma história infanto-juvenil, o autor aborda temas mais profundos e até mais pesados do que de costume. A leitura é fluida, com personagens cativantes cheios de personalidade. Sem dúvida um dos melhores do gênero.

@imthestargirl - bookstagram 07/07/2021

Lyra te amo
Que livro gostoso de ler!
Ao contrário do que algumas resenhas falaram, não achei o livro nem um pouco maçante. Talvez isso seja por eu ter iniciado a leitura com isso em mente, esperando algo lento.. e não encontrei.
A Lyra é um amor de personagem, amo a forma como ela conta histórias que não aconteceram como se fosse a maior verdade do mundo, sem nenhuma preocupação.
Extremamente inteligente, esperta, rápida, a protagonista é maravilhosa e eu simplesmente me apeguei nela com tanta força que não sei nem explicar.
Algumas coisas no livro me deixaram sim com raiva, e outras eu gostaria de entender melhor, sem que fosse tão jogado, mas por ser o primeiro livro ainda, espero que essa sensação de "incompleto" mude ao longo da trilogia.
Mal vejo a hora de ler o resto! E recomendo que vocês assistam a série da HBO também, His Dark Materials, porque é excelente e passa muito bem a mesma sensação do livro.
Gustavo | @guh_santtoos 08/07/2021minha estante
Aí como eu amo as fronteiras do universo ?

Lari 10/04/2021

Perfeito!
Como propósito de ler o segundo livro da trilogia, decidi reler o esse já que eu não lembrava dos detalhes importantes, das informações que podem mudar minha percepção da história. Eu só sabia o cerne, o essencial, mas esqueci o que formava aquilo, o entorno.

Nesse releitura, me impressionei mais do que a leitura da primeira vez. É uma história incrível, cheia de conteúdo, cativo, que prende você até o fim até descobrir os mistérios que o formam. Eu tô muito impressionada e recomendo iniciar essa trilogia. Agora rumo a Faca Sutil!
Leitura e . 10/04/2021minha estante
Oii... tudo bem?... desculpa interromper sua leitura mas mês que vem faz 1 ano que criei o @leituraeponto no Insta, me ajuda a chegar em 5 mil seguidores antes do aniversário? ? Vem falar de livro comigo?! ?

Victória 25/03/2021minha estante
Nossa, sim! O momento de reencontro entre Lyra e Azriel no final é de certa forma devastador. Dá muita vontade de entrar no livro e esganar esse babaca. Que ódio kkkkkkk. Mas realmente é o que você falou, a gente se envolve tanto com a visão da Lyra das coisas que acaba de envolvendo demais.. Por que convenhamos que no começo da história já dava pra ver que Asriel não era flor que se cheire. E ele só apareceu essas duas vezes!

rxvenants 25/03/2021minha estante
SIM!!! 3 bicudas na cara dele pra ele parar de ser otário. Ele machucou o braço dela no começo e meu cérebro ficou se apegando à mínima esperança de ele gostar dela no final. A gente nem conhecia o cara direito e depois fica com raiva. Pullman vc me paga KKKKKKKKKKKKK

Victória 26/03/2021minha estante
Pois éeee fiquei na maior expectativa do reencontro dos dois e no fim ele deu mais atenção pra Coulter, que é outra decepção, do que pra Lyra Ò_Ó

LuliMoon 13/09/2020

Único
Uau... esse livro é maravilhoso!
Fiquei impressionada com a criatividade do autor para criar um universo tão interessante como esse. Os personagens, as reviravoltas... tudo é muito bem construído e explicado de uma maneira impecável. Acho que prestei tanta atenção nesse livro que poderia fazer uma prova só dele hahahah.
Virou um dos meus favoritos!

Sariitinha 08/07/2022

Pai meio sinistro, tadinha dela
Se uma bruxa nos oferece seu amor, temos que aceitar. Se não, a culpa é nossa se coisas ruins nos acontecerem. É como ter que escolher entre uma bênção e uma maldição. A única coisa que não podemos fazer é deixar de escolher uma das duas.

Leandro270 24/04/2020

Um livro que prende a atenção até o fim, pois tem um enredo interessante e de tirar o fôlego.

GustavoDC 20/12/2022

Uma garota, uma bússola e um urso!
No geral, eu gostei do livro! A história me prendeu em sua maior parte. Foram poucos momentos que eu a achei mais parada. Mais precisamente em algumas passagens quando Lyra estava na companhia dos gipicios.
Gostei também da personagem principal, Lyra. Durante a leitura, percebe-se como ela foi crescendo na história e foi aprendendo a manusear a bússola de ouro.
Coloco em destaque o urso Iorek Byrnison. Eu o achei fantástico! Um urso falante, habilidoso e inteligente! Achei a interação dele com a Lyra bem legal! Criou-se um belo vínculo entre os dois!
Nota 4,5 em 5 estrelas.

Rebeka43 15/12/2022

que coisa linda :'(
"Ela se virou para o lado em que brilhava o sol. Atrás deles, ficavam a dor, a morte e o medo; à frente deles, a incerteza, o perigo e mistérios inimagináveis. Mas eles não estavam sozinhos.
Assim, Lyra e seu dimon deram as costas ao mundo em que nasceram, e caminharam para o céu."
Elida 15/12/2022minha estante
É nesse momento quev

Elida 15/12/2022minha estante
É nesse momento que vc não sabe se fica feliz ou traste

Afonso 27/05/2020

Fronteiras do universo (volume 1)
Confesso que eu esperava mais da narrativa em alguns trechos, mas nada que estrague o prazer de ler essa fantasia cheia de mistérios e criaturas fantásticas. Ansioso para continuar as aventuras com Lyra e Pan.

Kauã 28/04/2021

"Seus Materiais Obscuros para criar mais mundos..."
Conheci Fronteiras do Universo através de His Dark Materials (2019) da HBO e BBC, que tenho acompanhado desde o lançamento, e me apaixonei por esse universo...
Esse primeiro volume foi uma ótima experiência, gostei bastante da forma que o autor escreveu o livro, inserindo informações aqui e ali para alavancar o que aconteceu no clímax do volume, levando-nos a querer saber qual será agora o destino da protagonista e querer entender os segredos e mistérios que aquele universo guarda.
Fronteiras do Universo está longe de ser um livro com animais de estimação ou animais falantes, com o tempo vamos percebendo a profundeza que tudo isso vai se formando.
O ponto mais fraco aqui é a forma que Pullman começa o livro, como eu já havia visto a adaptação para a TV não senti tão confuso, mas para quem caiu do nada no livro pode ser sim. A Bússola de Ouro é um livro um pouco lento no início e não achei ruim pelo contrário, o autor está construindo um universo completamente novo e isso é relativamente normal, mas chega a um certo ponto que sempre acontece algo desafiador.
Um elemento que é chave para esse mundo e outros que estão por vir é a crítica à Igreja e o fanatismo religioso de forma explícita, que gerou bastante polêmica no lançamento do livro, fazendo censura na adaptação para o cinema, e isso pode incomodar algumas pessoas como já vi pessoas comentarem.
Concluindo, indico bastante a leitura e não vejo a hora de continuar com a trilogia!

4.5/5

Ninica 25/11/2020

Incrível...
Lyra é uma criança como qualquer outra. Gosta de andar pelas ruas do seu bairro, faz estripulias e precisa de banhos escaldantes para tirar toda a sujeira que se acumula no seu corpo quando está brincando com os amigos, ou brigando. Lya mora dentro do campus da faculdade. A Jordan. Uma faculdade grandiosa e rica de Oxford. Apesar de ter um carinho enorme pela faculdade e conviver diariamente com os Catedráticos (como são chamados os estudiosos que trabalham na faculdade).

"...De certo modo, Lyra tinha alma de moleque; o que ela mais gostava de fazer era subir nos telhados da Faculdade com Roger, o ajudante de cozinha que era seu amigo, para cuspir caroços de ameixa na cabeça dos Catedráticos que passavam lá embaixo, ou piar como corujas do lado de fora da janela de uma sala de aula, ou apostar corrida nas ruas estreitas, roubar maçãs no mercado, brigar."

Lyra tem sua cota de inimizades. As crianças de Jordan sempre declaram guerra com as crianças de outras faculdades, que por sua vez às vezes se juntam às crianças de Jordan para guerrear com os filhos dos oleiros e as crianças das famílias dos gípcios.

Mas o que amarra mesmo todas as crianças, são os desaparecimentos que ocorrem nas ruelas onde elas brincam. E o responsável por isso não parece se importar se está pegando uma criança de Jordan, ou do oleiro, ou das famílias gípcias. Elas somem em diversos lugares e épocas do ano. Os responsáveis são chamados de Papões.

[Continua no blog Eu Pratico Livroterapia]

site: http://www.eupraticolivroterapia.com.br/2020/11/a-bussola-de-ouro-fronteiras-do.html
Naty 25/11/2020minha estante
Saudade desse livro, li há tantos anos atrás ?