Neurocomic: A Caverna das Memórias

Resenhas - Neurocomic

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

maryelli0 05/01/2024

Um tour pelo cérebro
Leitura rápida e bem tranquila. Explica de forma bem didática e de fácil compreensão. Vale a pena caso goste do assunto!

Cris 24/06/2020

Ótimo quadrinho! Mostra um pouco das funções do cérebro e a evolução dessas descobertas. Bem didático.

Thami 31/08/2020

Informativo
HQ curtinha que traz noções básicas do funcionamento do cérebro e sua composição. Traz resumidamente algumas das descobertas mais importantes do tema e seus pesquisadores. Ilustrações bem bonitas! E a edição capa dura está linda!

girlbetweenbooksandcoffee 28/05/2020

Fugindo ao estereótipo de quadrinhos.
Neurocomic é diferente de tudo o que já li por dois motivos: nunca havia lido uma graphic novel, e também porque não costumo ler sobre o funcionamento humano por puro prazer e diversão.

Considerando esses dois pontos, vamos ao que eu achei do livro, beleza? Beleza.

Por se tratar de uma graphic novel, temos mais ilustrações do que textos (ah vá), e passei por uma fase de adaptação, esperando que quando virasse para a próxima página ela estaria cheia de palavrinhas, como já é de meu costume. Entretanto, se você já é acostumado com esse gênero textual, isso não será um problema.

Neurocomic tenta, de forma bastante interativa, explicar ao leitor o funcionamento do cérebro humano, passando, inclusive, pelos cientistas que se tornaram o ponto de partida para o estudo desse órgão.

Muito além de pessoas sérias e extremamente focadas, o quadrinho nos mostra cientistas com senso de humor e várias “trapalhadas” os tornando, acima de tudo, humanos como nós.

O linha de conversação adotada pelo autores é bastante simples e de fácil entendimento, de forma que o quadrinho pode sim ser utilizado para ensinar crianças e adultos sobre o tema, bem como ser aplicado em sala de aula, como objeto de estudo, o que seria ótimo para tirar o ócio de alguns alunos em uma aula de biologia mais extensa.

site: http://pequenasmemoriasliterarias.blogspot.com/2020/05/resenha-neurocomic-caverna-das-memorias.html

Na Tancredi 03/08/2020

Bem informativo
Apesar de resumido, o quadrinho não deixa a desejar. É um passeio rápido pelo nosso cérebro, e entramos nele através de um personagem desinformado como nós. No início do livro um cara acaba entrando no cérebro de alguém, e por lá procura a saída, se deparando com diversos nomes importantes na neurologia, cientistas que lhe explicam (com muita paixão) onde ele está e como funciona aquele pedaço do cérebro humano.

Amanda 03/05/2020

Um hq diferenciado que fala bastante da ciência por trás do nosso cérebro. Uma leitura prazerosa repleta de aprendizados. Gostei bastante.

Aliffer.Pereira 02/08/2023

Divertido e interessante
Tenho esse livro faz muitos anos, não esperava que fosse tão divertido, é uma espécie de sátira, meio reflexiva, mas com um pouco de mistério.. eu realmente me diverti com as teorias de neurociência e os cientistas, e tudo que foi explicado de forma tão leve, uma ótima leitura para quem deseja sair de uma ressaca literária. Também não posso deixar de comentar na edição impecável da Darkside, lindo livro e cheio de detalhes.

Rosy 24/01/2023

Fiquei confusa sobre a apresentação dessa HQ... é certo que não poderia ser uma história aprofundada sobre o cérebro, só que também não traz as informações de forma lúdica, leve. Em alguns momentos, principalmente no início, achei os termos técnicos sendo jogados em nós com difícil memorização junto com as imagens, eles não fizerem união com elas para o entendimento rápido. Já no final da história a coisa vai fluindo bem, a arte é muito bacana! Recomendo a leitura com essas ressalvas.

Anagnósio 11/03/2020

Uau
Gostei bastante desta obra, mereceu 5 estrelas, pois foi uma leitura que me ensinou muita coisa e que me divertiu, sem contar com o final engraçado

Jaine.Rosa 17/01/2020

Aprendendo por um meio prazeroso !
Sempre falamos sobre aprender de uma maneira divertida, não é mesmo?
Aqui temos um Graphic Novel incrível de como nosso cerebro funciona (um tema bem complexo e chato) de uma forma inacreditável cientistas explicam para qualquer leigo compreender um pouco de uma das partes mais importante do corpo humano.
Uma leitura rápida, onde percorremos uma viagem com muita aventura dentro da mente, e parece que realmente estamos lá junto com o personagem, entendendo o funcionamento pelo lado de dentro, com direito até de uma relação ao amor.

As ilustrações são simples e belas na cor preta, folhas mais grossas, mas ao mesmo tempo remete a uma folha de jornal. A capa fala por sí só sendo maravilhosamente persuasiva.
Um trabalho bem feito, talvez não agrade a todos, mas lendo sobre vemos que foi um meio deles explicarem sobre algumas doenças e combater o preconceito e só isso já vale a leitura, só senti falta de mais explicações, de não parecer tão direto assim, mas ao mesmo tempo é bom para quem gosta de leituras curtas.

________________________________________________________

“Relaxe, meu amigo, você está a salvo. Sou Sir Alan Hodgkin e este é meu colega, Sir Andrew Huxley. Juntos temos estudado como um sinal neuronal é gerado. Venha, deixe eu lhe mostrar...”

“Cuidado com o que você pede: quando se perde a razão, a percepção da realidade pode ficar um pouco embaçada...”

“Mas é claro! Este é o grande poder do cérebro: Ele é plástico! Quando você aprende uma coisa, ela não fica cinzelada na pedra. Ela é continuamente moldada pela experiência.”

Corvus 21/07/2021

Genial!
Uma HQ alucinante e ao mesmo tempo didática, que mostra o funcionamento do nosso cérebro. Um verdadeiro início e convite ilustrativo à Neurociência. Neurocomic nos faz refletir também sobre o poder da Mente e o que ela é capaz de influenciar. Leitura rápida e extremamente informativa.

Madu 12/11/2020

Simples, fácil e divertido
Esse livro conseguiu me ensinar muito em tão pouco. De um jeito divertido, você explora o seu cérebro pelos lugares mais obscuros e ainda de quebra conhece as pessoas que descobriram tudo isso. O livro traz um questionamento incrível sobre como funcionamos e porque funcionamos desse tal modo.
Adorei! É uma leitura super rápido e simples que indico muito.

Cah_Censi 18/04/2022

Didático e divertido
Esse título chegou com uma edição lindamente ilustrada e cheinha de conhecimento sobre o cérebro, sua dinâmica e vários nomes da ciência - sendo alguns deles ganhadores do Prêmio Nobel - que compões de forma bem leve e divertida a trama.

Em estilo "comic" / HQ, a ciência se ilustra para ficar acessível e atrativa para qualquer idade.
Recomendo essa leitura! Achei uma fofura e bem interessante!

Daiany.Pimenta 18/09/2020

E um livro muito interessante
E uma leitura muito instigante para quem gosta do tema, pois te ensina como a mente diante da sua complexidade funciona, explicação excelente com com um roteiro que te prende até o final, o livro é pequeno mais cheio de ensinamento.

lovshanji 03/01/2022

viagem através do cérebro humano
"encontrar uma razão biológica para a mente é o maior desafio da neurociência."

[considerações gerais] inteligível, simples, didático. com certeza uma maneira perfeita de estabelecer um primeiro contato com a neurologia.

[enredo] ?????
[arte] ?????