Neurocomic: A Caverna das Memórias

Matteo Farinella

Resenhas - Neurocomic

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Silvio 07/09/2018

Neurocomic é uma viagem através das descobertas que, desde o século 19, nos fizeram compreender o que é o cérebro e como ele funciona:

- que ele é formado por cerca de 90 bilhões de células chamadas neurônios;
- que o seu funcionamento se dá por transmissores químicos (neurotransmissores) e elétricos;
- que existem dois tipos de memória, a motora e a explícita, esta última responsável pelas lembranças;
- que o cérebro é "plástico", ou seja, o que se aprende é continuamente moldado pela experiência;
- a consciência ou "alma", a idéia de alguém que nos habita, é uma ilusão, um reflexo que o cérebro possui do próprio corpo e suas ações.

Hana Ros e Matteo Farinella tiveram uma excelente idéia ao decidir explicar tudo isso em forma de quadrinhos. Mesmo conceitos complexos como a sincronicidade se tornaram acessíveis para o público leigo.

Cecília 07/03/2021

Informativo
Esse livro cumpre seu propósito de ser informativo de uma forma muito didática. Rapidinho de ler e com certeza eu iria adorar se ainda fosse criança.

pri_ncess 26/12/2022

Leiturinha bem rápida e divertida. Da pra aprender algumas coisas relacionadas ao cérebro lendo ele. Gostei bastante.

Bea Albuquerque 21/12/2022

No início pensei, será que é bom? até chegar no segundo capítulo, que fala de uma matéria que acabei de dar na faculdade e eu tinha dificuldade, foi tão simples ler ele. O final é incrível, gostei muito.

Pedro Octávio 31/12/2020

A didática neurocômica
Sem dúvidas não se trata de um livro literário/fantástico. Trata-se de um livro didático que trata do funcionamento das sinapses com seus devidos neurotransmissores, que conta com o auxílio de uma "historinha" de certa forma infantil para explicar contextos científicos.

Joanna.Marry 06/12/2020

Que experiência incrível, o livro fala de neurônios de maneira simples, cita estudiosos comenta como o celebro funciona e até mesmo como os remédios e drogas agem nele. Me surpreendeu.

Laine 27/07/2022

Como funciona o nosso cérebro?
Neste livro o autor nos ensina como funciona o nosso cérebro de uma forma bem diferente do normal rsrs .

Pati 11/10/2020

Divertidamente para os grandinhos
Este livro em HQ é uma espécie de Divertidamente (filme) para jovens e adultos. Com explicações simples, aprendemos sobre neurociências e neurocientistas de uma firma divertida.

Gabe 16/01/2021

Para iniciantes não tão iniciantes assim
Apesar de ser um livro super curtinho e divertido de ler não achei os termos e explicações tão fáceis assim, para um público iniciante, por exemplo. Tive aulas de neuro na faculdade, por isso foi fácil ler, entender o assunto, e relembrar por que eu gostava tanto dessas aulas!
É um ótimo livro, e o final me surpreendeu! Gostaria que fosse maior.

Fabio Di Pietro 21/07/2020

Simples e objetivo
O livro atende aí propósito de ensinar de forma visual o funcionamento básico dos neurônios. A história de fundo é bem simples e rasa.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6