Neurocomic: A Caverna das Memórias

Matteo Farinella

Resenhas - Neurocomic

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

LT 03/07/2018

"... uma HQ gracinha que roubou meu coração e meu... cérebro!" - Nana.
Oi, oi, oi! Nana Garces aqui para mais uma resenha Darkside, e de uma HQ gracinha que roubou meu coração e meu... cérebro! Hoje vamos falar de Neurocomic, dos autores Dr. Matteo Farinella e Dra. Hana Ros. Vem comigo!

Nem vou demorar muito pra falar sobre a edição e farei isso dessa maneira porque a primeira sensação que você vai ter quando tocar esse livro é o belo e delicado alto-relevo de toda a arte colorida da capa. E por se tratar de um livro do selo Crânio é um detalhe que não se deve passar desapercebido, especialmente numa HQ que trata de sensações, visões e puro conhecimento.

Nesse livro vamos entrar em uma viagem através do cérebro humano, e a história começa inteligentemente, mesmo quando um homenzinho é visto indo se declarar para uma mulher e é puxado para dentro de nada mais, nada menos, do que o cérebro do leitor que o vê nas páginas desse livro.

O primeiro contato que nosso protagonista tem com o cérebro é a floresta de neurônios, e daí em diante ele segue sendo conduzido por nomes conhecidos como o cientista Santiago Ramón y Cajal, Camillo Golgi, Bernard Katz, Ivan Pavlov entre outros estudiosos do cérebro, criando uma história simples, inteligente e muito informativa.

[Quote] “Relaxe, meu amigo, você está a salvo. Sou Sir Alan Hodgkin e este é meu colega, Sir Andrew Huxley. Juntos temos estudado como um sinal neuronal é gerado. Venha, deixe eu lhe mostrar...” [...]

A arte é infantil e bem simples, não há cor, e puxa bem para o caricato, especialmente quando está desenhando pessoas que existiram de fato. Não e desagradável, mas não é nenhuma arte visual incrível.

As informações passadas são bem explicadinhas, porém em certos momentos dá a sensação que poderia dar mais informações. Inclusive algumas delas se tornam levemente confusas.

[Quote] “Mas é claro! Este é o grande poder do cérebro: Ele é plástico! Quando você aprende uma coisa, ela não fica cinzelada na pedra. Ela é continuamente moldada pela experiência.” [...]

Não é um livro para passar um tempo, é um livro bem especifico, que me chamou muita a atenção por eu ser apaixonada pela farmacologia, que é um assunto abordado no livro. E ainda me fez relembrar minhas aulas de farmácia, muito amor por isso!

Por ser uma HQ bem pessoal e instrutora é bem complicado dar uma nota baseada apenas na história, me apaixonei pela história e por toda a informação, mas entenda que se estiver interessado em ler Neurocomic você pode não sair dessa viagem mais relaxado, mas com toda a certeza, vai sair com mais conhecimento.

É isso aí, vamos sempre atrás de conhecimento!

Beijos e até a próxima!

Resenhista: Nana Garces.

site: http://livrosetalgroup.blogspot.com.br/

Tamara 26/09/2018

Maravilhoso!!!
Super rápida a leitura e extremamente didática, explica conceitos básicos de maneira lúdica, com certeza entrou para os meus favoritos, estou encantada com esse trabalho esplêndido!

Emanuel 10/10/2018

Neurocomic
Neurocomic conta de uma maneira didática como o cérebro funciona. Desde a parte científica até a filosófica.

Nessa Graphic Novel o protagonista encara uma viagem pelo cérebro humano guiado por grandes nomes da ciência como Santiago Ramon y Cajal, Camillo Golgi, Charles Scott Sherrington, Bernard Katz, entre outros. Tudo é caracterizado de uma maneira mais lúdica facilitando o entendimento e a absorção do conteúdo sem perder a seriedade da informação.

A leitura é divertida e bem rápida. Devo ter lido tudo em menos de uma hora. A arte ficou ótima, o traço é muito bonito e tudo é muito bem representado.

Como é um livro da Darkside já é de se esperar um acabamento ótimo, mas esse impressionou. Capa dura, alto relevo e as cores. O acabamento interno também é bonito demais. Realmente um livro pra se ter guardado na estante.

Por fim, neurocomic é daqueles livros que provavelmente vai agradar a qualquer público, talvez por sua casualidade ou até por seu conceito. Recomendo mesmo pra quem não é de ler quadrinhos.

Anoca Freitas 30/12/2018

Um passeio ilustrado pela neurociência
Somente agora, depois de ter concluído minha especialização em neurociência, abri este graphic novel. Ele faz um passeio pelos principais tópicos dos estudos neurocientíficos e pode servir de convite àqueles que não estão familiarizados com as pesquisas. ? Já me deu inspiração para futuras aquarelas e penso até em usar alguma ilustração do livro como epígrafe na tese do meu doutorado. Por que não? ?

lexsouza 04/01/2019

Ciência em quadrinhos
Ótima hq em ritmo de aventura pra ser introduzido nos conceitos básicos do funcionamento do nosso cérebro. Edição muito bem cuidada da Darkside, como sempre

Renan Motta 02/02/2019

Era necessário mais conteúdo
O pior em Neurocomic é a velocidade com que o tema é abordado dentro de uma trama bem curta.

O cérebro humano é incrível e faltou o lado mais criativo dele para a criação desse quadrinho em termos de roteiro.
A ideia é tão boa que você quer mais. Quer tempo para se discutir tudo que há na hq. E nisso tem um que de qualidade.

E apesar da negativa, a obra traz aprendizado para o leigo dentro de uma narrativa que cativa e que prende. Vale a leitura pela curiosidade.

Carol 05/02/2019

Introduzindo a neurociência.
O livro tem uma arte interessante que cativa o leitor, entretanto aborda tudo muito superficialmente. Faltou conteúdo, decepcionando os leitores mais curiosos.

Roberta 03/11/2022

Eu li ele no domingo à noite, so que esqueci que colocar aqui.

É uma comic, quadrinhos, muito interessante sobre o cérebro com foco nos neurônios. O time foi perfeito, pois estou estudando neuroanatomofisiologia nesse semestre (eu faço Psicologia) e muitas coisa que vi no início da matéria a respeito da história dos neurônios foi reforçado no livro.

Uma ótimo recomendação ate mesmo para quem esta estudando, pq reforça o assunto de forma divertida.

Os traços da comic são muito lindos e eu tô me coçando de vontade de pintar kkkk.

Coloquei 3 estrelas que para mim é uma boa nota.
Roberta 03/11/2022minha estante
CORREÇÃO: LI ELE SÁBADO A NOITE.

DAN LIMA 06/03/2019

Um diferencial!
Quando se trata de encontrar literaturas que fogem do padrão e a mensagem é transmitida melhor do que se fosse teórico, isso é um diferencial e tanto.
Para os amantes da área da saúde ou os que têm fascínio pela ciência do corpo humano, aqui está uma HQ que faz jus ao seu propósito.
Uma história envolvente, didática, com criatividade, humor e estudo aprofundado (autores com autoridade no assunto) a respeito da Neurociência. Aprende-se muito acerca do cérebro e de suas capacidades de uma maneira: inovadora.
Viajamos pelo cérebro por meio de quadrinhos, conhecendo sua estrutura e o seu mundo particular, que é surreal e singular. A gente esquece do tempo; flui tão rápido, de repente, chega-se no final da viagem cerebral com a sensação de quero mais. ;-)
Merece mais que 5 estrelas. ;-)

Marcos 14/03/2019

Neurocomic traz a história de um rapaz que, ao encontrar uma jovem lendo um livro, começa a diminuir de tamanho a ponto de entrar em seu cérebro e caminhar por todas as suas estruturas. É um quadrinho que falará sobre o cérebro humano e todas as suas vertentes e facetas. Nosso protagonista conhecerá todas as partes do nosso encéfalo e, para começar sua jornada, ele se deparará com um senhorzinho no meio de uma grande floresta de neurônios. Em breve descobriremos de quem se trata mas, a princípio, ele o guiará por toda a história da Ciência, mostrando os grandes nomes por trás das descobertas relativas ao nosso sistema nervoso.

Na segunda parte veremos como a farmacologia atua no cérebro, ou seja, como os elementos químicos atuam nas sinapes (ligações entre um neurônio e outro), sejam eles remédios ou drogas ilíticas. Em seguida entederemos como ocorre a eletrofisiologia do nosso sistema nervoso, como os órgãos dete funcionam e como interagem entre si, além de ver como a eletriciade é fundamental para sermos quem somos. Nas partes seguintes, veremos como funciona a mente, como nosso cérebro atua com a questão do tempo e como a psicologia é uma ciência rica e muito interessante.

Esse é um quadrinho que funciona de forma excelente para alfabetização científica, ou seja, para introduzir pessoas que não tem conhecimento científico ou acadêmico de um assunto, nessa área e tem um grande potencial de ser utilizado em sala de aula, tanto da idade escolar quanto já na universidade. Eu sou suspeito para falar, uma vez que amo neurociência, mas foi uma leitura deliciosa do início ao fim. É definitivamente um prato cheio para quem ama o assunto e para quem quer aprender mais sobre ele.

Os autores são PhDs em neurociência e fizeram dessa narrativa algo didático sem cair no lugar comum ou sendo algo muto infantil, pelo contrário. É um quadrinho que aguça nosso conhecimento, e acarinha nossa inteligência usando de recursos, tanto gráficos quanto de conteúdo conceitual, muito interessantes. Destaque também para o trabalho da editora que trouxe uma capa maravilhosa, dura, um lindo projeto gráfico e papel com uma gramatura maravilhosa tanto para se ler quanto para se manusear.

Amei demais essa leitura! Recomendo a todos que gostem da área e também para aqueles que queiram começar a ler algo desse assunto.

Luiz Carlos 23/12/2020

Um grande livro, pena que é curto
O livro resume em quadrinhos de uma forma didática mas superficial um pouco da história e das descobertas da Neurologia, data algumas grandes descobertas e abrange os percursores da Neurociência, seu único pecado é ser curto, mas é muito esclarecedor!

Ton 17/04/2019

Um começo
Neurocomic é aquele livro que não te transformará em mestre sobre temas que cercam a anatomia cérebro, imaginação, neurotransmissores e neuroquímica. (Que bom porque esse não é objetivo da obra).
Neurocomic é uma obra de arte pela sua linguagem simples, correta e coerente abordando um tema tão complexo. Além dos belíssimos desenhos que te ajudam a ter uma visão sobre o que são sinapses, neuroquimica e muito mais (além de uma imagem e outra te darem uma vontade de tatuar).
Se você entende um pouco de neurologia, leia.
Se você não entende nada sobre, leia.
Se você tem a minima curiosidade, leia.

Apenas leia e se impressione.

Annie - @queriaseralice 06/05/2019

“Cuidado com o que você pede: quando se perde a razão, a percepção da realidade pode ficar um pouco embaçada...”⠀

Neurocomic é uma das graphic novels mais diferentes e criativas que eu li nos últimos tempos. Como a capa e o título sugerem, o assunto central é algo bastante complexo de explicar e também de compreender: a mente humana.⠀

Você sabe como ela é dividida, anatômica e fisiologicamente falando? E que há de tão incrível lá dentro para fazê-la funcionar direitinho?⠀

Essas e outras questões são abordadas através de uma viagem – literalmente – por dentro do cérebro. Quem nos explica o que é um neurônio, neurotransmissores e muitas outras coisas são grandes cientistas, médicos, psiquiatras, fisiologistas... Ou seja: figuras importantes para a neurociência.⠀

Neurocomic é uma leitura muito rápida e prazerosa – principalmente para quem se interessa pelo assunto –, e eu adorei conhecer um pouquinho mais sobre algo que, como estudante de Psicologia, muito me fascina.⠀

Só não dei cinco estrelinhas por querer mais e mais páginas, okay? 😅 Leitura muitíssimo recomendada! 💙⠀

site: https://www.instagram.com/p/Bly2hebFRit/

Daquiloquesenti 15/07/2019

Aprender neurociência também pode ser lúdico e bastante divertido!! Recomendo fortemente a todos, principalmente aos que queiram aprender um pouco sobre o cérebro, seu funcionamento e a história da neurociência. Tudo isso, em quadrinhos!!

site: https://www.instagram.com/daquiloquesenti/?hl=en

Leyd 27/08/2019

O fato de podermos ler pode ser definido como um pequeno milagre que acontece na nossa mente. Seus olhos captam marcas pretas em branco, descascando padrões de linhas retas e curvas que são perfeitamente transformadas em sons não ditos. Esses sons, por sua vez, são reunidos para formar significados individuais, e esses significados se juntam para formar cadeias de entendimento que são mais profundas do que as próprias palavras.
Em questão de milissegundos, as pequenas linhas pretas nesta tela se tornaram um pensamento extenso, e enquanto você lê o resto desta resenha - como espero que você o faça - o pensamento extenso forma uma narrativa. A leitura de histórias em quadrinhos por exemplo, pode ser entendida como uma forma de magia, pois o simples fato de compreender-mos que uma figura em uma folha quando repetida mais de uma vez, é a mesma figura, mesmo que as imagens sejam tecnicamente distintas, só prova à capacidade narrativa de nosso cérebro em transformar linhas e curvas estáticas em algo contínuo para gerar sentido e movimento.

Esta notável colaboração entre os neurocientistas Hana Ros e Dr. Matteo Farinella, explica o funcionamento interno do cérebro com ilustrações em preto e branco deliciosas e iluminadas que abordam tudo, desde percepção e alucinações, memória e lembrança emocional à consciência e à diferença entre a mente e o cérebro. Passeamos por uma floresta de neurônios, caímos em um laboratório de células e íons, mergulhamos no mar das ondas elétricas cerebrais até naufragar-mos na ilha da memória e por fim adentramos ao castelo assombrado da nossa consciência.

Acompanhamos o personagem sair da página e viajar literalmente pela retina de um leitor - o livro é retratado dentro do livro em forma de caminhos - para o leitor, capítulos - que são divididos em sete partes de um todo. O autor se utilizou de alegorias para conseguir chamar a atenção do leitor mais desatento, e o fato de ser leigo no assunto só melhora essa experiência !

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6