Devoção

Devoção Patti Smith

Resenhas - Devoção

Leituras do Sam 29/03/2018

Não é legal não.
Fala, fala, na tentativa de introduzir o leitor no seu mundo criativo, mas não é interessante.
Gabi 18/06/2018minha estante
se tu quiser vender, eu compro (:

Isabela 12/07/2018minha estante
Também tenho interesse em comprar!

Gabi 01/08/2023

Desde que conheci Patti Smith quis ler tudo que ela já escreveu. De tudo que eu já li, "Devoção" foi o que eu menos gostei. Eu gosto bastante da primeira parte, mas empaquei por muito muito tempo na segunda, me arrastei na leitura. Um dia azulzinho e frio eu parei numa praça e só levantei quando terminei de ler. Eu gostei, mas é impossível não comparar com o impacto dos outros. Em comparação, "Devoção" é um tanto quanto esquecível.

Livia M. 12/03/2023

Bonitinho e nada ordinário.
Por que alguém se sente compelido a ler?
Por que lemos?
Porque não podemos somente morrer.

Pedro Matias 11/04/2020

Um pequeno grande livro
Nesse livro, a autora tem um pequeno conto e uma espécie de diário de concepção do conto, em que entendemos melhor como acontece seu processo criativo.

Whatsername 08/04/2020

Primeiro livro dela que escolhi para ler.
Textos escritos em cafés, trens, em meio a viagens.
Meu tipo preferido de leitura.
Um conto extremamente impactante e com uma delicadeza controvérsia.

Rosane Gardin @livrosportodososcant 27/03/2020

Delicado e energético
Um conto delicado e forte ao mesmo tempo, escrito a partir de referências que são contadas no inicio do livro pela autora. Um livro curto e intenso.
Vale a pena!

Fabi 03/04/2024

Chega a dar raiva o livro não ser maior? Sério, é impossível não amar algo que essa mulher faça!

Mesmo estando consciente que eu sou uma apaixonada por Patti Smith e que tudo o que eu falar será enviesado por esse amor kkkkk, reforço que acho essa leitura válida para todo mundo! Só leiam!

E acredito que quem produz arte (qualquer tipo, não só a escrita), vai se identificar ainda mais!

Luisa 07/11/2022

há alguns anos me recomendam a leitura de só garotos ou das coisas da patti smith, e alguma coisa sempre me faz deixar pra depois. comecei devoção por ter ganhado de uma amiga que amo e só por isso insisti, porque o começo é bem cansativo, tava lendo no automático. com o conto esperei que melhorasse, mas no início ainda estranhei qual seria a intenção por ali. no fim o saldo foi positivo, gostei do desenrolar e do relato da patti depois sobre a estadia dela na casa de camus e sobre seu processo de escrita.

não acho que foi uma leitura marcante, mas no fim o saldo foi positivo? acho que ano que vem finalmente coloco só garotos na meta de leitura.

Henrique.Silva 31/03/2022

sobre sentir
a forma com que Patti brinca com as palavras é uma coisa única, e de maneira linda e sútil você é levado a uma submersão no que ela te descreve, despertando o sentir e pensar ao mesmo tempo, e no fim ela deixa escancarada a porta pela qual ela entrou para desenvolver tudo aquilo a partir de coisas vividas no dia-a-dia.

Pudima 19/05/2018

Sobre "Devoção".
Intenso, complexo, cheio de sentimentos. Eu ainda não estou sabendo lidar com esse livro.
Foi uma viagem. Consegui mergulhar na escrita da autora e permitir que ela me inundasse. Quase consegui experimentar as sensações e vivências descritas. Intenso e de tirar o fôlego.
E sobre o conto que deu seu nome ao livro, lembrei quase que instantaneamente de um trecho do filme "O Segredo dos Seus Olhos", onde se diz que se pode mudar tudo, menos uma paixão.
Até que ponto nós chegamos para defender nossa paixão? O que somos capazes de fazer, o quanto nos permitimos submeter por ela?
"As horas que passam nos devoram", e esse livro me atordoa. E me devora, e tonteia. "Por que escrevemos? Irrompe um coro. - Porque não podemos somente viver". E, dito isso, por quê vivemos?
Paz, amor e bem.
Veronica 03/06/2018minha estante
Nem preciso escrever mais nada depois de você. Tive as mesmas impressões e sensações.

Lucas.Castelo 26/03/2023

Devoção
Esse livro é basicamente uma grande amostra do talento da patti de escrever sobre absolutamente qualquer coisa de modo poético. A abordagem sutil às inspirações da escrita simplismente perfeita.

Felipe99 24/01/2023

? PROCESSO CRIATIVO ?
"Devoção" é um breve, íntimo e lindo registro, sobre escrever. Patti Smith nos proporciona uma experiência única pelo seu processo criativo. Um relato de sua rotina do dia a dia, onde diversas coisas acabam servindo de inspiração, que vão desde Rimbaud até as amoras que ela come no café da manhã.

Acompanhamos a viagem de Patti à Paris para participar de eventos literários, e claro, não deixa de visitar cafés, túmulos de escritores que admira, fazer longas caminhadas regadas de reflexões, pelas ruas parisienses, passando por onde Picasso pintou Guernica e por uma estátua de Voltaire. Fazendo sua trilha por Paris, é cometida por uma reminiscência de quando visitou a cidade com sua irmã em 1969. Visita a casa de Albert Camus a convite da filha do escritor, e tem contato com o manuscrito de "O Primeiro Homem". Também Viaja para Inglaterra, e visita o túmulo de Simone Weil, da qual está lendo a biografia.

Durante a viagem, diversas referências levam Patti a escrever um conto chamado "Devoção", dentre elas a lembrança de assistir patinação no gelo com o pai. O conto narra a vida difícil de uma garota apaixonada por patinação e um homem mais velho e rico, que a persegue. Eles acabam iniciando um relacionamento conturbado e problemático. O sonho da menina é interrompido por conta do controle por parte do homem. Mas a narrativa tem uma reviravolta, um tanto sombria.

Dentre todo um questionamento sobre "o que nos impele a escrever?", Patti encontra a resposta mais linda que já vi. Uma resposta pessoal, respondendo apenas por ela. Os outros escritores também devem procurar por si próprio a resposta para tal questionamento. Sou devoto de Patti Smith, é sempre uma experiência mágica adentrar seus registros, fico submerso nas páginas de seus livros. Que me conforta, me deixa mais reflexivo, me da prazer de viver, e me enche de sentimentos bons. ?

Maria.Printes 03/03/2021

Patti Smith, Ser Que Muito Venero
Ah, como gostaria de uma tarde com Patti Smith, para muito conversar sobre Literatura, música e poesia.
E lógico, não poderia faltar café, nosso extremo vício. Rs

Marcus 22/05/2021

Patti Smith não se prende a gênero, e encanta em todos
Gostaria demais de conhecer Patti Smith, conversar com ela sobre sua vida artística e literatura. Não é assim tão simples, e tudo ficou ainda mais difícil com a pandemia. Mas Patti Smith vem conversar conosco, leitores, em uma obra como "Devoção".

É um pequeno livro criativo como ela. Começa como um diário de viagem mesclado com reflexões, surge a inspiração para uma novela, que começa a ser escrita ainda na França. A novela é uma história poética e tocante. E depois a autora volta para uma emotiva visita à casa onde Albert Camus viveu, e sua família ainda vive. Lá, ainda tem acesso ao manuscrito inacabado do autor.

Entremeados na narrativa, há comentários e pensamentos sobre inspiração, literatura e escrita. Um bom livro não se mede pela capa, nem pelo tamanho, comoo prova mais uma vez esse "Devoção".