Devoção

Devoção Patti Smith

Resenhas - Devoção

Lilian 26/01/2022

Curtinho
Livro rápido de ler, com três partes, sendo duas sobre o processo criativo e um conto bem interessante no meio

Giovanavski 23/04/2022

Mesmo já conhecendo bastante o trabalho musical da Patti Smith, esse é apenas o segundo livro dela que eu leio. E que livro incrível, me senti viajando e conversando com Patti, me perdendo em suas ideias, nas suas impressões, assim como uma amiga intima, uma companheira em suas aventuras.
Patti Smith é certamente um ser único, alguém inspiradora, que viveu pela arte e que encanta!!

Luciane 08/08/2022

Meu primeiro contato com a escrita de Patti Smith, uma leitura agradável. Ela traça um relato de seu processo criativo na primeira parte. Logo após um conto que prende nossa atenção e por fim as impressões após receber um convite da filha de Albert Camus para se hospedar na sua casa e ler o.manuscrito inacabado de O primeiro Homem.

Jo 23/12/2022

lindo lindo lindo. tudo que a patti smith escreve é sincero e delicado, sempre me sinto imersa nas suas palavras. amei demais o conto do livro,e as vivências e devoções da mesma. amo como ela é tão fã quanto a gente

oicintia_ 19/05/2023

Certamente não entendi oq rolou aqui. o conto não teve uma conclusão e eu só não entendi, não sei se realmente havia algo pra entender mas nem isso eu entendi kkkkkkkk
sei lá, não recomendaria pq apesar de ter me entretido durante umas 2 hrs, não vi muito propósito

Carol 24/05/2023

Impressões da Carol
Livro: Devoção {2017}
Autora: Patti Smith {EUA, 1946-}
Tradução: Caetano W. Galindo
Editora: Companhia das Letras
144p.

Não sou muito ligada à cena do punk e fui conhecer Patti Smith através da literatura, há bem pouco tempo. Creio que ela encarna o sonho de muitas de nós: a vida repleta de arte, livros, cafés, viagens, músicas e fotos em cemitérios diversos - nós, as góticas.

É fascinante acompanhá-la por aqui no instagram, @thisispattismith, o olhar da artista para o mundo, a maneira como ela se inspira e engendra suas criações.

"Devoção", este livro anômalo - parte relato pessoal, parte conto ficcional, parte criação literária - surge de um discurso proferido pela autora, na Universidade de Yale, com o tema: "Por que escrevo?".

Na primeira parte do livro, intitulada "Como a mente funciona", o leitor assiste a Patti se preparando e viajando a Paris - para uma série de compromissos editoriais - visitando lugares relacionados a autores que admira e refletindo sobre o processo criativo que, para ela, funciona de maneira associativa.

"As setas voam e não se percebe o impacto, nem se percebe que todo um elenco de catalisadores, uns independentes dos outros, reuniu-se de modo clandestino para formar um sistema singular..." p. 9

Na segunda parte, temos o conto "Devoção", cuja figura central é Eugênia, uma adolescente nascida na Estônia, levada ainda criança pela tia para fora do país, para escapar à perseguição política de Stálin.

É um bom conto, apesar de indigesto em certos pontos. Porém, nesta releitura, o que achei mais interessante foi perceber as inspirações, detalhadas na primeira parte do livro, inseridas nele.

Por fim, na terceira parte, "Um sonho não é um sonho", Patti retoma o tom pessoal da narrativa para responder à pergunta: Por que alguém se sente impelido a escrever? É muito bonito. Fica minha recomendação :)

Reli "Devoção", de Patti Smith para o segundo encontro do @entreaspas_curso, da @literaleblog. Minha edição veio num kit da TAG, de 2018, mas não é integral, pois lhe falta a última seção, que traz o fac-símile do manuscrito de Camus.

Carlos.Junior 21/06/2023

5/10?
"Devoção" é um curto livro que nos trás a tona o debate sobre a inspiração literária. No livro, acompanhamos a própria autora em uma viagem para Paris. Suas ideias, epifanias e inspirações para a contrução de uma história de um novo livro. A parte interessante da leitura é que ao terminar a viagem dela para Paris, o seu relato também se finda. Dando espaço para o compartilhamento do próprio livro escrito por ela chamado de "Devoção". Sendo um exemplo ótimo de cartase, em que podemos ver sua romantização e método de interpretação da vida nas história do seu próprio livro. Em conclusão, é u estudo anatômico e visceral do que é ser um escritor e de sua obra. Seus pontos negativos são que a escrita dela é péssima. Entendiante, monótona e enjoativa, nada acontece, nada aconteceu e nada vai acontecer, porém, a ideia é boa.

Michele 09/11/2023

Devoção pela escrita
"Devoção" traz três partes distintas, cuja unidade é a escrita.
Na primeira, a autora se prepara para começar uma história, enquanto viaja pela França.
Na segunda, narra a história em si: uma jovem chamada Eugenia, criada pela tia, afastada do resto da família em função da guerra, sonha em ser patinadora.
Na terceira parte, a autora fala do privilégio de ter tido acesso ao manuscrito da última obra escrita por Albert Camus.

Theoempalavras 02/12/2023

Não consigo descrever a relação que tive com essa obra. É o primeiro que leio dessa autora.

De todas as partes a que gostei mais foi o conto, devorei por completo até chegar no fim. Não sei se entendi muito bem.

Escrita perfeita, a ambientação do que é contado também, e boas dicas de escrita.

Juliana Ascoli 21/01/2024

Um livro composto de três partes: uma visita à França, um pequeno conto e uma visita de Albert Camus.
O conto, admito, não me cativou, não via a hora de acabar.
As outras partes, entretanto, foram de pura alegria: Patti gosta de literatura e se interessa por saber da vida dos escritores como nós!

Beatriz 05/03/2024

Brilhante Patti
Devoção é o tipo de livro para o qual é possível voltar várias vezes e beber em sua fonte tirando coisas diferentes de cada vez. É um livro pequeno, sucinto, mas muito rico e profundo. O conto eu achei bem triste, fiquei com um sentimento de melancolia ecoando ao terminá-lo, mas ele me prendeu bastante. As reflexões sobre o processo criativo são preciosíssimas e belas, como tudo que vem da Patti. Recomendo pra quem escreve, principalmente!

Maria 18/03/2024

Lindo. estava acostumada a ler apenas Patti falando de sua própria vida. agora, tive a honra de ler ela falando de si e também de ver uma prosa ficcional sua, em entrelaço. foi lindo. me deu sentido mais para a minha escrita e no estudo do escrever.

Vic 20/03/2024

A leitura desse livro foi uma experiência, viu? Eu, literalmente, só consegui parar depois de chegar à última página. Sendo que queria ler devagar pra aproveitar melhor a leitura.

Eu não me canso de dizer que a capacidade que a autora tem de contar histórias é algo admirável, ela caminha sem titubear na linha tênue que é pegar uma história que passaria despercebida por qualquer um e transformar em atos que não só merecem ser escritos, como lidos, sem deixar o livro entediante.

Acredito que agora só falte um livro, que é o de fotografias, pra eu terminar de ler tudo que ela escreveu, e desde já me sinto meio sem lugar no mundo por saber que logo não terei nada novo dela e estou fadada a revisitar as obras já lidas, o que também vai ser um prazer.

Dito isso: Patti Smith, por favor, me manda qualquer coisa aí, pode ser sua lista de compras ou a anotação dos seus sonhos, qualquer coisinha mesmo hahaha :(