Devoção

Devoção Patti Smith




Resenhas - Devoção


106 encontrados | exibindo 76 a 91
1 | 2 | 3 | 4 | 6 | 7 | 8


Lara 10/11/2019

Por que escrevemos?
?Porque não podemos somente viver.? Ou por devoção ao nosso passado, presente e futuro eu acho. Livro excelente! Vale ler e reler!
comentários(0)comente



Paulo Sousa 10/11/2019

devoção, de patti smith
Título lido: Devoção
Título original: Devotion
Autor: Patti Smith
Tradução: Caetano W. Galindo
Editora: Companhia das Letras
Lançamento: 2017
Esta edição: 2018
Páginas: 144
Classificação: 4/5
__________________________________________
"Por que alguém se sente compelido a escrever? A se isolar, a se envolver num casulo, no êxtase de sua solidão, malgrado as necessidades dos outros...
Precisamos escrever enfrentando miríades de lutas, como quem domestica um potro voluntarioso. Precisamos escrever, mas não sem um esforço consistente e não sem certa dose de sacrifício: para dar voz ao futuro, revisitar a infância e para dar rédea curta às loucuras e aos horrores da imaginação antes de oferecê-la a uma vibrante raça de leitores" (posição no kindle 862-867/82%).
.
faz pouco tempo que li "só garotos", o livro em que a cantora patti smith delineia em um texto intenso e autobiográfico seu relacionamento com o artista plástico robert mappletorne, morto a alguns anos. mas foi exatamente em janeiro de 2018 que de fato me apaixonei pelos livros da autora de "horses", quando li o seu maravilhoso "linha m", outro relato intenso e apaixonado pelos cantos solitários e pelos cafés. o livro é tocante, patti nos leva consigo em idas e vindas pelo mundo, onde a acompanhamos em visitas a mausoléus de artistas e escritores, e somos brindados com tantas boas referências literárias. depois que li "linha m", por causa do livro, assisti e me emocionei com "the killing", uma série policial que foge um pouco do usual, na verdade o pano de fundo para o amor entre sara lindem e stephen holder e me propus a ler o "crônica do pássaro do corda", de murakami. ainda não cumpri o último, mas certamente patti smith não iria se debruçar sobre algo que não fosse bom.
.
apesar de "só garotos" ser um livro bom, gostei muito mais de "linha m", principalmente porque ele mexe com coisas que são caras para mim. errante em algum lugar, visitar locais e mausoléus de escritores famosos, sentar num café num fim de tarde, caminhar por ruas frias sob um céu cinzento, acolher o silêncio convidativo para escrever alguma coisa, são coisas que gosto e sempre procuro fazer. em recente viagem à argentina, jamais esquecerei a minha visita ao mausoléu de evita perón, no famoso cemitério da recoleta, num dia lúgubre e chuvoso. lembro que, após silenciosas orações e reflexões sob a fina e fria chuva, saí dali literalmente de alma lavada para me aquecer num café ali próximo...
.
e então me cai nas mãos o "devoção", um dos dois novos livros de patti smith lançados no brasil. um livro tão ou mais lindo que o "linha m": temática semelhante, uma vez mais patti faz um comovente relato desta vez sobre o ofício de escrever. misturando elementos sinestésicos, lugares e referências aos escritores patrick modiano, albert camus e simone weil, patti nos leva a paris, a cidade que melhor simboliza o ato de se isolar, se permitir olhar para dentro, caminhar pelas ruas clássicas e sob o turbilhão voluntarioso de emoções, escrever. o conto que faz parte do livro, é resultado dessa intempérie pessoal, uma história de amor, devoção, corrupção e entrega. devoção é belo, é trágico, é possível ver que uma ou outra lágrima pintou a brancura do papel onde a autora tentara organizar ideias e emoções. no final, um brinde, acompanhamos patti a uma visita à casa onde viveu o escritor argelino albert camus, onde a neta do grande escritor de "o estrangeiro" mostra a patti o manuscrito do último livro de camus. "as horas que passam nos devoram"...
.
várias são as formas de devoção. mas patti smith, com este pequeno e avassalador livro, transcende em multiformas o ato de autodoação. vale muito!
comentários(0)comente



Bianca 03/08/2019

Conexão
Senti-me totalmente conectada com esta pequena obra que, de uma forma bem pessoal, trouxe uma grandeza significativa à minha vida.
comentários(0)comente



LG 27/12/2018

Num pequeno livro que e muito delicado Patti traz o seu processo de criação de forma tao fluida e intima que podemos imaginar que estamos ao lado dela. O nome diz tudo sobre esse livro, Devoção, a tudo que esta a nossa volta como fonte de inspiração para escrever ou fazer qualquer tipo de arte.
comentários(0)comente



Jo 23/12/2022

lindo lindo lindo. tudo que a patti smith escreve é sincero e delicado, sempre me sinto imersa nas suas palavras. amei demais o conto do livro,e as vivências e devoções da mesma. amo como ela é tão fã quanto a gente
comentários(0)comente



Gabriela 29/09/2018

Este livro foi o mimo da caixa da TAG de março/18 e, assim como o livro do mês, ele também foi escrito por Patti Smith. O visual deste livro-mimo foi a única coisa de que gostei no kit de março, pois realmente combinou com o conteúdo.

Este livro é dividido em três partes. A primeira é "Como a mente funciona" e é um trecho autobiográfico em que a autora nos conta o que ela estava fazendo quando "bateu" a inspiração para o conto Devoção. No caso, ela estava na França cumprindo alguns compromissos profissionais. Foi interessante constatar, junto com a autora, como o cotidiano vai se "infiltrando" na mente e depois se transformando em novas ideias durante o processo criativo de um escritor.

A segunda parte é o conto que dá nome ao livro. Eu gostei e fiquei interessada em acompanhar o destino de Eugenia, uma garota que ama patinar e um dia percebe que tem um admirador misterioso. Como eu queria saber mais sobre a personagem, o conto, por ser algo mais curto, não saciou meu desejo de conhecer melhor a personagem, mas contos são assim mesmo. Minha verdadeira frustração foi com essa coisa de final mais aberto, eu gosto mesmo é de livro que coloca todos os pingos nos is. =P

Já a terceira parte, "Um sonho não é um sonho", achei desnecessária. Enquanto a primeira parte trata mais das inspirações para o conto, a terceira parte não trata de algo realmente relacionado ao conto, então ficou meio desconectado do conto que o leitor tem acabado de ler. Francamente, pouco me interessa que Patti Smith foi convidada para a casa onde Albert Camus viveu e que teve a oportunidade de estar com um manuscrito dele.

Enfim, foi um livro bom, melhor do que o livro do mês mesmo, mas ainda assim não fez a caixa da TAG de março valer a pena realmente.

site: https://bibliomaniacas.blogspot.com/
comentários(0)comente



Daniel 14/09/2018

Uma ou duas?
Resenha no link abaixo!

site: https://blogliteraturaeeu.blogspot.com/2018/09/devocao-devotion-de-patti-smith-resenha.html

Rebeca 14/09/2018minha estante
Daniel, ainda não vi você dar 5 estrelas pra nenhum livro esse ano (não que eu me lembre)! Você está numa colheita bem ruim, viu? Melhoras, hehehe!


Daniel 14/09/2018minha estante
Não está fácil, amiga! Ando muito exigente rs. Este ano, apenas dois romances foram laureados: O Ermitão do Muquém e A Intrusa. Não sei se conta, mas também dei 5 à edição especial do poema "If' do Kipling, que na minha tradução portuguesa está como "Carta a um filho". É um dos poemas mais lindos que já li :)


Rebeca 14/09/2018minha estante
O jeito é você voltar ao porto seguro - reler os favoritos. Eu estou tendo um bom ano de leituras. Na verdade, não lembro de nenhum ano que tenha sido 'ruim', hehehe! Ah, vou procurar esse poema. Bom final de semana! :D


Daniel 15/09/2018minha estante
Com tanto livro não lido, fico adiando as releituras rs Espero que neste segundo semestre, eu possa ter boas surpresas. Bom final de semana pra você também!




Gláucia 01/05/2018

Devoção - Patti Smith
Pequeno presente da tag, veio acompanhando o Só Garotos da autora e divide-se em 3 partes.
A primeira (Como a Mente Funciona) é interessante pois fala de algo que sempre fico curiosa em saber: como vem para os escritores a ideia de uma obra, de onde surge a inspiração e como é o processo de desenvolvimento de uma ideia. E nessa parte temos exatamente isso: durante uma viagem a Paris Patti vai acumulando ideias a partir de coisas corriqueiras acontecendo durante seu trajeto; objetos, cenas observadas, conversas entreouvidas de estranhos, paisagens, comidas, etc. Acredito que nem o autor perceba mas está tudo lá e as peças vão se encaixando até formar um quadro. Nada se perde.
A segunda parte (Devoção) é o conto em si. Eugênia é uma garota que se vê obrigada e fugir de seu país (Estônia) deixando seus pais. No novo país ela descobre na neve sua grande paixão, mais que isso, sua razão de ser: a patinação artística. Um homem mais velho, percebendo essa inclinação passa a usar isso em seu proveito. Amei o conto, especialmente o desfecho que achei perfeito.
A terceira parte (Um Sonho Não é um Sonho) é maravilhosa. Durante essa mesma viagem Patti recebe um convite de Catherine, filha de Albert Camus a visitar sua propriedade, a mesma em que ele viveu seus últimos anos, casa comprada com o dinheiro que ele ganhou do Nobel. Lá ela tem acesso ao manuscrito no qual ele estava trabalhando quando se acidentou de forma fatal e imagina como foram seus últimos momentos, o que ele teria pensado. É lindo como ela conseguiu nos passar a sensação de conexão que teve com o autor naquele momento...
Fernando 09/05/2018minha estante
Alexander era Frank? Ou viajei?


Gláucia 14/05/2018minha estante
Olha que não pensei isso mas agora não sei...




Giovanavski 23/04/2022

Mesmo já conhecendo bastante o trabalho musical da Patti Smith, esse é apenas o segundo livro dela que eu leio. E que livro incrível, me senti viajando e conversando com Patti, me perdendo em suas ideias, nas suas impressões, assim como uma amiga intima, uma companheira em suas aventuras.
Patti Smith é certamente um ser único, alguém inspiradora, que viveu pela arte e que encanta!!
comentários(0)comente



Raphael 06/09/2018

Esse livro é melhor que o livro principal dela que veio no Kit da TAG
comentários(0)comente



Alê 26/07/2018

Patti é pra vida inteira
Quando soube que a TAG havia lançado o Devoção, fiquei em estado de choque. Fã da patti smith escritora, sempre me surpreendo com a capacidade dela de nos encantar nem que seja com tão pouco, como nesse livro de pouco mais de 100 pags.
VOCÊ TEM QUE LER ISSO, vc tem que ler todos os livros da Patti.
E isso não é uma ordem, mas um conselho pra você leva pra vida inteira.
comentários(0)comente



Sanoli 10/07/2018

http://surteipostei.blogspot.com/2018/07/devocao.html
http://surteipostei.blogspot.com/2018/07/devocao.html

site: http://surteipostei.blogspot.com/2018/07/devocao.html
comentários(0)comente



Ana 09/01/2022

Devoção: O processo criativo de patti Smith
"Jesus died for somebody's sins but not mine". Disse a cantora de rock Patti Smith na música 'Glória' do álbum, "the horses", um marco para o movimento punk. É possível ver por meio desse trecho a ousadia e sagacidade da cantora em suas canções, ao ponto de ocorrer nesse gênero uma bela interposição poética. Logo, o ensaio "devoção", é um livro pelo qual trabalha especificamente com esse processo criativo da artista perante a escrita. No entanto, utilizando diversos elementos que a ajudam na criação do conteúdo, como fotografias, referências cinematográficas e bibliográficas.
O livro é desenvolvido em três partes, a primeira é um relato de sua viagem para o sul da França, onde estabelece bem como esse processo criativo se articula com a vida profissional da artista. Enquanto a segunda parte, é a fundamentação desse processo por meio da criação de um conto. Por conseguinte, conta-se a história da menina Eugênia, uma patinadora amadora que sonha em exercer esse talento para o resto da vida. Já a terceira parte é repleta das reflexões finais sobre a necessidade de se escrever. Por conseguinte, todas as partes são importantes para manter o conjunto do seu raciocínio.
Portanto, é uma leitura leve e introdutória, caso alguém queira iniciar por esse livro, já que ele demonstra muito bem as nuances do mundo feito por palavras da Patti Smith para obras futuras da autora.
comentários(0)comente



106 encontrados | exibindo 76 a 91
1 | 2 | 3 | 4 | 6 | 7 | 8


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR