King of Scars

King of Scars Leigh Bardugo

Resenhas - King of Scars

Vivi 02/09/2023

A autora vacilou demais nessa obra!!!!!!
King of scars é o modelo de livro que tinha um grande potencial, mas que foi terrivelmente mal aproveitado. Nessa trama que promete intrigas políticas magníficas, uma boa construção do sentimento de luto, de superação e uma maldição a ser resolvida, me entregou uma canja fria de resoluções rasas, personagens sendo mal aproveitados e reciclagem de vilão.
Quando um livro de fantasia é divulgado com uma das tramas sendo política. Eu esperei, no mínimo, algumas alianças sendo formadas e outras caindo por terra, alguma treta econômica ou algum conflito entre governos. Mas não! Recebi a PORCARIA DE UM PLANO MEIA BOCA QUE OBVIAMENTE IRIA DAR ERRADO, e logo APÓS o plano dar errado de uma maneira catastrófica! Eu recebo de novo UM PLANO MEIA BOCA PIOR QUE O ANTERIOR. Olha, sinceramente, uma criança de 10 anos de idade consegue fazer uma trama melhor!
A Nina Zenik é uma das personagens inclusas no livro que está passando por um momento muito delicado de sua vida, que seria a perda do seu companheiro, Matthias. Tem poucos autores que conseguem retratar o luto de uma forma tão boa que dói a alma, mas o que a Leigh Bardugo fez uma sacanagem com os sentimentos da personagem! A autora fez com que eu odiasse os capítulos da Nina porque ela tava completamente diferente da Nina! E não em um sentido de que a dor que ela sofria mudou ela, mas sim no sentido de ela está diferente e pronto!
A falta de explicação da maldição como um todo, é o que esse livro mais peca! Eu não li a trilogia de "Sombra e Ossos", portanto, eu não sabia porcaria nenhuma sobre essa maldição. E é nisso que a autora erra, porque ela deveria ter em mente que não é só os leitores dela que vão ler este livro! E dói só de pensar que ela poderia ter feito um aprofundamento de personagem no Nikolai por conta da maldição, mas não fez.
Na hora de construir um plot twist, se deveria ter pelo menos um indicativo previamente de que tal pessoa poderia ser o vilão, a autora fez isso? Não, ela não fez e isso deixa a reviravolta ser tão tosca (a batalha na hora já é tosca)!
Para complementar o meu ódio, o livro tenta se agarrar nos seus personagens que no primeiro momento, parecem ser verdadeiras obras de artes, mas depois fica tão superficial!
Nunca li "Sombra e Ossos" e nem planejo ler, mas graças a internet eu conheço os seus personagens e por isso digo: já saturou esse negócio de reaproveitar a trama!

Michele463 01/09/2023

RAVKA NÃO TEM UM DIA DE PAZ E EU TAMBÉM NÃO
Simplesmente fascinada por todos os personagens desse livro até o que eu odeio me fizeram ter sentimentos intensos!
Os personagens são incríveis.
A dinâmica entre eles é magnífica.
E, como sempre, Leigh Badurgo faz nossa cabeça virar com Plot Twist em cima de Plot Twist!!!

Teca 01/09/2023

Nikolaay
Já tem um tempo que eu li, mas vou falar sobre. Bom, os personagens são bem legais, todos já são conhecidos, ent o aprofundamento deles é uma coisa que eu gostaria de ver mais. Achei o livro meio tanto faz, demorei pra ler.

fleuriemoon 30/08/2023

"Eu sou forte o suficiente para sobreviver à queda."
O livro não tem tanta ação nem, infelizmente, tanto romance (migalhas que nem são migalhas concretas ?), CONTUDO tudo o que ele propõe é interessante. O universo, a trama e os personagens foram muito bem escritos. Eu gostei bastante.

Ps: eu não tava afim de ler os outros livros (esse foi o primeiro livro que eu li da autora), mas a Leigh soube usar as palavras pra me cativar e agora eu quero ler todos dkskk.

Jess Weasley 27/08/2023

Eu não sei nem o que comentar sobre esse livro pq o baque que foi isso meus Deus. Acho que morri um pouco a cada capítulo e esse final me fez berrar eu preciso do próximo pra ontem. PUTA QUE PARIOOOOOOOO

Ninho 26/08/2023

O rei das cicatrizes is back!!
Não sei como começar essa resenha, pois eu acabei de ler no calor do momento. Lembrando que essa resenha talvez contem spoilers leves, nada que atrapalhe a experiência da leitura.
Eu acabei crooked Kingdown sedento por mais do universo Grisha. Minha relação com sombra e ossos não é uma das melhores por conta do protagonismo massante da Alina e da escrita rasa. Mas, a escrita da Leih Bardugo evoluiu bastante em soc e expandiu mais o universo, e aqui, temos uma trama focada na política mas também num assunto que sempre rolou nesse universo: a trama dos Santos.
Eu sempre me interessei pelo plot dos Santos, e devo dizer que, ao mesmo passo que gostei bastante de como foi abordado neste livro, também me deixou um pouco decepcionado.
Eu acredito que a Leigh queria dar uma reviravolta no final, mas eu honestamente não achei o plot dos santos lá essas coisas, foi interessantíssimo, mas não me surpreendeu.
Mas os personagens estão muito melhores do que nunca! Nikolai e Zoya estão muito bem desenvolvidos deste livro, e eu acho que uma coisa que a Leigh faz com maestria é criar personagens complexos e gostaveis (não estou falando de você Maly).
Antes, eu revirava os olhos com qualquer coisa que envolvia a zoya, mas peguei um apreço muito grande por esta personagem. Você consegue compreender ela mais facilmente após este livro, e todo seu arco me deixou extremamente interessado. Eu adoro quando livros fazem isso: pegam personagens que já gostamos e aprimoram eles.
O nikolai continua icônico como sempre, mas devo dizer que senti falta de ter mais momentos dele sem ser na trama principal.
E o mais temido tópico, o arco da nina. Vi uma resenha aqui no skoob que dizia que o arco da nina parecia um conto dentro do livro, e que muitas vezes cortava o fluxo do livro. Devo confessar que concordo.
Mas eu amei os capítulos do pov da nina, mas eu acho que a Leigh bardugo tem isso de cortar a trama entre seus povs, e foi isso que me levou a tirar uma estrela. Sinto que esses cortes na trama deixam a leitura exaustiva e até um pouco entediante.
Mas foi um livro que me entreteu bastante e matou a saudade dos personagens. Ansioso pelo próximo!

laurelhell 25/08/2023

Nikolai te amo
Apesar de ser meio arrastado e eu ter demorado pra entrar num ritmo de leitura, os personagens são muito cativantes como sempre e eu >amei< poder entrar na mente de personagens que não tiveram tanto destaque e profundidade antes como a zoya e o nikolai!! Ambos sao personagens muito interessantes e meio complexos, definitivamente eles não são o que eles externam ser e eu to muito curiosa pra ver mais do desenvolvimento deles em rule of wolves.
Não posso dizer que gostei taaanto das partes da nina, mesmo ela sendo uma das minhas personagens favoritas em six of crows, talvez porque as duas narrativas são bem distantes e não tem relação direta até o final do livro? Sei que vai fazer bem mais sentido em rule of wolves e tudo vai se conectar, mas não vou mentir que eu to muito investida é no slowburn e na evolução da relação da zoya e do nikolai... Também senti falta de menções aos crows por parte da nina, ela falou de todos eles mas não falou uma única vez do wylan, o que eu achei meio ? da parte da autora já que eles passaram por tudo aquilo juntos.
Foi uma boa leitura e quando eu engatei um ritmo eu li super rápido, os capitulos do nikolai são muito divertidos e ele é definitivamente um dos meus personagens favoritos de todo o grishaverso!!
Enfim, não acho que nada vá superar a duologia de Six of Crows pra mim, tanto na narrativa quanto na construção dos personagens e na dinâmica de grupo, pra mim é uma obra prima da Leigh Bardugo, mas acho que King of Scars é um bom candidato de segundo lugar!! to ansiosa pra ler row e ver mais sobre os personagens. O final plot final foi meio decepcionante pra mim. apesar de ser um ótimo cliffhanger pra uma sequência, achei que a volta do [censurado] foi um clichê meio repetitivo e chato.. espero que consigam deixar as coisas mais originais e dinâmicas no próximo livro!
Zoyalai amo vocês deixem eu ser marmita de casal por favor

Poly 24/08/2023

"Abra a porta", mas não todas
Vamos lá. Eu estava ansiosa por mais interações entre Zoya e Nikolai desde Crooked Kingdom e, de fato, eles são a melhor parte de King of Scars. A relação deles é uma mistura de companheirismo, sarcasmo e atração mútua, os diálogos são bons e divertidos e me deixavam sempre querendo mais.
Achei o desenvolvimento pessoal da Zoya muito bom, a história dela é muito legal, faz sentido com a personagem. O Nikolai também está bem, as histórias do passado dele são ótimas, as motivações... mas faltou um pouco de aprofundamento no que tange à maior preocupação dele nesse livro, que é salvar Ravka ao mesmo tempo em que lida com a escuridão dentro dele.
Outros personagens dão um tom a mais né, Genya, Tamar e Tolya, o Isaak na segunda metade do livro.
E aí chegamos ao arco da Nina. Gosto dela, mas o arco em Fjerda parece dispensável nesse livro. Desconectado com o resto da trama, parece um conto dentro de uma história maior. Fora o momento que ela enterra o Matthias (muito comovente), eu não via a hora dos capítulos dela terminarem para que eu pudesse voltar à Zoya e Nikolai.
Quanto ao final, gostaria que fosse diferente. Teria sido melhor focar nas questões políticas e nas lutas pessoais do Nikolai, novos pontos de vista e novos problemas, em vez de ressuscitar questões que já haviam sido superadas. Ao contrário do que foi ensinado aos personagens, algumas portas precisam continuar fechadas.

gmorgana 21/08/2023

Nosso nikolai sofrendo
Eu detestei a volta dessa pessoa
que plot é esse? por deus, tem tanta coisa pra explorar na politica de ravka, na personalidade do nikolai
e eu tambem ja montei meu ship, quero ver ele acontecer no proximo livro haha

Lua 18/08/2023

Um dos melhores livros do Grishaverso
Amei como detestávamos a Zoya no primeiro livro de universo grisha e agora torcemos por ela e pelo Nicolai ficarem juntos.

anacez. 14/08/2023

Apesar de os começos dos livros do grishaverso sempre me deixarem confusas eles sempre arrumam um jeito de me surpreender.

paulacordx 12/08/2023

Comecei esse livro porque precisava de uma fantasia que me tirasse a melancolia das minhas leituras anteriores e o papel foi cumprido com perfeição.
O fato de o Nikolai ter um espaço muito especial no meu coração definitivamente ajudou, nossa, como é gostoso acompanhar esse personagem! Me surpreendi muito com a Zoya e (ALERTA DE SPOILER) meu queixo caiu com o plot dos Santos.
Me arrisco a dizer que Leigh Bardugo é uma das poucas autoras de fantasia que realmente se compromete a criar um universo fantástico rico e sair das mesmices das protagonistas femininas do gênero.
Lari Guimarães - @lendocomanatureza 12/08/2023minha estante
O plot dos santos me deixou surtadaa! Acho simplesmente o melhor plot de fantasia que já li até hj, fugiu totalmente dos plots clichês, explodiu a cabeça kkkk

Lari Guimarães - @lendocomanatureza 12/08/2023minha estante
Rule of Wolves também foi uma experiência maravilhosa, amei demais. Espero que também goste, Leigh foi perfeita nessa duologia ???