O inferno somos nós

Leandro Karnal

Resenhas - O Inferno Somos Nós

Vivian.Naiara 20/12/2020

Tudo está em nós
Muitas vezes, senão a maioria, culpamos os outros pelos acontecimentos, nos colocando no papel de vítimas. Porém, não existe culpa é vítima. Existe a nossa inconsciência, existe a nossa reação e impulsos. Somos guiados pelo ego. Os autores apontam como o conhecimento, de si e do outro, é capaz de produzir uma nova atitude na sociedade, menos agressiva e mais acolhedora.

Natália 01/12/2020

Leveza nas palavras e sentimentos
Uma leitura leve que nos faz refletir sobre todas as atitudes humanas que são levadas de geração a geração e caminha para uma cultura de violência. As reflexões permeiam a dificuldade de lidar com sentimentos que afloram e que podem ser controlados, nos mostra que apesar de nem sempre externalizarmos esses sentimentos "ruins", agressivos ou de cunho violento, ele existe dentro de nós, mas somos os responsáveis por lidar com isso. É possível viver em busca de uma cultura de paz, vai existir diversos obstáculos e relações para ser tratadas, mas viveremos em conflito interno para entender esses processos.

Carol.Miotti 30/11/2020

"(...) Atrai-se mais gente para um grupo inspirado os horrores do inferno do que apresentando as delícias do paraíso." (P.13)

Daniel Lucca 10/11/2020

Monja e o professor
Lindo bate papo cheio de aprendizado e amor, um livro curto e muito gostoso para uma pausa entre uma leitura e outra para refletir.

Bru 10/11/2020

Ótimo livro para refletir
Um curto debate entre o professor Leandro Karnal e a querida Monja Coen sobre o ódio presente em nossa sociedade. Um diálogo leve, debatendo como nossa sociedade tão violenta teria a capacidade de construir uma sociedade de paz.

Algumas questões aqui apresentadas são bem interessantes de serem discutidas, como o nosso olhar para o outro e para nós mesmos, como pequenas atitudes colaboram com o crescimento dessa cultura de ódio, violência e medo, e como poderíamos com simples exercícios de autoconhecimento, irmos criando o hábito de transformar o nosso coração, transformando assim o nosso convívio e criando um lugar pacífico. Poderíamos começar com atitudes simples, como nos perguntarmos se a maneira como tratamos aquele amigo que está precisando de ajuda não é uma maneira rude, se deveríamos falar de determinado jeito sem saber o que está se passando na vida do outro, se deveríamos mesmo responder com estupidez alguém que estava tentando ser gentil, se só estamos tratando alguém bem por ser conveniente e depois o descartamos como se não estivéssemos lidando com um ser humano, que assim como nós é imperfeito.

É uma leitura fácil, rápida e muito boa para entendermos a importância da meditação, do cuidado que deveríamos ter com nossos pensamentos, para evitar nos machucarmos e machucarmos o outro, como nossos pensamentos devem ser tratados com atenção e carinho, para principalmente não nos tornarmos pessoas intolerantes e desrespeitosas em uma sociedade com indivíduos tão únicos e diferentes. São poucas páginas mas com várias reflexões.

"'Aquela pessoa é estranha, ela é diferente de mim. Não vou me aproximar dela porque não deve ter a mesma sensibilidade que eu'. Como não teria? É um ser humano! Precisamos romper essas barreiras para poder chegar a pessoas, que, como nós, também foram educadas com barreiras de medo." Monja Coen

"Uma cultura de paz é uma cultura de tolerância ativa, mas também é, acima de tudo, uma cultura de conhecimento de si. A cultura de paz já está na maioria dos textos; ela ainda não está é na maioria dos corações." Leandro Karnal

Lu 01/11/2020

O inferno somos nós
Uma conversa inspiradora entre Leandro Karnal e Monja Coen que faz repensar nossas atitudes em relação a temas de extrema relevância como violência, medos, tolerância e paz.

vanessamf 18/10/2020

Uma reflexão para o particular
Embora o livro fale muito de uma cultura de paz, o que implica na ideia de algo coletivo, as reflexões são voltadas para o indivíduo. É claro que se cada pessoa melhorar um pouco, o grupo avançará. No entanto, muitas causas da violência não são culpa dos indivíduos em si. É o sistema e a desigualdade que criam parte desse inferno. Ou seja, é muito difícil e até cruel pedir a alguém desprovido de privilégios que se mantenha em paz. Tirando esta questão, que não é abordada diretamente, as reflexões de modo geral são boas e o livro merece ser lido.

Milena.Oliveira 17/10/2020

O inferno não são os outros.
"Essa cultura de paz significa compreender que o medo é uma das origens da violência: aquilo que tememos, atacamos."

É um livro incrível, nós faz refletir muito sobre o tema e como diversas outras coisas no cotidiano que muitas vezes passam despercebidas, perpetuam esse ciclo de ódio gratuito.

Aline 07/10/2020

O livro é resultado de uma conversa entre Karnal e Coen, então é claro que traz reflexões super sensatas. Recomendo!

David Premaor 05/10/2020

Leitura rápida
Nada de muito novo ou surpreendente é dito no livro, porém é um diálogo muito agradável de ser lido. A parte do Epílogo (sino e borboleta) foi para mim a melhor mensagem do livro. Monja Coen fala mais e Karnal fala menos mas ambos com muita precisão como é de costume.

Pedro Manso 24/08/2020

Dinâmica incrível
O livro é a transcrição de uma conversa entre os dois autores, de um lado temos alguém que embasa suas reflexões com a história, e do outro com os anos de prática com o budismo. É muito interessante a reflexão que buscam causar, principalmente mostrando que a cultura de paz coletiva, depende de cada um individualmente e o que podemos fazer. Não leia achando que vai encontrar um debate profundo, porém será um livro que provavelmente você não irá pegar somente uma vez.

Mi 14/08/2020

Cultura de paz
Gente!!!!
O que falar desse livro????
Um livro que todos deveriam ler.
Reclamamos que nossa sociedade está cada dia pior... mas quem faz parte da sociedade? Somos nós. Portanto, a mudança tem que partir do nosso interior para depois refletir no exterior.
Ahhhhhh!!!!
Eu não posso falar muito de não darei spoiler. A vontade que eu tinha ao decorrer da leitura era tirar foto de tudo, ir postando nos stories e comentando. É uma leitura tão agradável que tu chega a sentir uma vibração boa. Recomendo.

Carlos Jorge 11/08/2020

Livro incrível
Uma brilhante conversa entre Leandro Karnal e Monja Coen. Este livro nos faz refletirmos sobre nossas ações e como conhecer a si mesmo.

KaroL 06/08/2020

Bate papo descontraído e esclarecedor
Excelente livro, mostra uma conversa do Karnal com a Monja Coen, ou seja, é de uma leitura bem fácil e traz grandes ensinamentos.