O inferno somos nós

O inferno somos nós Monja Coen
Leandro Karnal

Resenhas - O Inferno Somos Nós

juniorsamorim 01/01/2022

?O bem é muito forte como justificativa para as questões. Em nome do bem, quase todos fazemos o mal?.

Diante da pandemia de violência instaurada no mundo, nunca se fez tão necessária a cultura da paz, de tolerância ativa e conhecimento de si.

Em ?O Inferno Somos Nós: Do Ódio À Cultura de Paz?, @leandro_karnal e @monjacoen dialogam sobre inversão de valores, autoconhecimento e o mal que está por trás de boas intenções. E o que seria esse mal na tentativa de fazer o bem?

Na busca pelo reestabelecimento da Alemanha, iniciado ao fim da primeira guerra mundial, até seu suicídio em 1945, Adolf Hitler causou a morte de mais de 50 milhões de pessoas. Esse é o exemplo de que em nome do bem, o mal acabou tomando forma.

Trazendo isso pra gente: quantas vezes, em menores proporções (talvez) tenhamos tomado atitudes que fizeram mal ao outro e que no fundo a intenção era boa?

O Inferno Somos Nós traz essas reflexões de que o mundo é um espelho do que está dentro da gente, dos nossos pensamentos e atitudes. E se desde pequenos somos criados por uma sociedade de competição, egoísmo e medo, o que nos resta é fugir do sistema e buscar a libertação desse inferno que está dentro da gente, que somos nós.

Giulia Bendassoli 11/12/2021

reflexivo
O objetivo deste livro é despertar o leitor para uma cultura de paz.
Nos leva por trilhas do conhecimento de si - se nos conhecermos, estaremos
mais aptos a essa cultura de paz. Fala de uma cultura de
paz como a capacidade do exercício em relação ao outro,
o exercício permanente de conhecer-se com os seus treinadores
- em especial, com os treinadores
da nossa paciência, aqueles que oferecem a capacidade para
que possamos, de alguma forma, fazer algo que supere a nossa
vontade egoica, imediata.

O livro nos mostra como acreditar que conhecer a si mesmo é ir
além da própria história pessoal.
Nós fazendo , sobretudo, compreender que

O inferno não é o outro, o inferno somos nós.

Keila 17/11/2021

Perceber o lado ruim do outro é sempre mais fácil, porém todos temos os dois lados, ninguém é totalmente bom ou ruim, somos seres em evolução e através do autoconhecimento podemos combater o "ódio nosso de cada dia" não com mais ódio, mas com paciência, diálogo e escolhas conscientes.

Dani 17/10/2021

Um livro preguiçoso.
Pra mim o livro levanta grandes questões, nos coloca pra refletir e ? só.
Tudo acaba na superfície.
Esse esquema de livros ?bate-papo? não funciona pra mim. Ou seja, preferiria assistir a um vídeo do que ler. Sei lá, achei um livro preguiçoso!

Laertche 08/10/2021

Ótimo
Leitura leve e fluída, nos fala da cultura de violência e pontos nos quais deveríamos refletir ao continuar perpetuando essa cultura.

Lara1596 25/09/2021

Resenha: O inferno somos nós
Monja Coen e Leandro Karnal debatem nessa grande obra a cultura de paz e os mecanismos para que possamos conviver devidamente.

Em uma conversa enriquecedora é evidenciado como nossa sociedade é ensinada a conviver com medo.

Um livro cativante e impossível parar de ler, recomendo a leitura para que se possa entender a criação do medo habitado em nós e as maneiras para se chegar à uma cultura de não violência.

Sara 24/09/2021

Boas reflexões, escrita acessível e fluída. O livro corre bem, mas segue bem firme no clichê clássico do Karnal
Não traz nada de muito novo e inovador, mas o óbvio precisa ser dito, então talvez seja interessante dar uma lida nesse livro
A monja Coen é muito clara na linha de raciocínio e me agradou bastante conhecê-la um pouco melhor

Monique.rp 24/09/2021

Leitura rápida
O livro é uma conversa entre os dois.
Vale muito a leitura, trazem muitos aprendizados e vale a pena ler esse livro.

Maria 15/09/2021

mais um livro da saga: porque enrolei para ler?
o livro aborda muita coisa sobre autorreflexão, de como os nossos atos também afetam outras pessoas. achei uma leitura ótima e completamente vantajosa!
Kappa 15/09/2021minha estante
Ótima leitura a monja assim como Karnal são de uma imensa sabedoria.

isabellamolkoli 15/09/2021

Um livro necessário.
Por meio de um diálogo (in) formal transcrito, temos essa conversa sobre duas perdonalidsed tão distintas e ainda assim tão afins na busca de uma cultura de paz em meio às diferenças que todos nós temos.
E lembrem-se : jantar com um Moro, não nos torna um Moro, mas nos torna civilizados a ponto de ouvir o ponto de vista do outro mesmo discordando dele :)
É sobre isso (também)

Raphael Rostaizer 02/09/2021

Uma bela conversa
Monja Coen e Leandro Karnal registram neste livro um bate papo necessário sobre a cultura de paz. Recomendadissimo.

Arien 16/08/2021

SOMOS UM INFERNO MESMO
O que dizer, quando você se depara com um debate de dois seres modificante? Modificante, porque eles, ao menos aparentemente estão sempre em busca de se modificar.
Eu já acompanho o trabalho da Monja há algum tempo, até porque me deixei cativar pelo budismo de sua ordem. Já com o professor Karnal, meu primeiro contato foi no livro “Crer ou não crer”. Admito que ao final da leitura, só se elevou meu grau de admiração nessas duas figuras. O livros traz pontos importante que ultrapassa barreiras, não só do tempo. O livro nos leva, a mais que uma reflexão de nossas ações em relação: a intolerância, ao preconceito, o medo, a resposta para violência. Ele nos induz a perguntar, o que de fato fazemos para promover a cultura da paz? Afinal, é muito fácil levantar a voz e gritar apontando os erros dos outros. Mas o que você faz quando ninguém está olhando?
A conclusão que cheguei sem hesitar foi: O INFERNOS SOMOS NÓS. srrsrsrsrs

Lolô 08/08/2021

Maio
Percebi que esse ano transitei entre o romance e a filosofia e sociologia. No mês de maio li esse livro em forma de conversa do Profº Leandro Karnal com a Monja Coen e me surpreendi muito. Esse foi um dos que roubei do meu namorado e tô até triste de devolver porque queria ter ali de reserva na estante.

O livro é fruto de uma conversa entre os autores, promovido pela editora Papirus. Por isso, o diálogo foi convertido em texto formando uma leitura agradável e com dose certa de razão e emoção.

Pra mim, principalmente se a gente considera o contexto histórico que estamos vivendo no país, todos deveriam ler esse livro. Ele nos faz refletir sobre nós mesmos, buscarmos posturas de exercício em relação ao outro e de não sermos tão imediatistas nas ações guiadas exclusivamente pelas nossas emoções. Faz comentários aprofundados sobre o bem e o mal presente em cada criatura viva e traz uma proposta de transformação íntima, principalmente em ações nocivas que são pequenas e por muitas vezes passam despercebidas.

O livro é curto, mas eu demorei pra ler porque queria apreciá-lo e refletir sobre cada capítulo, que por si só já traziam assuntos muito densos. Um tapa na cara de quem sempre acha que é o dono da razão. E no final das contas, o inferno, que precisa ser constantemente trabalhado, conhecido e moldado não é o outro, somos nós. Recomendo!

site: https://www.instagram.com/tantopraler/

Vana 29/07/2021

O inferno somos nós...
Este diálogo inspira realmente a nos autoanálisar, nos corrigir e a pensar em como nossos atos e os do próximo podem interferir em como reagimos as situações e como deixamos que isso defina nosso modo de viver.

Pablynne.Rocha 03/07/2021

Muito bom!
Livro para trazer reflexão sobre inúmeros pontos e uma nova visão de mundo, amei!! Fiquei com uma visão mais otimista do mundo depois desse livro, reco!
Pablynne.Rocha 03/07/2021minha estante
Recomendo***

Pablynne.Rocha 03/07/2021minha estante
Escrevi errado o final haha