O inferno somos nós

O inferno somos nós Monja Coen
Leandro Karnal

Resenhas - O Inferno Somos Nós

Maiara 01/08/2022

Essa conversa é excelente pra refletir sobre si mesmo e sobre o mundo. Se encaixa perfeitamente na época em que estamos vivendo e o tipo de reflexões e ações que precisamos nas nossas sociedades.

Vicente Tavares 28/07/2022

Leitura que eleva
Essa é uma daquelas leituras rápidas e leves que ajudam muito a relaxar um pouco e pensar um bocado! Quando terminei o livro já senti falta, queria mais um pouco da conversa agradável dos dois autores. Os conceitos, propostas e provocações que eles trazem servem pra elevar um pouco nosso espírito, através da reflexão realizada e possíveis pontos de melhoria. Altamente recomendado para todos.

Felipe770 13/07/2022

Superficial, infelizmente. Os dois autores são interessantes e colocam bem suas ideias, mas falta ao livro a profundidade que o tema merece.

Anny 22/05/2022

"O inferno somos nós".
Nesse livro, o professor e historiador Leandro Karnal e Moja Coen, jornalista e fundadora da comunidade zen-budista brasileira, falam sobre a cultura da paz, em como a origem da violência está enraizada no medo, e em como o respeito e autoconhecimento podem ajudar na construção de uma sociedade com menos ódio e menos ego. O livro é em forma de um diálogo que eles tiveram no dia 17/09/2017, e no discorrer da conversa eles vão compartilhando seus pontos de vista sobre o como a sociedade tem lidado com o racismo, religiões, culturas, política, questões como veganismo e vegetarianosmo, e etc. Foi uma leitura muito rápida, li em menos de 3 horas e tive muitas reflexões. Um ponto ainda mais positivo foi que eles fazem referências a diversos discursos de filósofos, escritores, teólogos para tornar a compreensão ainda melhor. Indico muito!

Luis Gustavo 05/05/2022

Leandro Karnal e monja Coen
Os autores conversan sobre do ódio a cultura de paz em um diálogo inspirador. Medo também é pontuado.

Angelica 03/05/2022

Leitura muito simples, de linguagem e referências extremamente acessíveis. Esse estilo de livro/conversa é muito dinâmico, aproxima e facilita totalmente o entendimento das questões apresentadas, como se estivéssemos realmente participando da conversa.
O livro é curtinho e por isso deve ser lido sem expectativa de um debate aprofundado. Mas mesmo assim, é um livro cheio de insights que levam a uma reflexão sobre a cultura de ódio em que vivemos e como muitas vezes agimos e respondemos aos acontecimentos com violência exacerbada, e que isso pode ser modificado através do nosso próprio autoconhecimento, ao lembrarmos que não somos melhores ou mais bonzinhos e evoluídos que os outros, e que todos lidam com seus próprios demônios; tendo isso em mente, mais fácil será exercitar a paciência e empatia com o próximo e reduzir a raiva e as respostas violentas no convívio em sociedade.

Simone 21/03/2022

Ideias abordadas no livro
"Estamos sempre defendendo e protegendo posições, papéis, personagens e objetos materiais. Quando tudo isso deixa de ser o essencial, o que sobra?"
"Ao meditar, o sujeito é o objeto da ação, o eu com o próprio eu".
"Há disciplina, há rigor e também liberdade no zen-budismo. É no calor, no fogo, que se forja uma espada".
"Fazer o que se quer é o conceito hedonista ou infantil de liberdade. Fazer o que não se quer é o exercício maior de dizer à nossa vontade que ela tem um desejo, mas que não vamos atendê-lo".
"Localizar o mal no outro é uma panaceia universal. Claro que o outro pode estar errado e existem críticas ponderadas e necessárias. Porém, é frequente que o outro seja sempre esse espelho do que eu desejo, do que eu temo e da violência em mim".
"Se não tivermos nem apego nem aversão, poderemos lidar com pessoas muito diferentes com respeito e dignidade".
"O maior altruísta é o maior egoísta. Pois já percebeu que só será feliz se todos estiverem felizes".
"Se nós precisamos de coerção é porque não somos éticos".
"É preciso entrar em contato com algo que é maior do que esse euzinho, do que essa necessidade pessoal e única que faz com que não se perceba o todo, quem está ao lado, o que está fazendo, a necessidade do outro".
"Somos todos parecidos. E a raiva do outro que respinga em nós atiça, germina, umidifica a nossa própria raiva, que acaba estourando da mesma forma. Criar uma empatia com o outro pode ajudar a superar essa cultura de não paz".
"Buda dizia que a mente humana deve ser mais temida que cobras venenosas e assaltantes vingadores. A nossa própria mente! Não a mente de outras pessoas".
"Só existe este caminho para uma cultura de paz: o autoconhecimento".
"Costumo dizer que sou sábio no minuto seguinte. Nunca consigo ser, ou raramente consigo ser, sábio no minuto em curso".

Celle 10/03/2022

Que livro incrível!!! Recomendo a qualquer pessoa!

O mesmo faz a gente refletir muito sobre o mundo em si e em como fomos criados para uma cultura de ódio, mas que aos poucos podemos enxergar além disso, ver que podemos mudar e sermos melhores e para isso se faz necessário o autoconhecimento, reconhecer a si e ao outro como ser humano, compreender e entender a si e aos demais!

Monique 26/02/2022

Achei a discussão sobre o tema de libertação pela paz bem razão. No final, acredito que esse tema é muito mais complexo que as questões levantadas nesse estilo de conversa.

Marcela Prado 15/02/2022

Empatia, respeito, autoconhecimento. Solte o cabo de guerra
Escrito por Leandro Karnal, professor doutor na Unicamp, desde 1996. Graduado em História e doutor em História Social, possui pós-doutorados. Sua formação cruza história cultural, antropologia e filosofia. É membro do conselho editorial das principais publicações acadêmicas da Unicamp e da Unisinos, além de autor de várias obras. Juntamente com Claudia Dias Batista de Souza, conhecida como Monja Coen, foi jornalista profissional em sua juventude. É missionária oficial da tradição Soto Shu e primaz fundadora da Comunidade Zen-budista do Brasil. O livro é o diálogo entre ambos, que abordam e aprofundam questões a respeito do ser humano como um todo. Trazendo indagações como raiva, autoestima, autoconhecimento, bondade, sociedade, medo, autoritarismo, repressão, coerção entre inúmeros temas pertinentes que juntos formam reflexões ricas, significativas e totalmente relevantes. Leitura fluída e que valeu a pena, inclusive a indico.

"O medo faz parte de um processo de não estar presente no que está acontecendo e não vivenciar aquilo assim como é."

"Esquecemos, no dia a dia, que somos mortais. Estamos sempre defendendo e protegendo posições, papéis, personagens e objetos materiais. Quando tudo isso deixa de ser o essencial, o que sobra?"

"Buda dizia que a mente humana deve ser mais temida que cobras venenosas e assaltantes vingadores. A nossa própria mente! Não a mente de outras pessoas."

"É preciso tolerar alguém que tenha outra forma de pensar, de comer... Mas não se trata de tolerar a outra pessoa como toleramos um remédio amargo e desagradável, apenas porque ele traz a cura. Para mim, devemos compreender e respeitar o outro, o que considero um passo a mais do que tolerar."

Mary 30/01/2022

Mais que estar em paz, dar a paz para o que está ao seu lado
Karnal e a Monja Coen nessa conversa/livro nos apresenta mais do que uma cultura da paz, nos apresenta formas única de ver e sentir a paz interior, pessoal e a paz coletiva, com o outrem.

Rodrigo.Rosa 17/01/2022

A cultura da não violência
O livro nós faz perceber o quão violenta é nossa sociedade, não só a violência física como a verbal.

Lenon, André Lenon 11/01/2022

Excelente reflexão sobre as causas da violência na sociedade, desde suas raizes até suas consequências, e possíveis atitudes que poderíamos adotar para adotarmos a cultura de paz em nós.