Deuses caídos

Resenhas - Deuses Caídos

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Debyh 07/11/2018

Macabro
Já vamos começar o mês, lógico com um livro de terror né, e este aqui é bem pesado. Pela sinopse eu já esperava uma história com bastante acontecimento, porém ela é bem mais forte do que aparenta, então se preparem para muitos seres que não são deste mundo, mas andam por aqui.
Cipriano trabalha (mais ou menos) como padre, porém sua real função é de exorcista pela Sociedade de São Tomé mantendo o sobrenatural longe dos humanos. Um caso de um assassinato então chama atenção por conter certos aspectos estranhos e assim tudo começa a tomar proporção maior quando o assassino usa a internet para assim condenar pessoas.

(continua no link: http://euinsisto.com.br/deuses-caidos-gabriel-tennyson/ )

site: http://euinsisto.com.br/deuses-caidos-gabriel-tennyson/

Jessé 14/11/2018

Literatura nacional vai bem, obrigado. Tá excelente, pra falar a verdade. Se você não gosta de literatura nacional, meu amigo, eu lamento muito por você.

Deuses Caídos nos apresenta uma história diferente de tudo o que já vimos. Um vídeo cai na internet. Um apóstolo, acusado por sonegar impostos, está sendo brutalmente torturado. O sequestrador deixa à mercê dos expectadores matar o homem ou não, através do número de likes / dislikes.

O começo já é bizarro por si só, mas tudo piora. Somos apresentados à Judas Cipriano, um padre nada tradicional. Cipriano é membro da Sociedade de São Tomé, uma ramificação da igreja responsável por lidar com casos sobrenaturais, como exorcismos. Além disso, é descendente do próprio São Cipriano. Mas ele tem lá suas particularidades, então não espere um padre comum.

Cipriano envolve-se no caso, pois imagina que há algo de sobrenatural em tudo isso. Por isso, ele acaba contando com a ajuda de Júlia, uma investigadora, que não sabe do lado paranormal de Cipriano.

Ele sabe que não é uma criatura comum, mas tudo indica que pode ser uma das criaturas mais poderosas que já enfrentou. Numa corrida contra o tempo para descobrir o que está acontecendo, mais pessoas estão morrendo. Cipriano será rápido o bastante para salvar a próxima vítima?

O livro envolve várias religiões, com um serial killer que mata pecadores, pensando ser o novo messias. Se você tem a mente um pouco fechada pra esse assunto, esse livro não é pra você. Deuses Caídos é pra quem tem pulso firme e sangue no olho.

A história se passa no Rio de Janeiro e, mesmo se você não morar lá, vai se sentir em casa. A escrita de Tennyson é fluida e, de certa forma, fora da caixinha. Se o personagem tiver que falar com sotaque, ele vai falar. Se tiver que xingar, ou usar expressões +18 (que muitos autores tentam privar em suas histórias), ele vai usar também. Isso não deveria ser um mérito, mas acaba deixando a história mais natural, seguindo seu próprio fluxo.

O gore aqui é inevitável. Vísceras voam, sangue é derramado e muito, muito mais. O autor soube muito bem como mesclar o terror, o suspense e a fantasia urbana pra criar uma história fantástica. Tudo se mistura pra criar algo sujo, mas maravilhoso. E, por mais absurdo que algumas coisas pareçam, sabemos que elas fazem parte da nossa realidade.

Mas o melhor fica para os personagens. Tu pode esperar de tudo. Vampiros, golens, fadas dos dentes. Cada um deles vai te surpreender. Cipriano? O melhor deles. Fazia tempo que eu não via um protagonista tão cativante, tão atormentado e tão "foda-se" pra tudo. E ISSO SE ENCAIXOU PERFEITAMENTE NA HISTÓRIA.

Com Deuses Caídos, Gabriel Tennyson dá uma nova voz ao terror nacional, mostrando que podemos sair da caixinha e produzir algo de extrema qualidade. O livro foi uma tremenda surpresa e, sem sombra de dúvidas, uma das melhores leituras do ano.

Ainda em tempo: Deuses Caídos será adaptado para a TV!

Nota: Selo cafezinho de qualidade (10 / 10)

site: www.dicasdojess.com

esteves.scream 25/02/2020

Monstruoso
Fui surpreendido pelo horror do livro. Sem dúvidas um dos melhores livros Br que já li.
Andrea 25/02/2020minha estante
Hello, you! :)

Coloquei esse livro nos meus desejados depois da resenha de um amigo. Bom saber que mais gente tá curtindo!

Ernani.Maciel 24/01/2019

Uma mistura dos filmes Seven e Constantine.
A primeira metade do livro é empolgante e coesa, uma mistura dos filmes Seven e Constantine, no entanto, com um protagonista nada convencional, diria que bizarro, mas atraente.
A partir da segunda metade a história desenrola-se aceleradamente. Faltou a coesão e a calma em narrar que sobraram na primeira metade.

No entanto, foi uma leitura que valeu a pena. O autor deixou-me uma boa impressão ? especialmente por tratar-se do seu romance de estreia. São vários os pontos positivos, darei destaque ao que me fez comprá-lo, ou seja, o tema. A caça aos evangelistas famosos e inescrupulosos por um serial killer que utilizava da internet para expor suas vítimas... Pensei, preciso ler esse livro.
Quantas pessoas são enganadas por ditos homens ou mulheres de Deus? Há pouco estourou o escandaloso caso João de Deus, fora vários outros que estouraram e ainda estourarão.
Em meio a toda a violência aqui exposta, o autor nos faz refletir bastante sobre as pessoas que ludibriam as outras usando como pretexto a fé. Não engulam tudo que vos falam, pensem, leiam e reflitam sempre.

Também agradou-me a escrita, texto sem pudores, - proibido para menores, hahaha - fluido, escrachado, ora blasfêmico e recheado de palavras de baixo calão.

Parabéns para a Suma, a edição é muito boa.

Lukasaguiar 24/11/2020

Um otimo livro de estria
esse livro foi ótimo. o mundo junto com a magia foi muito interessante. os personagens super carismáticos e mais importante . esse livro te da medo que nem tudo pode dar certo. tem um ar bem pessimista que deixa o perigo das historia real.

Rotina Agridoce 29/01/2019

recomendo! Deuses Caídos - Gabriel Tennyson por @rotinaagridoce
Cipriano é um padre incomum, dotado de alguns dons ele trabalha para o Vaticano realizando exorcismos e escondendo o sobrenatural da humanidade. A morte de um pregador faz com que Cipriano se junte a policial Júlia para desvendar quem está por trás deste terrível assassinato transmitido pela internet. Só que quem matou Santana não parou, e esta criatura não parece com nada que este padre já tenha encontrado.
Tennyson desenvolveu sua narrativa em terceira pessoa com algumas características marcantes, a primeira é o estilo coloquial repleto de palavrões de baixo calão, especialmente no início da trama. Junto disso temos um pé no estilo Gore, com cenas fortes bem detalhadas sem receio do efeito que irá causar no leitor, estas diminuem um pouco ao longo do livro, permitindo maior envolvimento com a estória. Talvez nem todos consigam passar por estas páginas com facilidade. E quebrando um pouco o peso da narrativa o autor cita referências ao mundo pop, ou seja, utilizando de filmes, seriados e outros ele faz piadas de humor negro com estas referências.
Quanto a mitologia utilizada por Gabriel ele utilizou de tudo um pouco, desde a clássica encontrada na bíblia que é o fio condutor do serial killer, até a judaica, passando por tradições quanto a criaturas como vampiros e fadas, tudo junto e misturado, mas não fazendo uma salada, e sim um conjunto de existências possíveis em uma cidade como o Rio de Janeiro.
Sou fascinada quando um autor consegue trazer a fantasia para a terra do asfalto, quando nos faz se sentir espreitados em nossas casas tamanho realismo da fusão da fantasia com o urbano. Colocar a fada do dente, por exemplo, como uma dentista foi muito interessante! O Saci também ganhou uma versão muito, muito boa!! Para não citar outros exemplos para não estragar as surpresas!
Judas Cipriano, o protagonista é um padre por profissão, não por vocação, assim ele faz tudo o que não é esperado para um padre. Boca suja, com modos rudes e nojentos, ele vive no submundo, mas no fundo tenta encontrar dentro de si a bondade, e tem acessos de boa vontade. Sua estória de vida é aos poucos contada, e aos poucos o compreendemos mais, criando até uma empatia.
Júlia, a policial também tem um dom, mas ela não o encara desta forma, tanto que se considera agnóstica. Embora ela seja uma criatura sobrenatural ela demora a se considerar uma. Tem uma força interna grande que desconhece, que só aos poucos irá resgatar. Junto a Cipriano se torna mais empoderada.
O serial killer é um doente com poderes, e se uma pessoa com desvio de personalidade já é ruim sendo comum, imagina quando pode matar a distância?! Pois é, quando ele é inteligente e malvado acaba matando figuras religiosas com passado sombrio através da internet, onde os deslikes são o julgamento para a morte delas. Quando a narrativa se aproxima mais dele, e conta sua estória e objetivo com as mortes é mais assustador ainda! Seu modo operantes é impossível de controlar senão por outro com alguém que tenha poderes. E o modo como acaba controlado foi uma ótima jogada do autor!

Leia o restante no blog Rotina Agridoce

site: http://www.rotinaagridoce.com/2019/01/resenha-1662-deuses-caidos-gabriel.html

Pedro.Gagg 06/08/2020

Uma viagem, em todos os sentidos conhecidos
Um bom livro para se divertir. Algumas partes são um tanto confusas (como o primeiro terço) com relação ao tempo. O que me incomodou (não muito, para falar a verdade) foi a explicação para o acontecimento do prólogo do livro, se não estivesse lá não faria falta. Na verdade este prólogo atrapalhou na construção da policial (não me lembro do nome dela. As vezes não me lembro do meu próprio nome). Se você não prestar atenção, este fator passa batido. É uma boa leitura, recomendo sem ressentimento! APOIE A LITERATURA BRASILEIRA!!

Dios 182 27/03/2019

The Tale of Scrotie McBoogerballs
Não deixe que as críticas a respeito do linguajar do livro te faça acreditar que se trata de uma obra ruim.

Há um episódio em South Park (s14e02), cujo título dá nome a esta resenha, em que os garotos, desapontados por não encontrarem nada que justificasse o banimento de "O Apanhador no Campo de Centeio" das escolas, decidem escrever seu próprio romance ofensivo com a intenção de repugnar o máximo de pessoas possível.

A impressão que se tem na primeira metade de "Deuses Caídos" é a de que o autor tinha as mesmas intenções: Palavrões, blasfêmias, violência e pornografia saltam das páginas com ou sem motivos, e no decorrer da leitura, isso se torna irritante já que sua experiência com o livro é constantemente interrompida por uma voz zombeteira, a do autor, sussurrando em seus ouvidos: "E aí, consegui te chocar? Não? Então segura essa". No entanto, isso não condena o livro.

Se o sonho do autor é popularizar a literatura fantástica no Brasil, ele se mostra apto a tal feito. As criaturas feéricas que habitam o submundo do Rio são mostradas de forma natural e convenientes para o desenrolar da trama, e mesmo que às vezes possa parecer que elas surjam muito, digamos, rapidamente, vale lembrar que um maior espaçamento/desenvolvimento demandaria mais páginas, e ninguém quer ler um calhamaço como romance estreia.

Os acontecimentos sobrenaturais investigados pelo protagonista e tudo que envolve o Vaticano e a Sociedade de São Tomé por diversas vezes te faz parar e pensar: "Caramba, achava que essas coisas só aconteciam nos EUA". Mas não, esta é uma literatura fantástica totalmente ambientada em terras tupiniquíns.

Vejo Constantine ser citado como influência ou base de comparação. Bom, não conheço muito Hellblazer, mas posso dizer que o livro é uma boa pedida para fãs de Preacher.

Em suma (desculpem o trocadilho), uma ótima leitura.

Xande 12/06/2020

Espetacularmente maravilhoso!
Maravilhoso, com um ótimo ritmo, e de uma qualidade absurda! Criaturas fantásticas se aventurando no nosso Rio de Janeiro. Muito bom! O livro não deve em nada a livros internacionais. Amei... e esse é daqueles que você devora... li em 3 dias tamanha eletricidade presente no ritmo do livro! Produto nacional de alto padrão!

Taverna do Pergaminho 07/05/2019

REVIEW - Deuses Caídos - Confira no canal Taverna do Pergaminho e participe dos sorteios !!

site: https://www.youtube.com/watch?v=HkpWkee_oQg

Jonathan 30/06/2019

Deuses Caídos - Bom livro, mas...
Admito que gostaria de dar uma nota melhor, mas é complicado. O livro inicialmente prendeu minha atenção, mas o final dele não foi punch que eu esperava. Necessário ponderar entretanto, que o autor é uma grata surpresa e estou ansioso por uma nova obra.

Biblioteca Álvaro Guerra 24/07/2019

Em Deuses caídos, Gabriel Tennyson nos leva em uma investigação sombria e grotesca, percorrendo os cantos escuros do Rio de Janeiro, onde as sombras têm olhos e garras, e de onde o leitor desavisado pode nunca escapar.

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788556510648

Ninha 02/08/2019

Maravilhoso
Q historia senhoras e senhores. Esse livro nao agrada gregos e troianos, mas na minha visao de leitora sincera é incrivel.

Rick 01/12/2019

Resenha📚 (deuses caídos)  "O fato de você não ver essas criaturas não signifique que elas não existem".

No livro conhecemos Judas cipriano um descendente direito de Cipriano que trabalha para a sociedade de São Tomé em outras palavras um investigador paranormal e que quando existe possibilidade de uma dessas criaturas que se escondem na escuridão do rio comete um crime ou algo do tipo ele vai a caça.

Também nos deparamos com Julia uma policial investigativa que acaba descobrindo que tem habilidades um tanto quanto estranhas e que também é uma descendente de uma entidade muito poderosa , sendo assim um dos seus poderes é de tecnopatia se comunicar com a tecnologia a sua volta podendo acessar bancos de dados e afins.

No trama vemos Judas cipriano correndo contra o tempo com a ajuda de Julia pois com os seus dons são extremamente importantes para com a missão e conseguir pegar o assassino  que  está matando as pessoas e as expondo na internet dizendo que é um novo salvador , entre revelações mais criaturas aparecem dando um toque mais sobrenatural a história vendo que o rio está escondendo seres inimagináveis a séculos e com um final que me deixou de queixo caído pois não imaginava esse desfecho e o assassino é bem forte onde o Judas Cipriano e a Julia demoraram um pouco para conectar os casos mas conseguindo pega-lo digamos assim.

Uma fantasia urbana de ótima qualidade com uma leitura rápida e fluida pois terminei o livro em 2 dias confesso que as prineiras 20 páginas não me prenderam mas depois dali não consegui mais largar,  com cenas de lutas e um suspense muito bom.  Se você nunca leu nenhum nacional está na hora de você ler e enaltecer nossos escritores 💚💛.

Gostaram da resenha amigos!

site: Ig literário @ricklendoeoslivros

Carlos 22/04/2020

Para ler esse livro você precisa destituir da fé, ou pelo menos desconsiderar tudo no que acredita para não se sentir ofendido, ou ver isso como um simples livro descompromissado. A composição de cenários, de faces da vida brasileira e carioca mais em especifico ganham tons de verdade nesse thriller religioso.

Devo confessar que o autor foi genial e ousado. Iniciar a leitura da série de crimes com um pastor sendo torturado por roubar os fies é agoniante e ao mesmo tempo nos faz pensar "cara seria tão bom se isso acontecesse com uns FDP aí" – convenhamos, a natureza humana é um equilíbrio tênue entre bem e mal, do qual para os menos religiosos chamamos de consciência, ética e moral. O segundo acontecimento me lembrou os idos dos anos 2000, antes do levante neopentecostal era comum na televisão haver muitos casos de Kadercistas e dentre eles as polemicas cirurgias mediúnicas. Em outro momento um padre que abusa de crianças dentro das paredes da igreja e consegue ter o caso abafado depois do escândalo inicial, muitas vezes com o consentimento da Santa Sé… percebe-se que o autor não fugiu da realidade [tragicômica] religiosa brasileira ao escrever seu romance.

Os toques de sarcasmos e ironia que permeiam a obra, mas ao mesmo tempo querendo ser respeitoso ditam um tom de galhofa que pode insultar alguns e agradar a outros – me agradou deveras. Ter um padre que tem vícios, descende de uma família tida como de satanista por muitas religiões, assumidamente homossexual com preferencias sexuais por travestis e com carisma zero para crianças – cadê a mãe desse anticristo? – são os pontos fortes do livro e reforçam as criticas às religiões de modo geral.

O autor cria um universo onde sincretismo religioso e partes do folclore brasileiro e do mundo se fundem sem perder suas particularidades, reforçando um mundo mágico e sobrenatural que são palatáveis e você crer que é possível que existam. A parte em que explica a adoração a diversos deuses ao longo da existência humana é sensacional.

A personagem de Júlia traz um contraponto as características de Cipriano, o padre exorcista. Clara referencia aos deuses afro-brasileiros, a personagem é quem conduz o leitor cético a acreditar nos absurdos que vivem no submundo de Cipriano, enquanto que ela própria é a antítese do mundo real.

Muitos dizem que o livro possui passagens desnecessárias ou exageradas, não senti isso, cada situação era necessária porque o autor assim quis e tudo está ali cumprindo um papel na trama. Tennyson é uma grata surpresa no cenário nacional de ficção, espero poder voltar a explorar esse mundo criado pelo autor.

Não aceito o que aconteceu no final, preciso de mais páginas de impropérios de Cipriano e da interação dele com Júlia.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6