Um banquete para Hitler V.S. Alexander

Resenhas - Um Banquete Para Hitler

Nana 26/07/2018

Uma visão diferente da guerra...
Sou suspeita pra opinar porque adoro livros que unem fatos reais com ficção, principalmente quando o assunto é a segunda guerra mundial. Já li muitos livros sobre a guerra, mas este foi por um caminho diferente de todos que li, pois aqui a personagem principal "Magda", nos mostra a vida ao lado de Hitler, dentro dos bunkers na Alemanha onde ele se escondia. Ela foi selecionada pelos nazistas para ser uma das provadoras da comida dele, trabalho que era feito para evitar que ele fosse envenenado. O detalhe é que ela odiava as ideias do partido e todas as atrocidades que eles causavam, e só permanecia lá para se proteger da guerra que estava destruindo a cidade.
O livro é muito bem escrito, totalmente envolvente e cheio de informações sobre esse período histórico que abalou o mundo. Além disso ainda somos apresentados a Eva Braun, que era a companheira de Hitler.
A ideia do livro veio de um relato de uma senhora de 95 anos, Margot Woelk, que foi provadora e só agora revelou sua história a um repórter. O livro não conta sobre a vida de Margot, mas é baseado em várias experiências vividas por ela.
Muito bom! Recomendo pra quem gosta do assunto .

douglaseralldo 12/08/2018

BOM APETITE, E CONFIRA AS 10 CONSIDERAÇÕES SOBRE UM BANQUETE PARA HITLER, DE V. S. ALEXANDER
1 - Um Banquete Para Hitler é um competente romance histórico que insere novos personagens em pequenas lacunas históricas para narrar a seu modo a Segunda Guerra Mundial, especialmente o círculo íntimo de Hitler visto sob a perspectiva de uma profissional de alto risco, ou seja suas provadoras, que no auge das paranoias do tirano eram responsáveis por provar - e certificar-se que não estão envenenados - todo e qualquer alimento destinado a ele;

2 - A provadora, no caso, é Magda Ritter, que com o avanço da guerra precisa sobreviver e acaba encontrando trabalho junto a um dos círculos próximos a Hitler, tornando-se uma provadora de alimentos que testemunha os movimentos derradeiros da guerra, e que acima de tudo, construirá a seu modo, aproveitando os mistérios não resolvidos da história, para escrever o desfecho do ditador estando a narradora-protagonista do romance na centralidade destes atos finais;

3 - Segundo o próprio autor em nota integrante da narrativa, o romance surgiu inspirado em um fato real que só viera à tona em 2013. A partir da ideia, segundo ele "[uma colega]... me disse que esperava que eu não o [o romance] transformasse em uma celebração do fascismo e da vida do ditador alemão. Assegurei que não tinha atenção..." algo que se confirma, ainda que visto de uma perspectiva pouco usual dos romances ambientados na Segunda Guerra, sendo totalmente habitado por personagens alemães;

+: http://www.listasliterarias.com/2018/08/bom-apetite-e-confira-as-10.html

site: http://www.listasliterarias.com/2018/08/bom-apetite-e-confira-as-10.html

Luciana 04/09/2018

Um banquete para Hitler
O que dizer desse livro maravilhoso sem soltar spoiler? Me prendeu da primeira até a última página e quando acabou fiquei querendo mais. O livro é uma mistura de realidade com ficção que vc se pergunta se realmente tem ficção no meio de tanta realidade. Vale muito a pena ler!!!

Simone de Cássia 11/09/2018

Normalmente não gosto de livros que mesclam ficção com realidade... sempre fico em dúvida tentando descobrir até onde vão os fatos e onde começa a imaginação. No geral é um bom livro; traz uma nova faceta do nazismo por retratar algo bem do núcleo, da intimidade de sua elite, sem que pra isso tenha que fazer defesa desse horror. Um ponto ou outro achei um pouco forçado (aí pesa a ficção...ou não?!), mas cumpre o papel até mesmo pedagógico de dar a conhecer algo da rotina dos algozes da humanidade.

Bia Sousa 20/09/2018

SURPREENDENTE
Em Um Banquete Para Hitler, conheceremos Magda Ritter, uma jovem que teve a sua vida devastada pelo nazismo, mas o terror que ela viveu era diário, o horror lhe era servido.

“Eu não era uma adivinha, mas me perguntei quão grave minha situação poderia se tornar como uma trabalhadora no Reich.”

Devido ataques aéreos no período da Segunda Guerra Mundial, os pais de Magda decide mandá-la para a casa dos seus tios, simplesmente para ter mais segurança para a filha querida. Assim que chegou na casa dos seus tios, acabou ganhando uma condição para morar lá, Magda teria que trabalhar, mas como se sabe, nesse período não era nada fácil conseguir um emprego sem estar associado ao Pardido Nacional Socialista dos Trabalhadores Alemães.

Magda se vê pressionada pela tia e acaba se associando a Liga do Reich, e em poucos dias ela foi chamada para trabalhar, era algo secreto, mas ela não imaginava que emprego era esse.

“Algumas pessoas não conseguem sentir cheiro de cianeto. É uma característica genética. Você tem sorte de conseguir; caso contrário, teria que encontrar outro trabalho.” Fiquei chocada com o meu infortúnio. Se eu tivesse mentido sobre o cheiro, poderia ter sido designada como cuidadora da cozinha ou outra tarefa menos perigosa. Em vez disso, através da minha ignorância sobre venenos, tinha garantido meu emprego como provadora.”

Nossa protagonista iria trabalhar diretamente com Hitler, ela seria uma das provadoras, uma pessoa de confiança de Adolf Hitler. Como muitos já sabem, Hitler desconfiava de tudo e de todos, e seu maior medo era morrer envenenado. Sim, esse medo também passou a acompanhar Magda, a morte lhe era servida todos os dias.

Com o tempo, ela acaba se acostumando com o trabalho e passa a ter mais contato com algumas pessoas que trabalham para o Führer, ali ela passa a perceber que nem todos se simpatiza por Hitler, mas a grande maioria o idolatrava e acreditava que apenas ele traria a salvação da nação.

“Você e outras experimentam a comida do Führer. Seu corpo é oferecido em sacrifício ao Reich no caso de a comida estar envenenada.”

Depois de uma tentativa de envenenamento que Magda descobriu, ela passou a ser uma pessoa querida por Hitler, mesmo ele não sabendo que a grande vontade dela era matá-lo com as próprias mãos.

Sobre o que acontece com Hitler muitos já sabem, mas o que me encantou nesse livro foi ver como era a vida do Führer e de quem vivia ao seu redor. Comida, lazer e outras regalias era tido de sobra, enquanto muitas pessoas passavam fome e não conseguiam dormir devido aos bombardeios, durante a leitura pude perceber o quão Hitler era maquiavélico, apesar de na minha opinião ser muito inteligente (pena que utilizou a sua inteligência para o mal).

“Estremeci. Minha vida pode acabar aqui. Nem mesmo os bombardeios em Berlim tinham me obrigado a enfrentar minha mortalidade de maneira tão brutal. A ideia de que eu poderia morrer por Hitler me atordoou.”

O horror vivido por Magda e o medo que ela sentia diariamente me tocou por diversas vezes (em vários momentos da leitura tive que dar um tempo para digerir os acontecimentos). Mortes, ameaças, abuso de poder, e o que mais me chocou foram como as pessoas eram tratadas e as cenas de estupros.

Além disso, acompanharemos o romance de Magda e Karl, que me emocionou demais, mas já adianto que o núcleo principal do livro não se diz respeito ao romance. Ah, esse é o primeiro livro que tem a Eva (esposa de Hitler) como personagem, gostei muito de conhecer ela.

“Como todos na Alemanha podiam olhar para o outro lado? Me perguntei se aqueles que viviam nas cidades ou em fazendas nos arredores dos campos conseguiam sentir o cheiro de carne queimada. Será que olhavam para os céus quando os flocos cinza caíam sobre eles? Como podiam não saber o que estava acontecendo e, se o sabiam, por que não se importavam? Onde estavam as pessoas que precisavam se mobilizar com indignação e horror contra o que o nosso governo estava fazendo?”

A história contada nesse livro foi inspirada na de Margot Wölk, que apenas aos 95 anos decidiu contar os horrores que viveu e sobre ter trabalhado para Adolf Hitler.

Em diversos momentos da leitura me via fazendo várias pesquisas sobre esse período horroroso que foi Nazismo, então se você gosta de livros que se passam nesse período, que seja ficcional, mas ao mesmo tempo tem um fundamento real, esse livro é ideal para você, e como vocês já devem imaginar, eu amei demais essa leitura.

Por Bia Sousa

site: https://bercoliterario.wordpress.com/2018/08/08/resenha-um-banquete-para-hitler-v-s-alexander/

Suka - Pensamentos & Opiniões 03/10/2018

Costumo falar que livros que traz como pano de fundo a Alemanha de Hitler mexe comigo e isso é fato, seja ele baseado em fatos reais ou ficção. E eu sempre choro.
Não foi diferente com esse livro, que apesar de o autor ter feitos várias pesquisas para a construção de seu romance e trazer datas e momentos que o Führer viveu, é uma ficção.
Iremos conhecer a história de Magda Ritter, uma jovem que ao ir viver na casa dos seus tios acaba conseguindo um trabalho como uma das provadoras de Hitler, ao chegar no seu destino ela será ensinada a como identificar venenos nos alimentos e não havendo a identificação ela é obrigada a comer para que depois o próprio Hitler possa se alimentar. Um trabalho perigoso, mas um trabalho, era assim que ela via sua situação. Até conhecer Karl Weber capitão da SS, os dois irão se apaixonar, mas até isso é proibido dentro do reinado de Hitler. Assim que começa haver cumplicidade entre eles, Karl conta o que de fato acontece nos campos de concentração. Magda já não era a favor do que o Führer fazia e junto com Karl e alguns outros pensarão em possíveis formas de assassinar Hitler.
Ambos passarão por momentos bem difíceis em suas vidas, mas com alguns privilégio diferentemente do povo alemão.
É uma história emocionante de se ler, de leitura fluída e instigante. Recomendo a todos que gostam de romance e história. Confesso que demorei para lê-lo, porque eu não queria descobrir o que aconteceria com os personagens, estava muito apegada a eles já e por se tratar de uma época em que a morte estava sempre presente pra mim foi uma leitura mais densa.

site: http://www.suka-p.blogspot.com.br

Silvana 20/06/2019

Magda Ritter tem 25 anos e viveu toda a sua vida em Berlim com seus pais. E mesmo sendo de uma tradicional família alemã, ela não sentiu necessidade de se filiar ao Partido Nazista até então. E mesmo sua mãe apoiando Hitler, seu pai ainda discorda de várias coisas impostas pelo Führer, como a perseguição aos judeus, mesmo que ele só diga isso dentro de sua casa. Até o momento eles estavam protegidos, mas conforme a guerra vai avançando, as bombas começam a cair cada vez mais perto da casa deles e seu pai decide que está na hora de Magda ir para a casa de seus tios em Berchtesgaden. Seus tios são mais devotos a Hitler do que seu pai, e até a decoração da casa é em homenagem ao Führer.

Assim que chega na casa dos tios, Magda percebe que sua vida será diferente a partir de agora. Sua tia exige que ela consiga um trabalho o mais rápido possível, já que ela será mais uma boca para eles alimentarem, ainda mais em tempos de guerra em que a comida é tão escassa. Mas o problema é que Magda não tem nenhuma qualificação e o único lugar que aceitam entrevistá-la é no Reichsbund, a Liga do Reich, e ainda porque seus tios são bem conhecidos no local. E a primeira coisa que querem saber é porque ela ainda não se filiou ao Partido. Magda promete fazer isso o mais rápido possível e consegue uma colocação. Ela vai trabalhar em Berghof, a casa-refúgio de Adolf Hitler.

Magda começa a trabalhar logo em seguida, mas até chegar a residencia ela não sabia no que consistia seu emprego e quando descobre o que terá que fazer, sua primeira reação é fugir do local. Ela será uma das quinze mulheres que trabalham no quartel-general provando a comida de Hitler. E Magda só fica porque se não aceitar o trabalho, não somente ela, mas também sua família serão vistos como traidores. E enquanto coloca sua vida em risco pelo Führer, Magda conhece o Capitão Karl Weber e com a convivência eles acabam se apaixonando. E Magda descobre que apesar da grande maioria das pessoas adorarem o chão que Hitler pisa, existem algumas pessoas que querem o bem da Alemanha e que acreditam que para isso, Hitler deve ser removido do poder.

"Como todos na Alemanha podiam olhar para o outro lado? Me perguntei se aqueles que viviam nas cidades ou em fazendas nos arredores dos campos conseguiam sentir o cheiro de carne queimada. Será que olhavam para os céus quando os flocos cinza caíam sobre eles? Como podiam não saber o que estava acontecendo e, se o sabiam, por que não se importavam? Onde estavam as pessoas que precisavam se mobilizar com indignação e horror contra o que o nosso governo estava fazendo?"

Um Banquete Para Hitler é uma ficção histórica inspirada na história real de Margot Woelk, que foi uma provadora de Hitler e que manteve isso em segredo até completar 95 anos. Mas apesar de todo contexto histórico, o autor deixa claro que o livro não se trata de uma biografia e por vezes ele usou da licença poética para contar a história de Magda Ritter. Eu quis ler esse livro desde que lançou, porque sou fascinada por histórias que se passam durante a Segunda Guerra, mas somente agora consegui ler. Sei que existem livros que contam o lado dos alemães durante a guerra, mas até hoje eu só tinha lido histórias narradas por judeus e fiquei surpresa por "descobrir" que eles sofreram com a guerra tanto quanto as outras nações.

No livro vamos acompanhar Magda, uma alemã que tinha uma vida boa até o dia em que Hitler começou a perder a guerra por volta de 1943. Até então ela ouvia falar do que estava acontecendo, mas tinha certeza de que Hitler ia vencer a guerra, assim como todos a sua volta. E mesmo não sendo fanática como a maioria, ela meio que ficava em cima do muro, somente quando foi trabalhar em Berghof que ela descobriu a verdade sobre o que acontecia com quem ficava contra Hitler, independente de ser alemão ou não. Geralmente nós tendemos a achar que toda a Alemanha apoiava os desmandos de Hitler, mas a coisa não era bem assim. Quem falava um a que fosse contra, era executado como traidor.

Existiam sim muitos fanáticos que o apoiaram até o fim, até o fim mesmo porque chegaram a cometer suicídio junto com ele, mas também existiam muita gente que via o que estava acontecendo com seu país, mas que estavam de mãos atadas para tentar fazer alguma coisa. E muita gente tentou. E o próprio sabia que muitos do seu povo não o apoiava, vide o trabalho de Magda como provadora. Tudo o que Hitler ingeria era provado por várias pessoas, já que o veneno era a forma mais "fácil" de alguém chegar até ele. Mas a dificuldade não estava somente em matar Hitler e sim acabar com toda uma cúpula que pensava igual a ele. Não adiantava matar a figura e sim todo um ideal.

Uma coisa que gostei bastante no livro foi que o autor abordou sobre o carisma de Hitler. Ele tinha o dom de fascinar as pessoas com suas palavras. Mesmo Magda tendo visto fotos das atrocidades cometidas por ele, quando Hitler falava, era como se ele estivesse certo. E o próprio acreditava no que dizia. O autor soube dar o tom certo para cada personagem, os reais e os fictícios e não tem como a gente ler a história e não querer saber mais sobre cada uma das pessoas citadas no livro. Eva Braun foi uma personagem que me fascinou porque eu não sabia se ela era ingênua aquele ponto ou se ela amava tanto Hitler que não ligava mais para o que ele fazia.

Magda também foi um personagem que gostei bastante. Foi interessante acompanhar suas "descobertas" sobre Hitler e torcer por ela por causa do perigo a que ela se expunha. Mesmo sabendo que ela tinha sobrevivido, já que a história começa com ela em 2013, é impossível não se agoniar quando ela ficava a um triz de ser pega. Outra personagem que achei muito bem construída foi Cook, a cozinheira de Hitler. Eu achei a leitura do livro mais demorada, mas porque a história é daquelas que a gente quer absorver nos mínimos detalhes. Eu amei a leitura e por isso indico com certeza para quem gosta de histórias que se passam nesse período. Quanto a edição da Gutenberg só tenho elogios, desde a capa que está linda até a diagramação que está impecável, mesmo eu não me dando tão bem com aspas no lugar de travessão, não tenho do que reclamar.

site: https://blogprefacio.blogspot.com/2019/06/resenha-um-banquete-para-hitler-vs.html

Fabi | @ps.leitura 12/11/2018

{resenha feita no blog PS Amo Leitura}
Você sabia que na segunda Guerra Mundial, além de diversos acontecimentos trágicos, algumas mulheres eram contratadas para doar suas vidas em nome do país – mais especificamente para Hitler?

Vou começar essa resenha dizendo que este livro me impactou em diversos momentos. “Um banquete para Hitler” conta a história de Magda Ritter que estava entre as 15 mulheres que precisavam provar a comida de Fuhrer antes dele mesmo. Ou seja: qualquer veneno ou circunstâncias poderiam leva-las a morte. E afinal, como ela entrou para este mundo?

Ela queria sair de casa, ser independente e começaria a busca por um emprego. O problema que naquela época, a Guerra estava acontecendo. Não haviam tantas opções de trabalho no local e um certo dia, ela chegou em um local onde estavam contratando. Até o momento, Magda não sabia qual seria sua função, apenas sabia que era apta para a mesma. Quando descobriu que serviria sua vida ao Hitler, seu mundo praticamente desmoronou.

Magda nunca foi aliada a nenhum partido, porém não apoiava as ideologias de Hitler. Seus pais não ficaram orgulhosos também dessa decisão, mas viram como ela estava servindo ao seu país. O que ninguém desconfiava era que ela tinha um grande segredo e ninguém sabia, exceto seu marido. Se alguém descobrisse, ela estaria morta.

Foram longos dias com medo de saber se aquele dia seria sua última refeição, o seu último dia. A Guerra estava intensificando e os Aliados queriam ver Hitler morto. Tudo estava um caos e a cada momento, tudo piorava. Muitos momentos complicados e delicados são mostrados nessa intensa história. Você está preparado para grandes emoções?

💭

Como disse no começo dessa resenha, este livro teve um grande impacto em minha vida. Confesso que amo histórias passadas na Segunda Guerra Mundial, pois mostra um mundo no qual já conhecemos várias vezes nas aulas de histórias, mas de uma forma mais intensa e um outro lado que, muitas vezes, desconhecemos. Isso é um dos pontos que mais me desperta interesse nesse tipo de leitura.

Então nem preciso dizer a forma como eu amei este livro, não é mesmo? Eu tinha muita expectativa nele e fiquei muito feliz que todas foram atendidas. O livro flui de uma forma impressionante e você nem percebe as horas passando, quando vê, já chegou no último capítulo. A escrita de V.S. Alexander é formidável! Sem contar que em cada final de capítulo, ele instiga o leitor a continuar e descobrir todos os segredos e mistérios que aconteceram ao redor de Hitler.

Alguns momentos do livro eu senti vontade de chorar pois fiquei imaginando as cenas e era algo realmente forte. Mulheres que sofreram muito naquela época e eram vistas apenas como objeto sexual para os homens. Consegue imaginar uma sociedade tão machista assim? Infelizmente ainda temos alguns pontos para abordar em pleno século XXI, mas isso não vem ao caso neste instante. Mas este livro mostra um outro lado da Guerra, um lado talvez mais difícil de engolir.

Agora sobre a personagem criada por V.S Alexander... que personagem forte! Eu no lugar dela não saberia como enfrentar diversas situações. E referente ao segredo que ela escondeu por tanto tempo, já era algo que eu esperava conforme a leitura avançava, mas nada tirou a beleza do livro e o choque como tudo ocorreu porque vai além desse grande suspense.

Então, sim, eu recomendo “um banquete para Hitler” para aqueles que gostam de narrativas na Segunda Guerra; para aqueles que gostam de conhecer um outro lado da história, para aqueles que simplesmente tem curiosidade em iniciar no gênero ou está com extrema vontade de ler este livro. O livro é arrasador em diversos pontos e você precisa estar preparado para fortes emoções!

site: https://www.psamoleitura.com/2018/10/resenha-um-banquete-para-hitler.html

Greice.Felipe 23/11/2018

Um livro muito interessante de ficção da segunda guerra
Achei esse livro um livor muito interessante sobre a segunda guerra e sobre Hitler. O livro conta a história de Magda uma mulher que foi parar por um acaso em um emprego de provadora de Hitler. Ela não tinha muito opinião formada sobre se era contra ou a favor do partido por pura desconhecimento do que realmente estava acontecendo. Ao trabalhar para o Führer acabou tendo conhecimento do que realmente estava acontecendo e teve sua opinião sobre o Hitler e a segunda guerra. Os momentos que ela teve que passar durante o livro reforçou esse lado que Magda quis seguir. Achei o livro muito interessante pois mistura ficção com o que realmente ocorreu na segunda guerra. Me senti muitas vezes na pele da personagem vivendo aqueles momentos junto a Führer e os demais. Quase no final achei que o livro deu uma enrolada e ficou um pouco chato, mas logo conseguiu tomar minha atenção até o fim.

Luciana Souto de Oliveira 12/12/2018

Eu gosto muito da temática de livros sobre a Segunda Guerra Mundial, mas devo admitir que esta história foi a mais diferente que já li sobre o assunto, vez que fora narrada por uma personagem que estivera ao lado de Hitler, participando do seu dia-a-dia, enquanto milhares de pessoas tentavam sobreviver ao inferno do holocausto.

Durante a Segunda Guerra Mundial, uma época infernal para muita gente, Magda Ritter, alemã, teve que deixar seus pais e se mudar para Berchtesgaden, para morar com um casal de tios, pois o seu pai, apesar de ser capaz de dar a vida pelo Führer, suspeitava que as coisas ficariam insustentáveis, em Berlim, por conta da guerra. E ele tinha razão...

Em Berchtesgaden, Magda teve mais facilidade para encontrar emprego, já que seu tio tinha acesso ao comando do Reich, e, por isso, conseguiu uma entrevista para a sobrinha, que fora escolhida para ser uma das provadoras da comida de Hitler, vez que a possibilidade de envenenamento ao mesmo era um perigo sempre iminente.

Magda não ficou nem um pouco satisfeita com o emprego que arrumou, pois, apesar de ser alemã, não estava de acordo com o que Hitler vinha fazendo com a humanidade e, ao contrário da maioria de seus conterrâneos, não estava pronta para morrer em prol do ditador.

?Seu trabalho é importante, talvez um dos mais importantes no Reich. Você está entre Hitler e a morte. Sempre deve se lembrar disso?.

Ela fora enviada para a morada de Hitler nas montanhas, Berghof, e, no início, teve muito medo do desempenho de suas funções, já que podia morrer a qualquer momento, bastava que algum traidor estivesse infiltrado naquele meio e envenenasse a comida que seria servida a Hitler. Mas, logo se acostumou com os seus afazeres.

No decorrer do trabalho exercido por Magda, ela teve acesso a muita fartura, pois comia tudo do bom e do melhor - embora pudesse morrer envenenada - e fez boas amizades, sendo uma delas com a chefe da cozinha, Cook, que lhe ensinou tudo sobre envenenamento, fazendo de Magda uma exímia provadora e uma pessoa da confiança de Hitler. Em Berghof, Magda também conheceu Karl, um capitão do alto comando do Reich, por quem se apaixonou e que viria a ser, posteriormente, o seu marido.

Assim como Magda, Karl não era de acordo com toda a desgraça que Hitler vinha fazendo à humanidade e, em face da função que sua esposa exercia, ele armou um plano para matar Hitler, envenenando-o; o problema é que talvez eles não fossem os únicos que quisessem ver o Führer morto e muita coisa estava por trás das várias tentativas de assassinato contra Hitler, que podiam estar vindo de onde menos se esperasse.

?Gostei muito dessa história, apesar de ter sofrido um bocado com ela. O foco, aqui, não é o sofrimento passado pelos judeus nos campos de concentração, mas o outro lado da moeda, ou seja, de como era a vida boa de Hitler ? pelo menos a princípio -, enquanto milhares de pessoas estavam sendo massacradas e mortas nos campos de concentração. Como tive ainda mais ódio de Hitler durante tantos momentos dessa leitura... Mas, o interessante foi a forma como a autora nos mostrou a possibilidade de nem todos os alemães pensarem como ele e no desejo que alguns tinham de vê-lo torturado e morto. A protagonista, assim como muitas mulheres alemães, sofreu muito nas mãos de soldados aliados (parte bem pesada do livro), quando já estavam perto de vencer a guerra, como uma forma de vingar o que Hitler fizera com os seus, mas o fato de ter trabalhado diretamente com o Führer sempre ajudara Magda e ela faria uso desse atributo, se essa fosse a única forma de mantê-la viva.

Cley 05/01/2019

Todas as refeições de Hitler eram provadas antes por outras mulheres, ele tinha medo de comer algo e morrer envenenado.
Em sua jornada, Magda Ritter nunca imaginou que fosse ter um trabalho desses, mas devido ao caos que está se instalando em Berlim, a mesma precisa partir e morar em outro local; precisa trabalhar e o trabalho como provadora está em suas mãos.

A premissa do livro por si só chamou minha atenção, pude perceber o outro lado da Alemanha, muitos não apoiavam o governo de Hitler, tentavam seguir suas vidas, fazendo de tudo para sobreviver.

❝ Quando me sentei na cadeira, contemplei admirada como uma pequena cápsula de vidro poderia mudar o curso da história, se alguém tivesse de colocar um plano em prática. Hitler não era um herói para mim, mas não ousei falar o que eu pensava.❞

O livro é narrado sob o ponto de vista da Magda, uma mulher que tinha uma vida comum, mas que devido à Guerra foi perdendo tudo aos poucos. Em seu local de trabalho chamado “Berghof” ela compreendeu que tudo que sabia sobre a guerra era uma ilusão, mortes, torturas, falta de humanização eram um dos ingredientes de uma ditadura vil e hedionda.

O livro é ficcional, os elementos inseridos trazidos pelo autor servem apenas para deixar a história mais elaborada. Foi baseada na história de uma mulher chamada Margot Woelk, uma provadora de Hitler, ela manteve seu segredo até completar 95 anos. “Um banquete para Hitler” não conta a vida da senhora Woelk, embora o autor tenha escrito algumas cenas relacionadas às experiências dela.

Ter entrado em contato com esse livro, se formos falar de tempo, me fez perceber que isso aconteceu ontem. Em algumas cenas do livro, observei alguns campos de concentração, especificamente, o “Bromberg.Ost”, um direcionado às mulheres onde eram submetidas a coisas terríveis.

Uma guerra tem proporções gigantescas, destrói e aniquila vidas. Nunca refleti sobre a importância da paz como deveria até ler esta obra. Precisamos dela, mas devido à ganância do homem e sua fome pelo poder, só nos resta torcer para que outra guerra assim não exista nunca mais.

❝ Você será desprezado como o maior demônio da história. A menção a Adolf Hitler trará vergonha sobre essa nação, não glória. Seu nome será insultado enquanto a espécie humana habitar a Terra.❞

Veruska 19/01/2019

Um banquete para Hitler
? Procuro evitar livros ambientados na época do nazismo, pelo tanto de sofrimento que a ambição de um homem foi capaz de causar. Mas a capa e o título deste livro me prenderam, e não consegui resistir.
A narrativa é feita por Magda Ritter, uma das quinze provadoras de Hitler - mulheres treinadas na identificação de venenos e que tinham por missão provar qualquer comida ou bebida antes de ser servida ao Führer.
O livro mescla ficção a fatos históricos e, em meio aos conflitos pessoais de Magda, que passa da indiferença ao ódio a Hitler, é possível ter um pequeno vislumbre dos dilemas e convicções daqueles que deveriam servir ao Terceiro Reich. Enquanto alguns são cegamente obedientes e fervorosos adoradores de Hitler, outros, como Magda, veem-se obrigados a servir em silêncio, fingindo lealdade, enquanto passam a compreender a dimensão da crueldade imputada aos inimigos do Führer.
Achei interessante o enredo se ambientar no círculo próximo a Hitler: a rotina nos seus refúgios e seus últimos dias no ?bunker? em Berlim.
Este livro levanta tantos questionamentos sobre aquela época - não muito longíqua - ao mesmo tempo que leva o leitor a viver cada minuto de angústia, sonho e esperança de Magda - que aqui representa tantos alemães daquela época.
Enfim, um livro interessantíssimo de ser lido, com um lembrete: ?O que aconteceu na Alemanha naqueles anos terríveis nunca deve acontecer novamente. Por mais que a humanidade se esforce para fazer o bem, a crueldade permanece?.
TÍTULO: Um banquete para Hitler
AUTOR: V. S. Alexander

Marcos 14/03/2019

Magda Ritter é uma jovem alemã que está em busca de seu primeiro emprego. Mandada do interior, onde sua família morava, para a capital, Berlim, para morar com uma tia, logo ela percebe que o clima político ronda a cidade com muita força. O governo que acaba de tomar o poder está ganhando cada vez mais adeptos. Um governante conquistador está deixando a nação cada vez mais orgulhosa e feliz de seus feitos durante o combate histórico que acontecia. Estamos em 1943, no meio da Alemanha nazista.

Sua tia logo a alerta que, em virtude dos homens estarem indo à guerra e as mulheres destes estarem tendo que ocupar diversos campos de trabalho, conseguir um emprego não é fácil e as vagas que estão disponíveis são sempre para ocupações que pagam muito pouco e onde se trabalha muito. Além disso, caso não esteja alistada ao partido nazista, ela provavelmente não conseguirá nenhum tipo de ocupação. Magda se vê tendo que entrar para um campo que nunca gostou: a política. Lá, ao comentar que precisava trabalhar, uma integrante sugere a ela a única ocupação que sobrou: a de provar a comida que era servida ao Fürher, o próprio Adolf Hitler.

Após passar por treinamentos de segurança própria, de como deveria dar sua vida para defender a de seu líder e de como diferenciar todos os tipos de venenos, plantas, cogumelos e pós possíveis usados em alimentos que poderiam levar alguém à morte, além de, claro, ter uma grande introdução da filosofia nazista em sua cabeça, Magda começa a trabalhar lado a lado do ser humano mais tirano que já existiu. Ela começa a perceber que, mesmo as pessoas que lhe são de confiança, já começam a ter desconfiança de que ele não está mais em suas faculdades mentais e de que as coisas que ele faz são desumanas. Magda então, usando das armas que consegue e de sua inteligência, tentará fazer algo que poderá colocá-la para sempre na história do mundo.

Um Banquete para Hitler é um romance que mescla ficção e história numa mesma narrativa. De fato existiram provadoras da comida de Hitler na vida real, mas nenhuma se chamou Magda Ritter nem há provas de que algumas delas foi responsável por fazer o que a protagonistaa fez no livro. Outros personagens também seguem esse mesmo formato de narrativa.

Sempre gostei de livros sobre Segunda Guerra Mundial e gostei bastante da premissa e do desenvolvimento desse. O ou a autora (que usa um pseudônimo e cuja identidade não foi revelada), tem uma narrativamuito envolvente e sabe mesclar bem os momentos de drama, suspense e ação, além de ter feito uma boa pesquisa histórica antes de escrever.

Recomento a todos que gostem de livros com essa temática e para quem estiver interessado em saber mais sobre como se deu o momento mais triste da história da humanidade sob o ponto de vista do governo nazista.

@biaentreleituras 24/05/2018

Magda Ritter precisou deixar a casa dos pais e ir morar com um tio para fugir dos ataques aéreos dos Aliados. Ela não sabia ao certo o que estava acontecendo no país, o medo era visível em toda a parte e corriam rumores acerca dos judeus, mas até aquele momento ela havia feito vista grossa para a situação, pois o pouco que chegava aos seus ouvidos podia ser apenas boato, embora seu pai acreditasse veementemente na veracidade de cada caso.

Ao chegar à casa do tio Magda foi confrontada pela esposa dele e foi informada de que para viver lá seria preciso trabalhar, mas por não ser associada ao Partido seria difícil conseguir emprego. Para a sua surpresa, após se cadastrar na Liga do Reich ela foi chamada para trabalhar em um cargo secreto e de alta periculosidade: serviria diretamente ao Hitler como uma das provadoras de sua comida.

A partir de então, Magda passou a conviver diariamente com o perigo, a qualquer momento poderia ser envenenada ao provar a comida. Precisou passar por um intenso treinamento para aprender a identificar qualquer ameça à vida do Führer que pudesse se disfarçar em suas refeições. Eram quatro áreas: Cogumelos, arsênico, mercúrio e cianeto. Magda aprendeu sobre aromas, sabores e seus aspectos, bem como os sintomas que causavam.

O medo de morrer toda vez que provava a comida nunca a abandonou, mas ela havia aprendido a lição e estava mais segura ao analisar a comida antes de ingeri-la e constatar que não havia ameaças. O líder nazista estava convencido de que seria envenenado e por isso tinha ao seu dispor quinze provadoras. No começo Magda era só mais uma delas, mas com o passar do tempo foi ganhando espaço e conquistou a confiança de muitas pessoas em Berghof, até chegar à graça de Hitler.

Magda não nutria bons sentimentos por ele, sua vontade era de matá-lo, mas para se manter a salvo era preciso interpretar seu papel de mulher fiel ao Reich. Hitler, em sua intimidade, não parecia ser o monstruoso líder nazista, aparentava ser uma pessoa bondosa e preocupada com o bem da nação e mostrava-se cordial com seus funcionários.

O Capitão Weber e Magda se tornaram muito próximos, ambos compartilhavam o ódio por Hitler. Weber revelou a Magda sobre planos para matar o tirano, era algo grande e orquestrado por muitas pessoas, mas era preciso que outros líderes nazistas fossem atingidos também, para que nenhum deles assumisse o governo.

Décadas se passaram até que Magda Ritter decidisse contar a sua história. Os horrores do passado a seguiram por anos, o pavor constante e os pesadelos a assolavam. Mas ela precisava revelar a sua participação no rumo da História e trazer à tona todos os segredos escondidos em suas memórias.

Leia a resenha completa lá no blog e saiba mais sobre o livro e minha impressão com a leitura > https://goo.gl/kBPTw9

site: http://vocedebemcomaleitura.blogspot.com.br/