Um banquete para Hitler V.S. Alexander

Resenhas - Um Banquete Para Hitler

Ana 19/04/2021

A d o r e i
Bora começar essa opinião sobre o livro dizendo que não é baseado em fatos reais, mas sim: é baseado em algumas pessoas especiais que viveram alguns dos acontecimentos do livro ou que serviram de base pra construção de personagens.
Eu nem sei como explicar o que eu achei desse livro, mas acho que uma palavra que pode servir é: completo!
Como uma pessoa que AMA história da segunda guerra, esse livro trouxe uma visão que eu nunca tinha estudado antes que é a de uma jovem alemã, ou seja, o outro lado da história. A protagonista da história, Magda Ritter, é uma jovem e quando a guerra começa a deixar seus pais preocupados em Berlim, é mandada pra morar com os tios em outra cidade da Alemanha e acaba ?caindo de paraquedas? no trabalho de provadora do Hitler (as pessoas que provavam a comida pra ver se estava envenenada). Só que gente, apesar desse livro ser um romance (vocês sabem que não é muito minha praia) ele é absurdamente claro, rico em detalhes que te fazem viajar de verdade pela história!!!! Eu queria poder falar mais sobre alguns detalhes da história que me deixaram maravilhada, mas não quero dar spoiler. Só guarda essa ideia de ?completo? na cabeça... a Magda ?passeia? por tudo.
Esse é um livro que eu indico real! Tamanho perfeito, história que não se arrasta e só melhora, escrita excelente, clareza de pensamento, embasamento histórico super bem estudado, eu adorei, LEIAM!
Manymony 20/04/2021minha estante
Já quero!

Caroline.Cabral 24/04/2021minha estante
fui muito impactada pela sua opinião, comecei a ler no ato!

Lu 24/04/2021minha estante
Agora lê os outros desse autor. são muito bons!

DAbora.Andrade 24/04/2021minha estante
Já quero

Anaya gutierrez 26/07/2021minha estante
Quero muito!

priscilinha 02/11/2021minha estante
li, e adorei a leitura, sensacional, parecia que eu estava vivendo a historia, muito delicado a forma como foi escrito, com vontade de quero mais

Fabrícia 30/03/2022minha estante
Gente, só eu que não gostei desse livro?

Tchelorj 03/06/2022minha estante
Estou em plena leitura. Os detalhes são otimos. Super escrita.

Jac 16/11/2022minha estante
Comecei está semana e estou amando, exatamente isso que disse uma visão que eu nunca tinha tido da segunda guerra

Clara 22/06/2020

Um banquete para Hitler
O livro retrata a vida de Magda Ritter, uma das provadoras do ex ditador nazista, Adolf Hitler...
O livro é espetacular, foi o segundo melhor livro lido no ano(até agora). Tem momentos em que você vai se acabar em lágrimas, mas acredite, dias melhores virão kkkk. Ele é o tipo de livro que você acaba e fala "caramba e agora? O que eu faço da minha vida?" Kkkkk.
Leitura muito fluida, com um enredo muito intrigante. Enfim, um livro extraordinário, recomendo bastante!
Kleyson.Soares 22/06/2020minha estante
Me dar uma gastura, tudo que diz respeito à Hitler. Fico malzão. Não tenho estômago...

Clara 22/06/2020minha estante
Sim, eu também. Mas de muitas formas me fez sentir mas empatia com o pessoal da época, porque querendo ou não, aquela visão totalmente incabivel de Hitler, era como eles achavam que o mesmo era. Pois na realidade muitas pessoas não sabiam o real contexto da guerra e como ele realmente era. Claro, tinha muitas pessoas que sabiam e que estava do lado dele, mas a maioria não.

Kleyson.Soares 22/06/2020minha estante
Sim, exatamente! As pessoas foram enganadas. Iludidas. Ludibriadas

Clara 22/06/2020minha estante
Sim, isso mesmo!

02/08/2020

O livro é bem arrastado. Não tem muita emoção. Magda, a ?provadora? da comida de Hittler descreve o dia a dia de uma maneira que não prende o leitor. Há livros melhores sobre a segunda guerra...
Varvryy 22/03/2021minha estante
Por exemplo quais livros seriam melhores ???

22/03/2021minha estante
Irmãs em auschwitz, o tatuador de auschwitz, a menina que roubava livros

Varvryy 23/03/2021minha estante
Obrigada, pela dica!

Ana Luiza 19/08/2018

Um Banquete Para Hitler – V. S. Alexander
SOBRE O LIVRO

Magda Ritter é uma cidadã alemã comum, filha de um trabalhador industrial descrente e de uma mãe devota ao Führer, que tem fé cega no partido e na vitória alemã sobre a guerra, enquanto ela, pessoalmente, não se preocupa muito com os assuntos que dizem respeito ao governo, ao partido ou à guerra. No entanto, sua vida toma um rumo diferente quando ela é enviada de Berlim à Berchtesgaden para fugir dos perigos de ataques e morar com seu tio Willy, um policial fervoroso e sua esposa, que assim como sua mãe é devota a tudo que diz ou faz o “salvador da Alemanha”.

Ao chegar à casa dos tios ela se vê obrigada a encontrar um emprego e, sendo sobrinha de um respeitado militar, não tem dificuldades para encontrar um lugar em meio aos empregados pessoais de Ritler. Ela agora será uma de suas “provadoras” e terá a missão de protegê-lo, se preciso, com sua própria vida.

“A vida me castigou e os pesadelos rondam meu sono. Não há escapatória dos horrores do passado. Talvez aqueles que leiam minha história não me julguem com tanta dureza como julguei a mim mesma.”

Em meio aos perigos de seu novo emprego e ao caos em que se encontrava a Alemanha Nazista, Magda vai encontrar o jovem capitão Karl Weber, o homem responsável por seus suspiros apaixonados e por lhe mostrar a verdade por trás de um governo cruel, causando-lhe sede por vingança.

MINHA OPINIÃO

Ao misturar ficção e realidade, V. S. Alexander consegue criar uma trama envolvente e tocante que faz com que o leitor se perca entre fatos reais e inventados e se pegue desejando que o romance tenha realmente acontecido, e que os horrores vividos durante a Segunda Guerra Mundial possam ter criado laços de amor, amizade e compaixão sendo, em meio à tristeza. O livro foi inspirado na história da vida de Margot Woelk, que revelou ao mundo o seu trabalho como uma das provadoras de Hitler durante a guerra e, juntamente aos seus relatos, uma grande pesquisa foi feita para a criação desta obra.

Um ponto interessante é o fato de que durante toda a narrativa, desde sua introdução o leitor é questionado sobre o quanto o povo alemão foi influenciado por uma personalidade carismática e por um espírito de liderança capaz de persuadir toda uma nação, se teriam eles uma parcela de responsabilidade por tudo que o Nacional Socialismo fez ao país.

“Como todos na Alemanha podiam olhar para o outro lado? Me perguntei se aqueles que viviam nas cidades ou em fazendas nos arredores dos campos conseguiam sentir o cheiro de carne queimada. Será que olhavam para os céus quando flocos cinza caíam sobre eles? Como podiam não saber o que estava acontecendo e, se sabiam, por que não se importavam? Onde estavam as pessoas que precisavam se mobilizar com indignação e horror contra o que nosso governo estava fazendo?”

Ao acompanhar a protagonista vamos ser induzidos a refletir sobre diversos aspectos, como por exemplo a fartura de alimentos entre os funcionários do Reich e os membros do governo, enquanto o país sofria com a escassez e a fome. Em Berghof, o clima era em parte o reflexo do caos em que se encontrava a Alemanha, enquanto o Führer tentava manter as aparências de uma vitória iminente. Mas a desconfiança e o medo já haviam sido instaurados, inclusive para os membros da SS e demais funcionários. Durante a trama vários acontecimentos mantém o leitor apreensivo, como tentativas de assassinato, envenenamentos e até sacrifícios.

Entre os personagens, um de meus favoritos é Cook, a excêntrica “chefe” da equipe de cozinheiros e provadoras, uma pessoa inicialmente desconfiada, mas que ao criar laços de amizade é leal e carinhosa, mesmo a seu modo. Além disso, é fácil nos identificarmos com eles, cada um a seu modo, foram criados de uma forma a serem tão humanos quanto o tirano ditador parecia ser desumano. O desenvolvimento deles ao longo da narrativa também é bastante marcante, tanto afetivamente quanto internamente, tornando-os cativantes em todos os sentidos.

De maneira geral, não encontrei problemas durante a leitura, por vezes algumas partes podem parecer descritivas demais, mas no final acabamos descobrindo que nada foi colocado ali sem um porquê. Os capítulos variam de médios a longos, mas a diagramação e a forma de escrita fazem com a leitura flua bem, e é claro, é praticamente impossível parar a leitura no meio de algum acontecimento marcante, o que acontece praticamente durante todo o desenrolar da trama.

Pelo pano de fundo, o cenário histórico e as pesquisas realizadas (também elencados ao final da obra), pode-se dizer que foi um tiro certeiro e que com certeza merece uma chance. Aliás, Penso até mesmo em uma adaptação para os cinemas. Enfim, fica aqui a dica de uma ótima leitura, e espero que mais livros do autor sejam trazidos ao Brasil.

site: http://resenhandosonhos.com/um-banquete-para-hitler-v-s-alexander/
Luciana 23/08/2018minha estante
Muito boa sua resenha, vou ler com certeza!

Suzane.Carvalho 09/09/2018minha estante
undefined

Luciana 10/09/2018minha estante
Amei esse livro!!!!

Carol 02/08/2022

Um banquete para Hitler
Eu simplesmente amei esse livro, não esperava nada e ele me entregou TUDO! A ambientação é perfeita, você se sente na guerra junto com a Magda.

Os personagens são críveis e normais com falhas e acertos, tem romance, tem suspense, tem muito drama e ainda há personagens históricos adicionados com base na personalidade real deles de acordo com as pesquisas do autor. Além disso em todo capítulo tem um ganchinho para deixar a gente curioso para o próximo, numa leitura fluída demais.

Demorei um pouquinho para ler porque não queria que acabasse, realmente me apeguei Magda e a todas as tretas que estavam acontecendo, recomendo demais a leitura desse livro, amigxs!
Sandro.Menoncin 02/08/2022minha estante
Pelo menos um livro bom da segunda Guerra amor

Carol 03/08/2022minha estante
Pelo menos veio um refresco né amor hahaha

Fe Ferrari 04/08/2022minha estante
Comprei ele essa semana! Promos amazon ?

Naty__ 04/11/2019

*****A morte está servida*****

Magda Ritter reside na Alemanha, porém, com o surgimento do nazismo, está muito perigoso continuar por ali. Seus pais decidem que o melhor é ela morar com seus tios em outra cidade. Claro que haveria uma condição para tal, ela precisaria trabalhar, afinal, só comer e dormir dá muito gasto.

E assim ela vai atrás de um emprego e consegue se cadastrar na Liga do Reich. Passados alguns dias, ela foi chamada para trabalhar em algo secreto, mas não fazia ideia que emprego era esse. Adivinhem onde... Numa agência que a envia diretamente para a mansão do Hitler para provar as suas refeições. Hitler precisava de quinze mulheres para provarem sua comida, pois ele era obcecado com a ideia de ser envenenado pelos aliados ou até mesmo por traidores, vai lá saber. Quem faria essa maldade com o bichinho, não é mesmo? Ô, tadinho.

Ela nunca contou a ninguém o que fez, apenas seu marido sabia. Ela não podia falar, seria pior para ela. Todavia, os segredos guardados por tantos anos precisavam ser revelados, para nós, dessa vez. Então ela nos é contada e inspirada em Margot Wölk, que apenas aos 95 anos decidiu revelar os horrores vividos e sobre ter trabalhado para Adolf Hitler. E tudo o que vocês precisam saber está dentro deste livro. Chocante.

*****Qualquer refeição pode ser a última*****

O livro não conta apenas o trabalho de Magda, em provar as comidas antes para saber se estão envenenadas. É claro que no início ela morre de medo, afinal, sua vida corre perigo. Porém, depois de um tempo ela percebe a segurança que é, ao menos fica convicta disso. As mulheres precisam conhecer cada tipo de veneno, estudam suas especiarias, sentem o cheiro e por aí vai. Então, isso dá maior credibilidade na hora de ingerir os alimentos.

Magda conhece um oficial das forças armadas do Fürher e, obviamente, se apaixonam. O que Magda não imagina é que ele não passa de um traidor do seu superior e é isso que a conquista, já que ela sempre fica muito sozinha, sem ter com quem conversar, pois todos querem o bem dele, menos Magda. Quando seu amado surge, juntos, eles resolvem criar uma forma de matar o Hitler.

Depois ela passa a conhecer e se envolver com outras pessoas lá dentro, as mulheres na cozinha e, claro, a amante obcecada de Hitler e passam a ter um contato maior. Eva, a amante, cria fantasias na cabeça e quer fazer Magda acreditar que está tudo bem. Mas não para por aí. Ela está certa do que vê, os corpos jogados, a forma desumana que muitos viviam, isso a fez enxergar que nada estava normal. Eles precisam arrumar uma forma de matá-lo.

*****Eu conheci Hitler…*****

Parte da história vai desenrolar exatamente nisso, eles conseguem ou não? Engraçado que eles criam coisas, porém, acontecem outras que não foram bolas por eles. Então, surge a dúvida: existe uma terceira pessoa envolvida nisso?

Tensão é a palavra para definir esse livro. A gente quer ajudar Magda, quer tirá-la de lá, mas ao mesmo tempo queremos que ela fique para que seu plano dê certo, mas sempre tomando cuidado para não morrer. A gente sente dó das vítimas e sentimos vontade de matar cada um que fez isso acontecer.

A história mescla ficção com realidade e, ainda que sejamos apaixonados por história, nem sempre é possível perceber o que é realidade e o que é fantasia. Afinal, segundo o próprio autor em nota integrante da narrativa, o livro surgiu inspirado em um fato real que só veio à tona em 2013.

*****E minha história precisa ser contada*****

O livro é excelente, sem dúvidas uma ótima indicação, até mesmo para presentear alguém. Principalmente pelo fato de se passar na Segunda Guerra Mundial, algo que amo. A leitura é intrigante, envolvente e, às vezes fluida. Explicarei o motivo.

Sobre a edição: A capa do livro é linda. Nos dá a ideia exata do que a história nos quer contar. As folhas são amareladas e proporciona um descanso. Porém, há ainda (e sempre haverá) um certo incômodo. O Santo Senhor das diagramações nossas de cada dia não me deixa longe desse infortúnio chamado “diálogos entre aspas”. Fujo dele, mas sempre me persegue. A leitura pode ser fluida, pode ser linda, encantadora, mas, quando me aparece um diálogo entre aspas, meu bloqueio é certo e às vezes dou uma abandonada no livro, uma arrastada, uma espreguiçada, qualquer coisa que me afaste de leitura por alguns dias. Isso é certo. Ela nunca é e nem será a mesma. No entanto, há aqueles que não acham problema nisso. Benditos sejam!

site: http://www.revelandosentimentos.com.br/2018/09/resenha-um-banquete-para-hitler.html
Angela Cunha 13/04/2020minha estante
Tudo que traga o nome de Hitler e os horrores da Segunda Guerra me deixa com vontade ler e saber mais. Sempre digo que tudo que for escrito ou feito em matéria de cinema, nunca será suficiente. Vira e mexe, novos fatos e tristeza ainda são colocadas na nossa mesa, mesmo tantos anos depois deste horror.
Espero ainda ter esse livro em mãos!!!
Beijo

Michelle 06/07/2020minha estante
Leio pouco ou quase nada com essa temática mas Um Banquete para Hitler me chamou a atenção. Sua resenha contribuiu muito para isso

Niájera 16/06/2019

Mistura de ficção com realidade
Já li inúmeras livros sobre o tema e ainda consigo me chocar sobre o que foi o nazismo. Aqui temos uma mistura entre ficção e realidade, que nesse caso, resultou numa história bem tensa e em muitos momentos tive que parar pra dar aquela respirada... como o ser humano foi e é capaz de fazer isso com outro ser humano ?Leitura que vale muito a pena.
Khadija.Slemen 16/06/2019minha estante
Então. .. leio sobre as guerras sangrentas e não consigo me aproximar desse período da história...talvez por estar mais próximo de nós, não sei

Niájera 16/06/2019minha estante
Khadija te aconselho a ler, já li muitos e sempre me impressiono...se puder, leia O Tatuador de Auschwitz, esse é totalmente baseado em história real..O Diário de Anne Frank também é e merece ser lido... Beijos

Greicy 08/08/2023

Um livro bem escrito, porém achei um pouco arrastado no início, depois melhorou. Achei que iria se desenvolver pro lado da cozinha e o fato dele ser envenenado, mas mudou um pouco o foco depois. Não é um livro que eu indicaria sobre a segunda guerra, mas foi ok. Não consegui me conectar muito com a Magda, mas senti suas dores em alguns momentos.
Mara.Mares 08/08/2023minha estante
Faço das suas as minhas palavras. Se tivesse sido divido por pontos de vista diferentes, seria melhor. Muito lugares e acontecimentos pra uma protagonista apenas.

Juliana 03/04/2022

Livro intrigante e bem escrito, retrata com certa exatidão o final da 2 guerra, porém, confesso que o final poderia
ser melhor.
rafeules 05/04/2022minha estante
fiquei com a mesma sensação... tinha como ser melhor! mas quando pensei numa possibilidade mais real, sinceramente não teria como chegar nele tão fácil, tanto é que houveram ataques e ele resistiu a todos. senti falta tb de retornar aos "vestígios" dos parentes e amigos da protagonista, mas não tem como fugir da incerteza da vida e da morte na guerra, né?

Gabriel Coeh 27/05/2021

Muito bom!
Apesar das partes melosamente romantizadas,(o que eu particularmente acho uma chatice, mas enfim, é o gênero do livro) posso considera-lo uma boa leitura, gostei da forma com que o autor mistura a ficção e o real.
Rah 27/05/2021minha estante
O gênero é romance?

Helana O'hara 08/09/2018

Um livro impactante
Temos que começar falando da capa belíssima, uma mulher com uma xícara em mãos. Já traduz um pouco do que esperar do livro.
Um Banquete para Hitler é um livro com cerca de 300 páginas e 23 capítulos.
E claro, uma nota importante este livro teve como base a história real de Margot Woelk, embora o livro seja uma ficção, o autor usou de muito o que Margot relatou em sua história.

Conhecemos aqui Magda Ritter, uma jovem simples filha de um trabalhador industrial e uma mãe devota ao Führer, ela vive em casa sem se preocupar com nada. Sua família acha necessário que ela começa trabalhar e ficar longe do perigo. Acaba sendo enviada pelos pais para Berchtesgaden, em questões de segurança e vai morar com seus tios. O problema é que ela foi bem recebida pelo tio, um oficial simpatizante de Führer, mas sua tia nem tanto.
Passam dias, ela decide procurar um trabalho.
Não foi difícil conseguir um, Magda acaba então sendo uma das empregadas pessoais de Hitler, ou melhor, uma das 15 provadores dele. Todas as 15 mulheres foram contratadas para provar toda e qualquer comida que iria a mesa dele, para afins de que algo esteja envenenado, afinal de contas a vida de uma outra pessoa era menos importante caso morressem. E ali Magda conheceu pessoas de influências, via Hitler de perto, conviveu com ele.
No meio de toda tensão de viver a beira da morte, ela conheceu oficial Karl Weber, se apaixonou por ele e conheceu um lado do governo tão cruel quanto ela poderia imaginar – querendo então vingar-se de alguma forma.
Acredito que a maior sacada do autor foi misturar ficção com fatos reais, trazendo ao leitor uma história intrigante, mirabolante, mostrando mais uma vez os perigos que uma sociedade comandada por um líder cruel sofria.
Magda por sua vez foi uma protagonista exigente, decida que aprende de forma dura e fria como se vingar de Führer de uma forma justa.

Por vários momentos fiquei nervosa com algumas situações que Magda se encontrava, a tensão da vida dela era grande e conviver no olho do furacão deixava muito pior.
Na medida que o livro iria tomando seu rumo, em suas últimas páginas, o nó na garganta ficava mais apertado. O desespero, a desgraça foi jogada para o leitor e consequentemente sabemos que as mulheres sofram as que mais sofreram, parte que o livro deixou evitante.
Um Banquete para Hitler, foi um livro impressionante, impactante que nos mostrar a cruel realidade do Nazismo que muitos fecham os olhos.
Lu 11/10/2018minha estante
undefined

Larissa.Stuchi 26/05/2022

Muito bom!
Realmente existiram quinze mulheres, que provavam as refeições de Hitler.
Nao é um livro de história real, mas há nomes envolvidos que fizeram parte da II guerra mundial. E para amantes dessa epoca, esse seria mais um livro pra se aprofundar, conhecer atraves da visao e experiencia de uma provadora. Uni a história com a ficção, romance com a guerra e sobrevivente pra contar como era ser uma provadora de Hitler.
Henrique225 26/05/2022minha estante
Deve ser um excelente livro! ??????

Nana 26/07/2018

Uma visão diferente da guerra...
Sou suspeita pra opinar porque adoro livros que unem fatos reais com ficção, principalmente quando o assunto é a segunda guerra mundial. Já li muitos livros sobre a guerra, mas este foi por um caminho diferente de todos que li, pois aqui a personagem principal "Magda", nos mostra a vida ao lado de Hitler, dentro dos bunkers na Alemanha onde ele se escondia. Ela foi selecionada pelos nazistas para ser uma das provadoras da comida dele, trabalho que era feito para evitar que ele fosse envenenado. O detalhe é que ela odiava as ideias do partido e todas as atrocidades que eles causavam, e só permanecia lá para se proteger da guerra que estava destruindo a cidade.
O livro é muito bem escrito, totalmente envolvente e cheio de informações sobre esse período histórico que abalou o mundo. Além disso ainda somos apresentados a Eva Braun, que era a companheira de Hitler.
A ideia do livro veio de um relato de uma senhora de 95 anos, Margot Woelk, que foi provadora e só agora revelou sua história a um repórter. O livro não conta sobre a vida de Margot, mas é baseado em várias experiências vividas por ela.
Muito bom! Recomendo pra quem gosta do assunto .

Ed.Costa 24/04/2024

O sofrimento do alemão comum durante o regime nazista
"Um Banquete para Hitler: A Morte Está Servida", escrito por V. S. Alexander, é um romance histórico envolvente que mergulha nas complexidades morais e emocionais enfrentadas por uma jovem alemã durante a Segunda Guerra Mundial.

A história se desenrola com Magda Ritter, que aceita o trabalho como provadora na residência de Hitler no Berghof.

A narrativa habilmente descreve o dilema ético de Magda, uma vez que ela se vê provando toda a comida preparada para ser servida ao tirano responsável por tanta destruição e horror.

Alexander apresenta um retrato autêntico da vida sob o regime nazista, destacando os desafios cotidianos enfrentados pelos alemães comuns e a atmosfera opressiva de medo e vigilância.

O aspecto mais cativante do livro é a jornada emocional de Magda. Ela lida não apenas com a pressão constante de poder ser envenenada pelos inimigos do Reich, mas também enfrenta um conflito interno intenso entre sua sobrevivência pessoal e sua consciência moral.

As escolhas de Magda são complexas e dolorosas, tornando-a uma protagonista profundamente humana.

Além disso, o romance apresenta uma interessante rede de personagens secundários que ilustram as diversas reações e estratégias de sobrevivência diante da opressão nazista.

A inclusão de elementos de resistência adiciona camadas à narrativa, explorando os riscos assumidos por aqueles que desafiaram o regime.

"Um Banquete para Hitler: A Morte Está Servida" é um romance sólido que oferece uma perspectiva cativante sobre a vida durante um dos períodos mais sombrios da história moderna.

A habilidade de V. S. Alexander em dar vida aos dilemas humanos em meio à tragédia histórica faz deste livro uma leitura recomendada para os entusiastas de ficção histórica que buscam uma visão perspicaz e emocionalmente envolvente da segunda guerra mundial.

Simone de Cássia 11/09/2018

Normalmente não gosto de livros que mesclam ficção com realidade... sempre fico em dúvida tentando descobrir até onde vão os fatos e onde começa a imaginação. No geral é um bom livro; traz uma nova faceta do nazismo por retratar algo bem do núcleo, da intimidade de sua elite, sem que pra isso tenha que fazer defesa desse horror. Um ponto ou outro achei um pouco forçado (aí pesa a ficção...ou não?!), mas cumpre o papel até mesmo pedagógico de dar a conhecer algo da rotina dos algozes da humanidade.