A História do Cinema Para Quem Tem Pressa

A História do Cinema Para Quem Tem Pressa Celso Sabadin

Resenhas - A História do Cinema Para Quem Tem Pressa

Moi_Ingrid 10/05/2023

Ele é o título
Ele cumpre o que promete, algo rápido que passa por cima de vários assuntos, deixando para o leitor a escolha do que vai se aprofundar

Gostei muito do livro, da escrita e das referências que vão acompanhado. A parte política é muito legal

Depois desse livro cheguei a conclusão que necessito ver mais filmes....

k1ã 02/05/2023

História não fictícia, que inesperado
Muito bom, adorei ler um gênero completamente diferente do que eu estou acostumado.
A leitura foi extremamente lenta mesmo sendo um assunto que eu tenha adorado e que me rendeu um ótimo entretenimento e me despertou muito interesse. 10/10 parabéns pro autor, não recomendo pra quem não tem muita paciência. É um livro de história, vai ser bem entediante em alguns momentos.

Gusma 02/05/2023

Inesperadamente gostosinho
A leitura desse livro é inesperadamente envolvente. Existem livros mais completos sobre a história do cinema, mas como estou iniciando meus estudos na área, acabou que a densidade deles me deixou um pouco confusa. Foi o que me trouxe a leitura dessa edição. É um livro bem organizado, que traz até mais detalhes do que eu esperava encontrar, com os movimentos e exemplos das obras de cada. É legal ler, pausar e procurar os filmes citados para que realmente possa se aproveitar não só o livro, mas os filmes com uma perspectiva mais ampla e contextualizada.

Mutante X 29/04/2023

Delícia de leitura
Interessei-me por este livro depois de ler outro da mesma coleção, sobre televisão, de autoria de um amigo meu. Como o livro de TV já é maravilhoso, o de Cinema não poderia ser diferente e claro que não me decepcionei. Um texto leve, agradável, profundo dentro da proposta do livro - "para quem tem pressa" - mas sem ser superficial demais. Achei que cobre os mais de 120 anos da sétima arte com muita propriedade, citando os principais fatos e a evolução das tecnologias e as tendências que foram surgindo conforme os anos passavam. Recomendadíssimo para estudantes entenderem a importância desta arte e também a todos que amam aquela tela grande que nos desperta tantas sensações diferentes.

site: http://mutantexis.wordpress.com

Richard O. Silva 16/04/2023

Um Resumo da sétima arte
História contada de forma bem linear e cronológica, sobre o Cinema, destacando os períodos de e países de maior influência, interessante a relação que os movimentos políticos, principalmente pós Segunda Guerra Mundial tivera relação com o desenvolvimento de novos conceitos e formas sobre as produções cinematográficas, principalmente nos países atuantes na Guerra.

Ophelia.0 15/04/2023

Bem completinho, gostei.
Esse livro cumpre com tudo que se propõe a fazer: perpassar os períodos e acontecimentos históricos mais relevantes do cinema, ser um ponto de partida para o estudo cinematográfico e despertar o interesse para leituras mais aprofundadas sobre o tema. Ele é super completo ? de forma quase surreal, considerando que são apenas 200 páginas ?, e possui uma coletânea de filmes, diretores e produtores incrível. Além disso, ainda tece uma ótima relação entre eventos socioeconômicos e produções culturais, a qual faz toda a diferença para a obra. Por fim, posso afirmar que a perspectiva brasileira também contribuiu demais para o livro e para a construção da ?narrativa? histórica. Foi, com toda certeza, uma boa forma de conhecer melhor a sétima arte!
eufontinele 15/04/2023minha estante
oi, pode curtir minha última publicação

dullahan 13/04/2023

Sétima
A dinâmica é boa, o tempo também. explica certinho, de um jeito que mesmo rápido, dá pra entender. a escrita não é ruim.

"... encantaram, com as primeiras imagens projetadas mudas e em preto e branco, em algum lugar de paris..."

willianrassis 05/04/2023

Eu achava que a leitura desse livro levaria menos dias do que realmente levou. sempre me senti curioso para saber como determinadas coisas do nosso dia a dia chegaram no nível de tecnologia que possuem atualmente, como é o caso do cinema. então, em uma pesquisa sem expectativas, encontrei esse título, de pouco mais de 200 páginas. então, me senti entusiasmado para começar a leitura, em um domingo de atmosfera calma e confortável.

uma leitura que tinha potencial de ser uma das melhores do ano acabou se tornando um fardo. muitas vezes, me pegava distraído ou com sono após algumas atualizações de tela do kindle. logo, uma leitura que, normalmente, duraria alguns dias, acabou tomando duas semanas do meu tempo de leitura.

apesar disso, o livro é bem escrito, sem margem para segundas interpretações e com ótimos exemplos de filmes (apesar de achar que eles eram dados em excesso). os capítulos são do tamanho ideal, nem muito grandes nem muito pequenos. assim, não sei o que causou essa lentidão na leitura.

portanto, o livro foi uma ótima maneira de entender a história do cinema e pegar algumas recomendações de filmes. a minha nota final é 3,5.

ALAN 29/03/2023

Para ter-te conhecimento sobre a história e detalhes sobre a origem do cinema, boa leitura e de fácil entendimento.

Annafh 21/03/2023

Corrida pela História
O livro cumpre bem o que propõe: objetivamente resume toda a história do cinema, desde de o princípio de sua criação até o panorama presente. Segue a perspectiva ocidental por boa parte do livro mas não deixa de fazer menções honrosas ao cinema de outros países orientais. Não é uma leitura cansativa, para mim de manteve interessante do início ao fim.

Pablo.Moraes 20/03/2023

Uma ótima leitura para entender o desenvolvimento do cinema.
Com diz o título do livro, o Autor se propõem a contar os principais pontos da história do cinema em 200 páginas. Em adição, o livro tem bastantes imagens e informações, fica claro o domínio do autor sobre o tema, sempre trazendo filmes de seus respectivos períodos e acrescentar o contexto histórico do mundo e como isso afetava no modo de se produzir um filme, fala sobre a criação dos grandes estúdios, os quais muitos ainda existem. Confesso, que foi uma experiência ler um livro que tem um ar de artigo ou tcc (pois nunca tinha lido algo assim), sobre o cinema. Em geral, é um ótimo livro, so me deixou mais apaixonado pelo cinema. Em adição, se propõem à contar a história do cinema e suas influências, individualidades e suas premiações etc. Ele deixa evidente a importância do cinema em seus países, tanto economicamente, tanto no que diz respeito a expansão cultural, no fim denúncia a falta de investimentos no Brsail, o qual já se provou competente em produzir ótimos filmes.

Karen Costa 23/02/2023

E de fato um livro mais apressado, mas da pra sair com uma boa base depois de lido. Muito bom para quem está pensando em começar a estudar cinema

lilis 25/01/2023

Leitura tranquila
De todos os que comecei desta série, esse foi o único que foi cativante o suficiente pra terminar. Ele cumpre realmente o que promete, apresentando de maneira superficial o cinema e seus pontos importantes.

No fim do livro, o autor atinge seu objetivo captando o interesse do leitor não apenas a grande lista de filmes obtida durante a leitura, mas no desejo gerado de aprofundar os conhecimentos e estudar mais sobre os assuntos apresentados.

Edson Camara 13/01/2023

A história do cinema com a duração de um bom filme
É fascinante a história dos pioneiros do cinema e como se tornou uma poderosa indústria vital para a economia e seu domínio universal com a criação de Hollywood.
É uma leitura rápida, mas com profundidade, o autor aborda a vastíssima história do cinema desde os primórdios até os dias atuais, muitos dados, fatos e curiosidades são abordados tornando a leitura tão prazerosa com o assistir a um bom filme.
Há uma infinidade de curiosidades que aumentam nossa cultura geral sobre o assunto e que pode ser usada em conversas sobre o tema sem medo de ser feliz, como por exemplo:
"Na década de 1920, Rin Tin Tin, um pastor-alemão que protagonizou 23 filmes de sucesso (só no cinema mudo), chegou a ganhar mil dólares por semana (o ator principal dos mesmos filmes ganhava módicos 150) e contou com a ajuda de 18 dublês para as cenas mais perigosas."
E ainda:
"Embora as produções cinematográficas norte-americanas dominem mercadologicamente as bilheterias do mundo, o maior produtor cinematográfico do planeta é a Índia. De acordo com a Film Federation of India, foram produzidos 1.986 longas-metragens no período de 12 meses entre abril de 2016 e março de 2017."
E dezenas de outras curiosidades como estas
O autor fecha o livro com um passeio entre os mais importantes países com produção cinematográfica relevante, infelizmente por ser limitado em número de páginas, muitos ficaram de fora como as pornochanchadas brasileiras da década de 70 que eram importantes na crítica social no período de chumbo da censura no Brasil."
Definitivamente uma excelente leitura

Joker 12/01/2023

Um livro bem simples, as vezes repetitivo, mas ainda sim bastante interessante. O próprio nome já deixa bem claro que será uma viagem rápida.
A divisão dos capítulos por movimentos cinematográficos para mim foi um ponto positivo.