Jeremias: Pele

Rafael Calça

Resenhas - Jeremias: Pele

Icaro Silva 23/06/2020

Perfeito!
Uma história sobre racismo, aceitação, amor e família. Emocionante do começo ao fim.

Icaro.Oliveira 22/06/2020

Perfeito!

Renata (@renatac.arruda) 18/06/2020

HQ muito necessária na discussão sobre racismo.

A história foca no despertar da consciência racial de Jeremias, quando ele começa a perceber que recebe tratamento diferente dos demais colegas. Sem ter noção do que é a discriminação racial, ele não entende porque certas coisas acontecem até que seu pai, emocionalmente ferido, rompe em uma explosão, em um dos momentos mais dolorosos da HQ. E é aí que começa o processo de transformação.

Uma questão importante que é tratada pela história, e sobre a qual eu mencionei na análise da música "This Is America", é o fato de que não importa o quão alto seja o nível educacional ou econômico de uma pessoa negra, na maior parte das vezes ela será vista como uma cidadã de segunda classe e uma ameaça, principalmente pela polícia que, se na teoria deveria proteger os cidadãos, na prática defende os interesses e valores das classes dominantes.

É uma obra sensível, que me fez chorar várias vezes. Mereceu demais receber o prêmio Jabuti.

@renatac.arruda

Nena Flores 23/05/2020

Uma história linda que fala sobre raça, bulim e mostra de como as pessoas não pensam antes de magoar as outras. História comovente.

Emerz 07/05/2020

Uma leitura indispensável, que fala sobre o racismo e como ele ainda é muito presente na nossa sociedade e com alguns acontecimentos no quadrinhos que acabam sendo muito recorrentes na realidade.

Rai 27/04/2020

Racismo e representatividade
"Jeremias é um dos meus primeiros personagens, mas nunca teve um quadrinho só dele."

Por que será, não é, Mauricio? Essa HQ veio pra mais do que emocionar o público, ela veio pra dar um tapa na cara e abrir os olhos dos editores, autores, desenhistas e de todo mundo que trabalha nesses quadrinhos. Anos e anos no mercado e nenhuma história sequer do Jeremias...

Rafael e Jefferson criaram uma história linda contra o racismo, não só nas escolas como no dia a dia: vemos as pessoas se distanciando dos negros quando Jeremias passeia de ônibus, as olhando atravessado, sendo revistadas sem motivo por policiais, humilhadas, etc. Mas o mais impactante pra mim foram os comentários do João e do seu comparça. Como crianças tão pequenas conseguem ser tão racistas? A família delas, o meio que elas estão inseridas, deve ser podre. Pessoas desse nível deveriam estar todas presas. A gente, como futuro do planeta, precisa fazer alguma coisa com isso.

Durante a leitura, fiquei revoltada em muitos momentos, aguardando ansiosamente pelo momento da reviravolta. E ela veio de uma forma linda. A redação dele pra aula foi maravilhosa!

Uma HQ incrivelmente perfeita s2
(PS: os easter eggs foram um bônus muito bem vindo)

Anselmo 26/04/2020

Só isso?
Esperava mais dessa hq. Talvez pelas poucas páginas o escritor não tenha conseguido desenrolar e se aprofundar da forma que ele queria, ou também, para não deixar o clima pesado demais, mesmo se tratando de um assunto "cascudo". So sei, que quando começou a ficar interessante, acabou... Sério, fiquei procurando se em algum lugar estava escrito algo do tipo:"continua..." . Uma pena!

Gramatura Alta 11/05/2018

Jeremias foi um dos primeiros personagens criados por Maurício de Souza, lá nos anos de 1960, logo após o Franjinha e o Bidu, e foi o primeiro personagem negro da turminha. Uma curiosidade da época, é que os desenhos tinham um estilo chamado de blackface, cuja origem veio do teatro, onde atores brancos pintavam o rosto de preto para representarem pessoas negras. Aos poucos, essa técnica foi abandonada, uma vez que era exagerada e considerada por muitos como racista. Abaixo, podem ver como o personagem evoluiu com o passar dos anos.

Agora, Jeremias virou a estrela do mais novo lançamento das Graphic MSP, com PELE, e a edição entrega o esperado: uma história sobre racismo, preconceito, segregação, marginalização, injustiça, hostilidade, mas também sobre integração, reconhecimento, paternidade, amizade, aprendizado, superação, amor. Tudo de forma bem clara, direta, sem subterfúgios, para que a mensagem possa ser lida e compreendida por leitores de todas as idades, inclusive os mais novos, os bem mais novos.

Essa clareza é perceptível quando Jeremias sente na pele o preconceito e tem uma discussão com o pai, este último diz em letras grandes e em negrito o que precisa ser dito para que as pessoas compreendam de forma absolutamente inequívoca como é custoso e doloroso bater de frente com o preconceito. A sensação que passa, é a de um grito, para que todos ouçam, para que todos aqueles que acham que podem diminuir alguém por causa de sua cor, raça, religião, ou qualquer outro coisa, o quanto estão sendo ineptos como seres humanos.

Para completar essa sequência, no fim da edição, Jeremias lê em sala de aula uma redação que foi pedida pela professora, e no seu texto, ele contradiz o que foi dito pelo pai naquela discussão. E esse é o ponto alto da história, quando essa contradição faz todo o sentido. Não quero reproduzir o teor do texto, para não estragar a experiência de quem for ler, mas, basicamente, ele trata de que alguém que sofre preconceito não precisa ser mais do que é para se provar, porque não precisa provar nada. Como por exemplo, recentemente, uma pessoa me perguntou se eu tinha amigos negros e gays; eu respondi que não classificava meus amigos. Eu tenho amigos. E ponto.

Pela expressão dos olhos de Jeremias, em diversas situações a que ele é obrigado a viver, fica claro o seu pensamento e indignação: quem você pensa que é para evitar se sentar ao meu lado no ônibus só por causa da cor de minha pele? Quem você pensa que é para achar que tem o direito de escolher minha profissão só por causa da cor de minha pele? Quem você pensa que é para esconder sua bolsa por achar que será assaltada por mim só por causa da cor de minha pele? Quem você pensa que é para me considerar menos inteligente só por causa da cor de minha pele? Quem você pensa que é para achar que eu sou diferente de você só por causa da cor de minha pele?

Enquanto o enredo é limpo e direto, os desenhos são, por vezes, exagerados. Isso poderia ser um pouco confuso para o leitor, mas eles são exagerados dentro de um contexto específico, com o objetivo de reforçar a emoção dos personagens e a importância dos acontecimentos. Por isso, acaba funcionando e transmitindo o desejado, ou seja, os desenhos conseguem passar, além do que está acontecendo, uma amostra da intensidade do que os personagens estão sentindo.

As cores combinam perfeitamente com o desenho e com a mensagem da HQ: elas são, na sua maioria, escuras e foscas, realçando um traço mais grosso e reto, com curvas arredondadas. Gosto especialmente dos fundos de predominância de uma cor, dando um realce maior aos desenhos principais, mesmo quando são outros personagens que estão na paisagem. De certa forma, isso dá um tom sério a toda a trama, sem parecer dramático.

Por toda a edição, existem referências a vários outros personagens de Maurício de Sousa. Alguns aparecem mais, outros menos; também existem detalhes sutis que remetem a edições passadas das Graphic MSPs, o que passa a ideia de que estão a criar uma espécie de universo compartilhado dos personagens adaptados por outros autores (culpa da Marvel, que comprovou que isso funciona nos cinemas, e já estão aproveitando para fazer o mesmo). E algumas coisas são melhores explicadas, como por exemplo o motivo de Jeremias usar um boné. Afinal, racismo podia existir até nas pequenas ideias, e nunca é tarde para se retratar do que foi feito de forma um pouco estranha no passado.

JEREMIAS: PELE é uma obra que poderia ter vindo mais cedo, bem mais cedo, mas que nem por isso chegou tarde. Assim como PANTERA NEGRA nos cinemas, a HQ trata de assuntos ainda necessários no mundo em que vivemos, infelizmente. Ela não irá mudar o comportamento de quem é racista, porque esse tipo de pessoa se sente ameaçada pelo que não é igual a ela, e o medo é algo difícil de vencer, ainda mais por quem não enxerga suas próprias deficiências. Entretanto, ela poderá ensinar às pequenas pessoas, que ainda estão em formação de caráter, a compreenderem que não existe diferença na pele; existe diferença, apenas, na mente.

site: http://www.gettub.com.br/2018/05/jeremias-pele.html

K-Roll 09/03/2020

E vamos de mais uma perfeição nas Graphic novels da MSP. Em poucas páginas nessa área que é abordado o racismo estrutural que ainda está enraizado em nossa sociedade. Brilhante

Manços 06/03/2020

Miscelânia de emoções
A turma da Mônica também tem personagem negro, sabia?! Nem eu. Foi emocionante voltar à infância em um livro que mostra os dilemas do preconceito racial de um jeito tão preciso, porque ele mistura a inocência da criança, a tentativa de fechar olhos pais pra proteger o filho enquanto ao mesmo tempo tentam conscientizá-lo. Como não amar?!

Danilo Moreira 13/01/2020

Obra prima
Acho que dos Graphics MSP que li até agora, foi o que mais me impactou. História fascinante que vai direto na jugular da sociedade ao abordar o racismo, a representatividade negra e todas as questões em evidência que envolvem a população negra no Brasil. Os quadrinhos são tão ricos em detalhes que você precisa observar bem o todo para captar as várias mensagens e referências que estão sendo passadas, às vezes, ao mesmo tempo. Há quadrinhos que não têm falas, mas na verdade estão gritando para a gente ao denunciar determinadas situações de racismo da qual muitos negros são vítimas no cotidiano. Nem tenho mais palavras para descrever o quanto fiquei fascinado. É um livro que deveria ser adotado nas escolas pela quantidade de lições que ensina.

Olgashion 01/01/2020

O racismo em sua forma institucionalizada. Essa HQ demonstra a realidade do negro com força.

@desaniversarios 30/12/2019

O racismo prova o quanto ainda somos primitivos.
Jeremias traz uma mensagem tão incrível sobre companheirismo, mostra o verdadeiro significado de família e ainda nos conta sobre o quão difícil é ser negro em um país racista.

Aprendi muito com o Jerê! O preconceito está tão enraizado na nossa cultura, e, infelizmente, as pessoas ainda acham que não... Com certeza quando eu pensar em presentear alguém com uma HQ, a escolha será Jeremias. Ele tem muito a ensinar!

Impossível não dar cinco estrelinhas e favoritar! O roteiro é maravilhoso, as ilustrações são apaixonantes! Recomendo de olhos fechados. Essa HQ é muito mais que uma simples história!

Fica um pensamento: sempre estudei em escola particular. E durante toda a minha vida, só lembro de um menino negro (na escola INTEIRA). Será mesmo que a raça negra tem as mesmas oportunidades?

site: https://www.instagram.com/p/B3Ii0xMgAcX/

Vinicius.Veloso 11/10/2019

Sensível e emocionante
Acreditei que, após Arvorada, não choraria em outra HQ. Estava completamente enganado.

Raquel.Euphrasio 15/04/2019

Me emocionei já na apresentação: "É muito mais que uma questão de pele, é uma questão de coração." História linda, emocionante.