De amor tenho vivido

De amor tenho vivido Hilda Hilst

Resenhas - De Amor Tenho Vivido

1 | 2 | 3 | 4 | 5

marina 02/08/2023

Hei de morrer de amor nascendo em mim.
Os poemas foram dispostos nesta edição de forma inteligente, nos permitindo ter um contato aprimorado com a obra; conhecendo a Hilda na sua infinita coletânea de antônimos.
Ela brinca com o significado das palavras, coloca juntos termos que não se encaixam, e assim dá a eles um sentido maior.
A Hilda é fogo, água, terra, pedra, carne, sangue, sêmen, ar e éter. Usa dos elementos da natureza e do corpo para tentar transcender a morte, por meio do amor. Em seus poemas, vomita a necessidade de ser ouvida; mais que isso: de fazer sentir como ela sente. E consegue.

"Nós, poetas e amantes
o que sabemos do amor?
Temos o espanto da retina
diante da morte e da beleza.
Somos humanos e frágeis
mas antes de tudo, sós."

"Aflição de ser água em meio à terra"

"E se eu soubesse que à morte
Meu muito amar conduzia,
Maior nobreza de amante
Afirmar-vos inda assim
Que ele tal e qual seria
Como tem sido até agora:

Amor do começou ao fim."

"Eu te pareço louca?

Tenho vivido."

"Me fizeram de pedra
quando eu queria
ser feita de amor."

"E se é que este arder há de ser sempre
Hei de morrer de amor nascendo em mim."

Luiza 11/07/2022

lindo.
Eu sempre tive certa dificuldade em compreender poemas
mas agora que me percebo como uma pessoa sensível, estou tendo mais facilidade
E esse livro me tocou.
É amor
Carmela 13/07/2022minha estante
Tô de volta migles

Luiza 14/07/2022minha estante
Aí simmm
A maior panfletária do Skoob finalmente voltou

Laysa1997 03/07/2023

"Porque tu sabes que é de poesia/ Minha vida secreta..."
Com a leitura de "De amor tenho vivido" eu tive o meu primeiro contato com a poesia de Hilda Hilst e creio ter sido uma boa escolha para me "iniciar" na sua obra. O livro é uma reunião de 50 poemas que possuem como fio temático o "amor romântico" em suas diversas facetas - paixão, encantamento, desilusão, perda, esperança, sonho...). A poesia de Hilda é bastante envolvente e intensa e, em certos momentos, um tanto quanto enigmática (ainda estou com alguns poemas martelando na minha cabeça). Para finalizar, queria deixar um dos trechos de um dos poemas que mais me encantou: "Terreno, me adivinho montanha algumas vezes/ Recente, inumana, inexprimível/ Costuro o infinito sobre o peito/ Como aqueles que amam. "

Vitor739 11/10/2023

Pra ficar no Coração
Pra quem não é acostumado com poesia (eu) talvez seja um bom livro de começar. Todos os poemas são sobre amor, então o que mais fácil de se conectar né?

Mas longe de banal, é uma rica celebração das muitas faces do amor: o leve, o pesado, o trágico, o exultante... Super indico!

E tem muitas frases grifáveis. Aqui vai algumas:

"E, se amor morre com o tempo, amor não é o que sinto nesse momento"

"Que esse amor não me cegue nem me siga. Que esse amor só me veja de partida"

"Que se fale do amor tão sem rodeios assim como quem fala dos inúmeros roteiros de um passeio"

Joyce 03/02/2021

Sobre lê poemas..
Não lembro de ter lido um livro de poemas por inteiro, entao, este é meu primeiro.

Foi uma experiência um pouco diferente, ele me trouxe sentimentos diversos, e acredito ter sido isso que a Hilda quis evidenciar em seus versos.

Lembro que a primeira coisa que pensei quando iniciei a leitura foi: será que os poemas dela sao sempre essa busca constante pelo amor? Esse amor que me parece algo platônico na maioria das vezes? Esse amor que dói e que aprisiona? Será essa dor vivida pelo eu lírico da Hilda? Foram meus primeiros questionamentos.

Como leiga, foi sútil ao meus olhos, entender as questões que iam além de seus versos, perceber os temas que ela trazia. Claro que isso tem uma relação com o fato da proximidade que temos com xs escritorxs.

Nessa obra ela apresenta questões referentes ao amor e a relação com o ser amado, dos conflitos, das dores, das mágoas, da busca constante pela liberdade. Liberdade não como algo abstrato, mas como fim último no processo de ruptura com a dor causada por aquilo que se compreende como amor e suas contradições. Mas ao mesmo tempo, o amor seria um paradoxo, pois seria via para essa liberdade, seria ele quem proporcionaria a realização dos sonhos, dos desejos que ora são os seus ora são os do ser amado.

A Hilda utiliza de muitas metáforas em seus versos, o que numa leitura desapercebida, esvazia-se dos sentimentos que ela traz.

suy 19/07/2020

"Aflição de ser eu e não ser outra.
(...) Aflição de ser água em meio à terra
E ter a face conturbada e móvel
E a um só tempo múltipla e imóvel".

Bruna | @livrosdebruna 28/06/2020

Descoberta sem fim
Aprendi muito nas aulas de literatura sobre poesia mas nelas muito escutava sobre Olavo Bilac, Vinicius de Moraes e Carlos Drummond de Andrade.

Pouco tempo atrás ainda ficava na dúvida se chamava uma mulher de "poeta" ou "poetisa". Até que conheci a Hilda Hilst e encontrei em suas frases uma compreensão do meu ser de uma maneira tão intensa que Carlos Drummond nenhum poderia colocar defeito.
Pois bem, desde então : de amor tenho vivido.

Por isso é tão importante ler mulheres e valorizar a literatura nacional ??

Hiária 15/06/2023

E tenho vivido de amor, poemas, prosa e poesias?

É um livreto tão objetivo que me obriguei a ler tomando vinho, para apreciar essa obra de arte??

Gabi Sagaz 01/05/2020

Poesia como não amar
Para quem está desiludido esse livro nos da até um ódiozinho. É poesia, e toca o coração.

LauraFF 25/08/2023

Ama-me
O livro é uma coletânea de poemas sobre amor da autora, um livro curto muito bonito, que nos deixa imerso dentro desse cenário romântico.
A hilda é uma autora muito interessante e nesse livro nos mostra o lado apaixonado o lado devoto e por vezes sedento por esse sentimento
Lindo o livro a edição encantadora certamente lerei mais vezes as passagens preferidas só pra reaver a beleza da obra

?Se eu te pedisse, Tulho,
O ato irreparável de me amar
Te pediria muito??

carol 03/09/2020

Primeira vez que li Hilda e amei demais. Vou procurar mais obras dela. Simplesmente lindo de todos as formas.

Emi 09/04/2022

Precisando me reencontrar na poesia.
Enxergar a beleza na ausência de rimas, na cadência.
Alguns poemas gostei muito e outros me deixaram indiferente.
Nao soube apreciar muito a arte do livro

Daniele Freitas Pacheco 18/07/2023

Primeira obra que tive contato de Hilda Hilst. Alguns poemas me tocaram, achei as metáforas belíssimas. Outros nem tanto. É um livro com design muito bonito que reúne poemas de diversas obras da autora.

mari 20/07/2023

Vamos tingir o espaço. de luzes. de sangue. de escarlate.
Hilda como sempre extraordinária. ela escreve sobre amor como ninguém, de forma tão bela e crua. o compilado de poemas ta muito bom, tem desde os iniciais!!
dedico esse tesouro ao meu amor.

Alex215 20/06/2023

A poesia do amor.
O livro é curtinho e entrega exatamente o que ele promete em seu resumo. Eu não tinha uma familiaridade com a escrita do autora e confesso que amei, achei singular e quero ler mais trabalhos disponíveis dela. Comprei de presente para o meu namorado e a surpresa era fazer anotações românticas sobre, dentro do livro, e consegui com êxito! É uma indicação de leitura para casais, para solteiros (os românticos e os nem tanto), para desiludidos amorosamente e para quem começou a se apaixonar agora.

1 | 2 | 3 | 4 | 5