De amor tenho vivido

De amor tenho vivido Hilda Hilst

Resenhas - De Amor Tenho Vivido

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Daniele Freitas Pacheco 18/07/2023

Primeira obra que tive contato de Hilda Hilst. Alguns poemas me tocaram, achei as metáforas belíssimas. Outros nem tanto. É um livro com design muito bonito que reúne poemas de diversas obras da autora.

Kirna_ 03/10/2023

Vocabulário de Hilda
?..a vontade urgente de ser lida, compreendida, olhada outra vez..? - Logo na apresentação do livro tem-se, talvez, uma possível direção da composição de itens elaborados e reunidos nos versos.

Penso que Hilda não falava retoricamente sobre ?amor?, mas como gostaríamos de sermos lidos, relidos e vistos no modo mais íntimo: na partilha, nos pensamentos sobre o corriqueiro (banal), nos traumas, na vida e na morte - para além dela. Talvez viver no amor, para o amor.. seja, por vezes, tentar dar palavras a momentos congelados no tempo, dar forma ao sentir e vibrato no peito.

Hilda deseja o desejo do encontro e da fortaleza de ser frágil no encontro com o outro, ser vulnerável para ter liberdade. Ter liberdade para cair e alçar vôo. Como mera leitora, emergir no seu vocabulário é ter vontade de declamar poesias, dedicá-la a quem tem a mesma urgência de me ler, de olhar em ângulos diferentes diversas vezes e de me compreender além de mim.
sandily.o 03/10/2023minha estante
??

Vick 27/02/2023

Poesia que toca a alma!
Às vezes me esqueço o quanto a escrita, os versos e a poesia de Hilda pode tocar a alma!
Além de viajar por meio das palavras que se perpassa pela gente.

Geisalanis 29/12/2022

Livro chato talvez eu não goste de ler Poesias. Talvez pq eu escreva em prosa tais livros não me agradem. Talvez eu não saiba lê-los.

Emi 09/04/2022

Precisando me reencontrar na poesia.
Enxergar a beleza na ausência de rimas, na cadência.
Alguns poemas gostei muito e outros me deixaram indiferente.
Nao soube apreciar muito a arte do livro

Maria 27/08/2023

"Tenho sofrido porque de amor tenho vivido"
Esse livro tava guardado na minha prateleira tem um tempo, e eu tinha esquecido dele até que eu encontrei e resolvi ler, depois de ler eu notei que tenho vivido e sofrido de amor e a Hilda me disse isso por poemas, não é meu estilo de livro mas eu descobri a Hilda em uma visita técnica até a casa dela e pude ver mais sobre como ela era e caso você goste de conhecer novas pessoas ela é uma poeta que vale a pena, foi uma pessoa incrível e deixou uma história mais incrível ainda

carol 03/09/2020

Primeira vez que li Hilda e amei demais. Vou procurar mais obras dela. Simplesmente lindo de todos as formas.

Duda.Salgado 20/05/2020

Amor em forma de poesia
Tenho sofrido
Porque de amor
Tenho vivido

Simples e atemporal

Naira38 25/09/2023

Não vivo de amor
E se o amor morre com o tempo
Amor não é o que sinto
Neste momento(p.79)

Comprei o livro como um presente para uma amiga que ama poesia, li por curiosidade antes de entregar o presente e achei bem interessante, a edição é linda e os poemas são bem imagéticos.

Isa 15/06/2022

Já tinha lido alguns textos de Hilda, mas nada se compara a experiência surreal de ler um livro onde tudo vai se encaixando, a medida em que a autora escreve sobre coisas que, em graus diferentes, todos nós sentimos.

brydex 17/05/2022

puro
De Amor Tenho Vivido realmente me tocou com força. Esse foi meu primeiro contato com Hilda Hilst e, após a leitura, posso garantir que não será o último.

Em seus poemas, a autora descreve sentimentos que, até então, eu pensei que fossem indescritíveis. A forma de abordagem de Hilda conecta o leitor a cada verso da obra, fazendo-o enxergar a si mesmo em experiências nunca vivenciadas de maneira totalmente convincente.

Além disso, preciso muito elogiar Ana Prata pelas ilustrações lindas e a Companhia das Letras por ter selecionado especificamente esses 50 poemas. Se não fosse explícito logo na primeira página, eu realmente não conseguiria dizer que se tratava de uma coletânea de obras diferentes, devido ao diálogo perfeito estabelecido entre os textos.

Alguns dos poemas mais bonitos do livro são, pra mim, os das páginas 27, 28, 66, 67 74, 77 e 81. Alguns deles conseguiram até mesmo fazer rolar algumas lágrimas por aqui kkkkkkkk

Recomendo muito essa leitura, na certeza da dificuldade de se decepcionar com o trabalho de Hilda Hilst.

Marília Medeiros 15/07/2021

Vida & Morte
Poesias reunidas de diversas obras da Hilda.
Quanto a mim: de amor tenho vivido e por ele ei de morrer.

Virgilio_Luna 19/05/2020

O mundo sem espaços para Hildas Hilsts
"Para cantar mais alto é preciso
Desdobrar-se em afetos e amar
Seja o que for, luares e desertos
E cantigas de roda e ditirambos"

A sensação de ler Hilda é a da presença de algo invisível, de um fino tecido de fantasia dito por aquele que é, por excelência, o que diz além da verdade: o poeta.

A verdade da poesia vem de seu modo de compreender o comportamento, de perceber o movimento das coisas, ou daquilo que é e não é. Muito mais que definições de amor, Hilda nos mostra seu comportamento dual, ódio-amor, asas que não se concretizam, mas se refazem, mesmo assim, inventando o amor, como as crianças inventam a alegria.

É presença? Não. Presença daquilo que está ausente, melhor: daquele que está ausente.

"Na madrugada
Em primeira vez
Em amor
Tocada"

Biblioteca Álvaro Guerra 23/07/2019

Nos poemas de Hilda Hilst, a expectativa do encontro e a convicção da despedida caminham juntas, assim como a paixão e o ódio são faces de uma mesma moeda. Se a aspiração pela eternidade é tema recorrente em seus versos, o transitório aparece como trágica certeza. A beleza, Hilda conclui, é passageira : "nas coisas efêmeras/Nos detemos".

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788535930894

1 | 2 | 3 | 4 | 5