Dentes de Dragão

Dentes de Dragão Michael Crichton

Resenhas - Dentes de Dragão

João 23/04/2021

Uma aventura no velho oeste
O livro narra a história do jovem estudante de Yale, William Johnson, que após se meter em uma aposta apressada decide partir em uma expedição para o oeste americano com o professor paleontólogo Marsh. Considerando que a história se passa em 1876, essa aventura foi de um risco enorme.

Michael Crichton nos traz uma mistura magnífica de velho oeste (com direito a cowboys, índios e cidades pacatas), discussão científica, fósseis de dinossauro e uma aula de história americana. Isso tudo somado a uma boa escrita, que flui bem e te imerge no ambiente da narrativa, gera um resultado extremamente empolgante para os fãs do gênero.

Uma curiosidade a respeito da obra é que ela sequer foi publicada pelo autor, sendo ela encontrada por sua esposa quando ele já havia falecido.

É perceptível a minha empolgação em relação ao livro, pois concatena diversos temas que eu gosto, o que me fez relevar algumas coisas na história. Gostei e recomendo o livro para todos que, assim como eu, gostam de história, velho oeste e ciência.

Luna 01/06/2021

Mash e Cope, os dois professores e paleontólogos cuja rixa basicamente sustenta o livro, foram pessoas reais; assim como muita coisa descrita no livro. Um viva pra mim, que só descobri isso depois de terminar a obra kkkkk. Acredito que teria aproveitado mais se soubesse antes... Os prós e os contras de querer ler livros sabendo mínimo possível.
O nosso protagonista, entretanto, é fictício.
Gostei bastante do livro e da propriedade do autor para descrever o período, uma inusitada mistura de faroeste e paleontologia que deu muito certo. A leitura me prendeu muito também por serem diversos assuntos dos quais eu não domino nada, além da escrita do autor, que eu já conhecia e imaginava que não me desapontaria.

Leandro423 24/05/2023

Livro gostoso de se ler, bem rápido e dinâmico.
Mesmo com as histórias tendo um caráter verídico, como a disputa dos professores March e Cope, a história é sobre o aluno de Yale, Johnson...

O velho oeste mostrada de outra maneira, a aventura em si é bem agradável, mesmo mostrando os massacres que aconteciam a época do livro.

Teve uma dose bem humorada com os acontecimentos da época.

Rodrigo Fernandes 17/04/2020

Incrível
O livro tem tudo o que precisa, na minha opinião. Te prende do início ao fim. Inevitavelmente você imagina um ótimo filme a partir do livro. Ritmo perfeito. Final empolgante. Recomendo muito!

Bruno Malini 10/08/2021

Uma pena...
Uma pena que esse livro tenha sido achado nos arquivos do autor após sua morte. A sensação é de que está faltando algo, conteúdo, vigor, estilo, ritmo que só Crichton conseguia imprimir. Um livro que acho que ainda passaria por revisões, um livro inacabado.

Charles Lindberg 29/01/2021

Aventura empolgante envolvendo cowboys e dinossauros; do que mais você precisa?
Bookstagram: @teachernoctowl

Último trabalho do lendário autor de Jurassic Park, lançado postumamente após sua viúva Sherri descobrir o manuscrito engavetado em 2016.

A introdução deste livro é uma das melhores que já li, mas o que me fez comprá-lo foi a capa. Na hora que eu vi um cowboy em cima de um dinossauro, eu não tinha mais nenhuma opção.

A história é uma narrativa envolvente e divertida sobre a Guerra dos Ossos, o conflito histórico entre os pioneiros naturalistas e rivais Edward Drinker Cope e Othniel Charles Marsh, para explorar os fósseis do meio-oeste da América do Norte, território ainda disputado por tribos indígenas e militares estadunidenses. Seguimos a perspectiva fictícia de William Johnson, um universitário irresponsável que acaba participando alternadamente das equipes de ambos os pesquisadores.

Com uma linguagem simples, o autor nos transporta para uma visão pouco convencional do Velho Oeste, explorando os primórdios da paleontologia, bem como perpassando o massacre indígena promovido pelos americanos.

Nota: 4,5/5 dinossauros

Andrei Arthur Fahl 10/11/2020

Ótimo enredo, porém com uma aplicação insatisfatória
Dentes de Dragão demonstra ter um ótimo enredo, havendo uma construção história muuto fidedigna com a colonização do Oeste nos Estados Unidos. Contudo, o livro possui uma escrita muito direta em seus acontecimento, havendo um tom de pressa para que todos os eventos aconteçam rapidamente. Por causa desta linguagem direta, os personagens são pouco desenvolvidos e demonstram uma grande unilataridade, não havendo grandes distinções entre eles, além de algumas motivações bem fracas e insustentáveis na realidade. O Oeste é apresentado com um ótimo plano de fundo, e a busca por ossos de seres pré-históricos apenas enriquecem a narrativa. O livro acaba por ser desgastado por elementos que não te prendem à história, impedindo o leitor de se envolver nos acontecimento e de nutrir sentimentos pelos eventos perpassados. Por possuir uma leitura objetiva ela lhe ajuda a fluir pela história em um ritmo mais acelerado, mas ao custo da história não realizar nem um impacto ao leitor.

Carol B. 10/08/2020

Dentes de Dragão, Michael Crichton
Willian Johnson, um estudante de Yale um tanto mimado e baderneiro, faz uma aposta com um colega e graças a isso, ao invés de passar férias tranquilas na Europa, terá que encarar uma expedição para o oeste americano atrás de ossos de dinossauros.
Até aí tudo bem, porém nessa empreitada Johnson vai precisar sobreviver no meio do fogo cruzado dos confrontos territoriais entre índios e o exército americano, aprender a se virar com o estilo violento de vida no velho oeste, lidar com a rivalidade obsessiva de dois grandes palentológos, Marsh e Cope, e ainda dar um jeito de voltar pra casa são e salvo - e, claro, levando junto os preciosos fósseis encontrados.

Um livro despretensioso e divertido que retrata uma aventura de faroeste misturada com elementos de história e paleontologia.

E uma curiosidade: Os palentológos Edward Drinker Cope e Othniel Charles Marsh realmente existiram e de fato foram grandes rivais. As disputas acadêmicas dos dois atingiram o ápice mais ou menos entre 1877 e 1892. Foram anos de inúmeras descobertas palentológicas, mas também de muita sabotagem entre os dois, tanto que esse período ficou conhecido como "Guerra dos Ossos".
?????????

cco.isabella 26/09/2020

Entretenimento de melhor qualidade
Parece que temos um novo gênero amorzinho por aqui! Desde que li "O lobo do mar", só o que busco para ler são aventuras ?

E Michael com certeza não decepcionou!! QUE LIVRO, MEUS AMIGOS!

Corrida ao oeste em busca de ouro, paleontologia, ossos de dinossauro, concorrência, sangue, caubóis... tudo isso eu encontrei nessa leitura.

E o melhor de tudo isso: 4 personagens mega importantes realmente existiram nesse mundão, você acredita?

Com certeza recomendo para aqueles momentos em que precisamos de um livro fluído e envolvente!

Monica 29/06/2020

Uma leitura rápida e envolvente! Nos leva a explorar caminhos onde parecem não ter volta. As referencias históricas só enriquecem mais ainda a experiência de leitura. Sai dela com vontade ler mais coisas do autor.

Rodriguinho @literario.rojo 23/01/2022

Em uma caça aos fósseis no século 19, a narrativa tem como cenário o inóspito Velho Oeste nos Estados Unidos no qual o jovem Johnson, um universitário que em uma aposta boba apenas para alimentar seu ego de competição com seu rival que o desafia em fazer uma viagem para o Oeste e com isso Johnson se envolve em uma expedição de paleontologia organizada pelo professor Marsh, porém Johnson não sabe absolutamente nada do assunto mais procura saber para integrar o grupo do pesquisador.
E com isso ele embarca nessa jornada e durante a viagem Johnson descobre de uma história mal contada de que Marsh tem um arqui-inimigo também paleontólogo e que na cabeça de marsh o seu inimigo está o perseguindo e que entre ele havia um espião e sobra para o nosso protagonista que é largado no caminho e é resgatado pelo professor Cope, sim o rival de Marsh.
E após uma aliança com Cope, temos uma corrida maluca à procura de ossos e vamos acompanhar essa saga que terá bastante batalhas principalmente com os indígenas. De forma frenética a leitura flui bastante em determinado ponto da narrativa e o autor apresenta bastante informações do período histórico dos Estados Unidos e as descrições da geografia do lugar estão bem presentes.
O livro foi lançado após a morte do autor por sua mulher, que encontrou os manuscritos após o falecimento do escritor.

Carlos531 27/01/2022

Que narrativa incrível!
Se você espera ler um livro que não vai te cansar, este é o livro certo!

Quando comecei a ler o livro achei que fosse ser muito lento, e com detalhes demais, porém o autor conseguiu me surpreender de forma extremamente positiva!

É uma narrativa que te encanta ao mesmo tempo que mostra situações terríveis da época que se situa a história. Os personagens são muito bem construídos, suas dúvidas, suas crenças, seus anseios, e a mudança que acontece com todos eles.

Vale muito a pena ler este livro e de se surpreender, rir, apreciar as paisagens e degustar desta incrível obra.

Portanto, leiam e aproveitem! Boas leituras para todos e até mais!