Dentes de Dragão Michael Crichton

Resenhas - Dentes de Dragão

Letícia.vilches 07/01/2022

Dentes de dragão foi uma leitura bem diferente. Mescla fatos históricos, personagens reais e muita imaginação. O Oeste nunca será o mesmo.

JL Marcal 15/04/2022

Incrível demais
Simplesmente amei reler esse livro de Crichton. Ação e aventura na medida certa. Recomendo demais!!!

Marcos.Rodrigues 28/10/2022

Para vencer uma aposta feita por seu rival, Yale Willian Johnson embarca em uma expedição paleontóloga para provar para seus rivais sua independência e responsabilidade.

Integrando na equipe do professor Marsh, um sádico por fósseis de dinossauros e obcecado em destruir seu arqui-inimigo, professor Cope; Willian conhece o lado sombrio que permeia entre a ciência e seus súditos, como os dois professores, que enganam e sabotam um ao outro para se sobressarirem diante das pesquisas.

Com a má recepção do professor Marsh em sua expedição, William é lançado e deixado para trás no meio oeste, sem recurso nem amparo. Mas a expedição do professor Cope o recolhe bem e o agrega para a caça aos fósseis.

Com surgimento de novos perigos que colocam a vida de Willian e os fósseis encontrados em risco, a história adquire um tom eletrizante com a chegada de moças determinadas, ataque de índios, injustiças e muito bang-bang em um cenário faroeste.

A forma como Willian amadurece no decorrer da história é cativante e inspiradora.

Eu amei esse livro digno de ????? afinal estamos falando de uma época em que o valor da vida alheia era inexistente, a diferença do homem branco para o escravo e índio;

Ricardo.Mello 08/04/2020

História + Ficção
Excelente mescla de história e ficção no fascinante cenário da conquista do oeste dos Estados Unidos. Personagens muito bons, história envolvente, leitura fluida. Alguns pouquíssimos pontos que poderiam ter sido melhor desenvolvidos, mas só. Valeu cada minuto aplicado.

Luiza.Thereza 08/05/2019

Dentes de Dragão
William J. T. Johnson é um jovem estudante de Yale College, na Filadélfia, que, assim como tantos outros de sua geração, pode ser descrito como “teimoso, preguiçoso, mimado e insensível a tudo que não tenha a ver com a satisfação de seus próprios desejos”. Perfeitamente satisfeito com a frivolidade de seus hábitos, Willian pretendia passar o verão de 1876 na Europa quando uma aposta com seu “arquirrival”, Harold H. Marlin, de faculdade muda seus planos: Mil dólares se Johnson passasse o verão em uma escavação de ossos promovida pelo professor Marsh no Oeste Americano.

Pois é, Willian passaria “o verão inteiro na companhia de um professor que todos consideravam doido, catando ossos velhos em algum deserto escaldante e horroroso” graças a uma aposta.

A viajem até que começa bem, mas as paranoias do professor Marsh em relação a Willian chegam a tal ponto que, convencido de que Jonhson é um espião a serviço do inimigo, o abandona sozinho em uma perigosa cidade do Velho Oeste.

Este “inimigo” seria o também paleontólogo Edwin Cope, que Marsh acusa abertamente de roubos e intrigas diversas para sabotar seu trabalho de escavação.

Ardiloso ou não, é Cope que vem ao socorro de Willian, recrutando-o em sua própria expedição. E eles acabam se deparando com descobertas de proporções colossais e que, sem dúvida, entrarão para a história da paleontologia.

Mas com as grandes descobertas também surgem grandes perigos. A região da escavação é uma terra cheia de conflitos entre o exército americano e índios nativos que tiveram suas terras invadidas pelos garimpeiros seduzidos pelo ouro do Valho Oeste, e Marsh também não vai facilitar muita coisa para o grupo de Cope.

É estranho reparar que senti mais empolgação escrevendo o resumo do livro do que senti com o livro propriamente dito.

Michael Crichton é o autor do livro que deu origem ao filme Jurassic Park, então, para falar a verdade, esperava uma história mais eletrizante. No fim das contas, a narração foi um pouco parada e mesmo as partes mais tensas, a meu ver, não fizeram justiça à fama de Crichton (claro que sempre posso estar enganada em relação aos outros livros dele).

No fim das contas, Dentes de Dragão é uma aventura razoável ambientada no Velho Oeste americano durante a era de ouro da caça aos fósseis.

site: http://www.lerparadivertir.com/2018/07/dentes-de-dragao-michael-crichton.html

Thais.Biscotto 21/01/2023

O final é bem chatinho. Daria pra ter menos umas 50 páginas.
É um livro sobre um “paleontólogo” que vai para o Oeste dos EUA, só que porventura ele tem dificuldade em voltar para casa. Mas chega um ponto que o autor já fica de sacanagem, toda hora que ele acha um jeito simples de voltar, ele é impedido, nem que seja sendo preso, assaltado, m0rto, sei la. Começa a ficar muito chato esse tanto de imprevistos nas últimas 40 páginas.

BRULISB0 04/08/2021

Científico e Curioso
Embora nenhum personagem tenha me cativado suficientemente ou chamado a minha atenção de modo mais incisivo, me pareceu que foram construídos de modo a desvelar as intrigas e confusões que podem envolver as pesquisas científicas, sobretudo, na conjuntura em questão, levando-se em consideração a época e os recursos escassos para tais empreitadas.
De modo geral, foi uma excelente leitura! A obra Dentes de Dragão pode ser uma ótima porta de entrada para a temática e para descobrir outros livros do gênero, que nos acrescenta informações e nos entretém com qualidade.

cotonho72 29/06/2019

Ótimo!
William Jason Tertullius Johnson, mais conhecido como William Johnson, tem 18 anos e é um estudante universitário rico, que começou seus estudos no Yale College no outono de 1875, era considerado talentoso, bem-apessoado, atlético e competente, mas também era teimoso, preguiçoso, muito mimado e às vezes insensível. Harold Hannibal Marlin era o arquirrival de William Johnson, Marlin era de uma família muito rica de Nova York e por isso se considerava superior em vários aspectos, em 1876,ao ser desafiado por Marlin, William aposta mil dólares afirmando que iria para o Oeste para uma expedição difícil na fronteira americana com o paleontólogo Othniel Charles Marsh.
Willian então procura o professor Marsh a fim de convencê-lo a entrar para expedição, para isso teve que mentir informando ser o fotógrafo, mas ele não teve dificuldades para conseguir pagar um professor particular para lhe ensinar todas as artimanhas da fotografia. Durante a viagem da expedição, Willian descobre que o professor Marsh tem um rival que disputa com ele as grandes descobertas, Edward Drinker Cope, professor de paleontologia do Haverford College, já foram amigos, mas agora são inimigos mortais, ambos estão sempre tentando sabotar um ao outro. Logo o professor Marsh acaba desconfiando de Willian, e ao achar que ele é um traidor que está na expedição para colher informações para o seu rival Cope, sem prévio aviso Marsh acaba abandonando Willian pelo meio do caminho. Desolado, William por sorte acaba encontrando o professor Cope, que acaba acolhendo Willian em sua própria expedição, que segue para o território de Montana.
É uma expedição muito perigosa, o Exército dos EUA está travando uma guerra brutal contra as tribos nativas da região, enquanto garimpeiros e bandidos atiraram em qualquer um que julguem suspeitos, eventualmente, é claro, William se encontrará sozinho e em perigo, aventurando-se através de um território hostil e ilegal sobre um terreno implacável. Essa nova realidade traz uma grande mudança no comportamento do William, que passa de um garoto rico e inconsequente para um explorador experiente e durão.
O autor Michael Crichton consegue uma trama incrível e envolvente, cheia de aventuras, suspense e reviravoltas. Dentes de Dragão está cheio de personagens reais, os professores Othniel Charles Marsh e Edward Drinker Cope, além de rivais ferrenhos, rivalidade que entrará para a história como a Guerra dos Ossos, também somos apresentados aos paleontólogos responsáveis ​​pela descoberta e nomeação de 130 tipos de dinossauros, ao Charles Hazelius Sterberg, célebre colecionador de ossos e paleontólogo amador, e a outros personagens reais do Velho Oeste, incluindo John Pierpont Morgan, um banqueiro, financista e colecionador de arte americano e Wyatt Earp, mais conhecido como um temido xerife de fronteira que trabalhou nas cidades de Wichita e Dodge City (Kansas), e em Tombstone, Arizona.
O autor nos presenteia com uma época historicamente rica de contos do Velho Oeste e uma disputa de fósseis alimentada pela ciência, além das guerras indígenas que aconteciam na época, o romance também toca no debate entre ciência e religião, a capa é muito bonita e a leitura flui bem demais, não conseguia parar de ler e li em dois dias, essa é a primeira vez que leio um livro do autor e confesso que não vejo a hora de ler os demais livros, para os fãs de faroeste e paleontologia é um livro mais do que recomendado.

site: https://devoradordeletras.blogspot.com

Aefe! 26/04/2020

A primeira metade lembra muito Julio Verne. A segunda metade lembra muito o terceiro filme do De volta para o futuro. Tem dinossauros, sim, mas também aventura, bang bang, humor, romance e história de amadurecimento. Muito divertido!

Marcos 14/03/2019

William Johnson é um estudade da renomada universidade de Yale. Ao fazer uma aposta com seu amigo, ele resolve entrar numa expedição rumo ao velho Oeste americano, em busca de fósseis raros de dinossauros que ainda não foram descobertos. Estamos em 1876, período em que a tecnologia ainda não era tão avançada como os dias atuais e onde máquina fotográfica era um enorme luxo, para poucos. Johnson sabia como usar uma, era um excelente fotógrafo, e foi essa habilidade que fez com que o mesmo fosse escolhido pelo Professor Othniel Marsh, temido tirano acadêmico muito famoso por seus trabalhos na área de Paleontologia.

Porém, Marsh tem uma rixa de longa data com Edwin Cope, seu colega de graduação e de área de pesquisa. Ambos vem por décadas trocando farpas e tentando sabotar o trabalho um do outro, para conseguir em primeira mão uma descoberta da Ciência. Ao embarcar nessa jornada científica, William não desconfiará de tudopelo qual passará nas próximas semanas. De ser abandonado em uma cidade desconhecida a fugir de índios caçadores de homens brancos no meio do deserto americano, ele viverá uma grande aventura ao mesmo tempo que evolui e amadurece como estudante e como ser humano.

Dentes de Dragão é um livro único escrito pelo famoso autor de Jurassic Park, Michael Crichton. Nesse livro, a temática da ficção científica é tratada de uma forma mais branda e próxima da realidade, abordando o meio acadêmico e as jornadas dos cientistas e pesquisadores na busca pela verdade.

Eu adorei esse livro, do começo ao fim. Por ser Cientista assim como a maioria dos personagens, consegui me relacionar com ele de uma forma muito agradável e não desgrudei da leitura em nenhum momento.Crichton soube como abordar o meio acadêmico de uma forma bem realista e natural e, ao mesmo tempo, fazer com que o leitor ficasse grudado o tempo todo na história, do começo ao fim.

Marsh e Cope são personagens que de fato existiram na vida real. Ambos eram paleontólogos e brigavam absurdos por décadas, tentando conseguir o primeiro furo acadêmico e publicar suas descobertas primeiro. O autor ganhou muitos pontos comigo quando retratou tudo isso, uma vez que eu sempre gostei de ler sobre o meio universitário de antigamente.

Recomendo a todos que gostam do autor e, sobretudo para quem quer começar a lê-lo ou começar a ler ficção científica por um livro mais leve nesse sentido. É uma história de aventura no velho oeste divertida e ávida que te prenderá da primeira à última página.

Cia do Leitor 06/06/2018

Dentes de Dragão
Assim que fiquei sabendo que a nossa parceira editora Arqueiro iria publicar um livro inédito de Michael Crichton fiquei morrendo de vontade de ler, ainda mais tratando de descoberta de fósseis de dinossauros. Não tem como deixar de lembrar de sua obra de maior sucesso Parque dos Dinossauros no qual sou apaixonada pela franquia de filmes e tive o prazer de ler o maravilhoso livro que deu origem aos filmes.

Nesse livro, o protagonista Willian Johnson tem aproximadamente 18 anos e estuda na universidade de Yale. Após o seu rival debochar da sua viagem para Europa e dizer que ele não teria coragem de seguir a expedição do professor da universidade para o Oeste americano a procura de fósseis de dinossauros, Willian como é muito orgulhoso e gosta de ser o centro das atenções acaba cedendo as provocações de seu rival e aceita o desafio por uma aposta de mil dólares. Na época em que se passa a trama, nos anos 70, era a época de ouro da caça aos fósseis e o velho oeste americano abrigava inúmeros perigos como perigosos índios defendendo seus territórios.

Willian então procura o professor da universidade para entrar para expedição e para convencê-lo teve que ser o fotógrafo da expedição, sendo que ele nunca tinha tocado em uma câmera fotográfica antes. Como ele tem uma boa vida financeira não teve dificuldades para conseguir pagar um professor particular para lhe ensinar a arte da fotografia.

Chegada a tão esperada viagem Willian descobre que o professor tem um rival que disputa com ele as grandes descobertas e ambos estão sempre tentando sabotar um ao outro. Logo o professor acaba sismando que Willian é um traidor e está na expedição para colher informações para o rival e acaba abandonando Willian pelo meio do caminho, então o professor rival acaba acolhendo Willian em sua própria expedição.

A trama é repleta de aventura e ação, com uma leitura bem dinâmica. Aos poucos o leitor vai aprendendo a ter empatia com o protagonista antes arrogante.

Vale ressaltar que o livro foi escrito por Michael na mesma época que se passa a trama. A rivalidade entre os professores foi real. Nem tudo no livro é verdade, tem um grande toque de ficção mas o plano de fundo aconteceu realmente.

A obra apesar de escrita há muito tempo vinha sendo revisada constantemente pelo autor e foi encontrada por sua mulher após sua morte.

Recomendo bastante a leitura para todos que gostem de aventura, ação, paleontologia e que seja fã de Michael Crichton.

Resenha de Danielle Peçanha do blog Cia do Leitor

site: http://www.ciadoleitor.com/2018/06/resenha-dentes-de-dragao-de-michael.html
Leitora Viciada 06/06/2018minha estante
undefined

Laís 03/07/2018

[#resenhamaniadelivro] Dentes de Dragão - Michael Crichton
[#resenhamaniadelivro] Dentes de Dragão - Michael Crichton

Crichton faleceu em 2008. Embora sua morte tenha sido uma perda terrível para os amantes de ficção cientifica, ao menos ele nos deixou um grande legado – inúmeros livros, séries e filmes inspirados em suas obras fazem sucesso até hoje. O mesmo autor que deu voz ao incomparável Jurassic Park, começou sua jornada com os dinossauros lá no Oeste americano, numa guerra entre nativos e a civilização. Dentes de Dragão foi encontrado em seus arquivos e publicado por sua esposa - só posso dizer muito obrigada!

William Johnson é desafio a se inscrever numa expedição pelo oeste americano: iria passar meses sem contato algum com o mundo, procurando apenas por ossos de dinossauros. Que furada ele tinha se metido! No finalzinho do século 19 os cientistas ainda não tinham o conhecimento que possuem hoje, ou seja, essa expedição prometia mudar a história mundial.

O ponto chave do livro gira em torno dos fosseis de dinossauros sim, mas é também uma viagem muito arriscada e doida pelo oeste americano, com direito a tribos indígenas bem cruéis, um exercito sem escrúpulos e personagens dignos de um filme de bang-bang. Do começo ao fim, o livro é uma verdadeira aventura – o que só torna a leitura, que já é bem prazerosa, ainda mais envolvente.

Não é surpresa alguma que a história seja regada de fatos superinteressantes. Crichton pesquisava muito para escrever seus livros e, mais uma vez, isso fica evidente. Aqui você vai conhecer um pouquinho de como foi o “início” dos estudos na paleontologia americana – não se preocupe, nada disso foi maçante ou cansativo! Mesmo pra quem não tem interesse algum pelos animais, vai encontrar aqui uma história com muitas intrigas, tiroteios, aventura e conhecimento.

Michael Crichton tornou os dinossauros “acessíveis” aqueles que não estudam a área e seu legado está sempre crescendo pelo mundo! Eu verdadeiramente amei e me diverti demais nessa experiência pelo Velho Oeste. Recomendo muito fãs de uma boa aventura!

site: https://www.instagram.com/_maniadelivro/

Dastan 06/01/2019

O livro é sem dúvida um dos melhores do autor
Dentes de Dragão é mais do que um livro escrito por Michael Crichton. É um lançamento póstumo do autor. Ele foi escrito em 1974, ou seja, bem antes de Parque dos Dinossauros e era sabido que ele iria publicá-lo, pois sua esposa encontrou várias marcações em seus pertences.

Dentes de Dragão, assim como costuma ser os livros do autor, possui uma vasta pesquisa a respeito de determinado assunto. Aqui podemos encontrar detalhes a respeito da exploração do Oeste, do nascimento e crescimento das principais cidades, o conflito contra os índios, com seus acordos e desacordos, a corrida do ouro e o tema principal, que é a exploração dos ossos.

site: https://www.thunderwave.com.br/resenha-dentes-de-dragao-michael-crichton/