Dentes de Dragão

Dentes de Dragão Michael Crichton

Resenhas - Dentes de Dragão

Daubian 03/04/2019

Mundos perdidos
Crichton é genial. Pouca gente conseguiu passar ilesa por Jurassic park ou Westworld. A mistura de ficção científica cheia de normas técnicas com um roteiro cativante é a fórmula perfeita para a aventura. Aqui o autor que já encantou o mundo com dinossauros vivos, mostra de novo como a paleontologia pode ser muito interessante. Num contexto da chamada Guerra dos ossos, as descobertas científicas mais impressionantes eram feitas ao mesmo tempo em que o Velho Oeste enfrentava grandes transformações. O livro parece a mistura de cenários do Velho Oeste bem realistas como a questão indígena de Westworld com o fascínio dos dinossauros de Jurassic park. Tudo isso de uma maneira tão verossímil quanto a lenda por trás da história real. Pra quem curte velho oeste, História americana, ciência ou uma ficção científica de prender a atenção, não há o que se pensar. O livro aborda com sutileza dois mundos perdidos (aliás, título de outro grande livro do autor), a era dos dinossauros e o Velho Oeste clássico. Os dois hoje são lendas e fósseis, mas que tiveram a horna de se cruzarem neste maravilhoso livro.

Emilio.Curcelli 15/02/2020

Livro rápido e dinâmico.

Alexandre Issao 04/04/2020

Enriquecedor!
Li esse livro por indicação de uma grande amiga! Gostei muito da narração dos fatos, que mostra parte da geografia na época, com muitos nomes que me deixaram um pouco atordoado, por não estar familiarizado com a região, confesso que fiquei um pouco perdido, nada nada que prejudicasse meu ânimo na leitura. Gostei das ações tomadas pelo protagonista!

Tha 12/05/2020

Entrou para a lista dos meus favoritos!!
Posso ser suspeita em dizer por ser bióloga e fascinada com dinossauros desse criança, mas meu amigo... Que livro bom!!! Muito empolgante, me via lendo 50 pág de uma vez num piscar de olhos! Cheio de ação, história, ritmo fluido e nuances típicas do autor. Sem dúvida posso dizer que amo mais o Crichton agora!

Alice 11/07/2020

Boa história, mas nada além disso.
·Expectativas: comecei um livro com uma expectativa alta, pois tinha acabado de ler Jurassic Park, do mesmo autor, talvez isso tenha atrapalhado a experiência, mas nada muito grave.
·Oq achei?: Imaginei, de inicio, que seria uma aventura de dinossauros *vivos* no faroeste, mas me enganei. Apesar de ter tido essa "decepção", a historia é bem divertida e traz surpresas no seu enredo, os personagens são muito bem desenvolvidos e você consegue sentir raiva de alguns e pena de outros. Ademais, o autor sabe descrever o ambiente sem deixar as coisas repetitivas e trás vários fatos históricos que te fazem querer saber mais e mais.
·Classificaçao: 3,5 ?
·Pontos negativos: o livro demorou um pouco para prender minha atenção, além disso achei algumas coisas muito convenientes, principalmente perto do final.

Olívia 31/12/2020

Leitura fluída
Dentes de Dragão é aquela leitura fácil que não te deixa com dor de cabeça depois de um capítulo complicado, é tranquilo e as tramas ainda são suficientes para te fazer pensar. Gostei muito de como o autor aborda a história e confesso que estava esperando algo um pouco mais pesado depois de ter lido os dois volumes de Jurassic Park, mas fui surpreendida para o lado bom.

Zoze 03/02/2021

Versatilidade
Não é surpresa a qualidade do autor mas esse livro lançado após sua morte que mistura um tema que lhe deu fama - Dinossauros - com a conquista do Oeste Americano e as guerras indígenas ficou demais. Leitura fácil e prazerosa.

Queiroz 22/06/2021

É inspirado em uma história real, só que feito de uma maneira muito melhor.

Eu gosto da interação das personagens aqui, mas talvez nem tanto do desenvolvimento delas (sinto que falta em algumas), mas o relacionamento entre todas é tão explorado que eu passo o maior pano.

E me agrada muito, também, essa ambientação no velho-oeste.

Mich 28/06/2021

Com uma abordagem bem diferente em época comparado à Jurassic Park, a obra me fez pesquisar sobre locais citados e imaginar um cenário que lembra o clássico gênero de filmes de "velho oeste", a narração prende e instiga o leitor a se perguntar "o que vem a seguir?". Ótima leitura.

Vinicius Avelino 17/07/2021

Dentes de Dragão
Dentes de Dragão é sem sombra de dúvidas uma obra completa para os amantes de paleontologia e velho oeste. Crichton conseguem casar os dois temas de forma brilhante e com uma leitura fácil, sendo com total certeza uma porta de entrada a novos leitores conhecerem suas obras.

Ciby 12/08/2021

O livro é muito bom, foi um título, que a princípio me deixou curiosa, para saber do que se tratava, e depois que comecei a ler, gostei, sendo que eu não estava esperando e que de certa maneira me prendeu. É um livro que instiga a querer continuar a ler e adorei, por ter sido algo meio farroeste.

Babs 13/01/2022

No começo da leitura, eu admito não ter levado a história tão a sério quanto eu deveria, principalmente por ter sido alertada desde o prólogo de que era um relato de diários e fotografias tiradas da época. Acredito que por ser um livro sci-fi eu me deixei levar pela ideia de que tudo ali era falso, ou uma ciência usada pra explicar algo que não foi testado ou comprovado até hoje.

Só quando cheguei na metade do livro, quase terminando, que me caiu a ficha. Sim, é um livro de Ficção Científica, mas Histórico! E a ideia de que pessoas desbravaram o Oeste durante as guerras da expansão ainda me deixam besta.

O enredo todo narrado pelos olhos de William Johnson, usando suas fotografias e seus diários como pilares e as lacunas entre eles preenchidas pela criatividade vasta do autor.
Esse livro nos permite ver de perto como a expansão para o Oeste afetava não somente os povos indígenas como os próprios americanos. Como as guerras que os brancos desejavam ter sem nenhuma perda de ambos lados, esperando que os índios simplesmente aceitassem serem colonizados e terem suas crenças perdidas.

As dívidas imensas para arcar com os exércitos, o medo constante de serem mortos ou escalpelados, a forma animalesca como tratavam os índios, acreditando estarem certos em desconsiderá-los pessoas. É uma realidade tão insana, uma narrativa absurda que chega a assustar.

E a busca pelos fósseis de dinossauro, a guerra entre Cope e Marshall, a jornada pelas terras indígenas em busca de fósseis (onde vemos aqui uma narrativa diferente dos índios pela ótica pacífica e não colonizadora, por mais que ainda haja medo neles) como você aprende a gostar dos personagens, simpatizar com eles, sentir suas mortes.

O Professor Cope, um homem religioso, mas que acredita na ciência, que tem respeito a tudo e a todos, que não deixa suas crenças aplacarem a dos outros; o Johnson amadurecendo pela jornada árdua de exploração e sobrevivência, de adolescente rico e mimado à um homem calejado e justo; a histeria de Marshall e seu mal caráter tomando proporções perigosas ao ponto de perder todo o qualquer crédito até o final da história.

Personagens cinzas ao invés de preto ou branco. Personagens nem bons ou maus, só pessoas reais sobrevivendo como podem. Um conto histórico com tantas informações científicas e históricas que torna a imersão na leitura surpreendente e difícil de largar. Leitura densa, mas que atiça sua curiosidade a cada capítulo de voltas e reviravoltas.

Minha segunda missão da MLV2022 concluída com muito sucesso!

Xandy 02/03/2022

Esse é meu primeiro livro de Michael Crichton, preferi começar por ele do que por Jurassic Park, que irei ler em breve. Admito que não gostei tanto do começo, porém, quanto mais mais chegando no meio para o final, melhor a história vai ficando. É uma ótima aventura para quem curte o gênero de faroeste e um pouco de suspense. Vale a pena dar uma oportunidade.